Limpeza e lubrificação em tempos de crise

JMPF

Member
Boas a todos,

Eu uso Mistolin para lavar a corrente em profundidade e até hoje 5*, desmonto a corrente pelo elo rápido retiro da Bike coloco a corrente dentro de um Tupperware velho com um bocado de Mistolin, coloco a tampa do Tupperware e agito durante 30s a 1m, abro o Tupperware retiro o Mistolin coloco agua quente com um pouco de detergente da loiça, tapo o Tupperware outra vez agito durante 1 minuto, depois passo por agua, limpo a agua com um pano velho e voilá corrente como nova, depois e só montar e lubrificar.
Para quem tem elo rápido é a forma mais rápida económica e eficaz de limpar a corrente sem muito trabalho, digo eu........
O segredo e não deixar os metais em contacto muito tempo com o Mistolin, pode-se fazer o mesmo a cassete mas tem que se retirar a cassete do cepo, pois o Mistolin não é muito amigo de tinta ou de metais anodizados.
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Atenção que o Mistolin em correntes com outras cores, como o caso da minha KMC que é dourada pode arrancar-lhe a cor.

Por outro lado, acravar a corrente dentro desses produtos e petróleo e afins que retiram mesmo tudo, acho que pode ser a solução errada. Existe óleo entre os elos da corrente que mesmo em lavagens superficiais com detergente se mantem por lá e faz falta. Estes produtos retira-no todo. Quando se for lubrificar novamente e se não for bem feito há óleo que não chega lá...e depois ficam partes da corrente mal lubrificadas...
 
Boas,

Eu sempre usei liquido da louça, mas hoje comprei liquido do carro da marca uso do continente com cera. Então não devo usá-lo na bike, certo?

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

britofilipe

New Member
boas pessoal, é aconselhável mandar umas mangueiradas, com pouca pressão, na bike toda, não faz mal às suspensões ? travões de disco ? andei a ver uns videos no youtube, e reparei que a maior parte fazia isso...outra coisa, andava a pensar comprar algo para lubrificar a transmissão, quais são as diferenças entre estes os três

http://www.decathlon.pt/PT/embalagem-oleo-150-ml-6902846/
http://www.decathlon.pt/PT/oleo-de-transmissao-200-ml-6902948/
http://www.decathlon.pt/PT/lubrificante-teflon-150-ml-6902981/
 

Rui Marçal

New Member
JorGe.mRNh,

O problema desse detergente é a cera, nos discos não se deve por, a cera escorrega, lol...

britofilipe,

Umas mangueiradas com pouca pressão não fazem grande mal, mas se forem evitadas melhor. Nos travões de disco não tem qualquer problema.

Os óleos que tens na Decathlon, o 1º é em gotas, os outros 2 são em spray. O 1º em spray é normal, o 2º tem teflon, é melhor, o teflon atua como um replente da humidade e de pó.
 

BrunoF05

New Member
Já me tinha falado dessas dicas mas não tinha ligado muito na altura mas vou testar!!! :D


Mas já agora grandes dicas
 

Rui Marçal

New Member
O WD-40 embora diga que é um lubrificante, não é bem assim. Ele é bom é para por em parafusos que não saem, fechaduras calcinadas, etc...Também é um repelente de humidade, mas como lubrificante não serve.
 

gtantunes

New Member
Boas, eu lavo a bike com um produto de lavagem sem esfregar mas não é de marca, acontece que o meu quadro Cube onde é preto parece que está baço, sem brilho, que produto existe para fazer brilhar o quadro?????
 

Rui Marçal

New Member
Olá gtantunes,

O quadro baço pode ser dos produtos que usas, às vezes a malta não se pode por a inventar, depois dá nisso, e logo com a cor preta.

Tenta por o que o Nozes recomendou no início do tópico. Os produtos para abrilhantar o tablier. Se não resultar existem produtos para os carros para esse efeito. Há lixas especiais para descontaminar o quadro e tirar os riscos, depois aplica-se uma cera especial tipo endurecedor e no fim passa-se com um selante. Melhora bastante, retira os riscos e protege a tinta. Mas prepara-te para desenbolsar alguns 50€ ou mais. Claro que dá para a tua bike e para o carro a quantidade que tem vendem.
 

gtantunes

New Member
Olá Rui , eu vou ver se consigo limpar com desengordurante ou massa de polir da fina para riscos leves, se não também não é grave eu comprei o produto numa loja de bikes e conheço o dono, eles disseram me que era o melhor para lavar quadros em carbono.......até pode ser uma coisa simples e eu não tou a ver bem!
 

RUI VENTURA

New Member
Se tudo se resolvesse com produtos de hipermercado e com um simples detergente da louça, os fabricantes de produtos profissionais já tinham aberto falência. Para quem se preocupa em gastar tantos €€ numa bike e depois quer resolver o prblema com produtos de prateleira, só se está a enganar e sem querer, a danificar lentamente ou não o seu material. Nos produtos profissionais se bem escolhidos encontrasse num só produto várias soluções para a manutenção da bike. Para a lavagem do carbono nada melhor que um produto de ph 6 ou 7, deste modo vai-se salvaguardar o verniz de proteção. Quanto ao WD40, não é um lubrificante, é um repelente de água e fraco que ataca borrachas e vedantes
 
Boas,

Rui Ventura, tudo depende das finanças de cada um e da frequência com que se anda de bicicleta. Por exemplo quem anda bastantes vezes no inverno tem que andar sempre a lavar a bicicleta, e para quê estar a dar 10€ por um óleo de corrente se tens shimano a 5€, ou para quê estar a dar 10€ por um desengordurante para a bicicleta se te vai durar umas 2/3 semanas e por 1€ compras 1,5l de liquido de lavar louça no continente que com a ajuda de um balde e de uma escova macia acaba por fazer a mesma coisa e te dura 10x mais? Para quê estar a dar 8€ pelo mucoff bike shine se por 3,49 tens um no continente com quase o dobro da capacidade? Para quê desengordurantes de corrente próprios se todos sabemos que o Petróleo faz um serviço melhor, até as lojas o usam. Pra quê desengordurantes de discos da motorex se por 2,99€ tens um da berner com menos capacidade, mas que te compensa bastante mesmo?
A única coisa em que realmente invisto é em massa, uma vez que entre as baratas e as motorex se nota uma diferença considerável.

Eu a maioria destes Productos uso-os no mínimo há uns 6 anos e nunca me estragaram fosse o que fosse. Claro que com carbono já é preciso ter mais cuidado.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

RUI VENTURA

New Member
jOrGe.mRNh, claro que a vida está dificil e somos obrigados a procurar soluções mais baratas mas, no que mencionaste de produtos e que não são os mais adequados para o tratamento da bike, sobretudo o detergente para a louça, a composição do produto não é favorável. Também eu procuro o mais em conta mas sempre sem perder a qualidade e segurança, ainda mais para tratar o que mais gosto e me costou a ter. Mencionaste pelo menos um gasto de 8,48€ em produtos diferentes só para desengordurar, com valor inferior a esse consegue-se um desengordurante profissional em estado puro que se dilui de 1/20 que lava até mesmo a minha viatura e desengordura qualquer componente da bike, sem estar a danificar borrachas ou vedantes e com toda a segurança para o ambiente sendo também de qualidade alimentar. Em relação à lubrificação da corrente tens o da Decathlon, é mais barato e do mesmo fabricante. O mais dificil não é comprar mas sim manter

Abraço e boas pedaladas
 

Nozes

Active Member
Obrigado pela tua opinião,Rui.
Compreendo o teu ponto de vista,mas eu quando abri este tópico tinha já mais que testado os produtos que aqui apresentei,sem o mínimo problema,e senti-me no direito de os recomendar a quem procura poupar alguma coisa nestes tempos difíceis.
Não sou um fanático da limpeza como alguns que após todas as voltas fazem tudo para ficar com a bike tão limpa como saíu da loja onde a compraram,mas gosto de ter a minha bike apresentável e a funcionar nas melhores condições. E tenho-me dado muito bem com estas alternativas.

Aproveitando que mencionaste um desengordurante que costumas usar,se pudesses revelar a marca e o local onde costumas comprar,seria uma boa ajuda para a malta que acompanha o tópico.

Boas pedaladas
 

hesitate

Member
Uma coisa que penso que ainda não foi mencionada, e que quanto a mim é muito importante e barata é optar sempre por utilizar água bem quente nas lavagens.
Excelente tópico.
Boas pedaladas
 

globetrotter

New Member
Uma coisa que penso que ainda não foi mencionada, e que quanto a mim é muito importante e barata é optar sempre por utilizar água bem quente nas lavagens.
Excelente tópico.
Boas pedaladas​

isso é um erro grave, lavar carros ou bike com água quente, mesmo que as "vozinhas" digam o inverso.

Lavar é com água fria, de modo a nao deixar MARCAS de agua e CALCARIO, na pintura.

A minha Merida está lavada e selada (jantes inclusive)

PAra descontaminar..li que usam lixas????????

Para descontaminar usa-se uma CLAYBAR procedido de um lubrificantes especifico...
 

essence_s

New Member
Acho que todos devemos poupar e escolher bem os produtos para desengordurar, lavar e lubrificar as nossas bikes; no entanto continuo a pensar que é melhor faze-lo ao escolher produtos especificos para a bike.Procurem degreaser sem ser para aplicar em spray(porque esse vai num instante)há de algumas marcas, custa 1 pouco mais do que o de spray e dura...10 vezes mais.Com uma tampinha de um dos lubrificantes e um pequeno pincel, aplica-se em toda a transmissão, deixa-se actuar uns minutos, agua para cima e a corrente fica a brilhar!O oleo, façam uma pequena mistura de um oleo seco(gota a gota, não spray) com uma percentagem de humido(dependendo da estação do ano) e vão verificar que a corrente n fica toda preta, mas fica lubrificada e muito mais facil de limpar.Fica a dica, não muito dispendiosa e sem riscos para a bike.
 
Top