Limpeza e lubrificação em tempos de crise

rstudio

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É bom saber mais produtos, mas penso que este tópico esteja mais virado para o Low cost, soluções caseiras :)

Nozes ou alguém que saiba responder, ao meu último post agradeço, pois estou deserto para comprar e experimentar (devia ser já este fim de semana)


Cumprs
 
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Ás vezes o barato sai caro ;)
Pelo que me dizem e pelo pouco que testei o Lancar dura muito e mesmo que se lave a bike(lavagem soft claro) não é preciso voltar a meter logo o produto e quando se mete é apenas umas gotas.
 

Nozes

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rstudio,o desengordurante do E.Leclerc podes vê-lo no 1º post do tópico,a marca é "Uni Vert" ,não o tenho encontrado ultimamente,espero que não tenha desaparecido de vez...
Quanto a o spray de silicone,sabes que ele é de silicone porque está escrito na embalagem ;)

Gostava que este tópico se destinasse a partilharmos as nossas experiências com estes produtos alternativos e de baixo custo,existem outros tópicos onde se debate os produtos mais usuais. Pessoalmente,10€ por um spray de 200ml para mim nunca na vida.
 

rstudio

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Bom antes de ler o teu post fui ás compras, como o Eleclerc não se encontra assim tanto, fui ao continente e procurei inventar.
Desengordurantes comprei 2. vou testar. Escolhi estes (podia ter escolhido outros ) mas cuidado com alguns , é bom ler o rótulo, pois alguns pareciam perigosos demais para a bike, alumínios etc, apesar de ser só para a corrente, nunca se sabe e pode sempre saltar um pingo.

Escolhi o Cilit Bang desengordurante de 700ml (3,99 E), e um CIF ultra desengordurante de 500ml (1,69 E) (até mostra a roda de uma moto). Vou experimentar, mas como o tempo não ajuda (pouca lama etc ) e a experiência de limpeza não existe, pois comprei bike à pouco, não posso dizer se é melhor ou pior que outros.
Posso é comparar os dois.

quanto ao spray cockpit, comprei o do continente cockpit spray (600 ml) 3,99 E.

Comprei um pincel dos de caiar do continente (de cabo plástico) para lavar a bike, mas estou com medo que vá riscar a pouco e pouco a bike, como é nova estou na dúvida se será rijo demais.


Cumprs
 
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Barão Vermelho

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rstudio, em relação a pinceis, sensivelmente pelo mesmo preço dos de pintar, há uns mesmo de limpeza. Em vez de terem aqueles pêlos fininhos, têm os pêlos em plástico branco. Eu uso um desses para limpar corrente, cassete e pratos. Com umas borrifadelas de Mistolin e umas passagens de pincel, aquilo fica bom. Depois, basta dar só uma mangueirada de baixa pressão, e fica a brilhar :)
 

mrfo

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Cuidado com o Mistolin, usei durante algum tempo e acabou por atacar o aluminio do desviador X0 que tinha atrás. Também tirou as letras do mesmo. Já usei esse desengordurante CIF e deixa marcas nas suspensões (que não saem mais!)

Neste momento uso solvente de petróleo na cassete e corrente, só um cheirinho mesmo com pincel, deixo actuar alguns segundos retiro com àgua. Ficam a brilhar. Para a bike, lavo com champô auto do continente e nunca tive problemas.

Depois de ter experimentando vários desengordurantes, gasóleo, produtos especificos para limpeza (alguns de marca, outros de marca branca), estou satisfeito com este método. Com 10 euros compro 5 litros de solvente, por isso nem fica caro.
 

rstudio

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Obrigado pelas dicas e avisos, esse solvente de petróleo de certeza que funciona bem (tenho que ver onde comprar ), mas talvez também ataque a pintura ou qualquer coisa .
Já agora como é que esse CIF foi parar às suspensões ? penso que isso se deve a falta de cuidado, o meu único objectivo é para a corrente e talvez a transmissão também.

Cumprs
 

mrfo

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pois, foi erro meu que borrifei um pouco para a suspensão. O solvente só uso mesmo na cassete e corrente, e com muito cuidado. Tens muita escolha em lojas como a max mat.
 

markituh

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Este tópico é muito interessante mesmo!!

Eu na limpeza/lavagem da bike costumo utilizar o produto para lavagem do carro e lubrificante para corrente e cassete. Normalmente passo primeiro com água na bike depois com um pano passo na bike com o produto do carro, passo novamente com água para tirar a espuma. Na corrente e cassete, utilizo aquele aparelho para limpar correntes (comprei no lidl) coloco lá um liquido da blue star (acho que é isto) e limpo a corrente, depois passo um pano e coloco lubrificante em spray também da blue star.

Agora estava interessado em comprar o silicone para por na suspensão, mas não encontro no continente, alguem me pode dizer o nome?

Abraços
 
Muito bom o tópico :bompost:
Se me pudessem esclarecer uma duvida...
eu tenho aqui em casa um spray usado para limpar inox como fogões, etc...
Mas neste frasco não fala nada de desengordorante. No entanto, eu costumo usa-lo para limpar a corrente e afins e até tem saído bem.
A minha duvida é: será que este "Limpa Inox" é o mesmo que um desengordorante ? porque se é, tenho de ter cuidado com as suas desvantagens

Obrigado :)
 

Nozes

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Se é para fogões,à partida será desengordurante...digo eu que não sou cozinheiro :)

Aproveito para dizer que perdi uns minutos no E.Leclerc há pouco em busca de mais spray do que costumo usar,e não encontrei...trouxe outro liquido de cozinha,concentrado,e daqui a uns tempos experimento se é tão bom ou nem por isso.
 

joao49

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pessoal, nao sei se é o mais correto mas eu uso liquido da louça e um pouco de petroleo junto num balde de agua...uma boa esfregadela e fico com a bike completamente limpa desde cassete e corrente ate quadro e acessorios...e o melhor de tudo é que nao deixa marcas..eu ja usei um desengordurante e ja marquei varias peças de aluminio em bikes que ja tive.. :(
em relaçao ao lubrificante continente é sem duvida o melhor que ja usei..e ja usei muitos....
abraço j49
 
Boas joão49, já vi que és de perto.
Não me sabes dizer onde posso encontrar esse petróleo e já agora, quanto custa.

Boas Pedaladas :D
 

rgrilo

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Gostaria de perguntar se todos os cokpit spray são ha base de silicone, ou se apenas alguns tem.

Pois preciso de comprar para por na bike e gostava de ter um que fosse bom.

Abraços pedaleiros

RG
 

Nozes

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Boas!

Penso que todos os que têem silicone indicam na embalagem,pelo menos os que tenho visto (e já vi bastantes). Neste momento uso o de marca branca do Continente,não encontro diferença para o anterior,que era de marca própria do Jumbo.
Existem alguns perfumados,o que é sempre um toque agradável na bike :)
 
Nozes, muitos parabéns pelo tópico. Dos melhores e mais úteis que já aqui vi no fórum.
Eu também adoptei algumas medidas lowcost nos produtos que gasto de manutenção nas bikes.

No que toca a desengordurantes o único que usei era o KH7, não muito barato mas dos que vi era o único que mencionava bicicletas e por isso é porque o testaram. Já usei Mistolin, mas desde que deixei uma corrente XT com mistolin e quando lá cheguei passado umas horas a corrente estava sem revestimento LOOOOOL
Desengordurantes de discos já fui burro para dar 10€ pelo Motorex de 750ml acho, até que vi em lojas online nas terra da Merkel desengordurante Berner de 500ml por 2,99€!

O tal spray de tablier já o usava há alguns anos, principalmente por causa das suspensões, mais recentemente para dar brilho a bicha heheheh
Quanto ao lavar a bike e liquido da louça ou dos carros com água e pincel. Na transmissão igual, a não ser quanto vejo que está mesmo mesmo badalhoca, ai pego num pincel com um frasquinho de petróleo e lavo a corrente cassete e pratos. Não em muita quantidade senão noto logo a massa do cubo traseiro a ir à vida hehehe. Podia tirar a cassete e era escusado, mas dá muito trabalho e eu faço manutenção apertada à bike.
O liquido da corrente tenho usado o shimano 120ml, sem ser spray. Custa 4,90€ numa loja aqui por perto.

No geral estou bastante satisfeito com os produtos que uso. Ao longo do tempo vou tentando melhorar o que uso em relação preço/qualidade.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

Nozes

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Obrigado Jorge ;)

Por acaso estava para vir aqui para dizer que passei hoje pela loja do ti Belmiro (Continente) e deitei o olho aos sprays de corrente...já não vi o que costumo usar,mas sim um novo,que custa 6€ e segundo a informação na lata,basta aplicar "abundantemente e esperar 2 a 3 minutos",ou seja,trabalha de maneira diferente do que eu uso.
 

Rui Marçal

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Olá Nozes,

Sempre quero ver como te desenrascas agora que o Jumbo fechou e o Eleclrec de Santarém parece que vai pelo mesmo caminho, lol. Safaste com o Continente, lol.

Eu para lavar a bike, uso um champo para carro velho que já não usava no carro por ser mau. Para a bike até dá. Diluo em água e depois com um pincel passo pela bike. O pincel que uso para o quadro e rodas é diferente do que uso para limpar a corrente e cassete para não estar a contaminar o quadro.

Atenção que há detergentes de carro com cera e se estes detergentes vão aos discos por causa de cera, estão a ver o que pode acontecer...

A minha corrente com óleo de verão Pedros, parece-me, como ponho só uma gota por elo de corrente, não acumula sujidade nem pó praticamente nenhum. Então quando a lavo, basta-me passar um pincel no tal detergente manhoso e fica limpa. Se estiver mais entranhado como no inverno, aí tenho mesmo um desengordurante em spray para o efeito, foi caro, mas a lata tem 1l e funciona mesmo bem, sai tudo.

Para a malta que usa gasolina, atenção, pois tira tudo mesmo aquele óleo ou massa que é para ficar como nos cubos ou noutros locais.

O Mistolin é demasiado agressivo para as bikes, bem como outras marcas de desengordurantes. Muitos deles nem se podem aproximar de metais leves como o alumínio...A limpeza pode sair demasiado cara...

Para finalizar realmente o spray para cockpit é eficaz, e nos pneus então ficam a matar. Experimentem por a roda a rodar e disparar o spray para a lateral do pneu. 2 segundos e está negro e novinho. Atenção aos discos, lol...
 

Nozes

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Grande Marçal! :)

Tens razão,o Jumbo já foi,mas o ELecrerc não está para breve,os boatos é que são muitos. E o que não falta são outros supermercados com produtos semelhantes.

Claro que não recomendo produtos demasiado agressivos,eu próprio não gosto nada de usar gasolina ou petróleo para aquelas limpezas mais profundas,mas por vezes tem de ser...

Mais do que a lama,o pó ou a areia,é a água que estraga a bike.Não é difícil entrar água no quadro,mesmo sem lavar à pressão.Um sítio crítico é o espigão de selim,quando lavamos a bike e escorre água até entrar junto ao aperto.Sem nos apercebermos ficamos com alguns ml de água dentro do quadro.
E as lavagens à pressão...nem é preciso falar nisso,não é?
 
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