Limpeza e lubrificação em tempos de crise

tinric

Super Moderador
:) Eu agradeço, como já o fiz antes, esta partilha de informação pois logo que li... testei o oleo de corrente desse hipermercado bastante conhecido aqui no continente :) e não só eheheh

O spary de silicone :) eheheh já me tinha antecipado e comprei também no mesmo sitio ... impec...

Só posso dizer que este ano (inverno) as minhas correntes e transmissão em geral andaram sempre com oleo "Continente", sempre sem qualquer problema, sem grandes quandidades de lixo agarradas à transmissão... e se bem me lembro parei para meter óleo a meio de duas ou 3 voltas maiores ... apenas e só (acima de 100 km)

O único contra.. é a aplicação em spray que não gosto... mas arranjei um papel (cartão) que dobrei e prendo na escora e assim o excesso que não fica na corrente fica aí e não vai para as rodas e afins.

O desengordurante... continuo a usar o meu "lava loiça" marca branca num balde com àgua e pincel (daqueles de caiar de antigamante... ou lá para o que servem.... para mim serve perfeitamente para lavar a bike...)

Uma "mangueirada" inicial com "alguma " pressão para tirar a lama maior... depois a balde e pincel lavar e no fim passar agua com a pressão mais dispersa para tirar a espuma e tal...

Tem funcionado impec até hoje...

O Spray de silicone, alem de manter os vedantes ("lubrificados") ajuda a evitar que a sugidade se agarre aos braços da suspa e assim "parece-me" que mantem a sua "saúde" mais tempo.

Um acrescento apenas... a corrente e muito "raramente" a cassete (quando a demonto) meto num frasco ou caixa (taparware) com gasolina ou gasoleo... chocalho aquilo tudo bem até largar o lixo todo, seco, limpo lubrifico e volto a montar... (ficam a brilhar)


Usava gasolina... mas agora testei gasóleo (é mais barato eheheh :) ) ... resultado... a gasolina é muito melhor para o efeito de limpeza :) (deve ser pelo preço... mas dado o mesmo, ando a procurar substituto... que entretanto está a 2€ o litro... "CHULOS")

Abraço e obrigado ao Nozes pela partilha.
 

Nozes

Active Member
Boas!

Quanto ao silicone,mais do que dar brilho aos plásticos do carro,é destinado a proteger,plásticos,borrachas e afins. Daí que é ideal para a lubrificação dos guarda-pós das suspensões,para evitar ressequimento e entrada de sujidade,além de mais sensibilidade (melhor deslizar).

O óleo de corrente,aplico com umas folhas de jornal a tapar a roda e o chão,para evitar alguma sujidade,mas como já disse,apenas uma aplicação é suficiente,não é necessário dar 2 ou 3 passagens na corrente,aliás quanto menos se aplicar melhor,evita a acumulação de sujidade. Como o "rei da kilometragem" tinric afirmou,só para cima de 100km é que a corrente seca,as minhas voltas são bem mais pequenas mas é mais ou menos com esses kms que começo a ouvir a corrente a pedir óleo.

Existem imensos sprays desengordurantes de cozinha,não há como experimentar para saber quel o melhor...eu estou 100% satisfeito com o que uso,embora este ano não tenhamos tido Inverno e o tenha usado muito pouco ultimamente.

Quem usa guarda lamas,pode aplicar o spray de silicone no interior para evitar que a lama se agarre com tanta facilidade,é um truque já bastante antigo nas provas de motocross ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu também uso o spray para correntes do continente (graças à dica do Nozes), um que a lata é preta. Realmente ás vezes aquilo agarra toda a porcaria, agora já sei porquê, tenho que aplicar só no dia anterior. O que gosto menos, além de ser em spray, é que é muito difícil de lavar, cria uma película não gordurosa que não sai nem por nada! Mas lá que nunca fiquei com a corrente seca, isso é verdade!
Mas para tempo seco prefiro usar um óleo "dry" com PTFE (teflon). Os de cera (wax) também são porreiros.

O silicone uso só nas baínhas da suspensão, e uso mesmo silicone líquido, veio com uma passadeira rolante para lubrificar o tapete, quando este acabar nem sei onde é que vou comprar mais. É um excelente lubrificante para o exterior da suspensão, não agarra a sujidade e é "amigo" dos plásticos e borrachas.

Para lavar a bike uso só água del cano, aplicada através de mangueira. O brilho não me preocupa muito, pouco tempo depois volta-se a sujar, e quando não estou sujar a bicicleta, ela fica escondida e ninguém a vê, portanto não vale a pena.

Ás vezes tiro é a corrente e a cassete para lavar, uso detergente da loiça.
 
há uns dias um parente que já não rolava comigo à um ano quando me viu a tirar a bike do carro

"bike nova... vive-se bem..."

e eu... "hahahahaha ?!?!?!? que bike nova ??? Lavei-a..."

Eu sempre usei:

Lavar a bike com a escova do carro e com shampoo do carro...

Deixar secar

WD40 em força, spray... uns dizem que faz mal e mais o diabo (já o faço à 4 anos e borrachas estão novas, mesmo suspensão)... meto em tudo o que é buraco, rodas, aros, suspensão, juntas, tudo... e tenho vbrakes... deixo a escorrer... pego numa flanela e retiro o excesso. Acabam-se chiadeiras, barulhos, fica tudo impecável.

Fica toda catita, brilhante com tipo uma película gordurosa.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ricardoliveira, experimenta fazer o mesmo com o spray de silicone para tablier em vez do WD40, fica igualmente brilhante (afinal foi feito para isso), evitas secar os rolamentos das rodas, pedaleiro, caixa de direcção, retentores da suspensão, evitas danificar a longo prazo pinturas, vernizes, plásticos, borrachas, ficas com uma película protectora que não é gordurosa e ainda é mais barato. Só vejo vantagens!
 

TerrorTechWar

New Member
Boas!

Já usei uma vez o spray de correntes do Continente e detestei aquilo!!! Deixou uma camada tipo "massa" agarrada à corrente, e foi uma carga de trabalhos para conseguir lavar aquilo... tive que usar um solvente bastante agressivo (para limpar jantes) e mangueira de alta pressão!!!

Mas a dica do cockpit spray e do detergente de cozinha ficaram registados para futuro teste!;)
 

Nozes

Active Member
Também eu as primeiras vezes que utilizei este tipo de sprays (há uns anos) fiquei com vontade de nunca mais o usar,ao aplicá-lo na corrente e rodá-la formava-se um tipo de teia,e com o andamento acabava por se transformar numa pasta tipo cola,até pequenas pedrinhas e ervas se agarravam à corrente. Foi por isso que estive muito tempo sem o usar.

Mas quando voltei a pegar numa lata e li "para melhores resultados,aplicar de véspera e deixar secar" ou qualquer coisa do género,fiquei a pensar..."realmente isso nunca fiz..."

Volto a repetir,o segredo é pôr pouco e no dia anterior,ou no mínimo,umas horas antes (ajuda se a bike ficar ao sol) para o elemento penetrante poder evaporar e apenas o lubrificante ficar.

Uma lata dá para mais de 6 meses,mesmo que se ande 2 vezes por semana!
 

gfilipe

New Member
epah eu uso um produto da Putoline, que era da minha moto4, aquilo sai da embalagem tipo espuma..é impecavel mesmo.
Na volta do sicó esta quarta feira feriado foi duro em termos de lama e a nivel de transmissao manteve-se sempre lubrificada e limpinha!
È pena é o preco, este ja dura a muito tempo mas dei uns 15 euros, apesar de ser grande, tem salvo erro 750ml.
A limpeza da bike faço com detergente do carro e um pinçel de caiar e um pinçel mais pequeno para zonas mais dificil acesso.
 

Nozes

Active Member
Boas!

Nos cubos deves usar massa consistente,por mais espesso que seja um óleo nunca te vai durar quase tempo nenhum,eu diria que nesta altura do ano numas dezenas de kms ficavas com os cubos secos ;)
 

dand25

Active Member
Pelo que percebi entao usam cockpit spray para limpar a deixar a brilhar ao quadro tambem certo? Para lubrificar tenho um em casa da berner que tenho usado no carro e nunca experimentei na bike, as tantas ate é bom.
 

mush

New Member
excelente tópico, merecia sticky!
deixo uma questão:
o que usam para lubrificar os cabos dos travões e mudanças?
 

Nozes

Active Member
Boas!

Nos cabos de mudanças utilizo o spray de teflon (PTFE) que comprei no AKI,400ml por 7€,se não estou em erro.
Nos travões não tenho cabo (discos hidráulicos) mas se tivesse usaria também,aliás sempre o fiz enquanto tive travões de cabo. Há quem use óleo da corrente para lubrificar os cabos,mas eu prefiro o teflon por não agarrar pó practicamente nenhum e deslizar muito bem.

Aproveito para mostrar como costumo fazer para lubrificar a corrente:



E ainda referir que utilizo o spray de silicone num sítio que quase ninguém se lembra de lubrificar e por vezes dá chatices,os travões! Aquelas borrachas que protejem os êmbolos nas manetes por vezes ficam ressequidas e deixam contaminar o travão por dentro,ficando preso ou mesmo com os vedantes danificados...é uma pequena ajuda que pode aumentar a durabilidade deste componente. ;)
 
Já ouvi falar de uma cera "especial de corrida" que é maravilhosa, qual é a marca? Falaram-me muito bem disso e estou a pensar em comprar.

EDIT: já sei que é a Lancar ;)
 
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rstudio

New Member
Boas!
Bom tópico, vou experimentar sem dúvida.
Mas 1º tenho que ver onde comprar , o que mais me interessa é o silicone e o desengordurante.
Esse spray silicone para os tablier dos carros, como sei se é de silicone ? todos funcionam ou tenho que ter atenção ?
quanto ao desengordurante, Nozes dizes que já não o viste à venda no eleclerrrrrr :), qual usas agora ? marcas ? fotos ?

Era bom actualizares ai o material!!

Cumprs e boas pedaladas!
 
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