Garmin 705 - Com fotos

f_alves

New Member
Já criei os “tcx” com o Training Center e enviei para o EDGE, também converti ficheiros com o TCX Converter e a reacção do GPS foi sempre a mesma.
O track aparece no mapa quando estamos a seguir uma Course? É que no meu não parece nada! Nem a bússola têm a seta vermelha a indicar a direcção.
Seria melhor que o EDGE tivesse uma opção de calibragem manual. O meu Forerunner 201 apesar de não altímetro barométrico não falhava muito, por exemplo para uma altitude de 244m dava 249m. Tinha vários pontos por onde passava que sabia a altitude e estava sempre a verificar o erro e este nunca ultrapassou os 10m de erro.
Outra dúvida que tenho é que com o 201 conseguia guardar os meus track para o MapSource, com o 705 isto já não é possível?
Vou testar com o SportTracks e depois digo o resultado.
 

Nacs

Member
Boa tarde...

Na transformação de *.gpx para *.tcx é necessário limitar o número de pontos?

Cumprimentos
 

pyrata

New Member
Nunca tive problemas com o número de pontos dum GPX. Penso que o 705 suporta até cerca de 17000 pontos e isso é muita coisa...
PG
 

Sururu

New Member
Eu também adquiri o meu 705 recentemente e apesar de existirem preços melhores optei por comprar um pouco mais caro, mas já com mapas.
Eu comprei na Ciclonatur e julgo que eles vendem os mapas em separado.
Também não sei se será o melhor mapa, no entanto o mesmo é especifico para a prática da modalidade e nestas primeiras utilizações que fiz não tenho razões de queixa.

Adquirir os mapas por outros meios menos correctos talvez seja possível, mas nisso não te posso ajudar porque não sei, é que também ainda estou numa fase da descoberta do equipamento.

É a ajuda que te posso dar, espero ter sido útil.
 

biteta

New Member
Obrigado pela ajuda!
Eu tenho o "Garmin MapSource City Navigator Europe NT 2010", acontece é que ocupa perto de 2gb, tenho-o no cartão de memória, mas julgo que o GPS não o vai buscar... deveria ou não isto acontecer?
A loja que me vendeu o GPS arranjou-me um mapa simples, (não funciona com o sitema turn by turn), mas as ruas ou caminhos aparecem sem cor, é normal?
Ontem fui experimenta-lo... não tive muita sorte, ou por nabice minha ou o track que saquei não estava bom, cheguei a um ponto em que no gps o caminho acaba, tentei resolver isso, mas o gps mandava-me sempre para esse ponto onde acaba o caminho... desse por onde desse ia sempre lá ter:)
Uma outra dúvida, tendo eu gravado um track no gps, durante a volta, dá para ver quantos kms faltam para acabar?
Obrigado!
Cumps
 

pyrata

New Member
Não basta ter os mapas na memória ou no cartão.
A forma mais simples de colocar mapas no 705 é:
1) Instalar o "Garmin MapSource City Navigator Europe" no PC
2) Desbloquear o mapa tendo como referência o nº de série do dispositivo, neste caso o 705
3) Seleccionar as áreas do mapa desejadas (normalmente basta a área de Portugal, e para isso nem é necessário cartão SD)
4) Exportar para o GPS (demora 2 ou 3 minutos)
Estes mapas têm os dados para "turn by turn". Mapas como o "Topolusitanea" não permitem esta funcionalidade.
Mais uma vez um conselho: não usar tracks em formato gpx no 705, façam a conversão com o TCX Converter para "treino/course".
Tracks que aparecem fora do sítio ou cortadas, o problema deverá ser da track e não do 705. Tenho um 705 desde Abril de 2008 e nunca presenciei problemas desta ordem.

Abraço
PG
 

f_alves

New Member
Já alguem exprimentou a colocar duas "Courses" no 705.
Quando tenho duas Courses dá-me as distâncias esquisitas que falei, se tiver só uma tudo funciona bem.
Fiz o Portalegre 2010 todo sem problemas, mas tive de apagar a outra course que tinha na pasta.
 

Sururu

New Member
Hoje fui repetir uma course que tinha já feito no fds passado sem problemas.
Mas hoje as coisas não correram muito bem, logo no inicio, estranhei o aparelho levar mais tempo que o habitual a adquirir os satelites e depois durante a volta por inúmeras vezes parava a navegação e começava a recalcular o percurso. Quando terminava de recalcular apareciam desenhadas no mapa varias marcações do percurso e passado alguns segundos sem voltar a mexer no aparelho lá começava a navegar normalmente.

Alguém com os mesmos sintomas?
Se sim qual a melhor maneira para salvaguardar esta situação?
A track que tenho no GPS está no formato gpx.

Ontem foi a mesma coisa, por 3 vezes sem motivo algum começou a recalcular o que leva uma eternidade, ai uns 3 ou 4 minutos, dá para se perder o ritmo e depois aparece a track toda desconfigurada.

Da próxima vez vou tentar com uma conversão para treino/course tal como aconselhado pelo pyrata, espero que esta seja a solução e resolva o problema.
 

biteta

New Member
Boas!
Ontem fui fazer um track que fui buscar à net, gravei em formato tcx, aconteceu o seguinte, como conhecia o inicio, optei por não iniciar mesmo no inicio do percurso, o gps alem de não me dar qualquer indicação sonora acerca da direcção que devia tomar, nem no visor aparecia (isto no inicio da volta), durante o percurso apenas mostrava no visor o percurso, sem qualquer sinal sonoro aquando mudança de direcção.
As minhas dúvidas:
1) qual a diferença na prática entre GPX e TCX?
2) apesar de eu não começar um percurso desde o inicio, o gps não deveria reconhecer a partir do momento em o cruzo?
3) o sinal sonoro e o percurso ampliado, tem a ver com o formato de gravação?
4) não dá para ver o que falta percorrer até ao fim do percurso?
Peço desculpa todas estas perguntas... mas não tá fácil :)
Cumps
 

Sururu

New Member
Olá biteta

Como tens visto nos meus posts não sou perito nisto pois também tenho tido algumas dificuldades, mas há uma das tuas questões que julgo poder responder.
A questão 2)

A resposta julgo que é sim, porque ainda ontem no meio do percurso aquilo começou a recalcular e eu perdi a paciencia e de tanto esperar mandei parar a navegação, inclusive desliguei o GPS, carreguei novamente a track e ele começou a dar-me indicações do local onde eu estava na altura sem problemas.
Mas eu estava sobre a track.
Só uns 10 Kms mais à frente é que voltou a dar-lhe a maluquice e começou a recalcular novamente.
 
Last edited:

biteta

New Member
Boas Sururu!
Tu usas os percurso no formato GPX, não é? Quando tens que mudar de direcção o gps avisa com um sinal sonoro? e amplia o mapa?
É que ontem o meu track no formato TCX apenas me mostrava o percurso pintado a rosa, mas apenas no monte isso acontecer, pois até lá não havia qualquer indicação... seria do formato do percurso? Há uns dias exprimentei no formato GPX e ele apitava para mudar de direcção e ampliava o mapa também... agora ontem não fazia nada disto... ah e o cronometro sempre parado... ainda não vi os dados no pc mas de certo que não gravou nada.. nem pulsações nem velocidades... nada..
 

Sururu

New Member
Sim, estava em GPX, avisava com o sinal sonoro, ampliava o mapa e dava indicação do tempo e da distancia para a viragem.

Mas como tenho dito estou com muitos problemas também que devem ser deste formato.

Agora pelo que eu me tenho apercebido isto dos avisos e das mudanças de zoom não me agrada muito. Preferiria que eu pudesse colocar o zoom pretendido e ele só tem que mostrar o percurso sem alterar nada, pois acredito que com o zoom correcto (+ ou - a ver uns 100 a 150 metros à frente) basta ir passando os olhos de relance que é mais do que suficiente.
O GPS só serve a 100% quando se está a fazer um novo percurso, depois acabamos por decora-lo e só passamos os olhos por ele em caso de alguma duvida. Esta é a experiência que aos poucos vou adquirindo pois tenho feito varios percursos mas algumas zonas são comuns e depois de se passar por lá uma ou duas vezes queremos é não perder tempo e nem olhamos para o GPS.
 

Sururu

New Member
Ontem ao fim do dia tive a fazer alguns testes com o GPS utilizando courses no formato TCX, formato este que presumo ser o treino/course.

Neste formato o sistema de navegação não dá indicações, somente lança um aviso sonoro se se sair da curse, o que me parece perfeito. Apesar de não ter a certeza absoluta fiquei com a impresão de que o zoom se mantém fixo no seleccionado pelo utilizador.

Outra coisa muito importante que reparei é que o aparelho faz o carregamento da course quase imediatamente, leva apenas uns segundos, ao contrário do que acontece no formato GPX que é bastante demorado.
 
Last edited:

biteta

New Member
O percurso que fiz em TCX não alertava nada... nem mudanças de direcção, nem saídas do percurso... nada.. :( não percebo nada disto... ah nem zooms...
Cumps
 

pyrata

New Member
Mais uma vez (e vamos lá a ver se é a última) deixo a minha experiência:
GPX: Os principais problemas são a longa demora (e por vezes o crash) na leitura. Sempre que se sai da rota, o 705 faz um novo cálculo de percurso para nos levar à rota inicial, levando algum tempo ou dando origem a problemas se no local não existirem caminhos cartografados. Para andar no mato, no meu ponto de vista, não serve.
TCX: É muito mais leve e fiável. Mesmo que nos afastemos da rota não refaz o percurso. É verdade que não dá indicações de viragem, mas avisa ao sair da rota. Há a possibilidade de marcar pontos no TCX nos quais o 705 avisa ao passar por eles além de dar os km a que estamos de cada um deles. Não faz zoom in/out automáticos o que no meu entender é bom para não se perder a noção de escala.
Já fiz vários percursos 100Km a 200Km que duraram de 8 a 13 horas sem desligar o 705 com um TCX carregado sem problemas (e não me perdi). Por vezes, quando vou menos atento, no máximo tenho de andar 10m para trás.
No meio do mato, onde não existe cartografia, o formato TCX e o modo training/courses é o mais adequado.
Se o 705 encrava muito, prende o mapa ou demora bastante a carregar TCX, limpem as files que têm nele. O mais certo é terem colocado lá alguma que está "defeituosa".
Sigam o meu conselho e verão que as coisas passarão a correr melhor!
E já agora, o software:
MapSource + City Navigator Europe 2011.10 (carregar mapas)
CompeGPS (editar/criar tracks e waypoints)
TCX Converter (conversor GPX/TCX)
SportTracks (history backup e análise - no meu caso, 12500Km de tracks registadas até hoje)

Abraço
Paulo Gonçalves
 

Sururu

New Member
Mais uma vez (e vamos lá a ver se é a última) deixo a minha ...................

Grande Pyrata, mais uma vez muito obrigado pela paciencia de anjo que tens aqui com o pessoal.

Desde o inicio que tinha as tuas indicações sobre a melhor forma de utilização deste nosso GPS.
O não ter seguido de imediato os teus conselhos foi uma forma de também conhecer melhor o aparelho e sentir na pele quais eram os problemas existentes.
Até porque se iniciasse de imediato a navegar sem experimentar o GPX nunca veria o aparelho a dar indicações de trajecto.

Mais uma vez agradeço pela partilha da tua sabedoria sobre o assunto.

Abraços
Luis,
sempre dentro da rota (agora)
 
Last edited:

pyrata

New Member
Pois...
Mas não percebo porque é que depois de já ter escrito tantas vezes que não devem usar o formato GPX no 705, o pessoal insiste.
Temos de admitir, a Garmin neste modelo, mais valia nem ter esta opção pois está uma m*rda.
Outra coisa em que a Garmin também não é nenhum exemplo é na interface com o operador:
- Cada dispositivo tem um modo diferente de operar. Não é certo que depois de saber mexer num Edge, se saiba trabalhar com qualquer dispositivo da Garmin.
- Incompatibilidade entre modelos (por exemplo, pode-se trocar courses ou historys entre Edges mas não entre Edges e Forerunners).
Mas agora, e esta afirmação é para apenas para quem já tem um Edge, este GPS é na minha opinião a melhor coisa nesta área para a prática de BTT e embora tenha os seus defeitos, também tem as suas virtudes.
E já agora, outro produto que não dá garantia de qualidade é o sensor de cadência. O meu entregou a alma ao criador esta semana. Teve um fabuloso tempo de vida de 2,5 anos. Esta coisa não foi feita para BTT e muito menos para andar à chuva. Dado que trás pouco valor acrescentado, para já vou ficar com €50 no bolso...

Abraço
PG
 
Top