Depressão

jorgegt

New Member
Sejam estudantes ou trabalhadores, não deixem avançar ou esperar que melhores dias virão. Devem consultar um médico , especialista ou de familia, antes que seja tarde, no meu caso só fui quando o casco do meu barco tocou no fundo, e digo que não é de todo uma coisa muito bom :(
Dito isto, nem tudo é depressão, mas em todo o caso só um especilalista na matéria é que poderá dizer, sem vergonhas, e não deixarem andar..............como se costuma dizer 8)
Netwolf.......não dás sinais de vida?? e o resto da malta??
 

netwolf

New Member
Caros amigos, tenho andado um pouco desligado do tópico, muito trabalho, fui ao Algarve ver o Rally de Portugal, e agora estou na organização do Rallye Vidreiro (www.camg.pt), amanhã passo por aqui com um pouco mais de tempo.
Espero que a malta tenha andado bem, desculpem o afastamento amigos.

Um abraço.
Artur
 

jorgegt

New Member
Bem, o K2 tá vivo e o netwolf tambem, já não é mau :twisted:
Logo que a malta esteja a passar bons momentos, tá tudo bem :wink:
Cumprimentos ao nosso pessoal :D
 

netwolf

New Member
Caros amigos, tenho andado extremamente aflito com tempo. Por aqui está tudo bem. Tenho tido algumas recaidas, no entanto, tenho ganho algum controlo sobre as situações..... Não em todas....... O truque é ter calma. Fazer exercícios de respiração de modo a evitar situações de pânico extremo. O neurologista aconselho-me a tentar fazer yoga. Para conseguir ter mais controlo sobre mim. A partir de Domingo vou ter um pouco mais tempo. Um abraço para todos.
Allways look on the bright side of life.
Força aí.
 

netwolf

New Member
Então como tem andado a malta?
Muitas maratonas?
Eu depois dos Rallyes vou voltar aos pedais. Domingo que vem vou ao passeio da Maceirinha, é aqui perto e é um passeio. Está semana vou rolar todos os dias para ver se sai a ferrugem das pernas :)
Como é malta? Algum feedback. Estão a controlar bem as coisas?
Eu às vezes tenho dias que só me apetece bater com a cabeça nas paredes, mas depois tento acalmar-me e tem resultado. Tento não sofrer por antecipação, quando o problema surgir resolve-se. Com está conjuntura económica internacional é difícil manter a calma, mas cada vez dou mais razão ao meu pai, que tem mais anos de negócios do que eu, o truque é manter a calma e não entrar em pânico. Navegação à vista é o que ele diz, estar sempre de olho no objectivo, embora se caminhe para ele mais devagar, o importante é não o perder de vista.
Espero que a malta esteja a recuperar bem.
Um abraço para todos.
 

pintox

Member
Também estás ligado aos ralis ?
Os ralis são a minha primeira paixão, e logo a seguir o BTT, por vezes é uma guerra comigo mesmo para me decidir o que fazer.
È o que me tem ajudado a esquecer um pouco o tormento do dia-a-dia e do stress de uma semana de trabalho, este fim de semana mochila ás costas e lá vou eu acompanhar o rali de S.Tirso e o campeonato da europa de Ralicross em Montalegre, mas sem deixar de dar a volta obrigatória com o meu grupo de BTT.
 

netwolf

New Member
Sou um dos directores do Clube Automóvel da Marinha Grande - www.camg.pt.
Fazemos vários Rallyes e ajudamos noutros, somos um dos melhores clubes organizadores de Rallyes de Portugal.
Vamos fazer uma Super-Especial a Figueiró dos Vinhos a 23 de Maio, se me quiseres dar o teu mail, envio-te informação.
Em Setembro temos o Rallye Centro de Portugal a contar para o CPR.
Um dos melhores cheirinhos é o cheiro a Ferodo.......... :twisted:

Um abraço amigo.

E o resto da malta? Não dá noticias????
 

netwolf

New Member
Pois, não sei o que é feito da malta deste tópico.
Espero que estejam todos bem.
Aproveitem agora o Verão para esquecer os problemas com umas pedaladas valentes.
Espero que todos tenham conseguido ultrapassar esta barreira da vida.

Um abraço.
Artur
 

c3l5o

New Member
Leitura na transversal (como se costuma dizer saltei da 1ª página para a última) por falta de tempo. Tá a chegar a hora de voltar aos pedais...

Deixo apenas aqui a minha curta experiência. Comigo tudo começou com o que pensava ser normais ataques de pânico, a situação acabou por determinados factores evoluir para uma depressão, neste momento embora o pânico ainda não esteja sequer 70% dominado a depressão creio que já vai bem longe, embora nada tenha contribuído para isso a não ser a minha teimosia.

O meu conselho a todos é se possível praticarem desporto, seja em contacto com a natureza ou não, foi sempre uma das pedras basilares apontadas por amigos que se viram em situações idênticas, pelo meu psiquiatra e pelo meu psicólogo. Parece que o exercício físico ajuda a reequilibrar a química cerebral responsável pelo aparecimento de depressões, o que numa fase inicial pode manter afastados os anti-depressivos.

Nunca fui grande fã de comprimidos, sobretudo os que mexem directamente com a minha cabeça, e no meu caso tirando esta fase inicial de tratamento os anti-depressivos só acabaram por mais tarde me trazerem dissabores na vida, e ainda hoje enquanto faço o "desmame" deles ainda continuam a criar esses dissabores.

Para mim o fundamental é não afastarem os vossos verdadeiros amigos nem se isolarem, saberem procurar ajuda no momento certo, e criar de certa forma padrões de vida regulares, como por exemplo horas de sono regulares, horas de exercício regulares. Isto não quer dizer que tenham de seguir tudo à risca, mas para mim, até funcionou.

Se estou a repetir o que alguém já tinha dito peço perdão. Boas pedaladas, agora é tempo de eu ir dar as minhas.
 

VirgilioP

New Member
É isso mesmo, é excelente pedalar, esquecemos os problemas, tonificamos o organismo, sabe bem chegarmos cansados depois de uns kms e tomar um bom duche e relaxar.
Por isso pedalem pela vossa saude. :D
 

netwolf

New Member
Sabes amigo Virgilio, eu dantes também pensava que uma pessoa conseguia sózinha ultrapassar tudo, desde Dezembro, infelizmente, já não sou da mesma opinião, fiquei de tal maneira que ninguém me reconheçia, inactivo, negativo, sempre triste, sem qualquer tipo de vontade.
A vida dá muitas voltas, infelizmente aprendi de novo a viver, a conviver e a fortalecer o meu corpo. O BTT ajudou 80% mas olha que é complicado. É uma luta contra nós próprios..... ainda hoje a travo, mesmo com medicação.
Sabes, eu era daqueles que achava que aguentava tudo, 8 dias de férias por ano, sempre a 200, sempre a correr.
Estou a passar agora por um mau bocado, tenho muito trabalho e não consigo ter tempo para acalmar, tomo Victan como se fossem rebuçados. Acho que é mais uma recaída.
Acreditem que a batalha não é fácil e é lenta.............................

Como está o resto da malta?

Um abraço.
Artur
 

jorgegt

New Member
Por cá, só posso dizer que estou numa maré de................azares ou coisas que me tem alterado a minha ardua tarefa de não voltar a ter uma recaida :|
Não direi que estou muito mal porque já passei opr bem pior, mas ter 2 acidentes num espaço de um mês é preciso ter sorte :evil:
O 1º foi á coisa de um mês onde por azelhice de outro evito bater nele e bato noutro carro inocente(burrice minha, confesso, toda a gente disse que deveria ter batido nele :evil:,mas o reflexo de toda a gente é evitar o acidente, não?? :evil:)
O 2º foi ontem enquanto estava a jantar em casa descançado no meu ultimo dia de férias, um gaijo todo bebado bate no meu carro estacionado em frente á minha casa, agora vamos ver como se vai resolver :s
Tive outras chatices como avarias com os carros muito dispêndiosas, problemas com medicação, etc, etc
Mas vamos andando " com a cabeça entre as orelhas" como diz o Sérgio Godinho :|
 

netwolf

New Member
Caro amigo, a depressão é dificil de ultrapassar sem ajuda.
O meu conselho (de alguém que está a passar pelo mesmo) é que procures um bom Neurologista, se fores da zona de Coimbra ou Leiria aconselho-te o Dr. Alfredo Sá, é o meu neurologista.
Pelo que escreveste parece que a tua vida tombou, não penses assim, pensa que é um oportunidade de te "renovares", de começares algo de novo. Se é melhor do que tinhas...... bom... isso está na tua mão, tens de ter coragem para levar a vida para a frente, não te isoles.
Aproveita para dar uma reviravolta na tua vida!
Caro amigo, eu sei que o que estou a dizer é fácil de escrever, mas é um desafio titanico executar.
Se a bike te stressa tenta descobrir outra coisa para te distrair.
Se quiseres tentar outro desporto aconselho-te o Yoga, dizem quem é muito relaxante.
Caso queiras desabafar, digo-te que está entre amigos anónimos que estamos todos a tentar ultrapassar o mesmo que tu.
Caso sintas necessidade de desabafar envia-me uma mensagem privada.
Todos estamos nisto, não estás sózinho, tenta rodear-te de pessoas positivas.
Amigo, Força nisso!
Um abraço.
Artur
 

apocalypsealexi

New Member
Pois... sem ajuda é muito complicado recuperar de depressões. Temos é que conseguir identificar o que nos afecta e tentar remar contra isso.
No meu caso é mesmo a dificuldade na interacção social e em lidar com os problemas a que a interacção social normalmente está associada. Isto é algo que me afecta a nível de trabalho, amigos, família. Enfim, resumindo, tenho bastante facilidade em fazer inimigos e muito pouca em fazer amigos :roll:. O conselho que me deram? Em vez de me tentar isolar do mundo é tentar confraternizar com o mundo e não ter medo de expressar a minha personalidade. Quem gostar, gosta, quem não gostar temos pena. É a velha história, o verdadeiro amigo gosta de ti tal e qual como tu és! Não é fácil conseguir isto e nem sempre consigo, por vezes encontro-me isolado do mundo e quando dou conta volto novamente a tentar contrariar esta tendência.
Ainda tenho um longo percurso a percorrer e ainda não procurei ajuda profissional, quero ver o que esta fase de auto-controlo deixa!

É o meu testemunho :wink:

Boas recuperações! :wink:
 

jorgegt

New Member
Aqui vejo uma enorme diversidades de motivos para deitar uma pessoa "abaixo", para o abismo que lhe chamam DEPRESSÃO.

De todos os motivos, uns mais ruins do que outros, o que leva a fazer "tombar" uma pessoa para esse tal ABISMO é a força que esssa pessoa consegue aguentar ou enfrentar com o dito problema. coisa essa que invejo em muitas pessoas que tem uma força demolidora que conseguem vencer tudo, sem ajuda e sem medicação.
Desde problemas sociais, familares, laborais, financeiros, perdas de entes queridos, etc, etc....................se há coisa que invejo é isso.......................a calma, a serenidade com que lidam com essas coisas e ainda tem forças para ajudar os outros(neste momento estou a lembrar-me da minha esposa, como exemplo 8))
Mas tambem sofrem, escondendo por vezes sem que os outros notem. São pessoas emocionalmente muito mais fortes e como em tudo na vida só os fortes é que reza a história.
Eu tambem estou a passar uma fase menos boa, mas não penso muito nisso, até evito.
Penso em coisas positivas e que são meros problemas que terei de esperar para ultrapassar, pois ao mesmo tempo que olho para o que considero grandes problemas para mim, vejo os meus amigos, familiares e conhecidos com danos muito maiores e devo ajuda-ls assim como já me fizeram.
Quanto á medicação que o nosso amigo Ikillyou diz não querer tomar, é de uma grande responsabilidade a decisão que tens de tomar.
Pois se estás com uma grande depressão deverás tomar antes que caias numa cama ou coisa do genero(.......esgotamento, eu estive lá perto :s.....)
Mas que essas drogas são de evitar caso seja apenas uma coisa ligeira, apenas tu e o médico é que devem decidir, pois essa medicação cria dependencia e leva bastante tempo para se "desmamar"(como lhe chamam).
Com ajuda de uma psicóloga e umas vitaminas estou a tentar evitar tomar esses anti-depressivos, mas estou a tomar demetrin para a ansiedade, que infelizmente talvez terei de tomar toda a vida :s...................
As melhoras aqui para a malta..............foi só um desabafo :|
 

c3l5o

New Member
Eu estou numa fase já de desmame do Dumirox e para variar quando estou quase a atingir o ponto de conseguir finalmente livrar-me daquilo, porque sinceramente já me chegam os ansiolíticos que me fazem ter uma vida mais ou menos normal sem efeitos secundários para a minha personalidade acontece sempre alguma coisa que me deita abaixo. Ontem escavaquei o carro dos meus pais. Por pura e completa estupidez minha. E teimosia porque podia perfeitamente ter levado o meu carro e nada disto tinha acontecido.

No entanto isto não me voltou a fazer ter uma recaída mas sim como o "ikillyou" diz para mim o mais complicado foi quando os meus planos de vida se desfizeram mesmo a minha frente por duas ocasiões separadas por meses. No entanto um dos culpados disso acontecer foi o responsável por ter forças para lutar contra tudo e contra todos e vencer isto sozinho e continuar o meu "desmame" a um ritmo normal.

A raiva as vezes é um aliado muito forte contra outro tipo de sentimentos, até contra a depressão. Embora o meu psiquiatra prefira que eu não a use como truque para aliviar o mau estar.
 
Top