Ritch e João Roldão, compreendo ambos os pontos de vista, mas como consumidor custar-me-ia dar uma pipa de massa por uma bike e passados 6 anos ter que a encostar pois algo no quadro se tinha partido. A garantia serve para salvaguardar o comprador para possiveis defeitos de fabrico durante 2 ou mais anos. Contudo, se um quadro parte ao fim de 6 anos sem uso abusivo, na minha opinião, o quadro tem algum defeito. Ou então, a partir de agora as marcas devem colocar um prazo de validade dos quadros e componentes que vendem. Se é para partir ao fim de 6 anos ou 5000km, por exemplo, o preço do quadro é X, se é para aguentar apenas 2 anos, o preço é Y.
A Decathlon vende milhares de equipamentos desportivos e não é por ceder um quadro que iria perder dinheiro, bem pelo contrário. Podem pensar que estou a ser tótó quando digo "um quadro", pois devem ser aos milhares algumas reclamações que a Decathlon tem, e não fazia sentido estar a ceder "quadros" a todas. Mas o que quero chamar a atenção é que a Decathlon nem fez um esforço em tentar encontrar uma resolução para o problema e ainda pediu o quadro para ser analisado? Se fosse esperta, tinham pedido o quadro para análise e dependendo das conclusões, trocavam ou não o quadro. Com esta solução, tinham ganho não só um cliente como muitos mais. Assim, no futuro, se ponderar a comprar de uma bicicleta Rockrider, irei pensar duas vezes pois pode partir ao fim de 6 anos.
Só a titulo de curiosidade, sou fanático por óculos de uma determinada marca e deve-se ao facto de no passado ter sido muito bem "tratado" por eles na resolução de um problema numa armação. Já não estava na garantia, mas como verificaram que a armação apresentava defeito, trocaram pelo novo modelo. Depois disso, comprei mais uma dúzia de óculos sempre da mesma marca.