Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

#1
Boas.
Fiz esta semana a manutenção de inverno das minhas enduro e decidi tirar umas fotos (desculpem a má qualidade lol) para quem queira fazer em casa. É muito

fácil fazer. Apenas precisam de uma chave de cones 13, uma chave de bocas 17, martelo de borracha e massa consistente qb.

Então aqui vai como eu desmonto a roda traseira das mavic crossmax enduro:

1º- Do lado do travão de disco existe uma porca e contra-porca. Antes de desmontar alguma coisa certifico-me que estão apertadas usando as duas chaves, e

apertando se necessário. Este passo é para evitar que quando desaperte do lado do cepo, o eixo possa rodar, e porque geralmente não preciso de mexer na porca

e contra-porca.

2º- Com a chave de cones 13 na contra-porca do lado do disco e a chave 17 na porca do lado do cepo desaperto a porca totalmente.




3º- Com um martelo de borracha dou uma pequena pancada no lado do cepo. O eixo vai sair pelo lado do disco, mas o rolamento fica preso.

4º- Depois de tirado o eixo basta puxar o cepo para fora. Em principio os linguetes não devem saltar, mas por prevenção tenho um pouco de cuidado.




5º- Aqui retiro com cuidado os linguetes. Basta puxa-los ligeiramente para fora que eles saem. Muito cuidado com as molas, apesar de elas estarem presas aos

linguetes podem facilmente saltar.




6º- No eixo do cepo existe uma borracha. Normalmente retiro-a para a limpar.




7º- Existem 3 rolamentos nesta roda: um do lado do disco, outro do lado do cassete, e o outro metido dentro do cepo que retiramos no passo 4.




Para aceder a este ultimo rolamento utilizo a cassete, uma chave de cassete e a chave 17 como mostra a foto.




Desapertando esta porca ficamos com o rolamento á vista.




8º- Nesta altura temos todos os rolamento á vista, e o necessário para fazer uma limpeza e lubrificação está desmontado. Se houver algum rolamento gripado é

tirá-lo neste momento.
Limpe o interior do cepo, o eixo, o cubo, os linguetes e os rolamentos. Eu costumo tirar a borracha vedante dos rolamentos (como mostra a foto)e colocar

massa consistente no interior. Na foto mostra uma chave de fendas, porém uso o bico de um x-acto do lado contrário ao da lamina. Isto exige muito cuidado,

pois é muito fácil danificar a borracha. Se danificar a borracha, o rolamento perde a protecção á água, por isso se achar que pode danificar alguma coisa o

melhor é não mexer.




9º- Hora da montagem. Aperte a porca do cepo 8(a do passo 7), colocando massa consistente no interior se quiser. Coloque a borracha do passo 6, e coloque

massa consistente á sua volta.




Coloque os linguetes, certificando-se que as molas ficam na posição correcta. A mola deverá ficar encaixada num buraco existente no corpo do cubo para isso.

Normalmente deito umas gotas de oleo nestes.




Depois coloco o cepo. Para tal aperto os dois linguetes com uma mão e empurro-o para dentro com a outra.
Coloco massa consistente no eixo, especialmente no plástico do lado do disco.




Volto a enfiar o eixo normalmente, dando-lhe no final uma pequena pancada com o martelo para ele encaixar totalmente.




Depois é só colocar a porca do lado do cepo e apertá-la.




Aqui é preciso ter atenção que ela deverá ficar apertada mas não pode "prender" os rolamentos. Rode o eixo. Se o sentir apertado, terá que desapertar um

pouco ou utilizar a porca e contra-porca do lado do disco para controlar esse aperto.




E está!


Na roda da frente basta desapertar a porca e contra-porca de um dos lados, a tal pancada para o eixo sair e têm os rolamentos á visto. É limpar, lubrificar e

montar, tendo os mesmos cuidados que na roda de trás.

O cepo das enduro é igual ao das xl/sl, a diferença está no aperto do eixo. Mas dessas já eu não posso tirar umas fotos infelizmente :cry:

Um abraço
 
#2
Já agora alguem me sabe dizer se o Eixo é igual ao dos outros cubos?....
De um XT por exemplo?
Alguem sabe o preço de um da MAVIC (orignal)

Obrigado!
Belo POST ;)
Na proxima manutenção podes tirar umas fotos melhores ;) :p

Cumprimentos
 
#4
Este método aplica-se de modo geral a todas as rodas Mavic;

Como complemento de informação:

Cepo = +- 35€
Linguetes+molas = +-3€
Vendante borracha = +-6€

todos estes items se vendem em separado.
 
#6
AndreXCAçores said:
Boas

Esse método também se aplica ás SL ?

Cumprimentos e obrigado ;)


Dá uma vista de olhos Aqui :wink:

Link:
http://www.mavic.com/e_upload/pdf/UserGuide_FWB_FTS_L.pdf




Free wheel body, EASY maintenance

Anyone can easily maintain the Mavic free wheel mecanism named FTS-L.

This easy maintenance is essential for a perfect running of the free wheel.
This mecanism was designed taking in consideration the easy maintenance: 15 minutes, two Allen keys and a few oil drops!

Most of Mavic wheels include the FTS-L free wheel. This system allow the perfect transfert of power and torsion force and reducing by 40 grams the weight of the body, compared to a conventionnal free wheel body.

So 15 mn of service, one or twice a year, after a muddy ride or too much high pressure water cleaning, is almost nothing to ensure a perfect power transmission to the wheel!
 
#7
Boas, adquiri umas Mavic CrossRide Disc e a roda de trás faz o tal 'click, click', que dizem que é característico da marca, mas aquilo é um barulhão, que das duas uma, ou eu não estava habituado (as minhas antigas rodas mal se ouviam) ou existe algo mais?

Obrigado.
 

Alf

Active Member
#8
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

Isso é normal, quando deixar de fazer o click click é porque o cepo está preso e necessita de ser lubrificado com uma massa mais fina.

Experimenta ouvir uns Hope ou uns Chris King a ver o que é barulho :twisted:
 

CD

New Member
#9
Hoje durante a volta da manhã, por vezes após um resalto ou piso irregular, ficava com a roda traseira livre, ou seja, apesar de pedalar o movimento não era extensivel à roda, desmontei e verifiquei que a roda ficava por momentos livre, voltando a prender mais tarde. Acabei por fazer cerca de 24 kms de regresso nestas condições.
Será que alguem já teve esta experiência, ou sabe qual é o problema?
Agradeço toda a ajuda.

CD
 

Jepas

Super Moderador
#10
Boas,

CD, é um cubo mavic? Isso é fácil de resolver, é falta de lubrificação nos linguetes que engatam no cepo. Os cepos Mavic são facilmente desmontáveis e é possível limpar e lubrificar os linguetes. Se for um cubo Shimano ou outra marca que tenha um cepo "fechado" é preciso trocar o cepo, daí a importância de se saber qual é o cubo (neste tópico presumo que seja Mavic).

Jepas
 

CD

New Member
#11
Jepas said:
Boas,

CD, é um cubo mavic? Isso é fácil de resolver, é falta de lubrificação nos linguetes que engatam no cepo. Os cepos Mavic são facilmente desmontáveis e é possível limpar e lubrificar os linguetes. Se for um cubo Shimano ou outra marca que tenha um cepo "fechado" é preciso trocar o cepo, daí a importância de se saber qual é o cubo (neste tópico presumo que seja Mavic).

Jepas
Obrigado Jepas.
As rodas são umas Cross Ride. Espero que seja só isso. Depois dou noticias.
CD
 

Jepas

Super Moderador
#12
atenção que os linguetes podem saltar durante a desmontagem como o ShadowLord já referiu em cima. Com o cepo retirado convem limpar os liguetes com um pano e solvente e depois aplicar óleo muito fino, porque não convem que agarre sujidade nem os linguetes. A chave é óleo fino e quantidade suficiente para lubrificar, convem até retirar o excesso no fim. Depois disto fica como novo.

Jepas
 

CD

New Member
#13
Diagnóstico feito: Uma das molas desapareceu, desfez-se completamente. Do outro lado está bom.

Onde raio, vou eu arranjar uma mola?

CD
 
#17
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

Olá a todos os que tem rodas mavic, querem fazer a manutenção dos cubos mas não sabem abri-los aqui vos deixo como aprender, vão a:
www.tech-mavic.com
password: dealer
login ou username: mavic-com
 
#18
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

as vezes não é possivel entrar na pagina da www.tech-mavic.com, vão ao google qliquem tech- mavic e aparece link tecnical manual

PS. O site da página em cima já abre.
 
#19
ola pessoal. comigo passa se o seguinte: coloco a roda, ajusto o aperto rapido e fecho-o de maneira a roda ficar bem presa. abanho a roda e ta tudo bem.. se bater com a roda no xao ou descer passeios ou andar em trilhos e voltar a abanar, sente-se perfeitamente que ta larga. alguem sabe o que fazer ou qual o problema. obrigado e cups :)
 
#20
Estava eu a ver este magnifico post, quando reparei que alguem referenciou que o preço dos linguetes é de aproximadamente 3€. Caros amigos, pediram me 15€, recusei logo pagar 15€ por dois linguetes e parece que fiz bem!

Depois de pagar 80€ pelos rolamentos da frente, chegou a hora de dizer nao e acabar com esta chulice!!!