Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

jmv

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Fitty77, não deves por massa nem óleo muito grosso, esses colam os linguetes ao núcleo e ficas sem engate. Aí o menos é sempre melhor, ou seja óleo fino em pouca quantidade e mais frequentemente. Se após uma lubrificação não ouvires ou quase não ouvires o barulho da roda livre é já sinal de óleo em demasia.
 

fitty77

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JMV, sim eu sei. A aplicação da massa, bem como de óleo um pouco mais grosso era mesmo a titulo de experiência, para ver como o cepo se comportava. Mas concordo ctg que estes cepos requerem uma maior periodicidade de manutenção e o óleo a usar deverá ser sempre muito fino. No entanto, embora requeiram mais manutenção, esta acaba por ser facilitada pela facilidade (passo a redundancia) com que o cepo consegue ser aberto. E pelo menos nas SLR, para chegar aos rolamentos é igualmente um tirinho.
 

tirsa

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Boas , não sei se é local apropriado mas cá vai.
Tenho uns cubos DTSWIS e desmontei o cepo para manutençao, acontece que os linguetes estão a presisar de ser trocados
assim como o rolamento(rolos) que fica ao pé dos linguetes.
Só falta saber onde comprar.
Desde já obrigado e cuidado com as kedas.
 

specialized xc

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Tenho umas Crossmax SLR de 2008. No Domingo durante um passeio notei um barulho esquisito na roda de trás principalmente quando engrenava as mudanças nos carretos mais pequenos. No fim do passeio e à conversa com um colega, já lhe tinha acontecido o mesmo, verificamos tratar-se da cassete desapertada. Em casa, acabei por retirar a cassete, limpei a cassete e o cepo e voltei a montar a cassete, não coloquei massa lubrificante porque não sei se é adequado. Depois de apertar a cassete verifiquei que esta tinha uma pequena folga. Voltei a retirá-la e constatei que a folga é no cepo. Pergunto, será que se trata de falta de manutenção, limpeza e lubrificação, ou será algum desgaste do material? Do cepo ou dos linguetes? É normal uma roda desta qualidade com cerca de dois anos e que normamalmente só roda aos fins de semana já tenha este tipo de folgas?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
 

david.pinha

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Para quem precisar, os rolamentos do cubo das crossride 2008 são referência 608-2RS e 6001-1RSC3 e custam cerca de 15 eur numa casa de rolamentos.
 

fabiosilva

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Boas pessoal, hoje durante a volta notei que ficava com a roda traseira por momentos livre, ou seja, pedalava mas os linguetes nao pegavam...sei que é falta de lubrificação. A minha duvida é como está na garantia e mandei vir da net, será que não há problema abrir o cepo?? Ou devia mandar para a garantia??
Obrigado :)
 
Boas pessoal,
ligeira folga lateral, (julgo mais que o normal) no cepo na parte interior (junto á roda) já desmontei, lubrifiquei e parece tudo normal... esqueci-me de verificar o rolamento; pra já, alguém tem ideia do que poderá ser.
refiro ás rodas mavic crossRid

obrigado
 
O inicio deste tópico é sem duvidas excelente, o shadowlord está de parabéns… hoje dediquei-me novamente á revisão das minhas rodas mavic, uma revisão mais aprofundada, graças a este tópico… a manutenção é bastante simples; rolamentos lubrificados. Apesar de estas rodas terem perto dos 6 anos com mais de 20.000km sem qualquer lubrificação nos rolamentos, excepto 1 porque este gripou passado 3 anos, ainda nem sequer precisavam de ser lubrificados. Sempre a rolar por vezes em lama e água.
Quanto á folga que menciono no meu post anterior, não consegui encontrar uma causa, o mais provável será o próprio cepo que poderá já ter algum desgaste.

Sem duvida que a roda com rolamentos é superior á de esferas em questão de manutenção (julgo), as esferas faz-me lembrar os meus tempos de “puto” aquelas pasteleiras com carretos e cones cheios de esferas pequenas, saltava uma era uma carga de trabalhos para a encontrar… por vezes quase todas colocadas no sitio, um pequeno toque saltavam todas novamente, volta ao inicio… detesto manutenção em esferas… contudo são opções.
 

simoes5

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Boas
Ja li este tópico todo e não encontrei situação igual a minha passo a contar:

Tenho umas Crosstrail com pouco uso, primeiro sentia a roda de trás um pouco solta e mesmo com o aperto bem apertado, e quando descia e ganhava velocidade surgia um barulho parecido ao de o pneu a raspar no quadro, supôs que fosse no disco...

Bem fui ao mecânico e ele ajustou o eixo pois realmente tinha uma pequena folga, mas hoje num treino de 40 km aos 20km quando ganhei velocidade a descer o ruído reapareceu e um toc toc vindo da roda quando apanha pedras e raízes, parecido quando temos a roda mal apertada, mas o facto é que a roda esta muito bem apertada e não apresenta folga.

A subir e rolar mesmo a 30 e tal km/H não se passa nada, e a descer a baixa velocidade tudo normal, o barulho apareceu quando já ia na casa dos 50 e tal

Com isto tudo alguém tem uma ideia que se passa?

Eu estou com um feling que são os rolamentos gripados, mas....

Cumps agradeço op.
 
Simoes5, esse barulho também já me aconteceu, nem precisava de ir a tanta velocidade para acontecer, era um barulho tipo “trepidação” depois de muito analisar verifiquei que se tratava mesmo do eixo um pouco largo; ajustei devidamente até hoje o barulho não voltou aparecer, não te esqueças que de um lado da roda (lado contrário á K7) existe porca e contra porca, estas devem ficar bem apertadas exactamente no local correcto do eixo, no lado oposto é só ajustar. Espero que ajude.
 

ri4l

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ola tenho umas rodas dessas e tambem ja me aconteceu isso, o que ouves a raspar é a corrente no pneu o meu problema ficou resolvido com a troca dos linguetes se com isso não resolvesse teria de trocar o cepo.
 

simoes5

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Simoes5, esse barulho também já me aconteceu, nem precisava de ir a tanta velocidade para acontecer, era um barulho tipo “trepidação” depois de muito analisar verifiquei que se tratava mesmo do eixo um pouco largo; ajustei devidamente até hoje o barulho não voltou aparecer, não te esqueças que de um lado da roda (lado contrário á K7) existe porca e contra porca, estas devem ficar bem apertadas exactamente no local correcto do eixo, no lado oposto é só ajustar. Espero que ajude.

Vou verificar se esta tudo bem com o aperto.... e obrigado pela opinião:D
 

simoes5

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ola tenho umas rodas dessas e também já me aconteceu isso, o que ouves a raspar é a corrente no pneu o meu problema ficou resolvido com a troca dos linguetes se com isso não resolvesse teria de trocar o cepo.

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A corrente a raspar no pneu? da-se não reparei.... tenho de ir atento....

Bem fui ao mecânico ele disse que podia ser lixo no cepo e quando abriu lixo não tinha quase nada eu vi os linguetes e o cepo por dentro não tem desgaste pois as rodas pouco rolaram....ele lubrificou aquilo com óleo...

Mas vamos ver se só com lub passa o desconfio....

Obrigado pela opinião....
 

matooumorro

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malta estive aqui a ver e alguem me pode explicar ou por fotos da manutençao da roda da frente ? já fiz mais de 5mil km de bike sempe lubrifiquei a de tras e sei, a da frente hoje cheguei lá não rodava estava mesmo presa de todo, mas não a sei desapertar para lubrificar. alguem me pode ajudar ?
MUITO obrigado ;)
 
Se for como penso que é, a roda terá um dos lados com o aperto igual à roda traseira do lado contrário a cassete, que serve para retirar a folga. É usares a chave que normalmente vem com as rodas para desapertares. Neste caso na roda da frente
penso que é do lado contrário ao disco, pelo menos é como tem nas minhas ST, pois do outro lado não tem ranhuras para a chave.
O melhor será desapertares um pouco logo com a roda montada na bike, pois é mais dificil segurares com ela fora. Depois retiras e desapertas o resto. Quando sai essas partes ficas logo com os rolamentos à vista e o eixo
é so puxares. Penso que terás também que retirar o disco da roda. Acho que não sai o eixo sem o tirares. Depois é limpares bem e pores massa na zona dos rolamentos. Eu não retiro as borrachas
que tapam os rolamentos pois acho que é muito fácil danificar.
 
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