Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

Boas.
Fiz esta semana a manutenção de inverno das minhas enduro e decidi tirar umas fotos (desculpem a má qualidade lol) para quem queira fazer em casa. É muito

fácil fazer. Apenas precisam de uma chave de cones 13, uma chave de bocas 17, martelo de borracha e massa consistente qb.

Então aqui vai como eu desmonto a roda traseira das mavic crossmax enduro:

1º- Do lado do travão de disco existe uma porca e contra-porca. Antes de desmontar alguma coisa certifico-me que estão apertadas usando as duas chaves, e

apertando se necessário. Este passo é para evitar que quando desaperte do lado do cepo, o eixo possa rodar, e porque geralmente não preciso de mexer na porca

e contra-porca.

2º- Com a chave de cones 13 na contra-porca do lado do disco e a chave 17 na porca do lado do cepo desaperto a porca totalmente.

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3º- Com um martelo de borracha dou uma pequena pancada no lado do cepo. O eixo vai sair pelo lado do disco, mas o rolamento fica preso.

4º- Depois de tirado o eixo basta puxar o cepo para fora. Em principio os linguetes não devem saltar, mas por prevenção tenho um pouco de cuidado.

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5º- Aqui retiro com cuidado os linguetes. Basta puxa-los ligeiramente para fora que eles saem. Muito cuidado com as molas, apesar de elas estarem presas aos

linguetes podem facilmente saltar.

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6º- No eixo do cepo existe uma borracha. Normalmente retiro-a para a limpar.

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7º- Existem 3 rolamentos nesta roda: um do lado do disco, outro do lado do cassete, e o outro metido dentro do cepo que retiramos no passo 4.

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Para aceder a este ultimo rolamento utilizo a cassete, uma chave de cassete e a chave 17 como mostra a foto.

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Desapertando esta porca ficamos com o rolamento á vista.

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8º- Nesta altura temos todos os rolamento á vista, e o necessário para fazer uma limpeza e lubrificação está desmontado. Se houver algum rolamento gripado é

tirá-lo neste momento.
Limpe o interior do cepo, o eixo, o cubo, os linguetes e os rolamentos. Eu costumo tirar a borracha vedante dos rolamentos (como mostra a foto)e colocar

massa consistente no interior. Na foto mostra uma chave de fendas, porém uso o bico de um x-acto do lado contrário ao da lamina. Isto exige muito cuidado,

pois é muito fácil danificar a borracha. Se danificar a borracha, o rolamento perde a protecção á água, por isso se achar que pode danificar alguma coisa o

melhor é não mexer.

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9º- Hora da montagem. Aperte a porca do cepo 8(a do passo 7), colocando massa consistente no interior se quiser. Coloque a borracha do passo 6, e coloque

massa consistente á sua volta.

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Coloque os linguetes, certificando-se que as molas ficam na posição correcta. A mola deverá ficar encaixada num buraco existente no corpo do cubo para isso.

Normalmente deito umas gotas de oleo nestes.

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Depois coloco o cepo. Para tal aperto os dois linguetes com uma mão e empurro-o para dentro com a outra.
Coloco massa consistente no eixo, especialmente no plástico do lado do disco.

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Volto a enfiar o eixo normalmente, dando-lhe no final uma pequena pancada com o martelo para ele encaixar totalmente.

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Depois é só colocar a porca do lado do cepo e apertá-la.

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Aqui é preciso ter atenção que ela deverá ficar apertada mas não pode "prender" os rolamentos. Rode o eixo. Se o sentir apertado, terá que desapertar um

pouco ou utilizar a porca e contra-porca do lado do disco para controlar esse aperto.

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E está!


Na roda da frente basta desapertar a porca e contra-porca de um dos lados, a tal pancada para o eixo sair e têm os rolamentos á visto. É limpar, lubrificar e

montar, tendo os mesmos cuidados que na roda de trás.

O cepo das enduro é igual ao das xl/sl, a diferença está no aperto do eixo. Mas dessas já eu não posso tirar umas fotos infelizmente :cry:

Um abraço
 

NetWarrior

New Member
Já agora alguem me sabe dizer se o Eixo é igual ao dos outros cubos?....
De um XT por exemplo?
Alguem sabe o preço de um da MAVIC (orignal)

Obrigado!
Belo POST ;)
Na proxima manutenção podes tirar umas fotos melhores ;) :p

Cumprimentos
 

ruca_zuca

New Member
Este método aplica-se de modo geral a todas as rodas Mavic;

Como complemento de informação:

Cepo = +- 35€
Linguetes+molas = +-3€
Vendante borracha = +-6€

todos estes items se vendem em separado.
 

Honda

Member
AndreXCAçores said:
Boas

Esse método também se aplica ás SL ?

Cumprimentos e obrigado ;)



Dá uma vista de olhos Aqui :wink:

Link:
http://www.mavic.com/e_upload/pdf/UserGuide_FWB_FTS_L.pdf


TechZone_FTSL.jpg


Free wheel body, EASY maintenance

Anyone can easily maintain the Mavic free wheel mecanism named FTS-L.

This easy maintenance is essential for a perfect running of the free wheel.
This mecanism was designed taking in consideration the easy maintenance: 15 minutes, two Allen keys and a few oil drops!

Most of Mavic wheels include the FTS-L free wheel. This system allow the perfect transfert of power and torsion force and reducing by 40 grams the weight of the body, compared to a conventionnal free wheel body.

So 15 mn of service, one or twice a year, after a muddy ride or too much high pressure water cleaning, is almost nothing to ensure a perfect power transmission to the wheel!
 

i_mendes

New Member
Boas, adquiri umas Mavic CrossRide Disc e a roda de trás faz o tal 'click, click', que dizem que é característico da marca, mas aquilo é um barulhão, que das duas uma, ou eu não estava habituado (as minhas antigas rodas mal se ouviam) ou existe algo mais?

Obrigado.
 

Alf

Active Member
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

Isso é normal, quando deixar de fazer o click click é porque o cepo está preso e necessita de ser lubrificado com uma massa mais fina.

Experimenta ouvir uns Hope ou uns Chris King a ver o que é barulho :twisted:
 

CD

New Member
Hoje durante a volta da manhã, por vezes após um resalto ou piso irregular, ficava com a roda traseira livre, ou seja, apesar de pedalar o movimento não era extensivel à roda, desmontei e verifiquei que a roda ficava por momentos livre, voltando a prender mais tarde. Acabei por fazer cerca de 24 kms de regresso nestas condições.
Será que alguem já teve esta experiência, ou sabe qual é o problema?
Agradeço toda a ajuda.

CD
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

CD, é um cubo mavic? Isso é fácil de resolver, é falta de lubrificação nos linguetes que engatam no cepo. Os cepos Mavic são facilmente desmontáveis e é possível limpar e lubrificar os linguetes. Se for um cubo Shimano ou outra marca que tenha um cepo "fechado" é preciso trocar o cepo, daí a importância de se saber qual é o cubo (neste tópico presumo que seja Mavic).

Jepas
 

CD

New Member
Jepas said:
Boas,

CD, é um cubo mavic? Isso é fácil de resolver, é falta de lubrificação nos linguetes que engatam no cepo. Os cepos Mavic são facilmente desmontáveis e é possível limpar e lubrificar os linguetes. Se for um cubo Shimano ou outra marca que tenha um cepo "fechado" é preciso trocar o cepo, daí a importância de se saber qual é o cubo (neste tópico presumo que seja Mavic).

Jepas

Obrigado Jepas.
As rodas são umas Cross Ride. Espero que seja só isso. Depois dou noticias.
CD
 

Jepas

Super Moderador
atenção que os linguetes podem saltar durante a desmontagem como o ShadowLord já referiu em cima. Com o cepo retirado convem limpar os liguetes com um pano e solvente e depois aplicar óleo muito fino, porque não convem que agarre sujidade nem os linguetes. A chave é óleo fino e quantidade suficiente para lubrificar, convem até retirar o excesso no fim. Depois disto fica como novo.

Jepas
 

CD

New Member
Diagnóstico feito: Uma das molas desapareceu, desfez-se completamente. Do outro lado está bom.

Onde raio, vou eu arranjar uma mola?

CD
 

jmv

Member
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

Olá a todos os que tem rodas mavic, querem fazer a manutenção dos cubos mas não sabem abri-los aqui vos deixo como aprender, vão a:
www.tech-mavic.com
password: dealer
login ou username: mavic-com
 

jmv

Member
Re: Como Fazer a Manutenção do cepo das Mavic

as vezes não é possivel entrar na pagina da www.tech-mavic.com, vão ao google qliquem tech- mavic e aparece link tecnical manual

PS. O site da página em cima já abre.
 

kosta

New Member
ola pessoal. comigo passa se o seguinte: coloco a roda, ajusto o aperto rapido e fecho-o de maneira a roda ficar bem presa. abanho a roda e ta tudo bem.. se bater com a roda no xao ou descer passeios ou andar em trilhos e voltar a abanar, sente-se perfeitamente que ta larga. alguem sabe o que fazer ou qual o problema. obrigado e cups :)
 

pacoo

New Member
Estava eu a ver este magnifico post, quando reparei que alguem referenciou que o preço dos linguetes é de aproximadamente 3€. Caros amigos, pediram me 15€, recusei logo pagar 15€ por dois linguetes e parece que fiz bem!

Depois de pagar 80€ pelos rolamentos da frente, chegou a hora de dizer nao e acabar com esta chulice!!!
 
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