Realmente este topico tem pano para mangas.....
Também eu tenho uma Sirla de 18 velocidades e sempre fiz com ela tudo, em XC que é a vertente do btt pela qual me interesso. Penso que não se podem avaliar as coisas por uma questão de preços, ou seja, nem sempre o mais caro tem mais qualidade ou é melhor. Por vezes isso é só uma questão de marca. Devemos ter em conta o tipo de componente em si. Passo a explicar.....
Como disse com a minha Sirla fazia praticamente tudo, Pontos fortes.....em estrada, estradões de terra pouco tecnicos....pedaleira grande....18kg de bTT resultado....um treino muscular muito mais eficaz pois a força de pernas desenvolvida pelo facto de ter de puxar aqueles 18 kg .....é um treino do caraças.......A subir .....custa .......mas sobe-se.....até certo ponto...
As mudanças, apesar da lama, lá vão entrando e saltando de vez em quando .......
Agora vamos às limitações......
Subidas muito inclinadas ...............18 vel , por muita força de pernas q se tenha e por muito bom que seja o atleta, não chegam... apartir de certo ponto não chegam pois sem uma cassete com 32 ou 34 dentes .....é para esquecer ......., os desviadores tb não ajudam, subidas onde a meio porque pura e simplesmente a corrente parou e a mudança nao entrou...
Descidas técnicas ou estradas esburacadas, com pedregulhos, etc......descer numa sirla sem pedais de encaixe, sem suspensão, com os travões a fazer um barulho descomunal mas claro sem travar........é para gajos com colh..... , perdoem-me a expressao, ou com tendencias suicidas (infelizmente Been there ..done that
) .....
Já o fiz muitas vezes.....40 km/h a descer com os pés a saltarem dos pedais devido ao facto de escorregarem por causa da lama e dos saltos constantes pelo facto de nao ter suspensão.....e a rezar para conseguir travar para a proxima curva..... 8)
Neste momento sou o feliz possuir de uma RockRider 8.2 com uma Reba Race à frente, cassete 32 ....travoes Hidraulicos LX...11,5 Kg de peso, pedais de encaixe........
Sinceramente todas as limitações que tinha foram ultrapassadas e com os componentes actuais consegue-se fazer TUDO........apartir daqui so depende do atleta...
Gastar 2000 / 3000 /4000 ...7000 Euros já me parece ser um exagero pois a diferença de componentes, na minha opiniao, é super inflacionada em termos de preço e basicamente o funcionamento é semelhante...
Difença de preço entre um desviador XT e um XTR .........falando de cor para ai 60 para 150 euros......será que compensa......
ou dar cento e tal euros por um guiador em carbono e poupar 30 gramas em relação ao de aluminio q custa 20 ou 30 ......compensa , em termos de funcionalidade....não me parece....mas é só a minha opiniao ....
Não podemos ser nem 8 nem 80 .......para concluir .....realmente não se faz tudo com uma bike de 100 ou 200 euros....por muito vontade que se tenha......mas tb não é preciso 3000 para não dizer mais.......com 1000 euros já se consegue fazer a diferença......apartir daqui sim pode-se dizer que só conta a caixa e a força de pernas.......
Boas pedaladas......