Bicicletas 'Low-Cost'

ccca

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Zepic said:
Há espaço para todos, para os que andam ao Domingo quando não chove numa bike de 5000€ e para os que fazem 1000km em 3 meses numa bike "baixo-custo". Tanto me dá que 50 Topbikes passem por mim numa maratona ou que eu consiga ficar à frente de 30 Epics de carbono.

Para mim, o que conta e sempre contará, é o respeito pela condição de cada um, sem preconceitos nem invejas que perturbem o prazer de fazer BTT pelo prazer do BTT.


Mai nada :D :D
 

Vitorzip

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Isto é de facto um tópico que dá "pano para mangas".
Embora eu concorde com um sem numero de coisas que aqui foram escritas ( a ultima foi a do Zepic), não posso deixar de dar a minha opinião.

Eu comecei em 89 ou 90, com uma bike que me custou 35contos e tinha tudo Shimano. Feliz da vida, comecei a andar com um grupo de pessoal (alguns já competiam), e a aperceber-me que existia um mundo de peças e bicicletas, e que a minha estava no fim da lista.
A medida que fui aprendendo e experimentando coisas novas, fui juntando dinheiro para comprar uma bike melhor.
Comprei uma Alpestar com lx completo em 93, por 105 contos, e que diferença era!
Seguiram-se a suspensão, as rodas, os travões, milhares de Km´s de competição e passeios, e sempre me senti integrado nos grupos de pessoas com que pedalava. Sempre que via grandes maquinões nos passeios, tentava saber o que as pessoas achavam delas, e aprender algo com isso. Claro que, se eu era um rapaz novo e ia de bike para todo o lado, todos os dias, achava natural que o meu andamento fosse superior ao de alguns companheiros de passeio. No entanto, também não me preocupava o facto de outros andarem melhor que eu.
Checker Pig, Parkpre, Corratec, Massi, Cannondale,Scott, Cube, Yeti, Trek e agora Storck. Todas pelo prazer de andar com uma bike melhor. Todas pela satisfação PESSOAL de as ter. E uma bike mais cara é mesmo melhor. É melhor a subir, é melhor a travar, a amortecer,desafina menos, faz menos barulho, etc.

A questão é que já não ando como andava, por falta de tempo. Quando vou aos passeios vejo os miudos (e graudos) no inicio da volta a "medirem" o andamento de cada um pelas bikes que têm... e vejo também a alegria de muitos que me passam nas subidas e olham para a minha bike... e os que comentam, como alguem já disse, "eu com esta de 300€ ando mais do que aquele"...

Não é o poder economico, ou a disponibilidade para pedalar que nos distingue como melhores ou piores pessoas. Se não estou em forma, mas vou aos passeios, é pelo gozo que me dá, e não para rotular ou ser rotulado pelos outros, pela bicicleta ou pelo andamento...

Desculpem se me estiquei...
 

ncarvalho

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mariocunha said:
.... até fico palerma com um amigo meu com a sua bicicleta do continente....
Quem fica mal sou eu. No sabado passado ele empenou as duas rodas tudo bem mas quem me dera a mim fazer o que ele faz....

Ainda pensei que tivesses a falar de mim.. apesar da minha bicicleta ser do Jumbo...
Mas quando falaste em empenar as rodas percebi... :( :( sniff sniffff....

Bicicletas low cost... hmmmm.... que poderei dizer.... hmmmm... loL
Comprei a minha no jumbo à uns anos.. na altura os objectivos eram outros... passeios com a miuda pla praia....
Depois o pessoal juntou se pra dar uma passeios mais a serio... primeiro alcatrao... depois terra pó e lama....
Tenho plena consciencia que esta bicicleta é limitada... muito.. mas tambem sinto que nao tenho possibilidade para investir em grande....
nem conhecimento tecnico pra tomar já uma decisao sobre qual a bike que melhor se adequa a mim... e ao meu tipo de "passeio"...
Por isso tenho mantido esta... com algum insvestimento.... e espero pra breve... comprar uma bike ao meu genero... com todas as caracteristicas que procuro....
Se tiver se de ser uma do jumbo ou continente ou uma low cost da sportzone será....
A bicicleta não faz tudo.... ajuda... mas ou tens muito dinheiro e atiraste a matar.. ou entao tens de ir comprando akilo que se justifica...
e explorar o que tens ao maximo antes de partires pra outra....
Blhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..... teorias... lOL

nCarvalho
 

km-zero

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Nunca pensei quando abri o tópico que houvesse tanto interesse à volta do assunto :shock:
Mas ainda bem que assim é, serviu também para mostrar que tanto no forúm como nos trilhos, há todo o género de pessoas e equipamento, mas que o essencial , o espirito de gostar de pedalar livremente pela natureza é um gosto que nos é comum :exacto:
Quanto à questão das 'low-cost' o meu conselho como utilizador de uma é... não experimentem uma de topo de gama ou gama superior... senão lá se vai o porquinho doh das moedas :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

prophet_17

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Boas pessoal ... :p
Pois eu começei a minha "vida no btt" a uns 3meses atras ... e partilho convosco que devia ter entrado a muito mais tempo.
Bem mas vamos lá ao que interessa, eu quando começei a praticar btt começei com uma do intermarche e o k vale é k ela aguentou ainda uns 2 a 3 treinos, mas numa descida mais vertical bati mal com a roda de tras e ela pronto ... entortou :(, e o pedalar começou a sair ... então como queria continuar no btt, pedi uma bina(shimano mtr, com "sistema" xt e lx) emprestada a um amigo meu e la foi treinar. Mas depois apareceu uma oportunidade de comprar uma B-pro ZS8 com um ano de uso, mas em excelente estado, e digo-vos que estou bastante agradecido ao colega que me a vendeu porque esta lá uma grande maquina =D ... e eu já me habituei a ela de tal maneira que não quero outra coisa ... =D ...

mas moral da minha historia, é que não é preciso ter binas caras p'ra fazermos akilo que mais gostamos =D pk msm com as do intermarche, lidl, plus, entre outros, ... fazemos btt ... msm k por pouco tempo :)

Comprimentos a tds vos meus "amigos/as)
 

gato__evolution

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Epa ainda a pouco tempo me ia passando com um colega meu por causa desta historia...A teoria em causa era d k uam bike d 300€ nos leva aos k uma d 1500€ !?
Ora vamos la a ver eu tb ja tive e tenho uma Sirla toda em aço mas tinha o luxo d 18 velocidades Shimano...lol ja fez d tudo ate quase DownHill... mas depois começei a a ter cabecinha e começei a ver k akilo se calhar era um bocado limitado e mais dia menos dia ou me matava a mim ou a matava a ela...lol Emtão resolvi compra uma nova... Uma BH Coronas... k m custou 1500 € em 2001... E a diferença é simplesmente abissal... por exemplo conseguir por mudanças a subir... Fazer descidas a fundo sem ter medo k o gafo se parta, e saber k la ao fundo temso tarvões...etc...etc...
Conclusão se calhar levanos aso msm sitios... mas se calhar em "menos" segurança, com varios probs pelo caminho, mais algum esforço da nossa parte... e por ai adiante! E se kerem k vos diga se puderem comprem uma boa bike por uam razão essencial...

... Mais Segurança
 
Realmente este topico tem pano para mangas.....

Também eu tenho uma Sirla de 18 velocidades e sempre fiz com ela tudo, em XC que é a vertente do btt pela qual me interesso. Penso que não se podem avaliar as coisas por uma questão de preços, ou seja, nem sempre o mais caro tem mais qualidade ou é melhor. Por vezes isso é só uma questão de marca. Devemos ter em conta o tipo de componente em si. Passo a explicar.....

Como disse com a minha Sirla fazia praticamente tudo, Pontos fortes.....em estrada, estradões de terra pouco tecnicos....pedaleira grande....18kg de bTT resultado....um treino muscular muito mais eficaz pois a força de pernas desenvolvida pelo facto de ter de puxar aqueles 18 kg .....é um treino do caraças.......A subir .....custa .......mas sobe-se.....até certo ponto...

As mudanças, apesar da lama, lá vão entrando e saltando de vez em quando .......

Agora vamos às limitações......

Subidas muito inclinadas ...............18 vel , por muita força de pernas q se tenha e por muito bom que seja o atleta, não chegam... apartir de certo ponto não chegam pois sem uma cassete com 32 ou 34 dentes .....é para esquecer ......., os desviadores tb não ajudam, subidas onde a meio porque pura e simplesmente a corrente parou e a mudança nao entrou...

Descidas técnicas ou estradas esburacadas, com pedregulhos, etc......descer numa sirla sem pedais de encaixe, sem suspensão, com os travões a fazer um barulho descomunal mas claro sem travar........é para gajos com colh..... , perdoem-me a expressao, ou com tendencias suicidas (infelizmente Been there ..done that :D ) .....

Já o fiz muitas vezes.....40 km/h a descer com os pés a saltarem dos pedais devido ao facto de escorregarem por causa da lama e dos saltos constantes pelo facto de nao ter suspensão.....e a rezar para conseguir travar para a proxima curva..... 8)

Neste momento sou o feliz possuir de uma RockRider 8.2 com uma Reba Race à frente, cassete 32 ....travoes Hidraulicos LX...11,5 Kg de peso, pedais de encaixe........

Sinceramente todas as limitações que tinha foram ultrapassadas e com os componentes actuais consegue-se fazer TUDO........apartir daqui so depende do atleta...

Gastar 2000 / 3000 /4000 ...7000 Euros já me parece ser um exagero pois a diferença de componentes, na minha opiniao, é super inflacionada em termos de preço e basicamente o funcionamento é semelhante...

Difença de preço entre um desviador XT e um XTR .........falando de cor para ai 60 para 150 euros......será que compensa......

ou dar cento e tal euros por um guiador em carbono e poupar 30 gramas em relação ao de aluminio q custa 20 ou 30 ......compensa , em termos de funcionalidade....não me parece....mas é só a minha opiniao ....

Não podemos ser nem 8 nem 80 .......para concluir .....realmente não se faz tudo com uma bike de 100 ou 200 euros....por muito vontade que se tenha......mas tb não é preciso 3000 para não dizer mais.......com 1000 euros já se consegue fazer a diferença......apartir daqui sim pode-se dizer que só conta a caixa e a força de pernas.......

Boas pedaladas......
 

km-zero

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Boas pessoal,
Cheguei à bocado de Sintra, onde fizemos uma voltinha de 35kms.
Devo dizer que havia um companheiro que fez a volta praticamente toda connosco, e fazia-se transportar numa... exacto SIRLA, 100% rigida, cassete de 7velocidades, e para quem conhece a Serra, digo que a dita SIRLA, fez vários trilhos, nomeadamente o 'trilho maravilha', 'o trilho das pontes' 'a Barragem da Mula', 'a subida dos Jeeps' e muitos outros que não conheço o nome. Pronto ok, ficou-se pela 'Pedra Amarela', pois não quis arriscar em fazer a descida DH, e lá foi ele por alcotroni até à Malveira da Serra.
Como vêm à malucos para tudo, o que interessa é ter espirito para a coisa :wink: O que interessa é sermos felizes :!: :!: :!:

Um abraço e boas pedaladas.
 

carreiras

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Boas,
todos nos que andamos nos trilhos e estrados (btt em geral) ja nos deparamos com bikes boas menos boas e fracas,acabei de chegar da serra de valongo,o que pra quem conhece é uma boa zona de testes e com meu grupo veio um sr... Grande Americo com uma zurk.. que ate eu fiquei para tras..ja pra nao falar no SR Domingos...ambos perto dos 50 anitos.
Mas a melhor de todas foi um domingo deste fui á trofa ver a prova dh que se realizou la,e como toda a gente procura os drops (para aprender algo) e o que mais gostei de ver foi um dos incritos com uma bike tipo mavil (lembram se?) a passar no dito salto com um avontade que bikes como Olimpias,big hit e do genero passaram ao lado.. a suspensao era uma famosa ballistic,ou do genero visto nao tar a espera daquilo nem reparei.. tudo serve para a diversao do pessoal
 

Sonic Reducer

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o importante é que ela pedale e nos de prazer e muitos sorrisos com isso, isso é que é o essencial :D:D , mas devo dizer que a cerca de 8/9 mesitos comprei a minha bixa uma low cost uma astro viper e estou muito contente com ela , adoro-a , fiza algumas modificações avanços por causa da geometria pneus, por causa da tracção que na Arrábida ajuda e a melhor das compras um selim specialized avatar gel , que foi caro mas vale cada centimo , ou seja as alterações foram para ganhar mais conforto e segurança , depois uns pedais de encaixe e etc, como ja alguem disse o que vale essencialmente numa bike mais cara é isso a segurança e o conforto que ela porporciona de resto quer seja low cost ou que valha 5000€ o que intressa é que quem nela anda no final do trilho saia com um sorriso e se sinta contente com ele próprio e com a bike que possui pk afinal o btt é isso mesmo :D:D o desafio de subir aquele monte ou aquela serra ver aquele trilho que ainda n tinhamos visto, ou seja satisfação pessoal
 

rmpro

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Eu ainda ando na minha de Aço na arrabida, não sei se é sirla ou confersil pq foi me dada e como não estava para gastar guita numa nova. Coloquei-lhe um desviador Alivio e um esticador Turney só sei que da ultima vez que vim de lá da ultima descida que fiz cheia de calhaus e buracos ela veio com um andar novo e mais pesado tal eram os empenos, mas filha da mãe ainda fiz mais 10 km sem parar até ao carro, não me venham dizer que os meus colegar se cansaram pq eu tive q pedalar por 3 :twisted:..
Este fim de semana estou lá outra vez com ela afinadinha... 8)
 

jonypaul

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quando comprei a minha, pareceu-me incrivel o preço: 260 euros, a Berg.
É mais do que suficiente para o que preciso, e foi um investimento baratissimo...
Eu por acaso não sou gozado pela bike ( principalmente porque sou o unico BTTista da turma xD ), mas certamente não gozo com outros...
É certo que preferiria ter assim uma Specialized Hardrock, que são as muinhas preferidas, mas por enquanto nem fui eu que comprei a bike, foi o meu pai que me dava um limite de 300...

O mais importante é que mesmo com uma "Baixo-Custo", ando mais do que grande parte dos "cotas" ( desculpem xD ) com grandes bikes! E divirto-me, que é o mais importante
 

osodrac

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é claro q estes tópicos um gajo responde sp...meninos...eu tou a montar uma kona q na totalidade vai ficar aí nos seus 500 e tal eurácios...(q fartura) e n tenho vergonha absolutamente nenhuma de dizer q antes de me terem dado uma kx,(q foi aí q o bicho despertou) :mrgreen: :mrgreen: eu subi e desci a serra da estrela umas poucas de x cuma bicla de ferro, sem suspensão, a doer-me o cú cumó caralh** do selim a cair aos bocados, com mudanças sei lá q marca e lado a lado com cannondale´s e coisas afins...e não fui eu q fikei para trás.... e orgulho-me de o ter feito..sei q era e foi uma pequena loucura, mas soube muito bem e ai dakele q fizesse troça pq eu n ando c pessoal desse...n é n andar...é evitar pq o q é de mais chateia..tipo uma ou duas x o gajo dizer q ...já trocavas de bicicleta, não??? pa um gajo se aperceber (com razão) de q precisa de uma coisa melhor se ker andar com algum e mais conforto, mas o q já passa isso já se torna mto chato e um gajo vai andar n é pa se chatear e andar a ver quem tem a melhor pa isso vou a uma loja qq e tão lá das melhores q o dinheiro pode comprar...é tipo qdo um men tava a tomar banho ao fim das aulas de Ed.Física no secundário a ver kem tinha a galga maior...isso é treta....lololol abraço a todos
 

Antonio Faisca

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Pessoal, este fim de semana tivemo uma companhia especial :mrgreen: :mrgreen:

Um companheiro do pedal com uma Bike que realmente é Low-Cost, por que custa tanto como a cassete que quero meter na minha humilde mas possante Astro Viper (quadro igual ao Sonic Reducer mas cor titanio)!!! Ou seja uma bicicleta de 50 € mas um par de pernas que deixem-me dizer :s :s O piloto Gato no final e quando o companheiro brazileiro se foi embora só dizia "Fogo, estava a ver que não acompanhava o homen"!!! E a descer não se cortava nada!!!!

Agora vejam:

dsc07651xv2.jpg


dsc07642zd6.jpg


Um companheiro brazileiro super simpático e bem disposto!!!

Em relação ao assunto a minha opinião é que realmente as coisas fazem-se de uma maneira ou de outra, mais fácil ou dificil, mais duro ou mais suave, tudo dependendo do que se têm na máquina!!! Por exemplo começei com uma RST Gila Plus e fiz quase 2000 km com ela, ela trabalhava e servia!!! Mas tive a possibilidade de meter uma Marz EXR Pro, que não é gama alta ou média mas trabalha muito bem e percebi a diferença entre gamas e material!!! Agora a descer não têm nada a ver, a ultrapassar os obstáculos e a ler o terreno é brutal a diferença!!!
O próximo passo vai ser a transmissão, mas enquanto a alivio/deore aguentar também não leva msis nada!!! Depois os travões!!! Básicamente a minha forma de ver isto é, depois de estragar ou morrer meto sempre melhor!!!

Acreditem, também pensava que o pessoal era tolinho por gastar tanto guito nas bikes, mas já me apercebi da diferença....mas eu vou gastando devagarinho.... :mrgreen:

Abraço e acima de tudo, entre-ajuda e companheirismo porque o vicio é igual :mrgreen: :mrgreen:

Tó Faisca
www.angarnabtt.no.sapo.pt
 

Sonic Reducer

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e mais nada esse brasileiro demonstra tudo, é preciso é pernas e vontade mas tb consciência dos riscos e das aventuras, no passado domingo fui fazer o meu primeiro empeno na arrábida e devo dizer que a minha astro viper se aguentou muito bem , com a minha rst e as minhas rodas vuelta e o desviador tourney , epá tudo o que as pernas deixaram subir eu subi , tudo o que tive confiança para descer desci , e digo-vos n teve uma falha n saltou uma mudança , foi sempre a pedalar, as pernas é que faltaram pk por ela era sempre a andar, agora so lhe falta uma melhor suspensão com mais curso pk a minha rst deve ter 50/60mm de curso e gostava de ter um pouco mais , ja noto que me fazia um pouco de falta pk as vezes a certas coisas que n desço por achar que a suspensão vai esgotar, agora voltando ao amigo brasileiro epá uma bike dessas é algo arriscado descer certos sitios, pk pode partir o guiador ou o espigão ou assim... e isso sim é perigoso, pk essas bicicletas foram feitas para voltinhas de estrada junto a marginal , mas é preciso é espírito e força nas pernas
 
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