BeOne Black - 7881 g

FiCaçador

Elos Rápidos
Enfim, depois de tanto proclamar em relação aos novos Hope Race X2 e às suas vantagens em relação aos Formula R1, parece que está prestes a haver uma reviravolta no marcador. Surgiu um bom negocio para os Formula num site de onde estou a mandar vir material, o que me levou a reconsiderar a escolha e lêr umas reviews especializadas aos Formula.
Conclusões retiradas: Uma maior afinação ou manutenção pode ser necessária mas o maior aspecto negativo é o preço, peso, potência e modularidade fora do normal, problemas além de uma fuga na manete não muito significante não há nada de especial.
Assim sendo, mudança de planos, mesmo continuando sem saber nada na prática sobre os Hope, mas hei, por algum motivo eu mantive os Formula R1 como hipotese!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nova mudança de planos, os R1 onde eu os queria comprar desapareceram! No entanto os planos continuam para os Formula R1, já os tenho encomendados numa outra loja. Isto dos travões não é facil!
Tive a fazer as contas e com as alterações que se seguem vão à vida umas 900g, o que quer dizer que a bike vai ficar com cerca de 8kg! Assim fico mais curioso, ficará acima ou abaixo dos 8kg? Agora só depende da sorte com os pesos reais que me calharem!
 

fitty77

New Member
Ya, e eu ia para os encomendar hoje de manhã e.... ups, desapareceram.... Que cena. Alguém sabe de um local onde andem mais ou menos pelos mesmos valores? Na França há uma loja, onde vendem o travão da frente com preços parecidos a metade dos valores da Kompressor, mas não existe lá o de trás....

Contudo, se interessar a alguém, os CR Mag estão na Kompressor a um óptimo preço também. Desculpem o off-topic, mas poderá ajudar alguém.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Uma pequenina nova aquisição para a bike, enquanto as alterações maiores ainda estão a caminho...

2 anilhas espaçadoras de direcção de 5mm
dsc02321pa.jpg


São 14g a menos em relação às actuais, que são maiores e mais pesadas. A somar a isso há ainda o bocado do tubo de direcção que ei de cortar quando as montar.
Novidades maiores (e leves) para a semana, espero eu...
 

Frei

New Member
Parabéns por este grande porjecto FiCaçador ;)

Tenho vindo a acompanhar este tópico, mesmo quando era a rockrider e foi uma evolução enorme.

Tens aqui uma grande bike, muitas felicidades com ela e da-lhe kms :D

Abraço e Boas Pedaladas
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Hope Race X2

Pois bem, já que comecei a falar destes travões, agora acabo...
Ainda bem que ainda consegui mesmo à conta uns Formula R1, pois os novos Hope, quanto ao peso, FAIL:

frente 160mm:
race%20x2%20front%20compleat%20(Custom).JPG


Race%20x2%20front%20(Custom).JPG


trás 140mm com adaptador:
race%20x2%20rear%20compleat%20(Custom).JPG


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No meu caso e para a maioria seriam 600g para o conjunto completo.


Os famosos testes publicados pelas revistas Alemãs também não são muito satisfatórios:
pbpic4555531.jpg


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Peso - 5*
Modulação - 3,5*
Ergonomia - 3*
Potência - 2*
Resistência à fadiga - 1,5*

Em comparação com o Formula RX, os Hope só ganham no peso.

Mas os testes valem o que valem, se tivesse ido para os Hope concerteza não ficava mal servido, mas acho que fico melhor com os Formula.
 

fitty77

New Member
Esses travões Ashima têm um aspecto brutal, e já os vi em pré-venda num site qualquer (acho que em França...). Mas o peso não rivaliza com os R1, pelo que sei. Em relação aos Hope, realmentesão leves, mas a minha ideia em relação à sua potência de travagem, é mais ou menos aquela que o teste lhe atribui.... Agora, onde é que arranjo os R1 a um preço decente, uma vez que o Ficaçador deve ter levado o ultimo par da Kompressor? :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Chegaram as novidades leves!

E começaram as pesagens.

Começo já pelos pneus:

Schwalbe Racing Ralph Evo 2.1 - 463g
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Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1 - 423g
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Agora para a transmissão:

Shimano Dura Ace 9v 12-27 - 180g
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Shimano Dura Ace FD-7900 34,9mm - 77g
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KMC X-10 SL - 246g
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E finalmente os travões:

Formula R1 frente - 174g
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Formula R1 trás - 187g
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Ashima 160mm - 85g
dsc02346c.jpg


Ashima 140mm - 68g
dsc02345g.jpg


Adaptador - 19g
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Parafusaria em aço - 59g
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Conjunto frente - 282g
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Conjunto trás - 310g
dsc02353u.jpg


Travões completos - 592g
dsc02356o.jpg



A Shimano e a Ashima não desiludem nos pesos, podemos contar com o que eles anunciam.
A Schwalbe também não errou por muito, só foi pena ter sido por cima.
A Formula é que desiludiu mais, aquelas malvadas alavancas de aluminio, porque não magnésio? Por outro lado os travões são lindos!

Entretanto conto mandar a suspensão para uma revisão e no fim de semana começar a testar o material todo.
Até lá ainda há coisas a fazer, cortar o guiador, os bar-ends, o tubo de direcção da suspensão, trocar material, converter pneus novos a tubeless...

Estou especialmente ancioso em experimentar estes travões, fazer umas travagens, dar umas cambalhotas asseguir!

Cumprimentos e boas pedaladas!
 

ivan luis

New Member
Tanto upgrade, eheheheh :D

Realmente tiveste um bocado de azar nos pneus. E na transmissão? Pela escolha da tua cassete, calculo que mantenhas os três pratos...

Quanto aos travões, não sei de que te queixas tanto :twisted: A diferença de pesos entre umas alavancas em magnésio e de alumínio é quase irrisória. O facto de serem em alumínio até é uma vantagem pois evita-se que o óleo corroa a alavanca, ao contrário do que poderia acontecer com os modelos que as têm com magnésio. Penso que esta tenha sido a razão para a Formula ter colocado as alavancas em alumínio nos seus novos modelos.

Bem, agora monta lá isso tudo e pesa essa bike numa balança decente 8)

Cumprimentos
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Sim os três pratos mantêm-se.

Disso do magnésio e da corrosão dele não sabia, assim já faz mais sentido a mudança da Formula para o aluminio. Uns parafusos em titanio é que eram bem vindos, a pesar cerca de metade dos de aço seriam 30g que iam à vida. Mas isso é para outras alturas.

Balança decente é que vai ser mais complicado, mas posso fazer melhor, pesar as rodas completas e somar tudo, tenho os pesos de tudo registado em foto, só faltam as bichas.
 

fitty77

New Member
Ficaçador, mas porque é que não usas os discos dos R1? Pesam mais 4gr, é verdade, mas são mais confiáveis que esses, não achas? É que esses, muito abertos, têm menos superficie de travagem, e embora os Formula sejam suficientemente potentes para lidarem com eles, isso requer mais das pastilhas, gastando-se mais depressa. Digo eu...
 

HR

New Member
Epá tantos (e bons) upgrades!!!

tens aí algo que me é familiar, essa cassete 12-27, já a tenho a rolar à uns tempos e até ao momento 5*! Estou tentado numa próxima mudança de transmissão a tentar os 2 pratos com uma cassete 11-32 mas a ver vamos se não me arrependerei...

Esses travões são outra "coisa" que me tira do serio pois tem um peso :shock: e só com a mudança destes vais tirar uns gramas valentes!

Esses pneus são para montar como tubless?

De resto continua com o teu excelente projecto pois está cada vez melhor e mais leve!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

FiCaçador

Elos Rápidos
fitty77, os discos dos R1 também os tenho aqui comigo, e na medida 160mm, e se queres que te diga embora esteja mais inclinado para os Ashima, ainda tenho algumas dúvidas. Mas estéticamente prefiro os Ashima e os 140mm atrás, e o peso também altera mais porcausa do disco de 140. Além disso, os discos que sobrarem estão a mais, e os Formula são mais valiosos.
Não tenho dúvidas que os discos Formula sejam melhores, mas a diferença também não deve ser nada de especial.
Já agora, o peso dos discos Formula 160mm oscila entre os 86-87g, marginalmente mais que as 85g do Ashima 160mm.

Os pneus são para montar tubeless sim.
A cassete penso que vou gostar das relações novas, depois digo algo acerca disso quando experimentar.

O desviador novo ainda vai ter que ter uns encontros com a lima para trabalhar com 3 pratos.
 
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