Back to black: on one 456

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Nao será ao contrario? amigo tinric, o aluminio será mais dificil reparar, pois ou o trabalho se faz bem feito ou corre se o risco de enfraquecer o aluminio na periferia da soldadura?
 

tinric

Super Moderador
Sim, na zona que é, refiro alumínio contra carbono...
E sim, claro, espera-se um trabalho bem feito. não digo que seja coisa para se fazer por quem não domina a matéria, mas sim por profissionais.

abraço
 

PedroTenreiro

Active Member
Adorei o mission. Adorei o conforto que me proporcionava e o ride quality. Foi com muita pena que em meados de Abril o vi partido. Não me sentiria à vontade com ele, mesmo que, reparado, não me viesse a dar problemas. Simplesmente não me sentia tão à vontade como sempre me senti. Está já noutras paragens e espero que dê tantas alegrias ao novo dono como me deu a mim. Um quadro 6 estrelas.
Depois do azar que tive com a Merida, decidi armar-me em masoquista e trocar o conforto por algo mais "hardcore" ou melhor "hardtail". Numa palavra: voltar às origens... ou quase.
O escolhido foi o Whippet. Porquê? Porque reunia em si tudo aquilo que eu estava à procura: relativamente acessível, aparentemente robusto, compatibilidade com 650b (just in case) e com quase todo o meu material. Digo quase porque tive de trocar o desviador frontal para um direct mount. Por último embora seja subjectivo uma estética fenomenal principalmente quando a luz incide sobre ele e revela reflecte a heterogeneidade da malha de carbono que lhe confere um efeito muito bom.
Comparar os dois quadros será comparar a água com vinho: ainda sem ter experimentado a sério o whippet, sei antemão que provavelmente terá mais pontos negativos do que positivos quando comparado com o mission, começando na falta de conforto e acabando na tracção. Sei que estes dois pontos de análise serão indubitavelmente muito mais ausentes neste quadro. Isso é dado assente. Mas, estou arrependido? Não. Este quadro terá certamente pontos a favor, começando no peso muito mais baixo que certamente me ajudará nas subidas e acabando numa eventual maior agilidade nas descidas (que serão agora feitas mais em pé do que sentado!!!). Tudo tem os seus prós e contras.
Outro ponto positivo e estando mais alerta agora que o azar me bateu à porta, é a capacidade inerente de reparação do carbono que é superior à do alumínio isto sem perder resistência.
Como ainda não tive disponibilidade para o testar, apenas farei uma análise mais aprofundada do comportamento na próxima semana. Até lá, deixo as fotos não as desejadas, mas as possíveis (leia-se manhosas).




 

Miguel79

New Member
Gosto bastante,muito discreta mas muito bonita!!! ;)
Agora é desejar-te a melhor das sortes e muitos kms com a montada nova!!!
Abraço.
 

emsfc

New Member
Assim de repente faz lembrar a tua Zoulou na última versão all black :)
Parabéns! Ficou catita. Faltam agora as fotos cheia de pó e lama!
E peso? Já a levaste à balança?
 

PedroTenreiro

Active Member
Faz sim sr. Embora o zoulou me parecesse mais relaxado.
Quanto a balanças, ainda não foi nem é prioridade mas com estes pneus (kevlar convertidos) deve andar na casa dos 10 ou 10 e pouco. O quadro, apesar de ser em carbono pesa umas 1400g o que não é nada de especial. A robustez paga-se assim... Sei uma coisa: está muito mais leve que a minha merida.
 

Tiagobart

Member
Embora achasse muito bonito o quadro anterior(pena o que aconteceu), a nova montada não perde nada em estilo e ganha em peso... Qual o tamanho do quadro?
Boas pedaladas
 

PedroTenreiro

Active Member
Tiago sem dúvida que o mission era muito bonito. Também sou dessa opinião, evidentemente. Este embora diferente não é mais feio ,não senhor.
Tanto o merida como o on one são 16 polegadas e são muito semelhantes em termos de geometria. Este whippet tem o tubo de espigão e testa mais curtos e o top tube mais longo do que os do merida. Acho que o tamanho ideal para mim é mesmo o 16. No merida sentia-me muito bem e neste não me sentirei pior.
 

Tiagobart

Member
Eu tenho 1.65m e uso 16...ando de olho num quadro epic (do genero da mission) 16 também, não sei se me ficará grande, porque as HT tem sempre uma geometria diferente... Sem duvida tá grande maquina na mesma!
Boas pedaladas
 

PedroTenreiro

Active Member
Eu tenho cerca de 1,72 e tanto na merida como neste uso avanço de 90º, guiador lowrize de 640mm e fico muito bem encaixado na bike.
A spec tem tamanhos impares. Se calhar é um 15. Mas é uma questão de medires os tubos e comparares com a tua. Principalmente o tubo de espigão.
 

PedroTenreiro

Active Member
Primeiro teste. Foi curtíssimo, uns 20km, mas já dá para tecer algumas ilações acerca do novo conjunto.
Os contras primeiro...
- Conforto. É evidente a sua diminuição. Está é sem dúvida a diferença mais gritante. Naturalmente que é. Dá para fazer troços mais ou menos irregulares sentado porque o carbono sempre absorve qualquer coisa... mas desengane-se quem pensa que faz milagres: não faz e aqui não há volta a dar. Talvez com menos pressão na fox e nos pneus poderei adicionar mais qualquer coisa ao conforto mas nem de perto se compara à merida.
- Tracção. O pneu traseiro derrapou umas duas vezes a subir estradão. Pode não ser apenas da mudança de quadro, uma vez que troquei os wtb por um conjunto da maxxis super rolante que, tinha cá por casa, para derreter agora no tempo mais seco e decidi guardar os wtb para o próximo inverno (ainda não é desta que os continental saem da caixa).
- Confiança a descer. Esta não desce mal, mas já lá vamos... No entanto, a merida perdoava mais os erros na escolha dos trajectos.
Os prós...
- Ergonomia.Confirma-se a minha quase perfeita adequação ao quadro. Parece mesmo que foi feito especialmente para mim. Talvez o avanço mais baixo ficasse ainda melhor mas para já vou deixar assim porque não me senti mal.
- Subidas. Confirma-se também os bons dotes trepadores deste quadro. De outra coisa não estava à espera, tendo sempre presente a antecessora. É muito mais leve do que a merida o que tem óbvias consequências neste aspecto.
- Peso. Como disse acima, muito mais leve que o mission. Não os pesei mas arrisco a dizer que deverá ser mais leve em mais de 1kg. Obviamente que isto tem consequencias a nível do comportamento, principalmente a subir mas também a...
-... Descer. Vamos ver se me consigo explicar. Parece ser um bocado contraditório tomar isto como um "pró", principalmente quando disse acima que um dos contras era a menor confiança nas descidas. É verdade, mas apenas o é para malta que, como eu, não tem grande kit de unhas. Acredito piamente que alguém com umas (unhas) afiadas, uns pneus capazes e um grande par de tubaros, consiga descer mais rápido nesta que na mission por ex. além de que também acredito piamente que nos singletracks consiga tirar maior proveito deste quadro, fruto da maior agilidade. Mas não vamos dourar a pílula: este galgo parece ser imperdoável e manda-nos ao chão sem dificuldade se escolhermos mal uma linha.
De resto, é uma experiência muito mais pura, mais desafiante e diria mesmo, mais divertida para quem consiga sacar todo o potencial deste quadro. Espero daqui a uns tempos e depois de a conhecer melhor, conseguir dominar melhor a pantera, mas pela curta amostra de hoje, gosto bastante... Ah, e volto a dizer de novo que em termos estéticos este quadro é qualquer coisa.
Umas chapas nos maus caminhos que também não ficaram nada de jeito:

 

PMTC

New Member
Simples e "quase discreta", a suspensão em preto com autocolantes vermelhos ficava aí a matar. Um visual all-black com aqueles pequenos detalhes em vermelho que tens ficava qualquer coisa :yeah:
O quadro é bastante bonito e transmite um ar robusto. Esquecendo os prós/contras e falando apenas na estética, eu prefiro este On One que o Mission.
Agora é dar-lhe km's e poeira...
 

STIG_73

New Member
Boas Pedro!

Tu trocas mais rápido de quadro que eu troco de camisa...

Esta nova montagem está muito na linha do Zoulou que tiveste, com a vantagem de este quadro ser em carbono que, sejamos honestos, é sempre uma mais valia em termos de conforto.
Gosto da estética, não gosto da suspa em branco, em preto caía que nem uma luva e o lettering vermelho "fere" um pouco a vista (minha opinião, vale o que vale).

Desfruta da nova máquina e que a mesma te proporcione muitas alegrias.

Vens fazer a rodagem a Coimbra domingo?
 

shifTTer

New Member
Boa tarde Pedro

Antes de mais, parabens pela nova montagem. Parecida à que aqui apresentei há um ano atrás. Componentes fiáveis que não deixam ninguém pendurado, qualidade transversal a todas as montagens que por aqui no tópico têm passado. Decerto ficará alguma pena pela Merida mas a Whippet, sendo uma realidade diferente por estarmos a falar de uma rígida, é uma bike excelente. Foi o quadro que me acompanhou durante sensivelmente um ano e, não fosse ter aparecido um negócio para comprar uma das bikes com que sempre sonhei, manteria esta bike por muitos anos.

Foi com alegria que me apercebi, quando vi as primeiras fotos aqui no forum, que o “meu” whippet foi para outras paragens, mas que dado o seu destino vai ser igualmente bem tratado.

Um forte abraço e boas pedaladas com o galgo.

João Marujo
 
Top