A questão dos cães...

Tork-Torkum

New Member
Até agora eu tambem nunca tive problemas, o segredo nesta historia e mostralies que nao temos medo. Uma voz firme energiqua. " Tché!! Treppel!!! " E assin que se faz no Luxembourgo, aue quer mais ou menos dizer Xooo! Pisgate! :)

Mas como um de voces ja disse. Os animais sao nossos amigos! As vezes até mais do que os seres humanos ;)


A prova, é a monha Kitha, uma cadela de rassa Rottweiler. Bué meiga, sempre a qurer brincar e muito mais.
 

Xure

New Member
Adoras cães, mas mandas bicos... :lol: Yaaaaaa, meu! Olha lá se não gostasses de cães!!!

Desculpa dizer-te isto, mas tu és daqueles que merecia ter um encontro imediato, com um fila brasileiro, por ex, para piares fininho. Qual culatra qual quê pá. andrextr
 

fitty77

New Member
Por acaso, concordo dom o hmorm....
É assim, até hoje, nunca tive de andar à cacetada a nenhum. Faço tudo por tudo para evitar isso. Obviamente que se um cão vem atrás de mim, a maior parte deles quer é brincadeira. Por vezes até paro e brinco um pouco com eles (estou-me a lembrar do caso duns canitos que estão num sitio por onde passo, que todos os dias vêm atrás de mim e até me fazem companhia.... lol). Mas obviamente que se vem de lá um bicho grande para caraças, completamente enraivecido para e dar uma dentada, primeiro enxoto-o, se der para fugir, fujo, se não, saio da bicicleta para ver se ele se acalma, mas se mesmo assim não resultar, leva com a bicicleta na tromba e acabou, ou uma pedrada. O que é que há a fazer? Um gajo tem que se defender. Nunca tal aconteceu, é verdade, e espero nunca acontecer. Mas.... se tiver que me defender, vale tudo o que me lembrar na altura.
 

Xure

New Member
hmorm,

Li o que escreveste e claro que não critiquei sem sentido. E mto menos sou dono de qq tipo de razão. Faz-me apenas confusão o facto de se dizerem amigos dos animais, mas nem sequer se dão ao trabalho de os tentar compreender.
A maioria destas situações são evitaveis, quando não o são pelos donos, (que sem duvida são os principais culpados), podem ser por nós. Por algum motivo somos animais racionais e não deveria ser normal reagir por impulso. É isso que faz um cão por exemplo, quando vê uma bike. Reage por impulso e nem pensa mto bem porque o faz.
Claro que se um dia tiveres um cão a tentar morder-te, apesar de ser um defensor dos animais a 100 %, não digo que deixes q ele tem morda, como é logico. Agora pensa bem se a melhor forma de reagir será a agressão, porque posso garantir-te que se o cão for de porte respeitavel, estás a fazer com que o lado agressivo dele se manifeste ainda mais e não terás o resultado que esperas, pois vais ter a devida resposta e da pior maneira.

Nunca tive qq tipo de problemas com cães e devo dizer-te que se deve ao facto de os ter tentado perceber e com isso prever algumas situações e tomar medidas correctas, que não passam por agredir, nem o diabo a 7.
Se leres este topico na sua totalidade, verás que mtos membros, incluindo eu, já deixaram algumas dias sobre a forma de lidar e de evitar estas situações.

Posso indicar-te duas.

Uma é desmontares da bike, e passares o mais calmo e discreto possivel, outra, é nunca olhes nos olhos do cão. O resto é como te digo lê neste topico, e se achares que não serve, reage como entenderes.

Posso te dizer sim que o unico stress que tive no meio de uma volta, foi com um cavalo e ai sim vi a minha vida a andar para trás e safei-me por pura sorte, pois no caso de ele realmente querer fazer mal não havia bicos ou outro qq metodo rambesco, que me safa-se. Posso dizer que não é nada habitual este tipo de comportamentos neste animais.

Que fique claro que a tua resposta para mim foi clara, no sentido em que referes o uso da violencia, sem qq tipo de recurso, mesmo como tu dizes, gostando de cães, e quis com isso deixar-te a noção que exitem cães que não é com um bico que te safas deles, dai ter falado numa raça de cão que é estupidamente grande.

Encara esta minha critica como uma ajuda, e não como uma opinião politicamente correcta, nem dogmatica, do ponto de vista do uso ou não da violencia. Se esse for o ultimo recurso e dai depender a tua integridade fisica, claro que terá de ser usado.

Votos de bom natal, com mtas pedaladas e sem cães.

Abraço
 

Xure

New Member
hmorm,

Fico contente por nos entendermos, e desde já te peço desculpa se na minha primeira resposta fui rude contigo.

Grande abraço
 

MAMM

New Member
2 C's que não ligam - Canelas e Cães

Caros Colegas (2 C's de novo)

Um dos terrores dos ciclistas são os cães, Aparecem quando menos se espera, fazem-nos cair e, pior, esperam que passemos para depois ficarem em posição de filar as nossa canetas desprotegidas, algumas mesmo super desprotegidas devido à depilação.

A questão pode não ser pertinente, para quem nunca foi ferrado ou sériamente ameçado de o ser.

Assim aceito ideias e sócios para comercialização de uma canaleira à prova de canídeos mais violentos a não ser que haja, no mercado e que alguém me diga onde, algo que me convença que esta ideia da canaleira pode vir a ser um má aposta comercial.

MAMM
 

cácá

New Member
Re: 2 C's que não ligam - Canelas e Cães

Caro, não há nada como ter uma pequena Bomba de Ar sempre á mão e mostrá-la aos mais atrevidos.
 

fitty77

New Member
Não há nada como assobiar e chamá-los. 80% só quer é brincadeira. Os outros 20%, não há nada como desmontar da bicla e começar a andar. Os gajos mudam logo de atitude. Se mesmo assim eles continuarem a investir (aqueles mesmo raivosos), levam com a bicla em cima e pronto. Primeiro está a nossa saude. Mas deve-se tentar levar os animais sempre na forma menos violenta. Muitas vezes estão a guardar o território, ou seja, aquilo para que foram treinados, e se os levarmos na boa, por norma eles começam na brincadeira e pronto, está resolvido o problema. Assobiamos-lhe e tal, para eles nos conhecerem para a próxima, umas festas e tá a andar.... São animais, mas são nossos amigos (alguns não, mas pronto :mrgreen: ), não se esqueçam.
 

rjcm

New Member
Já uma vez fui deitado ao chão de uma bicicleta e mordido por um pastor alemão. Era eu miúdo e ganhei um certo trauma com isso, que ainda hoje me faz às vezes alterar o percurso nas voltinhas pelo monte, sobretudo quando vou sozinho. :oops:

Isto porque enfrentar cães serra da estrela pastores, ou grupos de caçadores não está ainda nas tarefas que consigo fazer com o desejado sangue frio...

Felizmente ainda não tive nenhum azar, e à base do sprint, de abrandar e passar de fininho com muita calma, ou mesmo de voltar para trás lá me tenho safado.
 

Diogo Gaspar

New Member
Re: A questão dos cães...

Ja por algumas vezes tive cães "as pernas". Normalmente vem atrás de nós so para assustar, mas tive um caso de um rafeirito que queria algo mais... :twisted: Apenas tirei o pé do pedal, e zaaasssss.... Uma biqueirada no focinho!!! Foi remédio santo. Esse como ja sentiu o quanto rija é a sola das nossas botas, que talvez tenha aprendido a lição.

Atenção que eu sou defensor dos animais, mas neste caso agi em auto-defesa.
 

MAMM

New Member
No meio de tanta resposta ainda não encontrei a que me interessa. Cada um tem a sua técnica, mas o que quero saber é se alguém conhece uma técnica que sriva a todos.
Por exemplo a ASAE podia obrigar todos os cães a andarem com açaime e multar os donos que não cumprissem.
Também já ouvi falar de usn sprays atordoantes, nunca os encontrei foi à venda (parece que é proibido). Ou usn apitos ultrasons que afastam os canídeos, mas também nunca encontrei nada à venda.
 

Teodoro

New Member
O que me lixa mesmo mais é o caso em que o dono do béu béu está ali ao lado, não faz nada para o segurar e no fim depois dum gajo ter que parar, nem desculpa pede!
 

Miguel Cardoso

New Member
Realmente os cães são um perigo para quem anda de bicicleta, eu ao inicio tinha algum receio/medo nos encontros inesperados, até ler na Bikemagazine uma dica para lidar com os mesmos nestas situações, em caso de investida basta atirar um esguincho de agua ou bebida energética :D do obidon para o animal e lá vai ele de rabinho entre as pernas, em tres anos de prática de BTT tenho usado sempre este método e resulta, é tiro e queda.

Cardoso
 

Próspero

New Member
Viva,

Eu por acaso comprei na net uma cena que faz um ruído ultra sónico, som que os humanos não conseguem ouvir mas que para os caninos é bastante irritante, até agora ainda não precisei.

Tenho um amigo que sempre que sai para as suas voltinhas pelo monte leva um saquinho de pimenta :)

Diz que é eficiente
 

pmra

New Member
Eu já me precavi... até porque já assisti a um ataque violento de um cão a uma pessoa sem motivo aparente.
Onde moro, a cãozada vem sempre atrás de mim mas o que me fez ponderer auto-defesa foi um dia ver um rotweiller olhar-me fixamente a uns 50 metros de distancia. Valeu-me a obediência do animal ao dono que se pôs logo aos gritos.
Já vêm a caminho 2 destes, parece o mais fiavel e aqui o mais em conta http://www.maplin.co.uk/Module.aspx?TabID=1&DOY=search&ModuleNo=33094&criteria=

Não tenho nada contra eles e compreendo a atitude deles perante nós tão estranhas criaturas, mas isto bem usado não atenta contra o bem estar dele e é apenas para auto-defesa.
O grande problema vão ser mesmo os cães surdos :mrgreen:
Boas pedaladas!!
 
paulop said:
Viva,

Eu por acaso comprei na net uma cena que faz um ruído ultra sónico, som que os humanos não conseguem ouvir mas que para os caninos é bastante irritante, até agora ainda não precisei.

Tenho um amigo que sempre que sai para as suas voltinhas pelo monte leva um saquinho de pimenta :)

Diz que é eficiente

Mas, é para temperar o cão? :mrgreen: :mrgreen:

Agora a sério, também já passei por uma situação bem complicada com um encontro com um rottweiler. Valeu que vinha a descer em grupo e o cão, que se encontrava solto (o dono trazia a trela na mão), não se decidiu sobre qual atacar. Valente susto.
 

Teodoro

New Member
Sim, os canitos são maus para nós.
Mas são mesmo um perigo para os tipos da estrada. Esses se acertam no canito, à velocidade com que andam, e nos autênticos "aranhiços" com que se passeiam, é balde certo e a doer...
:oops:
 

AMF

New Member
Quando vamos em grupo o cão normalmente aguarda pelo último a passar, portanto muito treino para não ser o último :mrgreen:

Tive um episódio engraçado quando num Domingo de manhã completamente sozinho no meio do mato, me vi rodeado por quatro almas caninas aparentemente com vontade de fazer de mim pequeno-Almoço.

Após um pequeno período de apreensão e alguma indefinição sobre o que fazer, aparece-me muito calmamente uma criatura de barriguinha proeminente, camuflado e caçadeira ao ombro, que diz: - Não tenha medo que não fazem mal, isto é apenas por verem algo de estranho.

Ainda hoje estou um bocado intrigado sobre o que quereria dizer com algo de estranho. Pensando bem não sei se o pior seriam os cães ou ser confundido com um coelho pelos portadores da "canhota".
 
Top