Deixo aqui a minha experiência com os pneus que utilizei na minha Bike:
Utilização : Alcatrão (50%) / XC (50%, serra de Sintra principalmente)
Km : 40/45 semana
Bike : Hardtail
Peso Biker : 95 Kg
Tipo condução: XC moderado (mas a ficar mais agressivo)
Frente:
Maxxis Ignitor 1.95 (arame) -- Peso 560 gr -- Pressão utilizada: 2.8 bar (XC) / 3.0 bar(alcatrão)
Pros:
- Aderência em todo o tipo de terreno, seco, molhado, rocha, lama, terreno solto, etc, etc;
- Perdoa as asneiras dos rookies, precisa de muito para lhe tirarem a compostura e mesmo ai.... 5*;
- Baixa resistência ao rolamento;
- Confiança a curvar.
Contra:
- Tamanho, mesmo em 2.10 parece pequeno em relação a outras marcas de pneus;
- Desgaste rápido (presumo que muito devido ao alcatrão);
- Escorregar sobre raizes ou troncos molhado, nada que não se controle mas...;
- Preço das versões Kevlar e dificuldade em encontrar sem ser online;
- Peso das versões arame.
Conclusão:
Usado na frente dá uma confiança enorme em todas as situações e é extremamente previsivel mesmo nas situações limite.
Com o actual pneu em fim de vida, e com a confiança a aumentar, vou apenas passar para um 2.10 para acompanhar o estilo mais agressivo de condução.
Trás:
Maxxis Larsen TT 1.9 (Kevlar) -- Peso 430 gr -- Pressão utilizada: 3.0 bar
Pros:
- Aderência em terrenos compactos ou rochosos;
- Baixa resistência ao rolamento;
- Tracção na travagem em XC (para o piso e tamanho que tem, impressionante);
- Peso.
Contra:
- Desconfortável;
- Fura e sofre cortes facilmente (o meu foi para o lixo com um corte no piso);
- Preço;
- Raizes e rocha molhada;
- Acumula muita lama.
Conclusão:
Fiquei surpreendido com a prestaçao deste do pneu, a rolar é brutal e no monte o terreno tem uma tracção impressionante na maior parte das situações. Ideal para quem queira rapidez principalmente em piso seco.
Apesar de acumular muita lama, posso dizer que passei por por vários "pantanos" e nunca me deixou mal visto, apenas exige muita rotação para avançar.
Não voltarei a usar apenas porque acho muito desconfortável e principalmente por ser muito "sensivel" (pode ter sido azar meu mas...).
Specialized Fast Trak sport 2.0 (arame) -- Peso 661 gr -- Pressão utilizada: 2.8 bar (monte) / 3.0 bar(Alcatrão)
Pros:
- Boa tracção, a rolar, em todo o tipo de terrenos (ainda não testei na lama);
- Preço;
- Rola bem;
- Durabilidade (pelo que parece até ao momento).
Contra:
- Pesado;
- Solta-se/Bloqueia facilmente em travagens fortes;
Conclusão:
Apesar de estar contente com o pneu, nos +ou- 150 km feitos, rola bem, tem boa tracção e um comportamento muito previsivel em XC, tem muita tendência a soltar-se quando a travagem é mais forte o que obriga a mais atenção e trabalho redobrado, mesmo quando comparado com o Larsen TT por exemplo, preciso de mais tempo para ver se é apenas uma questão de adaptação.
Se na frente não tenho qualquer duvida e o Ignitor é para manter, para a traseira vou continuar à procura de um pneu bom para XC e que ao mesmo tempo seja um bom compromisso para os kms em alcatrão, em termos de durabilidade, estou aberto a opiniões.
Boas pedaladas