Tens suspensão Rock Shox? e problemas ? eu tenho!!!

afpereira

New Member
Boas pessoal,
Tenho 2 questões,
1 - Tenho uma dart3 que já não uso, em que o "botão" do ajuste do rebound se partiu, dá para comprar outro e substituir o partido ou tem que ser um rebound novo?

2 - Adquiri recentemente uma reba RL deste ano com poplock e o que acontece é que não faz o bloqueio a suspensão só ainda não sei é se faz o bloqueio parcial, mas quando bloqueio a suspensão vai abaixo na mesma, existe algum ajuste? O que será?
 

oliana

Active Member
:lol::lBoas afpereira1
Acho estranho a suspensão, sendo recente não trazer a afinação da compressão preparada para bloquear. A não ser que sejas um rapazito com algum peso mais elevado que o normal:lol:. Se não houver problema mecânico com ela, basta retirares a chave bordeaux que se encontra na base da perna (puxas para baixo que ela desencaixa) e retiras a borracha que se encontra no topo do mecanismo de bloqueio. Enfias lá a chavinha allen e vais rodando para a direita até ela bloquear com a pressão que tu desejares. No entanto convem que a suspensão esteja sem problemas. Depois guardas a chavinha en casa, porque ela faz falta tambem para afinação do rebound. Ou colocas esta no lugar de origem e montas o aperto rápido com o manipulo a encostado á base da chave. Assim não corres o risco de a perder. Eu optei por guardar em casa porque já encontrei a afinação final que desejava.

Da dart conheço pouco.
 

afpereira

New Member
boas oliana, obrigada pela resposta vou ver se não estrago nada,lol...,
já agora alguém já mandou vir esta suspensão da probikeshop? e ela vinha assim?
 

oliana

Active Member
Um colega meu de trabalho comprou uma na probike e tem 80kg. A suspensão levou na montagem na bike a pressão indicada para o peso dele e está tudo normal.
 
Olá afpereira,

1- se for só o botão partido, isso qualquer loja te arranja, basta pedires.

2- Tem de fazer bloqueio! deve ser ou afinação do cabo ou o floodgate aberto, não estou a ver uma suspensão das mais recentes a não bloquear.
Na dúvida, entrega-a na loja onde a compraste e pede para activarem a garantia.

VT
 

afpereira

New Member
boas, obrigado a todos pelas respostas,
a suspensão sempre faz bloqueio apesar de não o fazer completo.
Já agora como se ajusta o floodgate?
Se poder ser por imagens agradecia...
 
Se sabes que o ajuste é interno, se na tampa que tiras está um desenho de um hexágono e "2,5" lá escrito.... se sabes que 80% dos apertos na bicicleta são com chaves sextavadas...

VT
 

afpereira

New Member
Boas, obrigado pela resposta, mas não tenho tampa nemhuma, e fui ao site da sram service e vi lá num manual como fazer, é só apertar ou desapertar o parafuso sextavado que está em cima, coisa simples, mas para mim complicado pois andava a procura de ma tampa ra tirar e não tenho lá tampa nenhuma???!!! obrigado por todas as respostas
 

oliana

Active Member
Quando descobrires a tampa cromada que no caso da minha sl de 2007 tem escrito "gate/2.5", tal como explicou o VT, avisa! É só puxar essa coisa para cima, para a retirar. Não tens nenhum parafuso vísivel porque ele está escondido.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Com a compra de uma 29er, passarei a ser um útilizador da famosa "rock shox" (até agora fox na 26). Gostaria de pedir uma ajuda cá ao pessoal.

Então é o seginte: Ouvi algures, que existe um "óleo" específico que se deve usar regularmente nas "rock shox". Ou seja; após a limpeza da bike, coloca-se um pouco desse "óleo" nas bainhas, para evitara a natural frixão. Quem de cá o usa?! Vale a pena (na fox nunca lhe aplico nada).

Se possível deixem por cá a referência do mesmo, e já agora onde se arranja ao melhor preço. :D

ps: o tratamento deve ser feito da mesma forma em todas as versões, ou há suspensões com cuidados especiais a ter?!?! A minha é: Rock Shox SID World Cup 29 Brain.


Muito obrigado ;)
 
Epá.... as Rock shox não têm frixão!! LOL quanto muito algumas podem ter fricção... ;)

mantém os vedantes e baínhas limpas e um pouco gurdurosas, com óleo tipo corrente... não há nenhuma indicação especifica... desde que os mantenhas limpos.

VT
 

tpfernandes

New Member
Eu uso disto:

CADB9CEE36E84A20BB797BC486E8F82E.jpg


Depois de lavar a bike um bocado em cada bainha e vou abaixo duas ou três vezes, o lixo vem para cima, limpo e já está.
 

Medroso#78

Active Member
...Antes de mais muito obrigado a todos pela ajuda. :)

Tal como referi acima, nunca tive o hábito de lubrificar as baínhas (com receio de usar algo inadequado) e assim danificar a borracha dos retentores, e, fazer com que a gordura agarre mais o pó/areias, fazendo com que se arranhem as baínhas. Mas será boa ideia usar esse (ou outro equivalente) e fazer tal como diz o nosso amigo "tpfernandes"; " Depois de lavar a bike um bocado em cada bainha e vou abaixo duas ou três vezes, o lixo vem para cima, limpo e já está". Desta forma já não não ficarão as baínhas exageradamente "gordurentas", a não agarrará lixo. ;)

Obs: caro amigo "VT" (Rock Shox Portugal), irei então manter as baínhas "gurdurosas" (muito obrigado pela dica) em vez de gordurosas (é que a gordura poderá estragar). :D

ps: Já agora, se me permite, mais uma questão ao nosso amigo VT, há dias atrás, um amigo com uma suspensão igual à minha, foi abaixo, e simlesmente bloqueou no fundo, ficando imóvel. A que se deve tal facto?! O que fazer nesta situação?! :s

ps1: é de louvar o trabalho feito neste tópico pelo nosso caríssimo amigo "VT" (pena não haver mais importadores, das mais diversas marcas a fazerem o mesmo). MUITO OBRIGADO. ;)
 
Top