Tens suspensão Rock Shox? e problemas ? eu tenho!!!

ueta

New Member
Quer seja completa ou mudança de oleo do cartucho serei eu a fazer por isso, apenas não estou a ponderar fazer já completa pois quem ma vendeu disse que tinha feito revisão só que está a quase 1 ano parada.

Edit: É uma reba SL com bloqueio no guiador

Edit2: Concordo com a parte de mesmo comprando usado tem de vir em condições, quando a fui buscar vimos isso e o vendedor disse que se não funciona-se a mandava arranjar a questão é que se a mudança de oleo resolver fica-me mais barato que estar a enviar ou levar e ir buscar outra vez ainda mais fazendo eu.
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Se está a um ano parada e ainda mais vai ser vc a fazer a revisão,não custa nada abrir aquilo tudo e ver com os próprios olhos se está tudo em condições...Para mudar o óleo da perna direita só vazar fora e meter novo não é o melhor,tem de desmontar o rebound e o MOCO,limpar tudo inclusive a perna por dentro,e meter óleo na quantidade certa. Quem faz isso tem já as baínhas desmontadas,então não custa nada verificar o estado do lado do dual air....Até pode não ser necessário trocar oring nenhum se tiver tudo ok...
 

barapaulo

Member
Caros, um bom ano a todos.

Por vezes não sei se é melhor visitar este forum, ou morrer na ignorancia :D

Então digam-me lá o que fazer à minha vida:

Compro em Agosto uma KTM com uma amorteca RockShox Recon, resolvo troca-la em Outubro por outra Reba RL por ser 500grs mais leve para além de ser melhor na sua sensibilidade e passados 3 meses concluo que:

É sem dúvida um bom amortecedor, no entanto, o floodgate já está danificado. Coisa que me aborrece muito, pois parece-me que é um defeito nestas suspensões já recorrente.
Por outro lado, se tenho que fazer uma revisão à amorteca de 50 em 50 horas e chegando à conclusão que entre Outubro e Dezembro já fiz 47 horas, não vejo o meu futuro com esta suspensão muito risonho. É que parar de 3 em 3 meses é impraticável.
Agora a questão para quem me quiser ajudar: quando enviar a Reba RL à revisão por causa do Floodgate, o problema fica resolvido, ou é coisa para voltar a acontecer? Se assim for, mando-a rever, entrego-a ao lojista e troco de marca.
Por ultimo. A primeira revisão também é paga como uma noramal?

Cumprimentos a todos e bom ano
 

Giantfreerider

New Member
Se tem garantia, acciona-a.
Isso ja tem resoluçao! ;)
Quanto a revisoes...se te sentires a vontade com trabalhos mecanicos, ve videos no youtube e ve os documentos tecnicos no site da sram e começa a fazer tu as revisoes.
As Rock shox sao faceis de se fazer a manutençao! ;)
 

mauroferreira

Active Member
barapaulo, tanto como essa Reba e outras suspensoes de outras marcas precisam de revisao.
Agora o que podes fazer é começar a fazer isso em casa.
 

barapaulo

Member
Obrigado aos 2.

Realmente as 50 horas de tempo útil de utilização, levam-me a preparar-me para aprender a mexer nela, principalmente porque sermos nós a mexer nestas coisas, leva-nos a compreender melhor os seus comportamentos e até a desenvolver algumas evoluções ser for o caso e se for possível.
O que me está aqui a chatear é já ter ouvido dizer que esta avaria (a do floodgate) pode ser recorrente.
Por ultimo, sim a suspensão está na garantia. Foi comprada na Biclas. Isto de a mandar arranjar é coisa para muito tempo?

Abraços
 

the_bike_guy

New Member
Já tive uma boxxer e uma totem solo air, fazia sempre tudo em casa... a totem também precisa de muita manutenção... agora tenho uma 888 que só precisa de mimos uma, duas vezes no máximo por ano :D mas também... meio litro de óleo nas duas pernas.
 

Giantfreerider

New Member
Uma pergunta, usas muito o bloqueio da suspensao?
O meu floodgate tambem avariou, ou seja, bloqueava a suspensao mas depois nao desbloqueava sozinho.
Era a mola que tinha saido do sitio.
Como nao usava muito o bloqueio, tirei-o e coloquei uma tampa no seu lugar.
A suspensao ficou mais suave e mais leve tambem!:D
Ha ai muitos topicos e muito pessoal que fez o mesmo.
 

barapaulo

Member
Viva.

Não o utilizo muito. Apenas em asfalto de forma a que não afocinhe muito em algumas travagens e por vezes em algumas subidas. Mas em asfalto é quando sinto mais necessidade.

Abraços
 

klaser

Well-Known Member
A revisão é de 100 em 100 horas não 50..pelo menos era assim...Na verdade não é o floodgate que avaria,e sim o mecanismo de mola do MOCO que é meio manhoso...Se cair na mão do VT (RockshoxPortugal) nunca mais avaria...aquilo se não me engano é criado devido ao excesso de atrito no veio,ele com o x-ato resolve o problema...
Pelo que eu saiba as revisões são pagas da mesma maneira,seja a 1º ou qq outra...a garantia cobre contra defeitos,não paga as peças de desgaste nem a mão-de-obra,infelizmente...
 
Olá,

Ena tanta confusão...

1- Na frente tens uma suspensão, atrás terás um amortecedor.
2- Não deve ser o floodgate que está eventualmente avariado, mas também não descriminas qual é a avaria em concreto...
3- Não existe nenhum defeito recorrente com floodgates em nenhum modelo da Rock Shox (excepto pontualmente em alguma Lyrik - MiCo)
4- Ao escolheres um modelo de gama superior é suposto esperares ter de fazer mais manutenção... é assim também com os carros e motas desportivos.
5- Se está na garantia... NÃO MEXAS! óbviamente invalidarás a garantia com as tuas tentativas de reparação
6- Revisões: de 50h em 50h para as copas e óleos; de 100h em 100h ou 1 ano no máximo - revisão geral mais profunda.

VT
 

barapaulo

Member
Viva.
Ok. Então vamos lá.
Respostas abaixo.

1- Na frente tens uma suspensão, atrás terás um amortecedor.

Suspensão à frente. Atrás não tem amortecedor. É hardtail:)

2- Não deve ser o floodgate que está eventualmente avariado, mas também não descriminas qual é a avaria em concreto...

É o PopLock que não faz o retorno quando lhe mexo. Apenas se o ajudar com um dedo

3- Não existe nenhum defeito recorrente com floodgates em nenhum modelo da Rock Shox (excepto pontualmente em alguma Lyrik - MiCo)

Pois. Não sei. Apenas ouvi dizer que acontece com alguma frequência

4- Ao escolheres um modelo de gama superior é suposto esperares ter de fazer mais manutenção... é assim também com os carros e motas desportivos.

Também compreendo

5- Se está na garantia... NÃO MEXAS! óbviamente invalidarás a garantia com as tuas tentativas de reparação

Nem me passou pela cabeça tal coisa

6- Revisões: de 50h em 50h para as copas e óleos; de 100h em 100h ou 1 ano no máximo - revisão geral mais profunda.

Certo. O meu maior receio é o tempo que ficarei sem a suspensão. Depois de a entregar à Biclas, quanto tempo achas que me pode demorar a reave-la?

Abraços
 

klaser

Well-Known Member
Barapaulo era o que eu tinha percebido...trata-se de uma suspensão reba sl,cujo Motion Control (MOCO) ou bloqueio (faz mais q só bloquear,mas prontos) apresenta o famigerado defeito de não retornar...não tem a ver com floodgate...
É como eu disse,isso se passar na mão de alguém que esteja acostumado com esse defeito é resolvido...
As revisões é como o VT falou e eu já tinha dito tb... 100 em 100h para a revisão profunda...

Quanto ao tempo de paragem,só mesmo o VT para responder,obviamente depende da data de chegada da suspa à Ciclocoimbrões e depois mediante ao número de ordems de serviço que houver à frente da tua....Acho que ouvi falar (ressalva aqui) que os pedidos de garantia têm prioridade relativamente às revisões fora deste prazo...
 

barapaulo

Member
Ok.

Obrigado. :)
Vamos aguardar para ver o que o V diz. Pode ser que a consiga entregar numa segunda e voltar a te-la na sexta.

Abraços
 

klaser

Well-Known Member
Hummm isso era muita fruta...não acredito que a crise esteja a esse ponto que eles tenham tão pouco trabalho...
 

PedroTenreiro

Active Member
Pessoal, para trocar o óleo é só abrir o topo da perna direita, tirar o velho meter o novo e apertar tudo de novo ou é necessário algum procedimento mais complexo?
 

klaser

Well-Known Member
Não aconselho isso...pq talvez não consiga tirar todo o óleo velho...eu fiz isso uma vez numa emergência (entrou água no óleo e eu não tinha tempo) e depois a suspa não ia até o fundo devido a excesso de fluido...
O certo é desmontar o mecanismo de rebound + o MOCO,limpar tudo,e depois de seco e limpo meter a quantidade certa de óleo novo....
 

kuhn

New Member
Não á ninguém aqui do fórum que saiba e queira fazer um workshop sobre revisões ás rebas ou outras suspensões?

Acho que ia ter muita aderência, era uma oportunidade para o instrutor ganhar umas massas e para os donos aprenderam a fazer a revisão em casa

Quem está disponível para fazer um workshop?
 
Top