Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
Curiosidades...

Ao verificar e trocar as pastilhas, pesei umas originais deore que acusaram o mesmo que estas



Lembrei-me de ir buscar umas XT quase novas e pesar...




Ora, dos cerca de 50gr de diferença dos XT para os Deore... se tirarmos 20gr em pastilhas (porque uns têm a chapa de aço e outros de aluminio)... dá 30gr de diferença...

Com isto saquei mais 20 gr à bike

E com isto



outros 20...

E porquê trocar uns XTR que são da guerra e duram para sempre e tal por uns exustar...!? :D

Por isto:


Eixo partido... na última volta noturna de alcatrão, cheguei a casa, pendurei a bike e esteve assim quase um mês...

no outro dia troquei isto:


por isto:



De onde foram quase mais 60gr fora...

e como perdeu ar... vou a dar ao pedal com a bike pendurada... à mão... fiquei com o pedal na mão... eixo desapertado pensei eu, saltou o pedal... errado... tinha o eixo partido :) é caso para dizer que partiu sozinho... pois cheguei a casa, desencaixei o sapato, pendurei a bike... até já tinha mexido o pedal com ela pendurada para mudar as mudanças para os carretos pequenos... tudo ok...

Quando vou a fazer rodar a roda para "espalhar" o liquido, uma vez que tinha montado o pneu e não tinha andado com ela e estava quase vazio... dou com isto...

Resultado... a garantia acabava daí a 10 dias... mediante o que me disserem da garantia... vamos ver se tive sorte ainda assim, pois esta bike tem estado praticamente parada... facilmente teria passado mais 1 mês sem lhe mexer e lá ia a garantia... ou se a negarem... vai dar ao mesmo... comprar um eixo novo ou algo assim... vamos ver.


De qualquer modo... sou capaz de montar e deixar ficar os Exustar, pois até são mais leves... e para fazer 20 ou 30 kms de média por mês... (se tanto :( ) chegam bem.
 
Sim, são uns PM215. Pesam exactamente o mesmo que uns que tenho cá por casa.
Actualmente utilizo a versão com eixo em Ti e estou muito satisfeito com os pedais. Não terão a mesma resistência a folgas que uns shimano, mas ao fim de muitos kms apresentam uma folga mesmo mínima. Se a folga vier a ser exagerada estão por cá os Pm215 suplentes para se trocar apenas o eixo.
 

essence_s

New Member
Pois, os pedais shimano são muito bons e tal...mas tambem partem!
Quem diria , 10 grm ganhas apenas em cada conjunto de pastilhas, muito bom!
 

tinric

Super Moderador
Todos.. aliás.. tudo pode partir... não há coisas perfeitas :)

Ainda nem sei se hei-de estrear estes exustar ou esperar pela garantia e manter os XTR... corro o risco de os montar e nem sequer andar nela antes de chegarem uns XTR novos ou com eixo novo (espero)

Já lá estão há coisa de 1 ou 2 semanas... mais umas 2 ou 3 de espera... pois não sei sinceramente qual dos dois escolher... pois só vou ficar com uns.
 

tinric

Super Moderador
Lista de material (atualização)





Punhos: Esi Grips
Rodas: ZTR Alpine + Hope Pro 2 + Sapin Laser
Pneu trás: Racin Ralph 2.1
Aperto Espigão: MtZoom

Pedais: (provisoriamente uns 520, a decidir se monto os Exustar 215 ou Espero pelos XTR)

E pronto, acho que é só.
 

tinric

Super Moderador
Ideia certa ou exata não... mas posso dizer que não foram muitos... deixa ver... 2012 ainda andei qualquer coisa que se conte... poderei tentar saber mais ao certo mais logo.

Mas posso-te dizer que nada que eles não devessem fazer pelo menos 5x mais que o que fizeram. Podemos estar a falar de 2 ou 3 mil kms assim muito mas mesmo muito por cima.
 

Xrockyman

New Member
Pois, são mesmo poucos km's. É mesmo defeito de fabrico, partiram antes de começarem as potênciais folgas. Os meus XT ( da nova geração) devem ter uns 5000, peso 85kg e ainda não partiram.. espero que não aconteça :)
 

pimentoski

New Member
os meus M540 já vão na 3 bicicleta... e acho que nunca viram sequer uma gota de óleo... se por acaso levaram com óleo foi algum mecânico simpático que meteu sem eu saber porque nunca pedi... estamos a falar de uns pedais com 10 anos acho eu, já perdi a conta... sei que são pesados mas custa-me trocar uns pedais que nunca tiveram um único problema, aliás, nunca fiz qualquer manutenção...
 

tinric

Super Moderador
Isto que me aconteceu, se andarem uns 2 anos para trás aqui no tópico, quando os meti houve 2 ou 3 relatos disto ter acontecido a outros... ainda não tinham qualquer folga, não levaram nenhuma porrada que o pudesse ter proporcionado, peso 70 e pouco e pedalo em rotação e pouca força (que não tenho muita :) )

Até me esqueci de ver quantos kms têm mas isso é irrelevante para o caso... um colega a quem aconteceu o mesmo teria garantidamente umas 10x mais kms feitos... claro que tudo tem um prazo de vida ou pode ceder... mas isto é notoriamente, agora que tive que analisar o caso, um defeito de "concepção" ... a ponta é fina e é onde tem que exercer toda a força que suporta o pedal... além de já ser fina, tem rosca... o que o fragiliza muito mais... associado ao ganho de folga, acho que deve acontecer a quase todos, mais cedo ou mais tarde.

Aqui, o estranho é que tinham pouco uso, como sabem, e não tinha nenhuma folga... tirando o aspecto exterior (marcas das cleats, e a perda da cor típica nestes pedais) estavam novos...

O mais certo é se vierem uns novos... irem para o mercado.

Quanto aos 540, no outro dia tinha comprado uns para ficarem nesta ou na enduro... depois um colega precisou duns e eu desenrasquei... mais tarde a história repetiu-se... e com isso ainda não consegui ter uns para mim :)

Desta vez tinha os 540 e os exustar no carrinho de compras... a diferença eram cerca de 5 euros, e 70gr... como é para esta bike que anda muito pouco...

Como podem ver



Tenho-a montada desde Dezembro, faz agora 4 meses.. não chega a 300 kms e tenho para mim que alguns embora estejam com o nome da Stumpy foram feitos na RCZ Green...
 

tinric

Super Moderador
A stumpy não anda, mas emagrece :)

Cedeu a cassete Sram 980 11-34 à irmão maior... e levou uma XT 11-32 nova (redução de 301 para 261 gr = 40 gr certas)




Uma corrente 971 de 280gr para uma 1051 de 249 ... mais 30 gr fora...


(ainda a descontar 1 ou 2 elos a esta pesagem)

já está sub9 outra vez... e assim vai ficar ou seguir viagem :)
 

tinric

Super Moderador
Boas Pimentoski, estes elos "supostamente" rápidos da Sram, são supostamente para usar uma vez. Mas com o alicate de abrir elos rápidos consegue-se abrir e voltar a fechar.

A questão é que no meio do mato... sem um alicate desses, não te safas a abrir um elo destes...
 

tinric

Super Moderador
Boas HYPERSINIC, não, nada disso...

Tenho só duas pernas e muito pouco tempo para andar.

A Stumpy está parada simplesmente... desde que a montei, não sei se lhe fiz 200kms....

Tenho-lhe metido umas peças, tirando outras... e simplesmente não tenho andado nela.

Não tenho tempo e desde que experimentei os cursos mais longos... a história mudou...

Não encerro já este tópico pois enquanto não vender o quadro (se o vender)... o tópico poderá voltar a renascer... mas por outro lado... enquanto WW... ficamos por aqui.

Com isto o tópico fica aberto para alguma dúvida ou questão que possam ter, não o bloqueio, mas não terá evolução.

Como alguém tinha dito anteriormente por aqui... com a volta do Stumpy... fechou-se um ciclo.

E desta ficou fechado.


The End...
 

tinric

Super Moderador
Uma vez que não fechei este tópico, e não sendo diretamente (ou sendo) relacionado com ele no estado atual...

Curiosidades ou não...

O que é mau ou de mal é para ser dito, assim como o bem ou de bem...

Então qual é a história!?


Como sabem há algum tempo atrás vendi o Radon Black Sin 1 (o cinza/acastanhado por dentro), e mais tarde vendi o LE (vermelho por dentro) também.. até aqui, nada de novo...

Passados uns meses, um colega daqui do forum perguntou-me se eu tinha a fatura do BS LE (vermelho) pois tinha-lhe encontrado uma fissura no carbono (ou na tinta).. resultado... uma semana ou duas depois recebo um Black Sin lindo, com o interior cinza metalizado vivo.. lindo mesmo.

Fiquei cheio de inveja,... claro... pois o quadro veio para a minha morada (morada da fatura)



Curiosamente uns meses mais tarde acabei por "voltar a comprar" a Black Sin 1 ... que tinha um "problema" que eram as guias interiores dos cabos das mudanças... tinham-se soltado em baixo junto ao movimento pedaleiro...

Havia solução fácil e simples... eu até já tinha solucionado a passagem interna tal e qual do mesmo modo (com alguma paciencia e truque lá consegui) ... mas lembrei-me de mandar um mail à Radon... Radon não!!! ... RADON (com letra grande)

A expor a situação, e perguntar se aquilo poderia estar abrangido pela garantia (que acabava agora em Agosto) ...

Adivinhem o que chegou ontem a casa!!!


Novinho, com garantia de 2 anos e cinza lindinho!!! :D

Logo posto aqui uma foto ou duas para babarem comigo.

De salientar a seriedade, simplicidade e rapidez destes senhores...

Em resumo... 2 quadros comprados em 2 anos... 2 quadros novos em 2 meses... deve haver poucas marcas a fazer tanto por tão pouco"!!!

Ah ya... e a passagem interna dos cabos agora já é revestida a carbono e não aumentou o peso do quadro... 1090 gr... pois retiraram peso noutros sítios (nomeadamente ao movimento pedaleiro)


Brutal.
 

PedroTenreiro

Active Member
Tendo já uma boa máquina de AM não achei grande lógica à compra da ramones que, apesar de tudo, estava bem catita. Ficavas com duas bikes diferentes mas para o mesmo fim, praticamente. Agora com esta montagem, as coisas mudam de figura. Venha ela e venham as fotos. ;)
 
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