Specialized EPIC Comp 2009

masantos

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Boas, picao
Eu tenho a S-WORKS ,comparada com a tua e' mais leve, para tirar algumas gramas nao e' so alterar parafusos ,apertos e coisas assim .
Olha que eu na ultima alteraçao que fiz tirei 12 gr e gastei 40euros para mudar os parafusos dos discos.Isto como exemplo .
Mas faz como eu ,vai mudando alguns componentes onde consigas retirar o maior peso possivel ,deixa os outros para mais tarde .
Pedala com força

masantos
 

Picão

New Member
masantos said:
Boas, picao
Eu tenho a S-WORKS ,comparada com a tua e' mais leve, para tirar algumas gramas nao e' so alterar parafusos ,apertos e coisas assim .
Olha que eu na ultima alteraçao que fiz tirei 12 gr e gastei 40euros para mudar os parafusos dos discos.Isto como exemplo .
Mas faz como eu ,vai mudando alguns componentes onde consigas retirar o maior peso possivel ,deixa os outros para mais tarde .
Pedala com força

masantos

Pois masantos... é o peso da grama... esta cada vez mais €€€€€€€€€. Pior que o marisco!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Para já não vou fazer grandes alterações mas mais tarde gostava de mudar os travões...
 

ruialexis

Elos Rápidos
Novidades!
Pois é..haja t€mpo e a malta continua investir para baixar mais umas gramas...sempre com qualidade :wink:

Guiador Ritchey WCS 145g (original 239g)
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Avanço Ritchey WCS 100mm 116g (original 189g)
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Aperto de espigão KCNC 24g (original 43g)
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Peso final 12090 Kg
img017y.jpg

Está a ficar...há minha maneira :mrgreen: Black is the colour!
img027a.jpg


Recordo que o peso inicial era de 12500Kg, portanto aqui o nutricionista já entrou em acção, o desafio inicial é ficar abaixo dos 11Kg...não vai ser fácil mas já faltou mais :wink:

Boas voltas,
RA
 

PedroSilva83

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Uma maneira de tirares bastante peso de um modo bastante económico, e converteres as tuas rodas no sistema tubeless, com a yellow tape da notubes + valvulas podes tirar +300g.
Se ainda usas câmara c/ líquido aconselho vivamente a montares o sistema tubless, sem dúvida muito bom.
 
Pois é! Este tópico já fez mais uma vítima das compras. Andava há muito tempo com a duvida existêncial sobre que curso de bicicleta optar. Tenho uma HT e tendo 37 anos começo a ressentir-me um bocado acima dos 50kms sobretudo se for em pedra. Senti que tinha de ter montada para estes quilómetros acrescidos e pensei muito em modelos já discutidos aqui neste forum como cannondale, santa cruz, etc... Por vezes a escolha é tanta que até ficamos pior do que estavamos. Daí que tenho esperimentado muita coisa (nem vale a pena dizer). Após ter visto este tópico fiquei entusiasmado e quis ir descobrir se era mito ou realidade, a eficácia desta bike. Devo-vos dizer já antecipadamente que adquiri a minha epic com ontem, após ter feito um test-drive com ela. Ela, surpreendente, é tudo aquilo que o mikka já disse.
Só posso dizer o seguinte: VÃO EXPERIMENTAR UMA. Faz de nós um condutor mais abusador nas descidas e muito rápido nas subidas. Espectacular.
 

Picão

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Cavaleiro_do_Asfalto said:
Pois é! Este tópico já fez mais uma vítima das compras. Andava há muito tempo com a duvida existêncial sobre que curso de bicicleta optar. Tenho uma HT e tendo 37 anos começo a ressentir-me um bocado acima dos 50kms sobretudo se for em pedra. Senti que tinha de ter montada para estes quilómetros acrescidos e pensei muito em modelos já discutidos aqui neste forum como cannondale, santa cruz, etc... Por vezes a escolha é tanta que até ficamos pior do que estavamos. Daí que tenho esperimentado muita coisa (nem vale a pena dizer). Após ter visto este tópico fiquei entusiasmado e quis ir descobrir se era mito ou realidade, a eficácia desta bike. Devo-vos dizer já antecipadamente que adquiri a minha epic com ontem, após ter feito um test-drive com ela. Ela, surpreendente, é tudo aquilo que o mikka já disse.
Só posso dizer o seguinte: VÃO EXPERIMENTAR UMA. Faz de nós um condutor mais abusador nas descidas e muito rápido nas subidas. Espectacular.

Pois pois... Tambem eu tinha uma HT... depois do test drive fiquei completamente rendido... eu digo que é a máquina mais completa do mercado.
 

ALNM

New Member
Cavaleiro, trocaste a HT porque te ressentias fisicamente acima dos 50 kms, certo?
Mas já utilizaste a Epic nessas distâncias? É que eu vejo a Epic como uma bicicleta de corrida, tal como a HT. A suspensão confere-lhe um rendimento diferente, maior numas situações, pior noutras. A vantagem que já sentiste na Epic a descer foi nas condições que lhe são favoráveis - se leres o artigo que saiu na Solobici do mês passado compreenderás melhor o que eu quero dizer.

Mas ambas dão uma postura semelhante. Ou melhor, deverão dar se o objectivo é utilizá-las na sua principal vocação.

Digo isto porque o teu dilema foi exactamente o meu no ano passado. E na altura achei que trocar a HT pela Epic melhoraria o meu rendimento, mas não a minha postura e consequentemente, as dores nas costas em voltas longas. Por isso acabei por ir para uma Stumpjumper FSR

Quando tiveres dado algumas voltas longas, vem dizer-nos se eu estou errado.
 
ALNM said:
Cavaleiro, trocaste a HT porque te ressentias fisicamente acima dos 50 kms, certo?
Mas já utilizaste a Epic nessas distâncias? É que eu vejo a Epic como uma bicicleta de corrida, tal como a HT. A suspensão confere-lhe um rendimento diferente, maior numas situações, pior noutras. A vantagem que já sentiste na Epic a descer foi nas condições que lhe são favoráveis - se leres o artigo que saiu na Solobici do mês passado compreenderás melhor o que eu quero dizer.

Mas ambas dão uma postura semelhante. Ou melhor, deverão dar se o objectivo é utilizá-las na sua principal vocação.

Digo isto porque o teu dilema foi exactamente o meu no ano passado. E na altura achei que trocar a HT pela Epic melhoraria o meu rendimento, mas não a minha postura e consequentemente, as dores nas costas em voltas longas. Por isso acabei por ir para uma Stumpjumper FSR

Quando tiveres dado algumas voltas longas, vem dizer-nos se eu estou errado.

Fisicamente sim se considerarmos as dores no rabo, após ter passado por trails com pedra. Tens de apertar o selim com as coxas, numa HT, para te criar um compromisso de conforto e postura para descida, mas cobra-te o preço de levares uma tensão muscular que te faz perder mais energia para pedalar especialmente nas subidas. Ainda hoje fui fazer +- 40 kms com +- 1100m de altimetria, e muita pedra pelo caminho. A Epic impressionou-me pelo desempenho quer em subida em terreno solto, quer em descida sobretudo em pedra dura. Que espectáculo! Oxalá tivesse filmado! Mas há-de haver oportunidade para isso no futuro. Mas é preciso que quando leiam isto, não façam ideia de mim como um grande ciclista. A bicicleta é a grande estrela. Faz de nós um ciclista mais confiante, mais confortável e fazes mais quilómetros. Só posso continuar a dizer, vão experimentar uma. Vão distingui-la da maior parte das montadas habituais. Não sou vendedor e fui durante muito tempo preconceituoso em relação à Specialized, mas tenho de tirar o chapéu a esta Epic. Muito bem conseguida. Estou feliz com a minha montada. Quando puder meto fotos e dou impressões mais objectivas. Desculpem, mas não tenho a mesma capacidade concisa do mikka. Postem vocês também as vossas impressões, fotos e videos.
 

masantos

New Member
Boas
Ha varios anos que deixei de andar numa rigida ,apesar de ser a classe de eleiçao do btt para mim,a minha opiniao em relaçao á EPIC nao se altera .
Como vou na terceira EPIC sinto que a epic é uma «rigida» com qualidades que faltam nas rigidas ;tracçao ,segurança e comforto quanto baste .
Na questao das dores ,nós temos dias em que estamos bem e menos bem depende de muitos factores ,um deles pode ser os kms ou pedras que nao se mexem para nós podermos passar .
Vamos é aproveitar ao maximo as nossas biclas e fazer aquilo que gostamos ,o resto a gente esquece .

masantos
 

alexb

Member
Alguém sabe o peso deste quadro de 09 em alumínio? Estou farto de procurar e não encontro.
Obrigado
 

Picão

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alexb said:
Alguém sabe o peso deste quadro de 09 em alumínio? Estou farto de procurar e não encontro.
Obrigado

Cerca de 2600g com desviador da frente SLX...

Já tive a minha 1ª experiência com a máquina amanhã reporto...
 

bass

New Member
grande análise do Mikka salo e belos contributos dos restantes membros possuidores de epics... :mrgreen:
este post também contribuiu para a minha escolha, troquei a minha FSRxc pela Epic expert carbon e só vos digo... estou absolutamente rendido :drool: :hehe:
 

Picão

New Member
picao said:
alexb said:
Alguém sabe o peso deste quadro de 09 em alumínio? Estou farto de procurar e não encontro.
Obrigado

Cerca de 2600g com desviador da frente SLX...

Já tive a minha 1ª experiência com a máquina amanhã reporto...

Depois dessa 1ª experiência com a epic, volta com a rapaziada coisa de 50 e picos com algumas subidas, tive hoje o meu 1º grande teste...

Nessa volta achei a parte de frente algo mais leve que da minha anterior (stumpjumper HT Carbono), notava sobretudo em subidas mais inclinadas, achei que talvez fosse de não estar habituado a FS, também troquei de um quadro 18 para um M com o espigão recuado. O amortecedor muitíssimo rápido a abrir e a recuperar, depois de ter falado com o Galão (mecânico de serviço) disse-me que era da afinação do brain, aconselhou-me aquela regulação pois vinha de uma rígida de carbono.. Tenho neste momento o amortecedor o menos sensível possível, ou seja menos confortável, mais desempenho (corrijam-me sff se estou enganado)

Hoje prova de XC com percurso muitíssimo técnico (Évora), adorei o desempenho da máquina. Seguríssima a descer, belíssima a rolar, tínhamos um estradão com muitas pedras, fantástico comportamento. A subir que era onde tinha mais medo, não se ficou nada atrás da minha anterior...

Apesar de ter adquirido uma máquina para as maratonas mais longas penso que também se dá muito bem com o XC... Completa, digo eu, Bike muito completa...

Pra semana Grande travessia de Arraiolos-Badajoz, 148kms... depois conto-vos como se portou a máquina!

Inté :xau:
 

pacoo

New Member
Bom dia,

Chegamos a meio do ano e chegou tambem a hora de pensar na troca de bicicleta, sou proprietario de uma Bianchi rigida e adoro a bicicleta, pois sobe rapido é fiavel e a posição emcima dela é bastante boa. Infelizmente tenho tido bastante gastos, quer com rodas " crossmax ", pois ultimamente tenho lhe mudado rolamentos e ha sempre mais qq coisa que nao esta bem nelas, os travoes Avid 5 ja precisavam de manetes novas pk aquelas ja começam a ter bastantes folgas, desviadores com folga, transmissao melhor nem falar nela... de salientar que o material tem desgaste porque é utilizado com muita frequencia e chega a fazer mais de 300km por semana!

A minha duvida esta em saber se mantenho uma bicicleta rigida ou passo finalmente para uma susp. total, outra das minha duvidas é optar pela Epic Expert carbon ou pela Cannondale Scalpel 2 em caso se me manter pelas rigidas sem duvida a escolha recai na taurine SL 1.

Venham dai essas opinioes!
Se me souberem dizer onde posso eu testar a epic expert na zona norte agradecia!
 

Simon

Member
Boa Tarde!

Vais ao site da Specialized Portugal e clicas em test drive e aparecem-te todas as bikes disponíveis em test drive e em que lojas a nível do país.
 

pguerreiro

New Member
Vivam,

Tenho uma curiosidade, no que respeita ao conforto, a Epic de aluminio considera-se uma bicicleta confortável dentro das FS ou assemelha-se mais a uma HT um pouco mais confortável?

Tenho esta dúvida devido a ser uma máquina mais virada para a performance do que própriamente o conforto nos trilhos.


Cumprimentos,

PGuerreiro
 

Simon

Member
Boa Noite!

Respondendo ao pguerreiro primeiro tens que decidir que tipo de bike queres.

Se queres uma bike virada para o conforto e com uma posição de condução mais confortável, podes sempre optar por uma stumpjumper, uma trek Fuel EX..., etc.., com cursos de suspensão maiores.

Quanto à epic, tendo uma posição de condução mais agressiva, não é tão confortável quanto os modelos acima indicados, mas é uma bicicleta rápida e eficiente e que não deixa de ser confortável. Depende da personalização do brain, que dispõe de 20 posições de regulação, desde o totalmente rígido ao muito confortável.

Na minha por exemplo ando com o brain regulado na 4ª posição a partir do totalmente fechado. Sei de pessoal que anda apenas na 2ª e outros nem mexem. Tem muito a ver com o tipo de andamento de cada um e com aquilo que se pretende fazer com a bike.

Vou novamente afirmar aquilo que já disse. Vai a uma loja e pede para experimentar. Nada melhor do que isso.

É preciso não esquecer que a epic é uma bike que dá para personalizar e tem que ser calibrada de acordo com o peso de cada um e respectivos gostos.

Espero ter ajudado.

Simon
 

pguerreiro

New Member
Obrigado Simon,

Não estou interessado em comprar, é mt fruta :lol: a não ser que a specialized faça descontos miraculosos :mrgreen:

Era uma curiosidade pos esteticamente adoro a bike

cumprimentos
 

pguerreiro

New Member
Vivam,

Passei ontem pela loja specialized perto da minha casa e tive a ver a Epic, realmente é mt bonita.

Em tamanho L pesada à minha frente 12,48kg com os spd m520 :wink: mt bom
 

jginja

New Member
Viva,
após ler na íntegra este magnífico tópico, cada vez mais a escolha da minha próxima montada fica definida.
Tinha e tenho considerado outras opções:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,57986.0.html
Na minha opinião os pontos positivos na compra da Epic:
- disponibilidade de assistência técnica
- resolução de eventuais problemas e/ou activação da garantia
- melhor equipamento (em comparação com Cannondale Rush 5, com Lefty)
- proximidade da loja para eventuais assistências
- a geometria da Epic e o seu espírito está mais próximo da minha bike actual: Cannondale F900 SL
- disponibilidade da bicicleta para entrega é imediata

Na loja onde estive hoje de manhã, o vendedor disse que se eu não ficar satisfeito aceita a bina de volta e devolve o dinheiro!
As opiniões que li aqui no tópico vão de encontro ao que eu espero numa suspensão total. Creio que a Epic está mais de acordo com o que gosto de fazer.
Convém dizer que a que vi é a Epic Comp, pois acho que está muito equilibrada em relação ao equipamento, priveligiando o funcionamento do todo.

Obrigado pelo excelente tópico,
Boas pedaladas,
Jorge Ginja
 
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