Specialized EPIC Comp 2009

Mikka Salo

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Boas Pessoal!

Venho apresentar-vos o meu feedback da minha nova máquina de XC! A bike de origem é assim > http://www.specialized.pt/?sc=010302&id=424

No entanto, e em jeito de tópico, gostaria de vos por a par dos antecedentes... que acabam por justificar algumas das escolhas no âmbito do material trocado à montagem de origem!

Durante dois anos fiz pouco XC, tendo-me dedicado quase a full time ao DH. Como não sou um tipo propriamente leve (90 Kg), a passagem para uma bike de XC preocupou-me um pouco... Rolei até agora com uma Specialized Enduro SL Expert para o XC, mas como sou de Viseu, e os trilhos aqui não exigem tanto curso, sofria como um perdido para acompanhar o pessoal das semi-rigidas... de carbono!!! E depois a descer, com tanto amortecedor e forqueta, nem dava gozo... :s

Sendo assim, e por paragem obrigatória do DH, decidi pela primeira vez investir numa bike pura e dura de XC. Estive inclinado durante algum tempo para adquirir a nova Stumpjumper HT em carbono, mas as costas e o meu tipo de andamento apontaram para a EPIC... e ainda bem! :D

Montagem actual da máquina:

Tirando o quadro, travões, desviador da frente e o espigão, todo o restante material foi alterado por:

Forqueta - RS Sid Team 100 mm (mas sem o pop loc montado)
Rodas - Fulcrum Red Metal 1
Pneus - Continental Mountain King 2.2 Protection frente, Shwalbe Racing Ralph 2.1 Evo trás (ambos em tubeless com Slime)
Selim - Specialized Phenom Cr-Mo 143 mm preto (de origem vem com o 130 mm)
Guiador - Ritchey Pro Carbon 600 mm
Avanço - Thompson 90 mm e 0º de inclinação
Mudanças e Punhos - SRAM Grip Shift X.0
Desviador trás - SRAM X.0 (2004) com roldana KCNC em dourado
Pedaleira e Movimento - Shimano XTR
Cassete - SRAM 990
Corrente - SRAM PC 991 CrossStep

Eu posto fotos assim que tiver alguma condigna... lol

Agora o mais importante, o feedback!

As afinações da bike para o meu parecer são: amortecedor de trás 215 psi's com recuperação a dar para o rápido - 16 (em 20) clicks no Brain no sentido dos ponteiros do relógio / forqueta com 125 psi's em ambas as câmaras com gate todo aberto e recuperação rápida (este tipo de afinação deriva dos dois anos de DH que fiz... normalmente não serve para toda a gente)

Do conjunto - com 250 km's em 15 dias, incluindo Maratona da Beselga, Rota do Quartzo, Passeio em Valongo (com chuva) e Passeio em Viseu (com neve e chuva)

A bicicleta demonstra-se desde o inicio muito equilibrada. Com as afinações com que estou a rolar demonstra-se neutra, qualquer que seja a situação em que a coloque. Isto faz com que a mesma nos transmita confiança para abusarmos! 8)

A rolar (5/5)- A bicicleta mantém com relativa facilidade as cadências/ritmos imprimidos pelo utilizador. Acelera muitissimo bem, devido à dureza e rapidez de do amortecedor e do brain quase "fechado"! Em asfalto e estradões, comporta-se na íntegra como uma semi-rigida!

A subir (5/5) - A resposta é similar ao "a rolar" supracitado! É relativamente simples de manter ou mesmo acelerar ritmo a subir! É o único ponto aonde às vezes me arrependo de trazer o rebound na traseira rápido... nas zonas mais técnicas, se vier em carga o amortecedor dá resposta e faz-me perder alguma tracção! Mas o que se ganha em tudo o resto compensa!

A descer (6/5) - Foi a descer que a bicicleta mais me surpreendeu (e se calhar ao Sauser, lol)! Vindo de um mundo de grandes cursos, muito peso e pneus largos, esta bicicleta deitou por terra todas as convicções que tinha! Mesmo com guiador recto e avanço sem inclinação, com o selim sempre no mesmo sitio, a bike demonstra-se estável em qualquer situação! E eu experimentei-a em Valongo, ou seja, grandes corta-fogos, single-tracks com muita pendente, lousa e lama a rodos, pontes em ramos de eucalipto (o pessoal de Sobrado sabe do que estou a falar!)!

De forma muito sumária, só vos posso dizer - estou a adorar a bike que adquiri! No entanto de futuro e mais em pormenor, vou esclarecendo e completando a minha avaliação do conjunto e dos componentes que troquei!

Um abraço grande para todos e boas pedaladas!

Gonçalo Costa
 

TUBORG98

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Gonçalo,

excelente review.
Isto deve ser mesmo para me deixar com agua na boca. :evil:
Não esquecer as fotos!

:eek:fftopic:
Acho que já não voltas ao DH, desde que te vi a andar de estrada e agora XC, cada vez mais acredito que não regressas. :rotfl:
 

TUBORG98

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Gonçalo,

com uma pequena ajuda, penso que fica melhor. :wink:
Para a semana pagas-me o café no Armando. :lol:

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Mikka Salo

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Vamos à descrição dos componentes! 8)

Forqueta (4,75/5) - RS Sid Team 100 mm (em substituição de uma Fox F-100 RL)

Na aquisição da bike, troquei logo de forqueta... embora tenha muito boa opinião (fundamentada - já tive e experimentei todos os modelos da Fox - F-Series, Float, Talas, Vanilla, 36 e 40!!!) das Fox, optei pela Rock Shox. Não o fiz de forma gratuita, pois a opção deriva da minha experiência de forquetas em DH (modelos Lyric e Boxxer Solo Air)! Se estas forquetas - com funcionamento integral a ar - aguentam pancada forte e feio, também a SID deve aguentar o meu andamento...

na prática - com a forqueta afinada com os 125 psi's em cada câmara (iniciei-me com 130 psi's), gate todo aberto e recuperação rápida, a forqueta tem um trabalhar seco e agressivo... quero com isto dizer, que a forqueta exige alguma força de braços (seca) e elasticidade dos mesmos (agressiva/progressiva)! Mas, em contrapartida, entro por onde e como quero a qualquer obstáculo, curvo "deitado" como na bike de DH pois ela está sempre a empurrar o chão (resultado do rebound rápido e da pré-carga de ar). O gate todo aberto dá-me um ínicio de curso com sensibilidade quanto baste! O facto de trazer a forqueta com apenas 15 a 20% do sag permite que a mesma trabalhe "mais em cima", sem o constante vai vem da pedalada ou travagem, mantendo-me numa posição bem mais central da bike e permitindo-me a utilização de um guiador recto! Só vantagens! :p

Atenção a quem está habituado a forquetas afinadas no modo "confortável" - Rodar com a forqueta afinada desta maneira, exige-vos bem mais dos bracinhos e da condução... apesar da forqueta lidar melhor com grandes pancadas (em inglês, square edges) e curvas em apoio, se vocês não se comprometem no que vão a fazer, o mais certo é ela "lavar" por falta de peso! É necessário manter o peso centralizado na bike, embora isso vos possa meter alguma confusão no início! Se puxam o peso atrás, ela terá pouca carga superior em cima dela e vai perder o contacto com o terreno, sem o ler!

único ponto negativo - este ponto negativo nem devia existir, derivado do meu peso, mas vou apontá-lo pois sei que nas Fox isto é menos notório... a rigidez da forqueta! Sempre se apresentou super rigída em tudo o que lhe atirei para a frente, não torceu em pancadas consecutivas (pelo menos até agora) nem em curvas com apoio, mas fê-lo em estradões rápidos com regos! Durante este fim de semana em Valongo, ao fazer uma transferência entre regos num estradão, a forqueta queixou-se ao encaixar no rego de recepção! Nada de mais, até porque a velocidade era mais do que devia, mas acho que o devo deixar apontado! No entanto, eu não me esqueço que é uma forqueta de XC, e já muito aguenta ela... lol :mrgreen:!

Rodas (5/5) - Fulcrum Red Metal 1

Optei por estas rodas por três motivos... largura dos aros, estética das mesmas e "alguma" exclusividade!

em teoria - A opção por aros mais largos justifica-se pelas cargas "estúpidas" a que submeto as rodas e os pneus (90 kg + equipamento + condução "a fundo")! A opção Red Metal 1 vs Red Metal 0 tem a ver com a relação €/gr! Não se justificava economicamente a escolha pela segunda opção!

em prática - rodas muito robustas, a fazer lembrar-me um jogo de CrossMax SX (rodas para All Mountain) que tive em 2007! Não se sente nenhuma torção lateral em apoio ou travagem e "engolem" bem os impactos frontais! Os raios "achatados" ajudam nas acelerações e não se nota diferença nenhuma derivada do "2:1 spoke ratio"! Estão montadas em Tubeless com Slime. Com 250 Km ainda não há qualquer amolgadela, empeno, raios desapertados... um must!

tenho só a apontar duas "coisinhas" - uma das válvulas UST vinha com defeito (acontece a todos) e os rolamentos da roda de trás ficaram com folga à frente da loja... facto que já estava à espera e foi logo solucionado! São vários os fóruns on-line que alertam para esta questão derivada ao excesso de massa que vem nos rolamentos, que impede o correcto ajustamento de fábrica!

Pneu Frente (5/5) - Continental Mountain King 2.2 ProTection UST - com pressão de 30 psi's

Antes de mais, gostaria de dizer que troquei os pneus de origem (Specialized Fast Trak LK S-Works 2.0) por falta de borracha nas laterais dos mesmos! São pneus excelentes (rodei com eles na Maratona da Beselga) em qualquer piso excepto lama/barro e aguentam as cargas laterais como poucos devido a "dobrarem" fantasticamente bem! Só que se não têm cuidado nas zonas de pedra afiada... Lá ficamos com slime espalhado pela escora traseira! :oops:

em teoria - montei este pneu por conselho de um amigo, mas sempre com o pé atrás! É que a minha relação com a Continental, deixava muita a desejar! Adiante... tacos muito espaçados o que dita à partida poucas propriedades rolantes mas óptima evacuação de lama (estamos no tempo dela!) Laterais reforçadas (excelente para o meu andamento), tacos laterais exteriores e interiores à maneira que faziam prever poucas diferenças de tracção entre a transição entre a posição a 90º graus com o solo e o inclinado. Já a escassez de tacos centrais deixou-me algumas interrogações em relação a travagem e durabilidade do pneu...

em prática - Revolucionou a minha opinião da Continental! Grande pneu em todos os pisos, inclusivamente em estradão compacto (devido às laterais reforçadas o pneu e tacos não torcem, garantindo a trajectória definida)! Mas deixo algumas preocupações para o futuro, que espero que desapareçam com o passar dos quilómetros... a questão dos tacos centrais (se estes desaparecerem muito depressa o pneu fica inutilizado, mesmo com rasto existente nas laterais) e o desgaste prematuro dos tacos laterais! É que pneus com este tipo de tacos altos e flancos rigidos, quando submetidos a grandes cargas laterais, começam a comer por dentro, provocando o corte prematuro dos mesmos! É tipico isto acontecer nos pneus de DH por causa das borrachas mais moles (40A, 42A e 50A ou mesmo inferiores!). A ver vamos, como dizia o outro...

Pneu Trás (5/5) - Shwalbe Racing Ralph 2.1 Evo UST - com pressão de 40 psi's

Não me vou alongar muito... já meio forum utilizou ou utiliza este pneu, e deverão ser muitos os que estão contentes com ele! Sou só mais um... Mesmo em condições de lama! No entanto, vou reduzir 2 psi's para ver se isso ajuda na resposta do amortecedor, para evitar "escorreganços"!

Travões (5/5) - Avid Elixir SL R (160 mm frente e 140 mm trás)

teoria - nada a apontar. Mantive-os pelo facto de serem relativamente leves e de ter óptimos resultados dos Juicy no DH...

prática - mas que grandes travões! Se havia alguma critica aos juicy, derivava de alguma inconsistência em termos de tacto ao longo da utilização normal (também tinha uns juicy SL na enduro, logo não era do DH e das imponentes travagens) e aqueles afinadores expostos às quedas! Tudo resolvido neste conjunto! Grandes manetes e grandes bombitos! A potência é grande, doseável e com uma progressividade a fazer lembrar a Hope! As manetes não vergam, como era apanágio de algumas Juicy, e ao nivel ergonómico (travo apenas com um dedo) muito boas e instintivas, pois o dedito vai logo ao sitio certo! Apesar do meu peso, estes discos chegam e sobram até porque gosto muito pouco da bela da derrapagem, tão costumeira no pessoal que não entende que as travagens provocam erosão precoce dos nossos trilhos... e para quem não sabe, a derrapagem não tira velocidade nenhuma pois "coagula" os tacos de travagem do pneu de terra e torna-os "slick"! Já pensaram nisso? E o desgaste do pneu, não vos vai à carteira?

E é assim... Vou ver se faço mais 250 km's para desenvolver este tópico! Obrigado por me terem aturado lol!

Qualquer dúvida que tenham, não hesitem! Tentarei esclarecer-vos da melhor forma possivel!

Gonçalo
 

JorgeSantos

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Parabéns pela excelente análise :yeah:

Embora a bike seja recente já deu para ler algumas curiosidades. Vai mantendo o tópico com este nível :wink:

Valongo? Isso é muito perto de mim.

Vou estar muito atento a esta análise :wink:
 

HR

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Excelente análise para uma excelente bike...

Continua a brindar-nos com noticias que assim vale a pena!

O que era preciso era mais fotos!... :D

Muitas e boas pedaladas...
 

jorgegt

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:drool: :bompost:tenho pena de não ter uma, pois sou um grande fã das epic, embora os câmbios€€€ não dá :mrgreen: fico contente por saber que a bike tem esse comportamento porque o meu tipo de condução, deve ser idêntica(digo eu :mrgreen:) e a escolha da SID era a que eu faria, álias a montagem está exelente :clap:
 
Mikka Salo, excelente análise vai actualizando... Estou com curiosidade em saber o peso da "bicha" ? Por mero acaso não sabes o peso de origem e o peso actual ? Como vens de uma bike com suspensões "burras" notas muita diferença com o "brain" ? Na prática é como se diz, se fizeres uma subida de pé qual é o comportamento ? Desculpa as minhas perguntas mas tenho andado a babar desde que as vi e rezava para alguém fazer aqui uma análise :mrgreen:. Vou esperando :lol:, pelas respostas e por mais fotos.

Um Abraço
 

jorgegt

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Sim concordo com o António Costa, envia a tua opinião, pois é mais fiavel, um rider que não está a fazer publicidade do que a das revistas(na minha opinião) pois podem ser um pouco imparciais, ás vezes para agradar á marca em questão :mrgreen:.............já estou a divagar :mrgreen:
Mas como gosto da bike em questão..............................
 

Mikka Salo

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Boas a todos!

Antes de vos (tentar) responder, quero agradecer-vos a simpatia com que têm brindado este tópico. Agora, ao que interessa! :D

Peso - A bike completamente de origem, sem pedais - 11,800 kg - traz de origem uns Shimano PD-520, que devem pesar uns "valentes" 400 gr, logo prevê-se um peso final de 12,200 kg de origem podem ver a montagem no link do primeiro post

Com as alterações efectuadas (patentes nos posts anteriores) e com os seguintes extras - Conta Km Blackburn c/ fio, Grade de Bidão Specialized, Airgun da SKS com uma botija de CO2 e uns pedais Shimano PD-540 - 11,780 Kg
Eu sei que podia estar mais leve, mas como julgo que já ficou claro, interessa-me que, e acima de tudo, a fiabilidade e a durabilidade estejam patentes em qualquer componente!

Posso sugerir, a quem queira uma bike deste género, que com uma escolha mais incisiva ao nivel das famigeradas gramas, a bicicleta emagrece logo 700 gramas com relativa facilidade - a exemplo - Mavic SLR com apertos rápidos KCNC e os pneus de origem com as câmaras de origem (só pesam 98 gr cada uma) ou liquido selante (60 a 100 gr por roda)! Mas depois temos de andar de pantufas! lol :mrgreen: :lol:

Brain - Como dizia o António, isto de andar com suspensões inteligentes dá muito que pensar.... passo a explicar com a comparação com o brain fade 2008 com afinações similares (aproximadamente 3/4 dos clicks possíveis no sentido dos ponteiros do relógio - suspensão mais firme)!

rolar/subir em asfalto ou estradão

epic 2008 - a bike mantinha-se bloqueada, mas bastava um movimento diferente superior (uma alteração da posição do corpo) e a válvula de inércia abria e o amortecedor trabalhava por um instante. Um exemplo típico é nós irmos a rolar com uma cadência certa e termos, de um momento para o outro que apertar nos crenques! Quando se alterava a força exercida na bike o amortecedor trabalhava indiscutivelmente!

epic 2009 - a bike lê e "interpreta" quase por completo as forças exercidas pelo rider - forças superiores, não abrindo o amortecedor. Ou seja, qualquer input diferenciado de força nos crenques não tem qualquer influencia no amortecedor! Actua tal e qual como uma semi-rigida! Sempre que tem um impacto inferior, a válvula dispara e compensa de imediato o primeiro impacto. Em pé comporta-se da mesma maneira!

Em relação a subidas técnicas e pancadas inesperadas, tenho a realçar o que disse no primeiro post - se não soubermos aliviar como deve ser a subida de um degrau/obstáculo, o amortecedor responde, e perdemos alguma tracção! Julgo que isto é facilmente resolvido com uma afinação mais ténue do brain (por exemplo 12 clicks) e uma recuperação mais lenta, permitindo algum "wobble" da suspensão para "comer" as irregularidades ou forças inferiores! As afinações que eu utilizo derivam do tipo de trilhos e do minha forma de andar!

trilhos técnicos e a descer

epic 2008 - derivado do amortecedor mais activo, a traseira mostrava-se mais colada ao chão, mas com tendência a afundar com pressão nas bielas da pedaleira! O amortecedor (na minha opinião) demonstrava-se muito linear! No entanto adorei a bike (tive a oportunidade de fazer cerca de 600 km's com uma daí a comparação) e considero-a uma opção mais do que válida para quem quer poupar uns trocos! Em comparação com a de 2009, perdoa mais algum "equivoco" de condução!

epic 2009 - a leitura do terreno parece-me inferior à de 2008, sendo uma das razões pelas quais rolo com o rebound mais rápido! Mas isto tem uma vantagem enorme (a meu ver)! É que a velocidade de leitura da frente é exactamente igual à velocidade da leitura da traseira, o que faz com que esta se apresente completamente neutra em qualquer situação! Em termos práticos, ao comprometer a frente a uma trajectória temos a certeza que a traseira vem atrás com reacção idêntica e com a folga dos 100 mm para os médios a grandes impactos! "Enrolar" esta bike é um doce, quando comparada com a de 2008!

Em termos práticos, a epic evoluiu (no âmbito do XC) como algumas máquinas mais recentes do DH! É uma bike que apresenta o mesmo curso que a do ano passado, mas mais "rijinha" e "agressiva", pedindo sempre controlo quando se quer andar a fundo, mas com uma grande vantagem! É uma bicicleta que não se intimida de fazer linhas de trialeira a direito, porque apresenta uma curva de progressividade muito acentuada, o que a impede de se fechar e "engolir" por completo os 100 mm de curso! Damos conta que por mais repetidos que sejam os impactos, ela guarda sempre algum curso de reserva para nos safar quando ultrapassamos o nosso limite! Acreditem que o limiar entre uma bicileta cuspir o rider por curso esgotado ou não cuspir costuma ser muito ténue, mas este amortecedor e bike parece colocá-lo bem mais longe! Óptimo, na minha opinião!´

É uma bike feita para ser efectiva e ser abusada - para andar a fundo! Não a recomendo propriamente para alguém que faça um passeio recreacional de vez em quando! Existem outras opções bem mais em conta no mercado! Desculpem-me a sinceridade! :wink:

Como dizia um colega meu, "...seja a fazeres XC ou DH, tu gostas é de rolar com a faca nos dentes"! lol 8)

Ela incita-vos a andarem mais e melhor!

Um abraço e continuem a expor as vossas dúvidas!

Gonçalo
 

Antas

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Mikka Salo said:
A subir (5/5) - A resposta é similar ao "a rolar" supracitado! É relativamente simples de manter ou mesmo acelerar ritmo a subir! É o único ponto aonde às vezes me arrependo de trazer o rebound na traseira rápido... nas zonas mais técnicas, se vier em carga o amortecedor dá resposta e faz-me perder alguma tracção! Mas o que se ganha em tudo o resto compensa!

Olá Gonçalo! O teu desempenho e o da bike a subir é muito bom! Obrigado pela "boleia" na subida para as torres eólicas da Beselga. Fica prometido que para a próxima puxo eu!

Abraço

Guiomar
 

mad max rr

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Ora ai está uma grande montagem, por acaso também montei uma sid team recentemente na minha bike e estou muito satisfeito com ela.

Parabens pela máquina :wink:
 
Gonçalo, respondeste a todas as minhas questões. Obrigado :wink:. Depois desta tua 2ª análise posso dizer-te que ainda :drool: mais... Enfim raios partam a "bina" que me põe doente nem durmo a pensar numa :doente:.

Um Abraço
 

jorgegt

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Muito obrigado pelo esclarecimento e pela óptima discrição da bike e sua prestações :wink:
Tenho pena e fico muito desapontado que seja assim tão boa, antes preferia que fosse um fiasco :twisted:pois agora não me sai da cabeça e tenho vontade de ir á loja trocar a minha bike :evil:........e não posso €€€€ :mrgreen:
Tou a brincar, é evidente que fico contente pela bike ser fantástica e corresponder ao que gostaria de ter, e principalmente te satisfazer, talvez um dia venha a ser um feliz contemplado :wink:
muitos parabens
 

Pedro_xpto

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Mikka Parabens pela analise... Execelente analise...para mim talvez a mais completa que ja vi... Como tambem tenho uma SID Team 2009 e sentir o mesmo que sentes em termos de comportamento..acho que nao era capaz de fazer uma explicação da mesma como fizeste! :wink: :wink: :wink: As vezes passame pela cabeça trocar o meu quadro pelo epic S-Works Carbono de 2008 gosto mais desse... São gostos...

Já agora sabes me dizer o peso do quadro epic S-Works de carbono de 2008 e o de 2009?

Obrigado,

Cumps,
PA
 

Hetfield

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Antes de mais parabéns pela bike. Está muito boa mesmo. Uma montagem equilibrada e com gosto. Estão a sair grandes máquinas aí da Prociclar. :yeah:

Os meus parabéns também pela análise que tens vindo a fazer. Das melhores que tenho visto aqui no forum. Obrigado por partilhares com o pessoal informação fundamentada e de qualidade.

Boa sorte com a máquina.
 
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