Rui Marçal
New Member
Jocas,
Obrigado por me fazeres rir pela manhã, lol...realmente alguém ganha com o negócio...lol...
Olá Rodinhas,
Quando digo que nunca compensa, é realmente quem troca bikes leves por bikes médias ou pesadas, tal como disse no início do post.
Tudo o que dizes e que sentes em cima da 29' é verdade. Mas o problema é que muita malta monta-se em cima de uma bike 29' e não consegue entender que a bike é muito diferente da 26', mas é diferente na roda e na geometria.
A "moda" na roda 26' é guiador pequeno ou muito pequeno, é roda estreita ou muito estreita (1,9 ou às vezes até menos), a geometria obriga ao selim muito alto e guiador muito baixo, o que é lixado para descer mas muito bom para picadas técnicas, etc...
A malta da 26', tinha como objetivo uma bike leve, ou muito leve, porque é melhor e disso ninguém dúvida e gastava e gasta rios de dinheiro em caça de menos gramas.
E agora?
A roda 29' é o contrário, não só o diâmetro da roda, mas a geometria. O guiador é muito largo, sempre acima dos 660mm, quantas 26' andavam com um guiador destes? A bike fica mais manobrável, mais estável, mais confortável ao nível das mãos e dá mais confiança a descer.
Depois temos um selim à altura do guiador, uma posição de condução mais relaxada. Pior para rolar, pois "corta-se" pior o vento, melhor para descer, onde a malta nota muito mas pior para subir. O que a malta tem mais medo? De subir ou de descer? De descer. E se não conseguir fazer aquela picada lixada? Não interessa tanto, é falta de pernas, ou patinou, etc...há sempre uma desculpa que não envergonha o rider, agora não fazer a descida é lixado.
Agora pensem assim. Numa bike 26', metam-lhe uns pneus largos, 2.2 ou mais. Guiador mais largo e talvez, se assim entenderem uma afinação diferente na suspensão. Não ter medo de alterar o que tem e melhorarem isso, experimentarem. Dá mais gozo, fica muito mais barato e acreditem que a 26' fica muito melhor do que estava.
A malta não experimenta, simplesmente opta pelo caminho mais fácil e caro, troca de bike. Depois, no fundo, quando se está para adormecer pensa-se no erro, no dinheiro que se gastou numa altura de crise, etc...
Muitas das vantagens dadas à roda 29', não é culpa do diâmetro da roda mas dos outros componentes também...
Obrigado por me fazeres rir pela manhã, lol...realmente alguém ganha com o negócio...lol...
Olá Rodinhas,
Quando digo que nunca compensa, é realmente quem troca bikes leves por bikes médias ou pesadas, tal como disse no início do post.
Tudo o que dizes e que sentes em cima da 29' é verdade. Mas o problema é que muita malta monta-se em cima de uma bike 29' e não consegue entender que a bike é muito diferente da 26', mas é diferente na roda e na geometria.
A "moda" na roda 26' é guiador pequeno ou muito pequeno, é roda estreita ou muito estreita (1,9 ou às vezes até menos), a geometria obriga ao selim muito alto e guiador muito baixo, o que é lixado para descer mas muito bom para picadas técnicas, etc...
A malta da 26', tinha como objetivo uma bike leve, ou muito leve, porque é melhor e disso ninguém dúvida e gastava e gasta rios de dinheiro em caça de menos gramas.
E agora?
A roda 29' é o contrário, não só o diâmetro da roda, mas a geometria. O guiador é muito largo, sempre acima dos 660mm, quantas 26' andavam com um guiador destes? A bike fica mais manobrável, mais estável, mais confortável ao nível das mãos e dá mais confiança a descer.
Depois temos um selim à altura do guiador, uma posição de condução mais relaxada. Pior para rolar, pois "corta-se" pior o vento, melhor para descer, onde a malta nota muito mas pior para subir. O que a malta tem mais medo? De subir ou de descer? De descer. E se não conseguir fazer aquela picada lixada? Não interessa tanto, é falta de pernas, ou patinou, etc...há sempre uma desculpa que não envergonha o rider, agora não fazer a descida é lixado.
Agora pensem assim. Numa bike 26', metam-lhe uns pneus largos, 2.2 ou mais. Guiador mais largo e talvez, se assim entenderem uma afinação diferente na suspensão. Não ter medo de alterar o que tem e melhorarem isso, experimentarem. Dá mais gozo, fica muito mais barato e acreditem que a 26' fica muito melhor do que estava.
A malta não experimenta, simplesmente opta pelo caminho mais fácil e caro, troca de bike. Depois, no fundo, quando se está para adormecer pensa-se no erro, no dinheiro que se gastou numa altura de crise, etc...
Muitas das vantagens dadas à roda 29', não é culpa do diâmetro da roda mas dos outros componentes também...