Roda 26, qual o seu futuro?

Rui Marçal

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Jocas,

Obrigado por me fazeres rir pela manhã, lol...realmente alguém ganha com o negócio...lol...

Olá Rodinhas,

Quando digo que nunca compensa, é realmente quem troca bikes leves por bikes médias ou pesadas, tal como disse no início do post.

Tudo o que dizes e que sentes em cima da 29' é verdade. Mas o problema é que muita malta monta-se em cima de uma bike 29' e não consegue entender que a bike é muito diferente da 26', mas é diferente na roda e na geometria.

A "moda" na roda 26' é guiador pequeno ou muito pequeno, é roda estreita ou muito estreita (1,9 ou às vezes até menos), a geometria obriga ao selim muito alto e guiador muito baixo, o que é lixado para descer mas muito bom para picadas técnicas, etc...

A malta da 26', tinha como objetivo uma bike leve, ou muito leve, porque é melhor e disso ninguém dúvida e gastava e gasta rios de dinheiro em caça de menos gramas.

E agora?

A roda 29' é o contrário, não só o diâmetro da roda, mas a geometria. O guiador é muito largo, sempre acima dos 660mm, quantas 26' andavam com um guiador destes? A bike fica mais manobrável, mais estável, mais confortável ao nível das mãos e dá mais confiança a descer.

Depois temos um selim à altura do guiador, uma posição de condução mais relaxada. Pior para rolar, pois "corta-se" pior o vento, melhor para descer, onde a malta nota muito mas pior para subir. O que a malta tem mais medo? De subir ou de descer? De descer. E se não conseguir fazer aquela picada lixada? Não interessa tanto, é falta de pernas, ou patinou, etc...há sempre uma desculpa que não envergonha o rider, agora não fazer a descida é lixado.

Agora pensem assim. Numa bike 26', metam-lhe uns pneus largos, 2.2 ou mais. Guiador mais largo e talvez, se assim entenderem uma afinação diferente na suspensão. Não ter medo de alterar o que tem e melhorarem isso, experimentarem. Dá mais gozo, fica muito mais barato e acreditem que a 26' fica muito melhor do que estava.

A malta não experimenta, simplesmente opta pelo caminho mais fácil e caro, troca de bike. Depois, no fundo, quando se está para adormecer pensa-se no erro, no dinheiro que se gastou numa altura de crise, etc...

Muitas das vantagens dadas à roda 29', não é culpa do diâmetro da roda mas dos outros componentes também...
 

Jocas22

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nem mais Rui, já tinha focado esses pontos. Quando comprei a minha andei por cá e recomendaram mudar o guiador que a Cube trazia de 700mm senão me engano por um 560mm, epá aquilo era um desatino a descer como dizes, mesmo tendo a 26 mudei para um maior e compensou bastante. Trazia tambem pneus 2.25 e troquei por uns 2.10 pela moda, isso ficou mas tenho noção que sendo maiores traziam mais estabilidade a descer e tracção a subir. Neste caso uma escolha minha, mas consciente do que estava a fazer entre prós e contras, mas aparece muita gente que muda por causa das modas sem perceber as consequências de um ou outro ponto. É roda 26, guiador 560 e roda 1.90. É roda 29, guiador 700 e roda 2.25 e depois comparam as 2 coisas. Dá asneira claro.
Atenção não negando que não é apenas isso que influencia a maior estabilidade a descer, mas que ajuda, ajuda. Metam 560 no guiador e roda 1.90 na 29 e depois conversamos.
 

Rui Marçal

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Sim Jocas22,

Isso é que era um belo exercício. Meter numa bike 29' um guiador pequeno com rodas estreitas, lol...Aí se viam as reais vantagens da roda 29', ligeiras, muitos ligeiras ao ponto da grande maioria dos rideres nem darem por ela...
 

Medroso#78

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Boas,

Tal como se tem vindo a falar até agora, TUDO é importante numa bike.... mas é curioso como simplesmente se ignora a opinião de quem tem as duas, de quem já fez milhares de km numa 26, e agora tem o PRAZER de pedalar numa 29er, e sente as obvias diferenças e as partilha sem qualquer tipo de influência. Mas tudo bem amigos meus... cada um pedala no quer/pode. O importante é pedalar... o resto é conversa.

Se eu ia onde vou na 29er, é obvio que sim. Mas não com o mesmo à vontade/confiança e ponto (só crê que quer)!!!!!! Se compensa o investimento que se faz?! É relativo... uma 26 com o mesmo valor custa o mesmo. Se é asneira ter as 2 bikes?! talvez... mas pq não?! Não há quem tenha 2 mulheres, 2 carros, 2 motas, 2 casas?! ;)

Porque não pedalamos todos em bikes 26 baratuchas, sem mudanças, travões, rodas, suspensões, amortecedores xpto?! Não iríamos aos mesmo lugares?! Não teríamos convívio entre amigos na mesma (que é o que a esmagadora maioria de nós procura)?! Por isso não vamos criticar no sentido do investimento que o fulano "A", "B" ou "C" fez/faz. É o que mais vejo fazer por cá..... não me parece justo/saudável. ;)
 
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FMCurto

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Esse "à vontade e confiança" foi o que me levou a trocar uma modesta hardtail 26" por outra hardtail de 26" melhorzita mas para garfos de curso maior mas tb só o fiz porque havia muitas oportunidades de material 26".Com o mesmo investimento ficaria com certeza pior servido em qualquer outro tamanho de roda, mas tenho a certeza que se um dia não tiver mais escolha de material para substituir ou fazer upgrades à 26" e as 29" caírem em desgraça a ponto de começarem aparecerem a preços de ocasião talvez ainda mude. ;)
 

Jocas22

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Medroso tu é que foges ás questões que são colocadas. O que se fala faz sentido ou não, tendo tu as duas? ou são disparates?

Ninguem nega vantagens das 29, a questão do ângulo de ataque aos obstáculos é indesmentível por exemplo.

Mas também existem muitas coisas que se preferem não falar porque não dá jeito. Seja como for aqui fala-se do fim das 26 e justifica-se ou não o investimento na 29, se nos limitamos todos a um "mas eu tenho 2 eu é que sei, porque não acreditam" ou "agora ando mais depressa" ou "agora desço melhor" sem se tentar perceber o que causa isso mesmo isso é conversa da treta.
Eu não tenho duas, mas tambem não preciso de ter para ver vantagens e desvantagens.
 

Jocas22

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recomendo o seguinte exercício:
por na 26 o guiador da 29, um 700mm ou seja o que for e depois colocar uns pneus de DH, uns 2.50 ou coisa que o valha, para compensar, e depois ver se também não dá mais confiança, mais conforto. Depois voltar cá para conversarmos.
 

Medroso#78

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Nunca usei "pneus de estrada" na 26, nem nunca usei guiador de "50cm" para retirar peso na 26, nem noutra bike qualquer. O que me dá mais confiança nas descidas, deve-se ao diâmetro da roda. A subir, por mais longa que seja a subida, ou até mais técnica que seja, na 29er subo melhor do que o que subia.. na 26, por mais que jogue com a transmissão, não é a mesma coisa.. na 29er, parece que tem redutoras LOOOL. Verdade.. ;)

....não imaginam o quanto gostava de um dia qualquer, me cruzar com alguns dos camaradas de cá que andam de 26... assim, num evento qualquer, onde fossem trilhos novos para ambos... de maneira que nem soubéssemos quem estava ali connosco.. tão a ver a ideia?! Só no fim por mera casualidade viéssemos a ver quem realmente somos. :p Gostava de vê los subir algo que eu na 29 não fosse capaz.. ;)

Já não falo em descer, pq 1º, nunca fui grande coisa a descer...... com 17 anos estive um mês hospitalizado sem caminhar com a coluna fracturada... por isso não abuso.... dp gosto é de ver a malta a subir... descer, se não for mais rápido, desce-se mais lento... ou até desmonta LOL. Gosto é de ver a malta trepar.. ;)

p.s: eu sei que por vezes me desvio um pouco... mas todos sem intenção o fazemos... tentamos responder a diversos post´s ao mesmo tempo..
 

FMCurto

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Acho óptimo poder haver escolha e a "moda" acabou por me dar jeito.Mas se não for pelo tamanho as marcas hão-de tornar as 26" obsoletas com outras inovações quaisquer, ou eixos XPTO ou novos standards BB ou outra coisa qualquer. È capaz de irem ficando marcas com nichos de mercado que façam updates aos seus quadros mas sem massificação os preços iriam subir, tal como vejo neste momento o mesmo modelo de garfo (que estou a pensar fazer update) de 1 1/8 mais barato que tapered, mas que com certeza vai desaparecer ou ficar mais caro...por isso é aproveitar enquanto dá e nem pensar muito nisso.
 

Jocas22

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senão experimentas vários tamanhos, componentes, etc.... depois é mais natural que tenhas essa visão milagrosa da roda 29. Quer queiras quer não, mudaram mais componentes que apenas o tamanho da roda quando mudaste pra 29.

no DH ninguem usa roda 29 e têm mais estabilidade a descer e confiança que qualquer 29 HT ou FS que tu tenhas, e esta hein.:cool:

tem vantagens/desvantagens ficar na 26. Algumas das desvantagens podiam ser minoradas trocando componentes.
 

tonyV

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Gosto sempre de vir aqui ler alguns comentários, como posições de condução numa BTT semelhantes a bicicletas de estrada e ficar-me pelo sorriso atrás do monitor, mas há coisas que ultrapassam o mínimo da honestidade intelectual.

O utilizador medroso diz:

"Gostava de vê los subir algo que eu na 29 não fosse capaz.."

E eu pergunto se a bicicletas dele são feitas de apenas duas rodas 29'...é que eu até podia dizer que tenho uma 26' com geometria variável, em que desde que haja pernas, sobe tudo o que a maioria das 26', 27'5 e 29' não sobem com ou sem pernas.

Misturam rodas, quadros, os mais diversos componentes e tiram conclusões únicas com base em tamanhos de rodas. De facto demonstram muito conhecimento do conjunto bicicleta...
 

Rui Marçal

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Boas Medroso,

A tua 29' poderá subir melhor onde a falta de tração seja evidente, porque a área de contato do pneu na 29' é ligeiramente maior que na 26', e só nesta circunstância. Também tens alguma vantagem onde o piso é mais irregular. Aí a 29' "sobe" melhor os degraus, mas tens de ter alguma velocidade para conseguir vencer a maior inércia da roda.

Em subidas com tração razoável, a 26' é melhor porque é mais leve e mais ágil. A posição de condução é mais propicia a que a roda da frente não levante tão facilmente, etc...E isto nem sequer é discutível, pois é física pura e dura.

Com o passar dos km a minha técnica foi melhorando, e posso dizer que é muito raro ter de me apear por falta de tração atrás. E, na maioria das vezes, quando acontece é com lama, e, na esmagadora maioria dos casos nem com roda 29', pois há limites para tudo.

Em tudo o resto a 26' é melhor a subir.

Já fiz às uns tempos umas contas e uma roda 26' comparada com uma roda 29' com componentes iguais e sem contar com o peso a mais do quadro, a roda 29' fica sempre mais pesada quase 500 grs. Então, se o peso reduzido foi sempre uma prioridade no BTT, ciclismo, carros de competição, etc...Será que o peso a mais que uma 29' tem sobre uma 26' não anula o efeito "29'"? E estou só a falar de subidas...A descer a conversa é outra...
 

Medroso#78

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Quando falo, é sempre em comparação entre as bikes que usei.. a 26, onde já fiz uns milhares de km, com a 29er que tenho.... onde me sinto melhor a todos os níveis... disso não tenho qualquer dúvida. Desculpem lá bater constantemente na mesma tecla mas.... é apenas para contradizer quando me dizem que a 29 é um "trator" comparado com a 26 (comparo SEMPRE bikes semelhantes em peso/equipamento). Ah na 29er, nem avanço invertido uso. Não é por nada, mas é só para saberem. Nunca tive problemas com a frente... meto-a onde, e como eu quero.... já na 26 nunca foi assim.. ;)

Caro tonyV , se acha que não tenho sido claro no que escrevo e tento transmitir, lamento, não sei fazê-lo melhor. De qualquer forma o que conta é o que sinto. ;)
 

Jocas22

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o que se transmite é que "26ers" é um termo muito abrangente, nem todas são iguais em geometria, componentes e mesmo se o avanço tem x graus, se o guiador tem x comprimento, etc... e isso no final faz diferenças. O que se sente numa não é necessáriamente o que se sente noutra e pequenas variações como inverter um avanço ou pneus mais largos faz muita diferença como todos sabemos.

O futuro da 26 está traçado disso tenho poucas dúvidas, mas será que tinha mesmo de assim ser? duvido muito.
 

tonyV

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A expressão usada foi clara e sem margem para erro. E eu fui claro na contra-argumentação com um exemplo. Faltam-me só as penas para ganhar o desafio:cool:
 

oliana

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Este tópico está para durar. Espero que durante muito tempo, pois as vantagens das 26 e 29 para mim são evidentes, bem como as desvantagens. Estou a falar em factores evidentes. Ninguém me consegue provar que uma 29 é mais ágil numa subida técnica que uma 26, ou que uma 26 é mais rápida e segura que a 29, num trilho rolante, mas técnico. Rodas 29 só andei em pasteleiras, por isso a minha experiência é nula. No entanto fiquei sempre com essa ideia de que é mais rápida, estável e segura, mas muito menos ágil em trilhos mais apertados.
Quanto á discussão dos tamanhos de guiadores, a matemática não engana. Quanto mais pequena é a roda...proporção menor. No entanto, ao gosto de cada um!
Para mim, o guiador é uma discussão inútil.
As 27,5 é uma espécie de sal a gosto.
Haverá mercado para todas?
Penso que sim!
 

Jocas22

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o tamanho do guiador não é só uma proporção da roda, a mesma roda 26 pode ter guiadores de 560 ou 700 conforme o uso, sempre foi assim. Essa agora. E na estrada a roda é praticamente uma 29 e o guiador á volta dos 400, mas esses não devem precisar de curvar imagino.

por essa logica imagino que no XC para roda 29 usam 700 e para AM 800 e se houver DH deve ser uns 900:cool:
 
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