Roda 26, qual o seu futuro?

:bompost:

O que me fartei de rir :D

Agora a sério, tenho bastante receio de comprar uma 26, mas é aquela que tem as minhas medidas... A ver vamos...

Já agora, na questão das 26" acabarem, qual é o prazo que o vendedor têm para disponibilizar peças de reposição para a bike? Será que existe prazo? No caso dos carros assim por alto ouvi falar em 7 anos. É alguma lei que rege este prazo?
 

NunoMCCII

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Nos carros são 20 anos mas não queiras comparar a quantidade de peças diferentes de modelo para modelo e muitas especificas de cada carro.

Nas bicicletas é mais fácil, não existem tantas peças diferentes e especificas e de certeza que vão existir peças durante muito tempo.
 

m.r.f.

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Boas, em termos de peças, penso que sempre haverá em quanto houver mercado para as mesmas.
As 26 aínda são o maior numero de bicicletas para adultos que existe no mundo e não me parece que em 7 anos toda gente troque as suas 26 por 27,5 ou 29.
 
Sim, claro, mas neste caso estava a falar principalmente de dropout's, quadro e peças especificas do modelo, como por exemplo adaptadores e afins.
Neste caso, se a marca deixar de fabricar pelo menos os dois primeiros, torna-se chato no futuro.

Se nos carros temos 20 anos, com mais peças, seria mais fácil com menos peças de ter e cumprir uma legislação que obrigasse pelo menos a 5/10 anos de peças de reposição...
 

the_bike_guy

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Duvido imenso que se deixe de fazer coisas para 26'' assim do nada, mas se acontecer aconteceu, logo se muda para 29'' como muitos foram quase forçados a mudar para travões de disco.
 
PS: Ok, mas vou arranjar um exemplo concreto:
Tenho a minha Epic 26" 2013 que foi descontinuada.
Foi apenas fabricada em 27.5 e 29".
O stock de 26" acabou.

Em janeiro 2014 o quadro parte, por minha culpa ou em garantia, tanto faz. Não havendo stock da mesma por ser descontinuada, o que vão fazer? Dar/vender um quadro 27.5 ou 29?
Se houver legislação que regule isto não haveria problema, pois naquele tempo ao abrigo da lei sabias que estava garantido um quadro igual ao teu para substituir o partido, assim não.
Nunca se pode contar com as pessoas mudarem ou não de quadro em 7 anos se ficam com as suas 26" ou não, temos é de contar com o fabricante e o stock de reposição que o mesmo faz.
 

JMPF

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As únicas peças diferentes dos outros tamanhos de rodas são apenas, aros de roda, câmaras para quem as usa, pneus e suspensões (e penso que as suspensões 27, 5 devem de dar para 26), todas as restantes peças dão para todos os tamanhos de roda, se o quadros 26 for um bom quadro e tiver algum problema pode sempre ser reparado ou pintado, seja ele de cromolyn, alumínio, carbono ou titanio.
Peças específicas de 26 vão existir novas para venda durante muitos anos, pois os stocks a nivel mundial devem de ser ainda bastante grandes, temos sempre também o mercado de usados.
E daqui a alguns anos quando o mercado de 29 e de 27, 5 estiver coberto redescobrem a roda prefeita que deve de ser a 26, pois como a 29 e 27, 5 já existe a muitos anos é so produzir.
Enfim é o mercado a ditar regras.
Com isto não quero entrar na discussão de qual o melhor tamanho de roda, o melhor tamanho de roda será o que cada um achar melhor para si seja ele roda 20 ou roda 32.
O pessoal parece que está sempre a medir pilinhas, deixem a treta do tamanho de roda, pedalem divirtam-se e sejam felizes de 26, 27, 5 ou de 29.

Boas pedaladas para todos e façam poeira nesses montes, vales ou em reta.

Ab
 
JMPF,a questão da compatibilidade não se mete em causa, o que se pode meter em causa (caso o material de 26" acabe) é que ao colocares num quadro 27.5 rodas de 26", a garantia do quadro é logo queimada.
 

JMPF

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Ricardo se tiveres as rodas 27, 5 em casa e as colocares quando fores a loja ninguém vai saber com que rodas se deu o problema
 

Manchanegra

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o melhor tamanho de roda será o que cada um achar melhor para si seja ele roda 20 ou roda 32

Exactamente a minha opinião.

As peças 26 vão continuar durante muitos anos. Possivelmente a oferta irá reduzir, mas, não vão acabar pois os fabricantes (Shimano, Sram, Suntour, Fox, etc...) ganham muito dinheiro com isso. Enquanto houver mercado haverá peças. Não acredito que todos vão de repente mudar para outro tipo de roda, e, para o ano, se a moda for outra vai tudo a correr mudar novamente.
 
JMPF, neste caso estava a falar apenas numa troca de quadro, não acredito, que se tiverem apenas quadros 27.5 ou 29, ao trocarem o 26 te ofereçam rodas também.

O melhor mesmo é curtir as voltas e nem pensar nisso :)
 

JMPF

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Ricardo, em termos legais se não te derem um 26 de garantia terão que te dar umas rodas pneus e suspensão do tamanho do quadro que bem conversado com a marca e entregando o material 26 a marca tem que te dar pois se eles não tiverem quadro 26 é um problema deles e não teu.
Em Relação a material, quando sairam os quadros em alumínio o cromolyn também tinha morrido mas ainda hoje podes comprar um quadro em cromolyn 26, 27, 5 ou 29, o mesmo se aplica aos V Brake tambem tinham morrido e ainda hoje podes comprar uns
No stress

Pedalem muito
 

jjjorge

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Eu também acho que o material para a roda 26 ainda vai durar muitos anos.
Se se for a sites lá fora há de tudo e muito mais barato.
 
n_btt
(…)
26-> ao ser um tamanho estudado para "maus caminhos" oferece melhor compromisso preço/peso/resistência, melhor capacidade de transpor obstáculos e mais agilidade

então qual a lógica do tamanho da estrada no btt?

a resposta tem 2 pontos, o comercial claro... a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).
(…)
Claro que o mercado quer é vender, e haverá sempre os incondicionais do verdadeiro btt (como os tais tipos do all mountain - que o praticam entenda-se) daí que para vender a esta malta novas bicicletas (o '29 nunca irá vingar (…)

Ora, nem mais.
Roda 29 não é para os que gostam de puro BTT é apenas uma roda para quem anda fora de alcatrão e por bons caminhos!!!
 

NunoMCCII

New Member
Ora, nem mais.
Roda 29 não é para os que gostam de puro BTT é apenas uma roda para quem anda fora de alcatrão e por bons caminhos!!!

Isto é uma barbaridade tão grande que só merece a minha pena e pesar. :(
 

ernez

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Realmente é verdade NunoMCCII, como é possivel, fonix.

Já agora, voltamos a esses tempos ó the_bike_guy, é só já o que falta discutir, ehehehehe, eu por acaso até aqui tenho uma trek com 18 velocidades, totalmente rigida, nesse caso sou mesmo um BTTista puro, ehehehehehehe, já não posso mais, ehehehehehe.
 

Reanimate

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A roda 29 esta para um atleta de 1.90m como a roda 26 esta para um atleta de 1.60m.

BTTista puro é aquele que sai para o mato com gosto independentemente da bicicleta ou tamanho de roda. Tenho as minhas duvidas em relação à "supremacia" da roda 29 pois cada ciclista tem as suas preferências e características mas é apenas e só isso que tenho a dizer sobre o assunto.

No que toca à paixão sobre o ciclismo em geral acho que essa questão era escusada.
 

Nelito122

Member
Epá, mostrem-me lá a definição do BTTista puro porque eu já tou com uma comichão na nalga a pensar que me bastava uma bicicleta e mato para fazer BTT.
Ando eu a emporcalhar esta modalidade tão pura, e a bicicleta, ao ousar rolar também em estradão ou até alcatrão (juro que vou passar a correr com a bicicleta às costas como uma penitência) ou lá de vez em quando pensar em fazer determinado percurso mais depressa para ver se consigo (esta noite prometo que me vou vergastar com a corrente da bicicleta).
Iluminem-me e guiem os meus pedais, ó puristas do pedal! Eu que sou o maior pecador por não seguir as vossas orientações puras sobre o que devo ou não fazer com a bicicleta.

(Para quem não percebeu, isto tá carregado de sarcasmo)
 
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