Roda 26, qual o seu futuro?

korreya

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Não estará o futuro da roda 26 sempre assegurado?!...só no que respeita a quadros poderá haver alguma dúvida,no resto do equipamento haverá sempre oferta,marcas que vendem para marcas...seguramente terão sempre oferta tanto para 26 como 29 passando pela 27,5...digo eu...
Cada um que se sinta bem a montar o que bem entender!...disfrutem das vossas meninas e levem-nas para o mato...não é crime ter uma 26 ou 29...crime é ver BTTs de milhares de euros circular exclusivamente em alcatrão :D ...dá Deus nozes a quem não tem dentes...ou unhas :p ...vi aí umas fotos e não resisto a colocar umas minhas...minhas e não tiradas a um qualquer pro do BTT :cool: ...para que se veja que as 29 também são offroad e não circulam apenas em estradões :D ...sou praticante de BTTfoto :cool: e nada me dá mais prazer do que andar pelo mato fora...sofrer a bom sofrer naquelas subidas de grande inclinação...ficar feliz da vida cada vez que se aproxima uma descida ou um single super técnico...ficar maravilhado,parar e desfrutar em silêncio das paisagens que encontro pelos caminhos de Portugal...faço-o na minha 29 como certamente podia fazê-lo numa 26...mas não era a mesma coisa... :D hehehehe...não resisti...








 

PenduluM

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O colega Joseelias duvida do sucesso e vantagens das rodas intermedias 27.5 e tem um discurso de desdém tipico de quem nunca as experimentou.

Primeiro, quem diz que nao é tão boa como a 26 nem tao boa como a 29, em alguns aspectos, tem razão. Porem não é tão má como a 26 nem tão má como a 29, noutros aspectos.
A 27.5 tem metade das virtudes de uma e outra e metade dos defeitos, a 26 tem a totalidade dos seus defeitos e virtudes e assim como a 29.

Segundo, o sucesso das mesmas vê-se neste momento pelo numero de conversões em quadros 26 e no numero de marcas que abandonaram as 26 em detrimento das 27.5 para a nova época.
Durante a epoca nos campeonatos e provas onde participei estive a reparar no numero de bikes com roda 27.5 e posso garantir que é praticamente o mesmo de 29er e 26er. Trabalho em estreita cooperação com uma das maiores lojas do norte do país e sei a quantidade de bikes com rodas 27.5 que la aparecem e lá foram compradas.
Por isso, na minha opinião neste momento o numero de bikes no mercado com roda 27.5 já se equipara aos dois outros tamanhos.

Terceiro, as vantagens e desvantagens só se notam experimentando. Os tais 3cm fazem diferença, para aqueles que têm uma 26 e queriam que ela rolasse um pouquinho melhor sem perder muito a subir, e tambem para aqueles que tem 29 e queriam que ela fosse um bocadinho mais ágil e que acelerasse melhor.

Para finalizar, o marketing faz diferença e dois ou três adjetivos fazem o domingueiro largar a sua 26 por uma roda maior por uma pipa de massa. Se a 26 vai acabar ou nao, é coisa que nao me assusta, tenho 26, 27.5 e 29, nao me importo que nenhuma delas acabe, desde que as bikes de btt nao acabem.
 

Joseelias

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PenduluM

Esse argumento do "tem um discurso de desdém tipico de quem nunca as experimentou." não vale grande coisa.

Como todos nós em imensas coisas, podemos ler a opinião de quem percebe muito de bicicletas, e que testaram mais que aquelas que nós alguma vez experimentaremos mesmos nas voltas com os amigos. E a um nível que poucos de nós as conseguirão testar. Com base nestes testes e análises, e filtrando a informação (em particular aquela que é paga pelas marcas...), conseguimos obter algum conhecimento. E a experiência de vida ajuda muito também.

Tu próprio acabaste de dizer que a 27.5 nem é carne nem é peixe, e que não é tão boa como os outros dois tamanhos nas qualidades especificas de cada uma!

Quanto a não ser tão "má" como as outras em alguns aspectos... Muito honestamente há alguma coisa em que a 26 é "tão má"?! Há alguma coisa em que as 26 se podem classificar de más? Diz-me uma coisa que a 26 não consegue fazer como qualquer outro dos tamanhos?

Se não tens interesse comercial na coisa, como consumidor... já foste apanhado.

A questão aqui não é haver tamanhos "maus". É haver tamanhos com vantagens sobre os outros e nesse caso as 27.5 não colhem grande coisa com tenho lido em muitos lugares. Desde testes isentos até muitos utilizadores.

Agora, elas vendem? Claro que vendem! Se as pessoas gastam dezenas ou centenas de euros por ano, todos os anos, em produtos de emagrecimento que não funcionam como haveriam as bicicletas de ser diferentes? Quantas barbaridades foram criadas na história do Btt e que toda a gente sonhava e gastava rios de dinheiro com elas?

Dizes ainda que há muita gente a converter os quadros 26 para 27.5... Até quando é que achas que esse pessoal vai manter esse quadro? Quanto tempo vai demorar até as marcas lançarem mais campanhas a denegrir os quadros 26 dizendo que a geometria não permite tirar todo o rendimento da roda 27.5? Que o eixo pedaleiro fica demasiado elevado e elevando o centro de gravidade se potencia o desequilíbrio, que o espaço de passagem da roda nas escoras não é suficiente para eliminar lamas, que as suspensões podem deixar a roda bater no quadro na compressão, etc., etc., etc. O que nem sequer é mentira. Porque as marcas estão no negócio de vender quadros e bicicletas e não lucram nada com essas conversões. E a palavra chave aqui é: Lucro.
 

Joseelias

Well-Known Member
Parte de um artigo da Bike Magazine Americana (traduzido por mim): http://www.bikemag.com/gear/news-ready-or-not-here-comes-650/

"Mas será a roda intermédia realmente melhor que as 26 e29?
(...)

Porquê?

Bom , do ponto de vista do marketing a resposta é bastante clara: esta é a roda que pode ser 'o melhor dos dois mundos'. (...) É a lógica da 'mistura perfeita' que já está a fazer os contadores de euros do outro lado do atlântico a salivar. Para além disso, 70% da industria de bicicletas ainda está na fossa por não ter entrado no comboio das 29er suficientemente rápido. Ninguém quer ficar de fora desta vez.

(...)

Os engenheiros com quem falei da Kona, Specialized e Trek (três marcas que não apresentaram 27.5 neste certame) deram-me de forma geral a mesma resposta: que (e não estou a parafrasear aqui) eles construiram e testaram bicicletas de 27.5 e os seus pilotos de teste regressaram pouco excitados em relação ao conceito. (...) a 650b/27.5 era mais ou menos... blá.

Então porque estamos a ver uma verdadeira batelada deste tipo de rodas, pneus e bicicletas no centro de convenções de Sands, aqui em Vegas?

Bom, existe a já mencionada "vender m*rd* aos Europeus" que referi antes. Existe também o "Ainda pareço um idiota por ter aderido às 29 tão tarde". A princicpal razão é no entanto esta: a maioria dos fabricantes estão a lutar para conseguir meter as suas longas suspensões (100mm ou mais) nas rodas acima de 26". Tentem pôr rodas 29 numa Giant Reign,Trek Remedy ou numa Specialized Enduro e a distância entre eixo fica tão grande que mais valia estar a rebocar um atrelado de tractor através de curvas sinuosas e retorcidas. As escoras ultrapassam em muito as 18" e isso cria uma manobrabilidade bastante merd*sa de facto.

Os ciclistas, por outro lado, desde há uns anos que metem rodas 27.5 em quadros destinados às 26, e isso significa que com muito pouco modificações os fabricantes conseguem encaixar umas rodas 27.5 nos actuais designs de All-Mountain e ainda ter uma bicicleta que se conduz bem, mas com as vantagens do ângulo de ataque das rodas maiores.

E é por isso que eu pessoalmente, abano a cabeça sempre que vejo uma HT de 650b/27.5 (prefiro uma 29er para tudo o que não seja dirt jumping), mas estou honestamente intrigado pela nova safra de 27.5 de bicicletas All-Mountain.
"

A parte do "vender m* rd* aos Europeus" é referente à falta de entusiasmo com que as 29" foram aceites na Europa.
 
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PenduluM

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Joseelias

Eu nao tenho interesse comercial nenhum na venda de qualquer bicicleta ou acessório, apenas partilho experiências no forum.

Tento partilhar as minhas experiências e nao as experiencias dos outros.

Tal como tu acho que as marcas impingem o que querem aos comsumidores, porem contrariamente a ti nao acho que as marcas vendam m**** ao Europeus, porem mercado europeu é o maior do mundo, por isso todos tentam o seu lugar cá.
As marcas que desdêm as 27.5 pura e simplesmente apostaram fortunas na 29 (specialized e trek) e ainda estão á espera do retorno. A specialized então é um caso gritante, no ultimo ano em Portugal vendeu tanto como em 2006, imagine-se porque...

Quanto ás 27.5 nao serem tão boas como uma ou outra é uma trata-se de um argumento vago. Se fores comparar a agilidade das bikes é certo que a 26 é mais agil, porem a 24 ainda é mais agil do que a 26 e nao vejo ninguem a comprar 24, porque será?
Porque uma bike de BTT é um "cozinhado" de medidas e equipamentos, e nesse cozinhado a roda 27.5 é a que tira mais partido da maior parte das situações e torna a bike mais homogênea.
Se queres isso simplificado, a 27.5 rola melhor do que a 26 e é mais agil do que a 29. Isto já foi dito um milhar de vezes por muitos utilizadores.

Não é tão boa como uma nem como outra? Depende dos factores em analise. A bike é a soma das partes e nao um unico factor isolado.

Nessa linha de pensamento uma Ford transit é melhor do que um bmw serie 3 porque tem mais lugares, por isso toda a gente devia comprar transits. Ou por outro lado um smart é melhor do que uma transit porque consome menos, por isso todas as familias deviam comprar um smart, mesmo que seja uma familia de 6...

De um modo simples é o seguinte:

Se alguem quer ter uma bike que tem na agilidade o seu maior trunfo, deve comprar a 26.
Se alguem quer ter uma bike que tem na capacidade de rolar o seu maior trunfo, deve comprar a 29.
Se alguem quer ter uma bike que reúne as características de uma e outra de modo mais homogêneo compra a 27.5.

Estas são as minhas conclusões baseado nas bikes que tenho em casa.
 
N

n_btt

Guest
(correção de erro ortográfico)

Viva,

Concordo com o Joseelias, temos a mesma opinião.

De facto há um mercado para as 29" e outro para as 26" embora com alguma canibalização, as 27,5" só vingarão se deixarem fazer bicicletas de gama média e alta em 26", e isso não é porque o 27,5 seja melhor para o btt puro, porque não é. Não andámos todos burros durante 30 e tal anos de BTT.

O problema mais negro é que as bicicletas pararam de evoluir desde há 8, 9 anos para cá. As marcas na verdade não sabem o que fazer em relação a isto pois, em termos de quadros, não podem na verdade fazer mais nada, e em termos de componentes vivemos debaixo da cartelização e monopólio da Shimano e Sram.

Se hoje pegaram numa HT de topo de há 10 anos e uma de hoje, acham realmente que a de hoje é substancialmente melhor? Claro que não, são muito idênticas, e mais diferença fará a escolha dos pneus que propriamente toda a evolução do quadro, os menos 23,45654g de peso, ou a tecnologia hidro, monocoque qq coisa...

Mesmo nas categorias de AM, se pegarem numa nomad de '05 e na melhor AM de hoje, acham realmente que 1 é assim tão melhor que a outra? Eu acho que não.

Por isso as marcas sabem que hoje com uma boa base (um bom quadro) um bttista tende a procurar melhorar os componentes aquando da substituição por uso, mais do que comprar outra bike nova.
Aliás, até está muita gente a recuperar as bikes pioneiras do btt, dos anos 90.

Daí que vai lá disto e acabam com as rodas 26" (em detrimento das 27,5), apenas para comprarem novas bicicletas, mas é uma sacanice, pois não estão a oferecer um produto melhor.

Quero portanto dizer que onde há margem de evolução é nos componentes, mas esse não é o negócio das marcas de bicicletas, é o negócio onde a Sram e a Shimano têm vindo a impor uma ditadura, onde a evolução se apenas faz ora pondo carretos ora tirando cremalheiras.... e eles souberam dividir para reinar. Hoje o ponto fraco de todas as bicicletas é a transmissão, é ridiculo ainda andarmos com carretos expostos no btt, com correntes trocadas a cada 2000km, é apenas porque estas 2 empresas controlam o mercado. Nunca pensei, há 20 anos atrás que em btt, em pleno 2013 ainda se utilizem carretos na generalidade das bicicletas, em vez de cubos específicos ou outro tipo de tecnologia por inventar.(q saudades do velhinho sturmey archer...e o que seria hoje se tivesse 30 anos de evolução...)

**se repararem nos componentes onde não há monopólio de uma ou 2 marcas, tem havido evolução, nos travões, pneus, suspensões (nem que seja no preço, face ao baixar o custo de produção).

Os próximos meses ditarão o futuro das 27,5 mas acho que não vai vingar para substituir as 26, acho que a Europa não se vai deixar ir na onda pois acho que a comprar novas bicicletas, será para complementar e mais depressa se comprarão 29'' que 27,5". A não ser que as marcas o imponham... mas isso vai apenas tornar o btt um desporto de riquinhos e de hype dividido em classes. E matá-lo na sua essência.


** no meu entender a ultima grande evolução nas bicicletas foi o apurar dos tipos de bicicletas HT e suspensão total (e como se viu as FS não mataram as HT como se discutia há uns bons anos), mas... esta evolução acabou a meio da ultima decada... nem 1 realmente novo sistema de pivots apereceu e vingou desde então...

Cumps Nuno
 
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STIG_73

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não concordo quando dizes que não exige mais força muscular :)
Não necessariamente companheiro, é uma questão de gerir as relações da transmissão porque com roda 29" um andamento mais leve é compensado pelo maior diâmetro da roda.
 

Colónia

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"À excepção de uma minoria de produtos de Downhill, a KTM não irá produzir qualquer bicicleta roda 26 em 2014. KTM está a substituir todo o seu stock de roda 26 por roda 27,5 e 29. Esta não é a única marca a fazer isto para 2014, a Kona por exemplo está também a enterrar a roda 26, mas a KTM vai mais longe dizendo que "a roda 26 está morta" "

in Bikemagic 23rd July 2013 By James McKnight
 

m.r.f.

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n_btt said:
Não andámos todos burros durante 30 e tal anos de BTT.
Boas, então não é só as 27,5, as 29 tambem só vieram agora porquê?
A resposta é crise.

E alem do mais roda 26 quadro 26; roda 27,5 quadro 27,5; roda 29 quadro 29.

Cada um usa o que quiser mas parece que aquí há muito pessoal a querer obrigar a mudança para 29, até se chega ao ponto de falar mal da 27,5.

Álem do mais o nome do topico é Roda 26, qual o seu futuro?
Tens falado muita coisa aquí fora do topico.

Como já referí, um aspecto positivo é que o material para a 26 tem ficado mais barato.
 

Colónia

New Member
" A realidade, é que a maior parte dos ciclistas ainda não viu uma única 27,5er nos trilhos. Então porquê este "boom"? Bem, os cépticos insistem que é a comunicação social a levar as rodas grandes para o mercado, mas os números falam por si. Claramente, alguém está a comprar estas bicicletas, ou no limite, existem muitas lojas a vendê-las, sendo a Giant uma referência para 2014. Até agora, as 27,5er têm sido vistas como uma linha secundária, mas a GIANT teve fé no seu salto ou revolução. A gama de 2014 já está pronta, e parece que todas as rodas serão 27.5er. À excepção de alguns modelos de DH que permanecerão em roda 26 e da Trance X que terá roda 29, todos os modelos serão 27,5er. A Giant diz que é uma grande melhoria quando se trata da correcção de pequenas desvantagens de outras rodas, e estão convictos no sucesso da sua aposta"

in Bikemagic 29th July 2013 By Ali Todd
 

EZrider

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Mas por tudo o que se escreveu, fica claro que tempos dificeis vem aí para novas bicicletas com roda 26. Os entusiastas é que mais uma vez irão dar o primeiro passo e avançar para as 27,5 e o restante pessoal pouco dado a especificações e a informar-se, vai á loja e o vendedor em muitos casos já só vai apresentar as duas medidas novas. Os que tem 26 e hesitam em mudar para 29 ( ou porque é muito grande ou porque tem uma bike que serve perfeitamente e pensam para que mudar? e acham a 27,5 muito proxima da 26 para justificar a mudança ), irão manter á custa de menor oferta de material, a pouco e pouco.
 

Colónia

New Member
Ash Clark from Charge a falar do protótipo 27,5er desenvolvido para os modelos de 2014:

“Estamos quase lá, penso eu. Sair da roda 29 foi muito bom, muito melhor do que ter saído da roda 26. Estamos felizes com este momento."
 

NunoMCCII

New Member
Boas, então não é só as 27,5, as 29 tambem só vieram agora porquê?
A resposta é crise.

A crise é desculpa para tudo! :fpalm:

Se realmente a crise fosse a culpada o que se via era o aumento de vendas de bicicletas de supermercado, não de bicicletas de milhares de euros independentemente do tamanho das rodas!
 

Spaceboy

Member
A minha opinião é que a roda 26 não vai terminar, vai é, aos poucos, deixar de ser a roda mais utilizada no BTT.

Tenho uma roda 26 e já experimentei a 29, a escolha a meu ver, depende do tipo de BTT que se pratica.

Pessoalmente gosto de subir mas adoro descer, não me interessa se faço voltas de 20, 30 ou 40 km, nem se faço acumulados de 300 ou 800 m.

Não faço, habitualmente, maratonas o meu objectivo é apenas um: divertir-me! E por isso adoro a minha roda 26". Se algum dia mudar de ideias estou no meu direito, tal como qualquer um.
 

jjjorge

Member
Eu naõ tenho uma opiniaõ formada mas cada uma tem as suas vantagens.
Eu tenho uma roda 26 e penso que ela vai continuar por muito tempo,mas tambem penso que para quem anda em competiçoes se a 29 for melhor acho que sim
deve mudar ,mas agora para quem faz só as suas voltas acho que a 26 se adapta e naõ fazer como muitos que só mudam porque é moda ou é o que está a dar.
 

Joseelias

Well-Known Member
PenduluM

Tento partilhar as minhas experiências e nao as experiencias dos outros.

Neste momento tenho mais confiança noutros que testam dezenas de bicicletas por ano, de todas as formas e feitios, de todos os preços, que têm uma técnica que nunca terei e que andam numa semana mais que eu num mês tirando tudo o que há para tirar das bicicletas que lhes passam pelas pernas, do que eu ou qualquer outro que tem uma ou duas bicicletas de um tamanho de roda, possivelmente dispares em termos de características e só porque dá uma volta na bike do amigo durante 5km já se acha um expert.

Não tenho dúvidas que se me pusessem nas mãos uma 29er de 10kg ia sentir que aquilo voava, que era a melhor bicicleta do mundo e que as 29er é que eram. Afinal ando com uma bike de 1996, de cromoly, com 13kg... Por este motivo procuro e confio nas opiniões de pessoas mais experientes, embora sempre com espírito critico.

Quanto ás 27.5 nao serem tão boas como uma ou outra é uma trata-se de um argumento vago.

Sim é, e tão vago como quando se afirma que tem as vantagens das outras duas rodas.

O teu argumento da industria automóvel já o utilizei anteriormente neste tópico. Mas o que está a acontecer com as rodas era o mesmo que se deixar de produzir carros tipo Opel Corsa porque até à data só havia este tipo de carro (26") e camionetas de caixa aberta (29"), e só porque alguém inventou as pickups de 5 lugares de caixa aberta (27.5") de repente os fabricantes de automóveis passam a achar que os carros tipo Corsa já não são precisos e findam a produção deles. Afinal as pickup's de 5 lugares têm o melhor dos Corsas e das carrinhas de caixa aberta não é? Errado... é que se conseguem o bom dos dois também herdaram defeitos.

24 ainda é mais agil do que a 26 e nao vejo ninguem a comprar 24, porque será?

E então porque é que poucos andam de 36er? Vai ás primeiras páginas do tópico e tenho lá umas fotos. Pela razão simples que a partir de determinados tamanhos passam a haver de facto rodas pouco polivalentes. Mas as rodas 24 já foram usadas em DH no passado na roda traseira.

Se alguem quer ter uma bike que tem (...)

E esse é que é o problema. É que há quem queira as 26 mas vai deixar de as ter. Essa opção que tu advogas está a ser-nos negada enquanto consumidores, de forma artificial.
 

El Nino Torres

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Tenho uma 26 e assim vou ficar até que a mesma se parta em 2. Não tenho capacidade para andar a trocar bike todos os anos. Não acredito que as 26 desapareçam do mercado. Parece-me é que as marcas viraram os olhos para as 29 e agora para as 27,5. É preciso inovar no mercado, não estagnar por isso... Todas têm os seus prós e contras. Pessoalmente se tivesse capacidade financeira arriscaria numa 27,5. Não gosto das 29 (já experimentei, sim). Como participo em provas por participar, para me divertir, a minha 26 chega perfeitamente. Quando a mesma estiver idosa e a morrer, aí contribuo para as inovações... Mas nessa altura já deveremos ter as 28.25 :p
 

Cunha Sniper

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futuro é 27.5 !!!!!!!!

Boas , so vos aconselho roda 29 , ja tive uma 26 e agora tenho uma cube attencion 29 er as 29 er passam melhor nos buracos e isso tudo , mas depende de o que se pretende , quem pretende uma bike para fazer mtb , descer curvar saltar tem de ser 26er pk a 29 er é mt boa para andar descer suber ....
Acho que a mais pessoas c roda 26 e que gostavam de exprimentar 29 e ficao c 29 !!!!!
LOgo a tendencia para as 29 .
 

commendatore

New Member
Tanto mau português em tão poucas linhas... amigo isto não é um telemóvel. Este fórum tem regras...
Convém lê-las antes de começares a criar tópicos repetidos e obrigares os outros users a decifrarem o que escreves.
 

Colónia

New Member
Os tópicos deste utilizador são todos assim, parece que levou uma injecção de adrenalina e debita em 4 linhas tudo o que vem à cabeça.
 
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