Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Jocas22

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eu usei mais que uns pneus de arame convertidos (uns nobby nick ainda rolam, e já fizeram bastantes quilometros. Uns rapid rob foram até á careca) e sem problemas. Por isso se já os tiverem experimentem. Por experiencia, no pneu de tras nao gostei muito, achei que mexia um pouco, é dificil de explicar mas parecia que fugia, no da frente nem se dá pela diferença.

Se vão comprar novos qualquer uns servem, não precisam de ser tubeless. Podem ser tubeless ready, ou nem isso sequer. Neste caso eu evitava apenas os de arame, tornam-se mais pesados, a diferença de preço não compensa e evitam-se os problemas que referi.
 

JPM :)

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Boas...

Em média qnt liquido é necessário para duas rodas ?

estou a pensar em comprar o Joes no flats mas não sei q quantidade compre.

O Joe´s super sealant 125ml será suficiente para 2 rodas ?

cumps
 

afpereira

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Eu geralmente se for na primeira conversão utilizo 80ml em cada roda pois os poros dos pneus ainda estão abertos e perde-se muito liquido, a partir daí utilizo entre 45 a 60 ml de liquido por isso se utilizares 60 ml em cada roda ainda sobra...
 

brunofssa

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Boa noite,

Depois de muita leitura neste topico, sinto-me muito tentado a converter as minhas rodas, e esperar por melhores t€mpos até comprar umas rodas mais leves e já tubeless.
A minha duvida é se consigo converter os meus aros (Alex DC4.5, vieram de origem numa Cannondale Trail SL4) pela formula Homemade, uma vez que estes tem o furo para schrader e eu queria usar uma valvula presta, como está inicialmente descrito.
Já alguem converteu umas rodas destas?

Cumprimentos
 

JoãoLopes

New Member
Boas,

As minhas rcz tambem eram pipo grosso e estão com pipo fino.. Ao inicio abria um furo pequeno, punha cola e forçava com a valvula.. Agora é so fazer um furo pequeno e colocar a valvula bem enroscada!

;)
 
tenho um amigo meu que nao consegiu converter umas alex rim, com um kit de fitas da rubena...
eu converti uma rockrider comp da RR8.1 utilizando o metodo da camara de ar de 16" e 80ml de joe´s com um maxxis ignitor de kevlar aparentemente funcionou bem e foi muito fácil, mas tb ainda só fiz 10km com elas e como tenho um peso acima dos 3 digitos é uma incógnica se vai aguentar...
fiz-o apenas para ganhar experiencia e curiosidade
perdi 100grs na roda ao usar este metodo em relaçao a camara com gel (que usava anteriormente)...
 

Diogo112

Member
Aqui vai a forma que usei para converter as minhas rodas em tubeless.

[video=youtube;IQX3CciWsSg]http://www.youtube.com/watch?v=IQX3CciWsSg[/video]
 

brunofssa

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Vou tentar converter pelo metodo da fita da patex, a ver se retiro um pouco de peso, caso o resultado nao seja o melhor tento o da camara de ar, sempre parece mais fiavel apesar de mais pesado ;)
 

tinric

Super Moderador
A camara normalmente será de 20"
Sabão para o pneu "escorregar" melhor e encaixar fácil no aro
Liquido branco (naquele caso: NoTubes) é o antifuro sim, neste caso obrigatório para ajudar a selar as imperfeições da borracha e contacto entre pneu/camara/aro.

Existem kits destes da Joe's por exemplo com a vantagem da valvula ser desmontável o que pode vir dar jeito no futuro, para meter mais liquido e/ou mesmo substituição da mesma.
 

Diogo112

Member
Qual o tamanho da camara? Ele utilizou agua com sabao para que? E aquele liquido branco é o anti furo?

Tamanho da câmara de ar, usei uma de roda 20, mas pode-se também usar roda 16 apenas se fica com a dificuldade acrescida de a colocar no lugar não contribuindo por isso maior eficácia ao sistema tubeless.

Água e sabão aqui serve para 3 coisas distintas: lavar a câmara de ar que fará o tubeless removendo o excesso de pó de talco, ajudar a escorregar melhor a hora de colocar o pneu no lugar e ajudar a selar o pneu contra a câmara de ar, sendo que o liquido fará o resto, ou seja tapar as imperfeições e concluir a vedação do pneu contra a câmara de ar.

Sim o liquido branco que ele utiliza é o selante.
 

JPM :)

New Member
Boas ....

Aqui fica minha "pouca" experiencia em converter rodas normais para tubeless:

Aros: AlexRims ZX24
Pneus: Schwalbe Rapid Rob
Camara de ar 20" da Decathlon
Liquido anti furo "Joe´s Super sealant 500 ml
Fita isoladora preta "normal"
Enchimento com valvula Presta na bomba de gasolina

Para primeiro teste tentei converter por agora a roda da frente, daqui a algumas semanas (qnd houver tempo) vou tentar na roda traseira :)

No inicio da conversão cometi um erro que provavelmente estará a dificultar algumas conversões, eu como nunca encontrei referencia a esta particularidade aprendi com o erro e para evitar que outro o cometam deixo aqui o aviso:
A primeira camara de ar de 20" que comprei foi na Sportzone e se não estou em erro de marca "Ozone" a camara de ar tinha uma particularidade que só após a cortar é que deu para perceber de imediato que não iria resultar. A base da valvula era muito grande e dura não assentava no aro e a borda reforçada em borracha saia para fora da largura do aro, assim que a meti vu logo que ali havia problema. Não sei se era esta camara de ar que vinha assim se é comum nesta marca.
Ainda montei o pneu fiz várias tentativas para o encher mas era impossivel o pneu na zona da valvula nem assentava na camara de ar.

Desisti então daquela camara de ar e tentei com uma da Decathlon cuja base da valvula adaptou-se muito bem ao aro após algumas tentativas na bomba de gasolina "voilá" o pneu encheu e ainda se aguentou cheio sem liquido uma boa hora.

Após verificar que o pneu assentava bem nas laterais do aro e na camara de ar meti o liquido e enchi... e o tubeless estava concretizado :)


No inicio vazou um bocadinho mas até nisto a agua com sabão ajuda porque permite ver em que sitios veda menos bem e fazer o liquido antifuro actuar na zona.

Tenham tb atenção as bombas de gasolina porque os compressores por vezes não funcionam muito bem (têm pressão mas pouco caudal) o que inviabiliza o enchimento .


Just my 2 cents :)
 
a camara de ar de 16" permite tirar mais umas gramas à montagem...
e comigo funcionou muito bem...na roda de trás vou testar uma camara de 20" e depois logo vejo a diferença
 

Diogo112

Member
Adolpho_4ppl, não retiras muitas gramas ao usar a câmara de ar de roda 16, o que tens é um a maior dificuldade para a colocar no lugar, o que com a roda 20 é muito mais fácil, de resto é tudo igual.

Amigos já agora postem qual o valor que gastaram para converter as vossas rodas para que possamos comparar os preços.

2 rolos de fita isoladora - 2,5€
2 câmaras de ar roda 20 - 6,58€
Liquido Joes super sealant 500ml - 14€

Custo total - 23,08€
 
Bem... hoje de tarde não tinha nada o que fazer, então fui À decathlon buscar 2 camaras de dar 20". :p

Aqui há uns tempos furei o pneu da frente e pus uma camara de ar sem gel/liquido...

Peso antes:
2012-12-09%252016.03.57.jpg

(Sem qualquer liquido de reparação de furo)

Peso depois:
2012-12-09%252016.41.55.jpg

E com Liquido!!!

Final:
2012-12-09%252016.44.05.jpg


Não foi tão fácil quanto no video, talvez por culpa minha, porque não limpei o interior da camara, só passei liquido para o pneu entrar melhor.
E parece-me que por causa disso estava a ser mais dificil do anti-furo selar os espacinhos todos, da próxima vez já vou ter mais atenção.
Deixei o pneu com 60PSi, para colar bem às paredes e para ajudar o liquido a selar bem.

Setup:
Aro: DT Swiss X1900
Pneu: Maxxis High Roller 2.35 de arame.
Camara: Decathlon 20"
Liquido: Joes No Flats
 

JPM :)

New Member
A poupança de peso na conversão não é relevante.
Nem deverá ser o principal motivo para efectuar, na minha roda a diferença de peso foi -60 gramas :p

Quanto a custos...

camara de ar decathlon 20" 3.29€
Fita isoladora já tinha e 1 rolo chega para dua rodas e ainda sobra muito.
Joe´s No Flats 500ml 15 euros

Na proxima conversão (roda traseira) não vou pôr a fita isoladora. As minha rodas já vêm com uma fita interior e se esta fita serve para a camara de ar em modo "normal" tb serve para aguentar em modo "tubeless".

Tb sugiro outra forma de o fazer:

Um dos "problemas" deste tipo de conversão é em caso de furo que o selante não resolva a aplicação de uma camara de ar implica a remoção da anterior devido ao problema da valvula. Sugiro a abertura inicial da camara de ar junto a linha da valvula e tirar mesmo a valvula para fora. Aplicar a camara de ar já cortada por cima do aro, fazer um furo na camara de ar no local a coincidir com o aro e aplicar a valvula. Isto permite em caso furo grave abrir o pneu retirar a valvula e meter a camara de ar de reserva por cima da anterior. Ou seja usar a camara de ar inicial como uma fita propria para tubeless.
 
não concordo que a diferença de peso não seja relevante ...
se não fosse relevante usava-mos todos câmaras de gel de 310grs e ou rodas de 2kg ou mais ....

só retiras-te 60grs ao conjunto presumo que não tinhas câmaras com gel anteriormente ou na conversão meteste muito liquido.
 
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brunofssa

New Member
Pessoal,
Estou a pensar em converter as minhas rodas, mas estas tem o furo no aro para pipo grosso e a solução do cortar e colar os pipos de outras camaras nao me parece a melhor, pois já cobri os aros com a fita da patex, mas na altura de colar os pipos que cortei de outra camara estes nao assentavam nada bem. Pergunto então qual o metodo que quem já converteu utilizou? Vi tambem umas valvulas tubeless da rubena, mas será que não deixam folga? E que as valvulas sao presta e o buraco do aro e de pipo grosso.
As valvulas são estas.

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