Boas ....
Aqui fica minha "pouca" experiencia em converter rodas normais para tubeless:
Aros: AlexRims ZX24
Pneus: Schwalbe Rapid Rob
Camara de ar 20" da Decathlon
Liquido anti furo "Joe´s Super sealant 500 ml
Fita isoladora preta "normal"
Enchimento com valvula Presta na bomba de gasolina
Para primeiro teste tentei converter por agora a roda da frente, daqui a algumas semanas (qnd houver tempo) vou tentar na roda traseira
No inicio da conversão cometi um erro que provavelmente estará a dificultar algumas conversões, eu como nunca encontrei referencia a esta particularidade aprendi com o erro e para evitar que outro o cometam deixo aqui o aviso:
A primeira camara de ar de 20" que comprei foi na Sportzone e se não estou em erro de marca "Ozone" a camara de ar tinha uma particularidade que só após a cortar é que deu para perceber de imediato que não iria resultar. A base da valvula era muito grande e dura não assentava no aro e a borda reforçada em borracha saia para fora da largura do aro, assim que a meti vu logo que ali havia problema. Não sei se era esta camara de ar que vinha assim se é comum nesta marca.
Ainda montei o pneu fiz várias tentativas para o encher mas era impossivel o pneu na zona da valvula nem assentava na camara de ar.
Desisti então daquela camara de ar e tentei com uma da Decathlon cuja base da valvula adaptou-se muito bem ao aro após algumas tentativas na bomba de gasolina "voilá" o pneu encheu e ainda se aguentou cheio sem liquido uma boa hora.
Após verificar que o pneu assentava bem nas laterais do aro e na camara de ar meti o liquido e enchi... e o tubeless estava concretizado
No inicio vazou um bocadinho mas até nisto a agua com sabão ajuda porque permite ver em que sitios veda menos bem e fazer o liquido antifuro actuar na zona.
Tenham tb atenção as bombas de gasolina porque os compressores por vezes não funcionam muito bem (têm pressão mas pouco caudal) o que inviabiliza o enchimento .
Just my 2 cents
