Como converter rodas convencionais em UST - Home made

elv1s

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cuidado com pneus a saltar de aros... isso normalmente quer dizer que o pneu não é adequado à conversão e será sempre um risco rolar assim. Os aros podem ser de medida diferente, mas nunca será uma diferença assim tão grande. Até porque os pneus tubeless, ou próprios para converter, é que entram mais justos. A diferença está no pneu e não no aro.

Digo isto porque já tive uma má experiência com uns hutchinson, que entravam muito bem no aro e saltaram na montagem. simplesmente porque com mais pressão as telas dilatam. (pneus não adequados para isto)
 
Bem, depois de extensivamente ler as 20 paginas do tópico vou partilhar aqui a minha "trabalhosa"(até cansa só de ler :roll:) experiência que tive quando fiz a conversão das minhas crossride para tubless.

Material:
A ajuda do meu bom amigo rui(que percebe mais disto que eu)
Crossride V-brake 2008
2 larsen tt 1.9 "normais", já um bocado "assassinados"(importante)
4 camaras de ar roda 16 da hutchinson de pipo fino
fita isoladora normal
Liquido joe's

Ora bem, 1º estraguei duas camaras de ar a tenta-las cortar para ficarem como no kit da joe's(o pipo integrado com a fita), depois lá consegui cortar aquilo de modo a assentar bem na jante.
Então com o material todo preparado tirei as fitas que tapavam os buracos dos raios de origem, limpei bem com álcool, e apliquei a fita isoladora nem muito esticada(para não partir) nem pouco, de seguida meti a camara de ar cortada e o pneu e fui tentar encher(compressor bem potente) sem liquido, depois de não obter resultados meti o liquido e consegui encher mas esvaziava imediatamente, constatei que no pegamento da jante tinha um furo e o liquido saía( sim um furo na jante parte metálica) e que tabém tinha o bónus de ter um rasgãozito no flanco do pneu! :evil:
Coloquei fita isoladora por dentro do aro com super cola na zona do furo e remendei o pneu(remendo normal de camara de ar mas com super cola) e fomos a mais uma tentativa e aquilo até resultou, abanasse um bocado o pneu para aquilo vedar e tal, faz se o mesmo para a roda da frente(esta foi a de traz) e tass bem(pensava eu) e fui contente para casa :D!

No outro dia vou a garajem todo equipado para estrear as alterações e pimba! roda de traz vazia :cry:! è então que o meu parceiro de treinos e mecânica aparece e diz logo isso foste tu que remendas te mal o pneu já nem isso sabes fazer :wink:, lá voltamos a oficina toca a descolar o remendo que até parecia estar bem colado( e estava mesmo) e colar outra vez e fomos encher a roda quando reparamos que havia outro rasgão indentico no outro flanco do pneu :evil: :evil: :evil: :mrsock:, toca de remendar mais um furo e finalmente ficou tudo em condições :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e desde há 9 meses que a unica coisa que faço é verificar a pressão dos pneus 45psi( de 3 em 3 semanas tenho que por ar).


Então é assim acho que quem for converter as rodas deve ter atenção aos estado dos pneus, usar sabão com agua(eu não usei mas na proxima vez já vou usar), aquilo de cortar as camaras de ar da mais trabalho do que vale( já vi um kit só com isso da maxxis por 10€) e ter um bom compressor( o que usei era de uma oficina auto e se fosse com um mais fraco não me tinha safado), quem quer baixo peso e custo :D usa pneus normais quem optar por mais fiabilidade pneus tubless( isto é relativo porque já vi n rodas e pneus tubless a saltarem da jante e o meu e do meu amigo 0 problemas).

Ps: quando tiver tempo vou voltar a tentar a conversão mas agora só com um pipo cortado de uma camara de ar e fita de nylon para tirar mais peso

Cumps
 

Nozes

Active Member
Utilizei eu!
Um ano com pneus Bontrager Jones Mud X Tubeless Ready e 2 meses com Kenda Karma DTC kevlar (não tubeless).
O Super Juice é de base Glycol e,pelo que pude perceber,é muito bom a selar o pneu,mas não tão bom como outros liquidos a tapar furos grandes.
Usei também por pouco tempo liquido de base latex Sin Camaras,com bons resultados,e quando acabar o Bontrager em princípio experimentarei o Joe's.
Quando os pneus começam a ficar muito gastos,ou com muitos furos para serem selados,um liquido como o Bontrager não será a melhor opção,mas para quem usa pneus com a tela muito fina,penso que selará melhor as paredes,evitando as perdas de ar.

Espero ter ajudado! :wink:
 

mnunes

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E o selante feito com a tal mistura caseira de látex, água e amoníaco (ou detergente com amoníaco)? Aprovada?
Bartes, Nozes, que dizem?

Na altura referiram látex acrílico. Comprei látex vinílico (era o que havia no Leroy). Fiz asneira??
E em vez de super pop, dá para usar lava-tudo? :mrgreen:

...

Já vi algumas receitas, aí pela net, que usam anti-congelante. Será mesmo necessário?



EDIT:
Andei a fazer experiências com a tal mistela (látex vinilico, água e lava-tudo do Lidl) e para já cheguei à conclusão que se usar as concentrações que li por aqui (+/- 45%, 45% e 10%), fica demasiado líquido, ao encher faz espuma entre o pneu e a jante e estes nunca chegam a colar. Assim sendo, ao liquido que restou, acrescentei outro tanto de látex ganhando um pouco mais de consistência. Limpei +/- o que restava de dentro do pneu (fazer estas experiências resulta numa grande caga**, pelo menos comigo, que não sou muito subtil), deitei a nova mistura, girei a roda para distribuir a coisa e dirigi-me às estação de serviço (felizmente tenho uma mesmo ao lado de casa :mrgreen:). Ar para dentro e cola à 1ª bombada :D
Infelizmente o pneu (kenda karma 60) tem um ou outro furo que está a deixar escapar o ar e o líquido, líquido esse que para já não está a conseguir fazer o seu trabalho. Isto significa que também não conseguiria vedar um furo normal, no mato, não? :evil:
 

Hugo Fernandes

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boas... tenho umas rodas crossmax ust, tava a pensar uns pneus "normais" mas polos como tubless existe algum problema... tava a pensar nuns kenda small block, alguem tem as rodas axim? ja alguma vez o pneu saltou fora? quais os cuidados a ter?
 

cmsilva

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Boas, depois de tanto ler aqui sobre pneus normais, decidi tambem fazer a minha experiencia, pois até á data tenho ficado sempre um pouco renitente, por um lado existem os depoimentos positivos levando a crer que não existe qualquer problema, por outro o relato dos infelizes que tiveram problemas mais ou menos sérios com estas experiencias.
A diferença da minha experiencia consiste no tipo de liquido que eu usei.
Ontem estava eu a olhar para os pneus e pensei, epá se isto der para o torto lá vou eu gastar mais dinheiro em latex´s e liquidos especiais, e porque não usar algo que tenho de borla, liquido selante mas de pneus de carro. Pois é, a minha roda da frente (pois por enquanto só fiz uma), jante Mavic Crossmax, pneu Kenda Karma 2.0 de arame esá desde ontem como tubless.
Após a colocação de ar no pneu de imediato me apercebi que o pneu perdia ar por todo o lado. Retirei o interior da valvula e coloquei 60gr de ilquido, voltei a encher e de repente começou a sair liquido por todo o lado, á medida que ia rodando o pneu, devia ter uns 15 ou 20 furos. Decidi pôr 35psi, mas hoje tinha perto de 30psi, voltei a encher e amanha vou experimentar no mato e vamos ver se tenho sorte, depois direi alguma coisa.
 

Le0n1x

New Member
Boas,

Eu tenho umas rodas Fulcrum Red Metal 5 e pneus Maxxis high roller 2.1 kevlar e Maxxis crossmark 2.1 kevlar, gostava de saber se com estes steup poderei fazer esta conversão home mad para tubless??

Ajudem-me pf...
 

kaikedas

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ola
podes fazer, tens é de usar liquido a base de latex, o que o pessoal mais usa é da no tubes, eu usei da geax que tambem é a base de latex, e ja la vao umas 3 semana e sem problemas... nao montei num setup como referes, mas montei numas rodas inferiores (rodi) e funcionou muito bem, tens de ter atençao é ao pipo... essas rodas sao de pipo fino ou dos largos?

abraço
 

Le0n1x

New Member
Boas,

São de Valvula Presta( pipo fino)...

Eu não conheço muito o mercado de líquidos por isso agradecia que me dessem também uma pequena ajuda nesse campo...

Obrigado desde já...
 

Nozes

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Olá rapaziada!
Estava aqui a pensar em montar uns pneus novos,em tubeless,claro...
Alguém experimentou os Continental Supersonic?Penso que por serem leves não deve ser fácil selarem...digam coisas! :wink:
 

fitty77

New Member
Nozes said:
Olá rapaziada!
Estava aqui a pensar em montar uns pneus novos,em tubeless,claro...
Alguém experimentou os Continental Supersonic?Penso que por serem leves não deve ser fácil selarem...digam coisas! :wink:

Com alguma paciência e alguns truques, vedam. Montei os Speed King Supersonic, e foi o caraças para vedarem... Mas com paciência, funcionaram bem.
 

jakim

New Member
Alguem sabe onde comprar latex acrilico online?
Preciso de experimentar estas misturas caseiras, pode ser que seja melhor que aquelas que se vendem nas lojas de BTT tipo o Joe's e Stans notubes... Pelo menos ha-de ser muito mais barato! Não torno a gastar mais de 20EUR por 473mL de liquido notubes! A bikezone que vá chular outros... São mais de 40EUR o litro! Pelo que li uma lata de latex de 1 litro custa 6EUR+/- e pode-se diluir 4x ou seja 1,5€ o litro, isto para 40 ainda é um bocado.
 

Nozes

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Eu,por exemplo!
Há 3 meses,sem problemas...ainda ontem andei nas pedras de Porto de Mós,e nada de furos/rasgões/percas de pressão.
 

bururu

Member
Nozes said:
Eu,por exemplo!
Há 3 meses,sem problemas...ainda ontem andei nas pedras de Porto de Mós,e nada de furos/rasgões/percas de pressão.
E usas com rodas tubeless ou também são convertidas?
Foi muito difícil de vedar os pneus?
 

Nozes

Active Member
Depende do liquido que usares,eu tenho usado liquido Bontrager e foi rápido a vedar...
Os aros são os NoTubes ZTR Olympic,com fitas NoTubes.
Como é normal em pneus leves,não te admires se eles perderem alguma pressão,especialmente se a bike estiver parada muito tempo.
 
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