Como converter rodas convencionais em UST - Home made

sniper_pt

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Usei líquido joe no flat e nem sequer consigo encher o pneu, apesar de ser tubeless. O aro é normal. Vejo o líquido branco a sair pelas bordas do pneu e não o consigo encher... Será necessário um compressor?
 

sniper_pt

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Bom... Resultado da operação. 8 euros para o lixo. O líquido no flat entornou-se aos poucos e não tenho quase nenhum dentro das rodas.
Também não consegui dar-lhes ar com um compressor que tenho de ligar ao isqueiro do carro. Vou ver se arranjo um mais forte para experimentar, já que me parece que fiz tudo bem. Inclusivé tenho 2 aros diferentes e em nenhum deles deu. Um dos pneus era novo, ou seja, tava ainda dobrado e o outro tinha 40 kms feitos com uma câmara de ar. Nenhum deles deu. Coloquei 60ml de liquido em cada roda, algum liquido saiu e via-se perfeitamente que o pneu tinha zonas onde não encostava ao aro... Até agitei o líquido bem agitado... Não compreendo porque não deu...
 

nioxys

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porque de certo o ar que o compressor fornece nao é suficiente.... eu tenho um compressor normal de 100l e aquilo enche o pneu quase a primeira... o problema deve ser mesmo o compressor...

cumps
 
Oi sniper_pt

Antes e meteres o liquido nos pneus tenta encher os pneus sem liquido, escusas e estar a gastar liquido em testes. depois é só retirar o ar, colocar o liquido e voltar a encher.

Aquele abraço
Nuno C.
 

sniper_pt

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Mesmo que o compressor dê, e acredito que sim, fico com o problema de não ter um em casa. Quando precisar de encher uma roda tubeless tou lixado!
 

Fortes

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Vais ás bombas!
Se for só para ajustar a pressão ideal qualquer bomba serve, se tiveres um furo que o liquido não consiga tapar tens de ter uma camera de ar.
Este é um dos motivos porque ainda não aderi ao tubeless, tenho cameras com liquido anti-furo e enquanto estas durarem não converto, depois logo se vê!
 

Bravellir

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Estás a pôr liquido com sabão no aro e no pneu? Tens a fita bem montada? Eu encho tubeless e também um aro normal convertido com notubes apenas com a bomba de pé..

1. Verifica que a fita está conforme indicação do Kit tubless. Se estiver muito funda, ou estiver muito afastada das laterais do aro, mete uma fita normal ou um pedaço de fita de poliester por debaixo da fita do kit tubless. No meu caso, com um aro DT 5.1 e um kit "normal" notubes, era suposto deixar o fundo de jante original, e ainda adicionar uma fita velox de 17 mm por debaixo da fita da notubes. Não tinha velox, e coloquei uma fita spec, mas devia ser muito fina, porque tive problemas a encher o pneu. Apenas encheu com compressor de bomba. Na outra roda, utilizei uma fita da Michelin um pouco mais grossa e já enchi o pneu sem problemas com a bomba de pé.

2. Molha bem o pneu e aro com água com sabão.

3. Enche o pneu ainda sem liquido.

4. Pendura o pneu em qualquer coisa e enche. O pneu apoiado no chão faz "barriga" e não encosta no aro. O ar sai todo sem ter hipotese de dar pressão.. Se ainda assim não encher, com uma mão empurra o pneu contra o aro mesmo por detrás do pipo. ( é a zona onde custa mais a encostar ao aro )

5. Se possível e necessário, tira a válvula do pipo para o caudal de ar a entrar no pneu seja o maior possivel.

Depois de teres conseguido encher o pneu sem liquido, tira de um lado com cuidado ( e no lado oposto ao pipo ) e mete o liquido e volta a encher.

P.S. O ponto 4 faz mesmo uma diferença muito grande....
 

artsite

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O liquido saiu, mas como? Eu no meu caso não perdi nada mesmo, perdi apenas num rtasgo lateral que tinha, pois não vedou.

Eu fiz da seguinte maneira, limpei bem o aro (ZTR Olympic), depois as bordas do pneu ( 1 TT e 1 Racing Rauplh), em seguida coloquei no aro, fechei bem e enchi com o pneu sem nada dentro, com a força do compressor o pneu fechou logo e sentiu-se bem ele a perder ar por todo o lado.....em seguida parei de dar ar, abri um pouco o pneu, coloquei o selante e fechei com cuidado, tornei a encher e foi mexer bem :mrgreen:.

Simples e rapido :mrgreen:, e mais um coisita, fiquei sem peso na frente que se nota bem mesmo, e o pneu rola perfeitamente a 28psi com uma tração muito boa (o RR) e ficou com um barulhinho de rolar igualmente diferente.
 

sniper_pt

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1º não estou a usar um kit tubeless, mas sim fita isoladora no fundo do aro. Pu-la com muito cuidado e duvido que saia ar por lá. O ar sai mesmo pelas laterais dos pneus.
2º não usei água e sabão. Foi apenas meter o líquido lá dentro, rodar a roda e começar a encher.


Para que serve a água com sabão? Ver que está a sair ar e rodar o pneu para o líquido lá chegar? Deve ser certo?

Sou mesmo um nabo...
 

Bravellir

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sniper_pt said:
Para que serve a água com sabão? Ver que está a sair ar e rodar o pneu para o líquido lá chegar? Deve ser certo?

Também, mas não só. O pneu acabado de meter no aro não encaixa nos lados do aro. Fica no meio do aro. É a pressão do ar que o força contra os lados do aro e o faz vedar. Qualquer coisa que impeça ou dificulte o pneu de encostar rapidamente aos lados do aro, vai fazer com que a pressão se perca. Sem pressão não encosta, sem encostar não ganha pressão.. Pescadinha de rabo na boca :D
A água com sabão reduz o atrito e permite que o pneu "abra" e encoste aos lados do aro muito mais depressa..

O mesmo se aplica à fita isoladora, ou melhor, à altura dela dentro do aro. Se for muito fina, as beiras do pneu não encostam e o ar escapa rapidamente entre o pneu e a fita.

Pelo menos na teoria.... apenas montei ust em aros ust e pneu normal em aro normal, mas com kit.

Já me apontaram o dedo por causa disso, porque este tópico é sobre "home made" mas mesmo assim acho que os princípios básicos e os "truques" podem ser usados em todos os métodos, ressalvando ligeiras diferenças..
 

skareb

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Eu já usei o truque do sabão mas sem agua.

Agarrei num bocado de sabão azul e "besuntei" o flanco que fica livre do pneu com o sabao, liquido lá pra dentro, compressor no maximo e voilá, é facil, é barato e dá rodas leves :mrgreen:

Eu quando faço a montagem, primeiro encho com uma camara de ar, depois tiro todo o ar e a camara, mas so descolo um lado do pneu, assim só com um lado por tapar é muito mais facil.

Se precisares de ajuda apita

Abraços leves
 

Pedro_xpto

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skareb said:
Eu quando faço a montagem, primeiro encho com uma camara de ar, depois tiro todo o ar e a camara, mas so descolo um lado do pneu, assim só com um lado por tapar é muito mais facil.

Este é o melhor truque que existe para encher pneus não tubless como tal. Não falha esta técnica da camara ;)
 

JordanBH

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para mim a tecnica mais eficaz de encher um pneu que nao seja tubelesse e na vavula retirar a parte onde entra o ar, ou seja quando se vai meter novamente o liquido basta abrir a vavula, ficando assim o pipo totalmente aberto, de seguida ir ao compressor retirar a pistola e ficar so a mangueira do ar, assim entra o ar direto para o pneu, faço sempre assim e demora 1 segundo a encher o pneu,

cumps
 

Pedro_xpto

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Já agora na questão de rasgos de lado, já ando a algum tempo montagens deste tipo e já rasguei um larsen tt kevlar e no passado domingo um Racing Ralph mas comprei outro igual e montei novamente, ambos foram o pneu de trás! Para evitar isto é melhor por mais pressão ou menos pressão? Estou um pouco na duvida o que será melhor para evitar rasgos o pneu com menos pressão também amortece mais tipo pancadas de pedras... não sei o que será melhor...
 

sniper_pt

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Bom!

Ja consegui fazer das minhas rodas tubeless.
Vou então contar a minha técnica.

Material:

- 2 pipos finos de tubeless
no%20tubes%20standard%20valve%20stem.jpg

- 1 rolo de fita Tese para isolamento eléctrico
tessatape.jpg

- 1 embalagem de líquido Joe´s no Flat de 120ml
- 2 pneus tubeless

Bem, comecei por retirar as fitas aos aros. Limpei bem a superfície.
Coloquei uma camada de fita bem esticada só para tapar os furos.
Fiz um pequeno furo na fita para colocar o pipo. Deixei ser o pipo a alargar a fita ao entrar.
Coloquei um pouco de fita 15 cm em cima do pipo para o segurar melhor e furei a fita no pipo.
Coloquei a fita do aro em cima.
Recobri com mais uma cama de fita e furei novamente no pipo.
Coloquei o pneu.
Enchi o pneu com o compressor, e foi à primeira, não são é necessário grande cuidado.
Coloquei uma pressão alta e deixei o pneu uma note na garagem montado para ver se o aro aguentava.
Um aro aguentou, outro não, era mto fino e durante a noite o pneu saltou.

Coloquei líquido na roda q se manteve bem e já fez mais de 100 kms no duro e 100% seguro.
A outra roda, terei de trocar o aro.
 

João Goulão

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se puder ajudar alguém eu já passei por isto.
tentei reaproveitar uns pneus "quase novos" que tinha e converti as jantes. usei o liquido da Joe's.
de início o ar saia com toda a facilidade e fui fazendo enchimentos a uma pressão elevada ao mesmo tempo que dava pequenas voltas . depois deixei-os deitados e fi-los rodar o que de alguma forma vedou todo o contorno .
fiz os 80 KM de Serpa sem perder ar e fiquei fã. sobretudo a frente sente-se muito mais leve
 

bru.ki

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sniper_pt said:
Usei líquido joe no flat e nem sequer consigo encher o pneu, apesar de ser tubeless. O aro é normal. Vejo o líquido branco a sair pelas bordas do pneu e não o consigo encher... Será necessário um compressor?

Bem... Estou na mesma situação! Vou ter de procurar alguém com compressor! :(
 
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