Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

FiCaçador

Elos Rápidos
Mas afinal queres trocar o quê? As rodas? A cassete?
Se a cassete for uma Deore 11-36, é bastante pesada sim. Uma SLX ou XT já são mais leves.
 

PCaetano

New Member
Boas pessoal,

Eu não percebo grande coisa disto, mas o que interessa não é o peso total (atleta + bike)? Ou será que em termos de andamento um quilo a menos na bike, faz bem mais diferença do que esse mesmo quilo a menos no atleta?

Cumps
 

Jorge Gomes

New Member
O peso do atleta conta muito obviamente, por isso é que os ciclistas pros tipicamente são só pele e osso.
Mas há diferenças, o peso da bike está sempre lá, em especial nas rodas devido à inércia da rotação.
Por outro lado, o peso do atleta é "móvel", e é usado para contolar a bike. Outro factor é que o peso do atleta pode vir de ter mais massa muscular, e nesse caso o acrescimo de peso é em parte compensado com o acrescimo de força.

Mas eu pessoalmente também acho ridiculo ver pessoas às vezes quase nos 100kg preocupados com as gramas na bike...
 

ernez

Active Member
Realmente, Jorge Gomes, é verdade, já que falas nisso, julgo que o pessoal se preocupa muito com o peso da bike e menos com a sua saúde, mas pronto, em relação ao peso da trek, é pá, podes alterar rodas, converter para tubless, julgo que ganhas logo umas gramas valente com custos baixos, cassete, corrente, pedaleira, pedais, sempre se encontra bons negocios por ai nos usados.
 

Mach3

New Member
Boas,

Isso é como tudo...cada um tem os seus brinquedos, e a alguém de 100 kg custa menos puxar algo com menos umas gramas do que com mais.

Mas tb para mim, tenho como lei se a bike é para perder peso então o rider tb alinha no mesmo. Eu peso na ordem dos 100 kg, e na altura em fiz as maiores alterações na minha bike obriguei-me tb a legitimar essas mudanças e acho que consegui um ratio interessante: 1--> 14, ou seja tirei um kg à bike e 14 ao rider...felizmente a bike manteve o peso, infelizmente o rider ganhou alguns desses 14 kg.

O que considero grave na mania do peso é verdadeiros atentados à segurança e outros à carteira...mas isto tudo vale o que vale pq é apenas a minha opinião, eu nunca me poria em risco ao efetuar certas alterações, nem estaria disposto a gastar 100€ por uma molas para pedais ou 80€ por um pneu.

Mas lá está cada um tem direito aos seus brinquedos, e como tal se o dinheiro for honesto e quiser gastá-lo em material caríssimo, é uma opção e quem sou eu para criticar.


Cumps,

Mach3
 

Mr_D

Member
Reduzir peso na bike Specialized Rockhopper comp (Roda 26)

Tenho uma bike Specialized Rockhopper Comp (preta verde e branca roda 26) e estou a pensar reduzir o peso dela para 11 kg ela está atualmente com 13,80 kg, já foram trocados os punhos e os travões, gostaria que me dessem a vossa opinião acerca daquilo que trocariam nesta bike, sem prejudicar a fiabilidade.
http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/archive/2012/rockhopper/rockhoppercomp#features

Características:
QUADRO

Quadro em alumínio Specialized M4 totalmente manipulado, espessura variável total, apenas para disco, tubo de direção manipulado externamente, dropouts forjados com suporte de desviador substituível.
AMORTECEDOR TRASEIRO
Suspensão
SR Suntour XCR (SF11-XCR-DS-26-LO-SP), jarras em magnésio, pernas de 30mm em aço, coluna de direção de 1-1/8" em alumínio, amortecimento hidráulico com Specialized Spike Valve e cartridge de alumínio com bloqueio, XS/S: 80mm, M-XXL: 100mm de curso.
CAIXA DIRECÇÃO
Sem rosca e integrada, rolamentos selados de 1-1/8", estilo Campagnolo
AVANÇO
Alumínio 6061 forjado em 3D, tampa de 4 parafusos, 7° de inclinação, aperto de 31.8mm
GUIADOR
Elevado de XC, em alumínio de dupla espessura, 8° de recuo, 6° de curvatura, 31.8mm
PUNHOS
Specialized Locking Grips XC
TRAVÃO DIANTEIRO
Travão de disco hidráulico Shimano SLX (BL-M666) e com pastilhas da Shimano Metal Pad F03C,
DISCOS
160mm á frente e atrás
TRAVÃO TRASEIRO
Travão de disco hidráulico Shimano SLX (BR-M666) e com pastilhas da Shimano Metal Pad F03C
MANETES TRAVÃO
Shimano SLX 2013, hidráulicas
DESVIADOR DIANTEIRO
Shimano Acera, 9 velocidades, abraçadeira de 34.9mm, top-swing, dual-pull
DESVIADOR TRASEIRO
Shimano Deore Shadow, 9 velocidades, gaiola SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS
Shimano Acera Rapidfire Plus, 9 velocidades, tipo SL com visor
CASSETE
Shimano 9 velocidades, 11-34d
CORRENTE
KMC X-9, 9 velocidades, elo Missing Link reutilizável
PEDALEIRA
Shimano Acera, 3 peças, 9 velocidades, interface Octalink
CREMALHEIRA
44/32/22, substituíveis
EIXO PEDALEIRO
Shimano, interface Octalink, rolamentos de caixa, 73mm
PEDAIS
Corpo e gaiola numa peça de alumínio, kit de refletores, 9/16" – estes para cidade / 520 passeios mais longos
CUBO DIANTEIRO
Cubo de disco Formula, flange alta/baixa, rolamentos de esferas soltas duplamente vedados, pistas polidas, apoio do disco maquinado, 21mm de zona de contacto, aperto rápido, 32f
CUBO TRASEIRO
Cubo traseiro de disco Formula, cassete, esferas soltas duplamente seladas, pistas polidas, apoio do disco e flange maquinados, 19mm de zona de contacto, aperto rápido, 32f
PNEU DIANTEIRO
Specialized The Captain Sport, 60 TPI, flanco de arame, 26x2.0"
PNEU TRASEIRO
Specialized The Captain Sport, 60 TPI, flanco de arame, 26x2.0"
SELIM
Specialized Body Geometry Rockhopper, carris em aço, 143mm de largura
APERTO ESPIGÃO
Alumínio, cabeça de 2 parafusos, 30.9mm, 12.5mm de recuo, micro-ajustável
ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM
34.9mm, alumínio forjado, alavanca de aperto rápido extrudida

Agradeço a ajuda ;)
Abraço.
Mr_D

 

Mr_D

Member
Boa noite:

Estou a pensar gastar perto de 600€, a minha dor de cabeça vai ser numa Suspensão Reba Rl de 100 mm, e rodas em tubeless o resto dos componentes se tiver que trocar já será mais leve penso eu de que, estou a falar em valores assim por baixo por ainda não sei bem enquanto vou gastar.

Já agora que rodas aconselhas, os pneus segundo li na net dá para converter para tubeless.

abraço
 
ztr alpine + novatec sl + cn spoke aero 424 - 1375gr (sem fitas e válvulas) - 410€
ou
se pesares menos e 75kg:
ztr podium mmx + novatec sl + cn spoke aero 424 - 1260gr (sem fitas e valvulas) - 480€
 

Atomic22

New Member
Baos, que tal pensares em alterar para 27,5/650B com pneus tubeless Rubena Charybdis (cerca de 500 grs cada) ganhavas também no andamento, isto caso o quadro dê espaço na escora traseira... mas com 600€ consegues umas ZTR na casa do 1460 grs e uma boa suspenção, Talvez dê ainda para mais uns up-grades guiador, cassete,
 

essence_s

New Member
Definitivamente , rodas e suspensão, mas dificilmente 600 eur dará para as 2 coisas em condições.
Compra 1º as rodas que é onde vais sentir mais diferença no andamento.
 

Mr_D

Member
Boas tardes:

Obrigado aos três por responderem á minha dúvida:

As rodas e pneus que falam são estas certo Notubes Alpine com cubo Novatec X-light e pneus tubeless Rubena Charybdis (Binacli.).
Algum de vocês já fez compras na probikeshop quais os portes quantos dias demoraram a receber o material, eu estou a pensar em comprar uma Suspensão Rockshox Reba RL Solo Air 100mm PopLoc Preto (308€).
Abraço
 
queres baixar para os 11kg ou para entre os 11kg e os 12kg?

é que tens muita coisa para mudar na bicicleta ....
sem comprometer a fiabilidade e tirando 2kg só com os 600€ ia para Reba mais rodas shimano mt65 ou mt66 ou fulcrum xl (convertida a tubless) e pneus ust da maxxis ignitor 2.1 e larsen tt 1.9, se fores uma pessoa mais leve podias ir para aos schwalbe rock ron e racing ralph Tl-ready
 
Boas,

Tenho uma Cube Attention 26 c/ os seguintes componentes:


  • 14", 16", 18", 20", 22"
  • Alu Lite 6061 AMF RFR-Geometry, disc only
  • black ‘n’ green
  • Rock Shox XC 28, 100mm, Poploc
  • FSA No.10 semi-integrated, 1 1/8"
  • Easton EA30 Oversized, Lenkerklemmung 31.8mm, 8°
  • Easton EA30 Lowriser Oversized, 660 mm
  • CUBE Performance Grip
  • Shimano Deore RD-M593 SGS Shadow, 10-speed
  • Shimano Deore FD-M590-10. Down Swing 34.9mm, 10-speed
  • Shimano Deore SL-M591, Rapidfire-Plus, 10-speed
  • Shimano BR-M395 hydr. disc brake (160/160mm)
  • Shimano FC-M522, 42x32x24T, 175 mm, 3x10 speed, Innenlager BB-ES25 113mm
  • RFR ZX24
  • Shimano HB-RM66 Centerlock Disc
  • Shimano FH-RM66 Centerlock Disc
  • Schwalbe Smart Sam 2.25
  • Alu PD-971
  • Scape Active 8
  • Easton EA30 31.6*400mm
  • RFR Varioclose 34.9mm
  • 13,45 kg

Sugestões para tirar algum peso ?
O orçamento seria , inicialmente, de 300€. De preferencia gastar menos...
 

Mr_D

Member
Boas,

adolpho_4ppl as rodas que me estás a dizer são mais pesadas eu fiz uma pesquisa na net e encontrei isto:

Rodas Shimano MT 65 Peso:1.796g par

Rodas Shimano MT 66 Peso: 1.825g par
Par de rodas FULCRUM Red Power XL 6Furos peso de 1.740g

O meu peso ronda entre 80 a 90Kg.


Abraço
 
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Mr_D com o peso que tens e como queres fiabilidade e com orçamento limitado "ó tapas a cabeça ou os pés"...
embora a RCZ tivesse há pouco tempos umas rodas que conjugavam esses três factores (segundo opinião de users aqui do fórum) leves baratas e resistentes qb, estas deixaram de aparecer no site....
eu não vi muito bem nem fiz contas mas era capaz de jurar que as rodas que tens actualmente andam a rondar as 2200grs sem chavetas e sem as fitas e esses teus pneus pesam se não me engano 700grs cada um.

mas não quero que desanimes e fui procurar melhor e como isto é o weight wheenies saiu isto:
As rodas BTTini1560 com 1560grs e sem limite de peso por 263€ tens é que pesquisar a ver se dão para converter em tubless e tirar a limpo se são tão fiaveis como elas se apregoam....
 
Last edited:

Atomic22

New Member
Boas Mr_D, já deste uma vista de olhos no Vende-se, ontem o Tinric postou um material para vender muito bom, tudo XT 10v novo a estrear e a um preço convidativo.
 
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