Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

ueta

New Member
Tenho uma Lapierre Tecnic FS 700 - 2009

fs700big.jpg

Frame : ALLOY 7005 DB HYDROFORMED 120 MM
Shock absorber : SUNTOUR RAIDON DA 190 MM
Fork : SUNTOUR XCR 120 MM HLO LOCK OUT
Headset : AHEAD SET 1.1 / 8
Bottom Bracket : CH-51 / 68 / 111 W / BOLTS
Crankset : SHIMANO FCM 442 22X32X44
Stem : LP XC 90 MM BLACK GLOSSY
Seatpost : LP XC COMP 6061 31.6X350
Handlebars : LP XC COMP RIZER 606108 25.4X660 MM
Front derailleur : SUNTOUR XCR4
Rear derailleur : SHIMANO DEORE
Brakes : SHIMANO BRM486 160 / 160 ROTORS
Shifters : SHIMANO DEORE
Saddle : LP PFF TECH WHITE
Wheel : RIMS MACH1 SUBZERO 32T / HUBS SHIMANO RM65
Sprocket : SHIMANO HG50 9S 11X32
Tires : HUTCHINSON TORO 26X2.15

Pesei-a e estava com 14Kg com a unica alteração que levou que foi um Sele Italia SLR XC FLOW ( culpa de uns calções da SportZone que me tingiram o selin para um belo cor de rosinha) o que vale é pagaram.

Agora resolvi investir um pouco na bicha e estão já encomendados

Uma ROCKSHOX 012 Reba RL e uma Rodas Dt Swiss M1800 TL

E levou já por culpa do uso deviador da frente e tras shimano XT

Levou tambem um avanço FSA XC-190 Stem que apesar de mais pesado qualquer coisa que o de origem permitiu tirar dois espaçadores uma vez que tem mais angulo, e tambem só o mandei vir para não pagar portes, eheheeh

Acham que com estas alterações chega perto dos 12Kg???

Só na suspensão julgo que ganho 900gr pois quando a desmontei porque entrou água para dentro pesei e deu 2.4Kg

Daqui a 1 ou 2 meses tambem estou a pensar adquirir um movo amortecedor tou inclinado para o epicon, mas isto mais por o que tenho não ter bloqueio.
 
Last edited:

varinho

New Member
Há quase um ano, adquiri uma bicicleta igual a esta:

1310564141891-1cjnlcrq70epq-500-70.jpg


QUADRO : Canyon New Nerve XC Race
AMORTECEDOR : Fox Float RP 2 Boost Valve XXV
SUSPENSÃO : Fox 32 F120 FIT RL, 120 mm, 1.5 taper
CAIXA DE DIRECÇÃO : Acros AiX-03
EIXO PEDALEIRO : Truvativ GXP BB
PEDALEIRA : SRAM X9
AVANÇO : Syntace F149 (31,8mm)
ESPIGÃO : Iridium
GUIADOR : Easton EA 70 Riser Monkey
DESVIADOR DA FRENTE : SRAM X9 3x10
DESVIADOR TRASEIRO : SRAM X9 Long Cage 10-speed
TRAVÕES : Avid Elixir R 185/185mm
MANIPULOS VELOCIDADES : SRAM X9
SELIM : Specialized Phenom 143
RODAS : DT Swiss X 1700
CASSETE : SRAM PG-1070 12-36 10-speed
PNEUS : Schwalbe Nobby Nic 2,25" Evolution (VOLTEI A METER OS DE ORIGEM, JÁ QUE OS QUE INICIALMENTE COLOQUEI, JÁ VINHAM DA OUTRA BIKE E ESTAVAM A DAR AS ÚLTIMAS, ESTES SÃO BEM LARGOS, MAS, PARA NÃO OS TER ENCOSTADOS...)

Se quisesse "emagrece-la", o que aconselhariam a trocar e pelo quê?

Obrigado.
 
Last edited:

tfmc

New Member
Boas amigo trovão 27, convém postares uma lista de material que a bike tem, pois apenas com uma foto o pessoal não consegue saber o que tens.
 

Trovao27

Member
Tens razão bom o equipamento é o da ventura pro de 2010,já tem algumas alterações básicas.guiador recto Ritchey wcs.pedais encaixe shimano.


Quadro : Finalist 2009:
Forquilha : Suntour XCM Hydraulic 100mm remote lock-out* Para Breve uma Reba Rl
Direcção : CH Semi integrated* Avanço : Abyss XC 31.8mm 7ºx90/100/110mm*
Guiador : Abyss Low Rise 31.8 660mm*-De momento um Ritchey Recto Wcs
Grips : Dual Compound 125mm black/white*-Punhos easy grips
Espigão : Abyss I 350mm x 27.2mm*
Selim : Mondraker Ventura perforated black/white*.-Provavelmente irei também trocar por um essax
Travões : Shimano M486, hydraulic disc brake 160mm white*-na frente tenho pinça XT
Manipulos travão : Shimano M486 disc brake lever*
Aros : Abyss R220 Alloy black double wall* Raios : Stainless black* Cubos : Formula Disc 32h* Pneus : Maxxis LarssenTT*
Pedaleira : Truvativ Isoflow 3.0 44/32/22T all black* Eixo : CH Cartridge* Pedais : Shimano de Encaixe não me recordo o modelo(30€+-)
Corrente : Shimano CN-HG53 9s* Desviador frente : Shimano Deore M-530* Desviador traseiro: Shimano Deore M-592 SGS*
Manipulos : Shimano Deore M-590*
Cassete : Shimano CS HG-50 11-32T 9s
 
Last edited:

Trovao27

Member
Pois eu estou em vias de comprar uma Reba...Será basicamente o primeiro passo.
já agora uma vez que falas em rodas quais aconselham a um preço razoável?
 

cmorgado

Member
Boas.
Primeiro que nada quero dizer que não sei bem se este é o sitio certo para eu estar a fazer isto mas como não me considero muito um "weight weenie" acho que deveria ser aqui.
Então ca vai, eu adquiri recentemente uma scott spsrk rc de 2009 em segunda mão e embora ela já esteja com um bom peso (pelo que me dizem) eu gostaria de lhe tirar mais algum.
Oorçamento como podem imaginar é curto, vou tentar que seja a volta de 100 euros por mês visto que vou tentar deixar de fumar e o que poupo no tabaco gasto na bike.
Ela está de momento com 10.550 kg com o seguinte equipamento:

Quadro spark rc 2009 com amortecedor nude
Stuby do quadro mcfk
suspensão fox 100 rl
Travões shimano xt
Discos Ashima/kcnc 160 mm
Rodas prototype custom (1350g) equivalente aos aros alpine da ztr
Apertos de roda prototype
Pneu frente Maxys ignitor 1.95 tubeless
Pneu trás Continental Race king 2.0 tubeless
Pedaleiro XTR com parafusos kcnc
Desviador frente XTR
Desviador trás XO
Manípulos sram x7
Corrente XT
Cassete XT
Selim selle italia XC
Guiador mortop (90g 580mm)
Tampas de guiador kcnc
Avanço Race face Deus XC 100mm
Punhos Giant

A primeira coisa a sair seria o prato grande da pedaleira que acho que é a peça que apresenta mais desgaste e ainda tenho que arranjar uns sapatos.

deixo também algumas fotos para ajudar a ser ajudado:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Se os moderadores acharem que não é o sitio certo ou que algo está mal aceito o aviso ou qualquer mudança e agradeço compreensão
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
A primeira coisa a sair são essas tampas KCNC no guiador que não servem para nada, umas de plástico cumprem ainda melhor a função (não aleijar ninguém) são mais leves e na minha opinião até ficam melhor.
A seguir são os punhos, esses de borracha e com parafuso devem ser bem pesados. Uns Esi ou uns de espuma por exemplo Ritchey WCS ou Bontrager Race X Lite são muito mais leves e não se perde em conforto, antes pelo contrário.
Depois é os manípulos das mudanças, o desviador traseiro parece-me ainda o de 9v por isso podes meter uns gripshift X0 que se encontram bem baratos à venda.
Depois os pneus UST por uns tubeless ready, ou uma versão com maior protecção caso esse factor seja considerado muito importante. Esse continental por exemplo se fosse a versão Protection em vez da UST além de ser bem mais leve ainda utilizava a melhor borracha da Continental, borracha que os UST não têm e pelo que li faz muita diferença.
Esses travões XT parecem uma aquisição recente, mas não são leves. Se o objectivo é a leveza tinham que ser os XTR.
Esses pedais Shimano são fiáveis mas também são pesados. Dentro da Shimano e relativamente leve só mesmo os XTR Race, ou então Exustar, Crank Brothers, X-Pedo...
Quanto ao prato grande, vê os SNV e os Specialites TA.
 
Além dos conselhos do FiCaçador, ainda aconselharia uma troca de avanço, disco 140mm atrás e respectivo adaptador, parafusaria em titânio, passagem a 2 pratos, desviador de estrada na frente, selim. A manter esses travões podias retirar esses 'ventiladores'... and so on...
 

cmorgado

Member
FiCaçador, fogo, não precisavas de pôr aí tanta coisa :D.
O desviador é mesmo o de 9v e os manipulos foi a única coisa que migrou da antiga bike, visto que eu nunca gostei muito dos gripshift que por acaso era o que tavam nesta (eu é que pedi na loja para trocar).
Em relação aos travões também já vinham na bike. a única coisa que mudei foi mesmo os manipulos e por consequência os punhos.

Bruno Silva, a troca de avanço está a ser estudada, talvez por um de 90, tenho que pedir um emprestado a ver como me sinto. Os travões por enquanto ainda não estão no topo da lista das prioridades. O que queres dizer com "ventiladores"? O disco de tras é de 160 mm, se quiser mudar para mais pequeno tem que ter um adaptador? a passagem a 2 pratos também está por enquanto fora de questão, acho que as minhas pernas não iriam gostar muito, mas é um caso a estudar, a ver se se nota assim tanto a falta da avozinha.

Desde já um muito obrigado aos 2 e aos próximos que vierem.
 

cmorgado

Member
O que acham destes upgrades:


Ritchey WCS Truegrip Foam Grips 2012 - Pair - Black, 34g


Crank Brothers Eggbeater 1 Pedals 2012 - Silver, 256g

???
 
Menos peso, menos empenos e travagem mais do que suficiente (para XC)...

Atenção que para usares disco de 160mm tb tens que usar um adaptador (mais pesado do que o adaptador para usar 140mm), a não ser que o teu quadro seja PM directo e só dê para discos 160mm...

Em suma, compensa!!!
 

ueta

New Member
Tenho uma Lapierre Tecnic FS 700 - 2009


Frame : ALLOY 7005 DB HYDROFORMED 120 MM
Shock absorber : SUNTOUR RAIDON DA 190 MM
Fork : SUNTOUR XCR 120 MM HLO LOCK OUT
Headset : AHEAD SET 1.1 / 8
Bottom Bracket : CH-51 / 68 / 111 W / BOLTS
Crankset : SHIMANO FCM 442 22X32X44
Stem : LP XC 90 MM BLACK GLOSSY
Seatpost : LP XC COMP 6061 31.6X350
Handlebars : LP XC COMP RIZER 606108 25.4X660 MM
Front derailleur : SUNTOUR XCR4
Rear derailleur : SHIMANO DEORE
Brakes : SHIMANO BRM486 160 / 160 ROTORS
Shifters : SHIMANO DEORE
Saddle : LP PFF TECH WHITE
Wheel : RIMS MACH1 SUBZERO 32T / HUBS SHIMANO RM65
Sprocket : SHIMANO HG50 9S 11X32
Tires : HUTCHINSON TORO 26X2.15

Pesei-a e estava com 14Kg com a unica alteração que levou que foi um Sele Italia SLR XC FLOW ( culpa de uns calções da SportZone que me tingiram o selin para um belo cor de rosinha) o que vale é pagaram.

Agora resolvi investir um pouco na bicha e estão já encomendados

Uma ROCKSHOX 012 Reba RL e uma Rodas Dt Swiss M1800 TL

E levou já por culpa do uso deviador da frente e tras shimano XT

Levou tambem um avanço FSA XC-190 Stem que apesar de mais pesado qualquer coisa que o de origem permitiu tirar dois espaçadores uma vez que tem mais angulo, e tambem só o mandei vir para não pagar portes, eheheeh

Acham que com estas alterações chega perto dos 12Kg???

Só na suspensão julgo que ganho 900gr pois quando a desmontei porque entrou água para dentro pesei e deu 2.4Kg

Daqui a 1 ou 2 meses tambem estou a pensar adquirir um movo amortecedor tou inclinado para o epicon, mas isto mais por o que tenho não ter bloqueio.




Bem já fiz mais algumas alterações.
Com o que tinha alterado em cima a bike ficou com 13.2Kg, basicamente foi quase só o peso da suspensão que tirou, pois nas rodas as novas não ficam muito longe das antigas em termos de peso, vão fazer diferença sim quando comprar pneus tubless pois de momento o conjunto pneu/câmara de cada roda tem cerca de 950gr e uns tubless ficam na ordem das 550gr

Entretanto voltei a colocar o avanço de origen e um guiador recto RCZ carbon 550mm

Comprei o amortecedor Epicon

E comprei ontem em promoção uns Avid Elixir Carbon X0, que devem chegar ainda esta semana.

Tenho que ver se tiro umas fotos para deixar
 

petiagos

New Member
cmorgado -


Atenção que os meus antigos Crank Brothers Eggbeater 1 pesavam 285 gr. Uma diferença grande para o que estava anunciado no site.
 

cmorgado

Member
Atenção que os meus antigos Crank Brothers Eggbeater 1 pesavam 285 gr. Uma diferença grande para o que estava anunciado no site.


Pois, já avisou tarde o estrago já está feito. Os meus pesaram 275.7 g
 
Top