29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

bttdina

New Member
Boa tarde a todos
Estou a pensar comprar a minha primeira bike de btt para me iniciar e fazer algumas meias maratonas! Aconselharam-me uma roda 29' mesmo sendo eu uma principiante, mas confesso que so fiquei confusa...

esteticamente nao gosto muito das bikes, porque tenho apenas 1,61m de altura e as rodas parecem gigantes num quadro S (16')


Acham boa ideia? iniar-me em btt e em roda 29' ao mesmo tempo?
 

Mach 4

New Member
Aconselharam-te roda 29" porque parece que neste momento a roda mais pequena passou à história.
Mais um mito que parece que querem a toda a força impor no btt. Até há bem pouco tempo não ouvia quase ninguém a queixar-se das limitações da roda 26", mas agora o pessoal das maratonas até parece ficar com vergonha se for competir com uma 26"...é antiquado e retrógrado.

Eu acho que para a tua estatura será sempre melhor uma roda 26", ainda que neste momento estejam na moda as rodas 29". Não te deixes influenciar e ires atrás de cantigas da treta.
Convém sempre estudares bem os prós e os contras de ambas as medidas de rodas antes de comprares uma bike, a não ser que tenhas €€ para os 2 tipos.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Até á bem pouco tempo não havia quase ninguém a queixar-se das "limitações" da roda 26", mas agora o pessoal das maratonas até parece ficar com vergonha se for competir com uma 26"...é antiguado e retrógado.
Não deu para editar mas o que eu queria dizer era isto e não o contrário como escrevi sem querer em cima.

Para mim a roda 26" continua a ser a roda ideal para o btt. Roda 29" é para mim como andar a fazer passeios de pasteleira no meio do mato.
Estéticamente também as acho muito menos apelativas.
 

Annunaki

New Member
O Burry Stander tambem éra um homen pequeno, usava um quadro "s" mas dava-lhe na 29 à força toda e a bike dele éra linda! Como todas as 29!!
 

rushman

New Member
Boas... bttdina, vê as 27,5, para a tua estatura e para fazer meias-maratonas e maratonas acho que será a opção certa para ti... nada como ver e acima de tudo experimentares... :)
 

Mach 4

New Member
O Burry Stander tambem éra um homen pequeno, usava um quadro "s" mas dava-lhe na 29 à força toda e a bike dele éra linda! Como todas as 29!!

Então mas ele agora já é grande?
E quanto a isso de todas as 29" serem lindas...bom, poderá ser como as mulheres, e sendo assim gostos não se discutem.
Mas já agora isso quererá dizer que agora todas as 26" são feias, é isso?
Essa btt da foto até a acho bem feínha e completamente desproporcional. Um quadro desse tamanho com umas "sapatas" assim dá a mesma impressão daqueles "monster trucks" americanos, com uns grandes pneus e um chassis minúsculo.
Não percebo que tipo de beleza ou sensibilidade estéctica se pode atribuir a uma coisa tão disforme assim.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Cara camarada "bttdina", independentemente do tamanho da roda da sua futura bike, o mais importante sempre será a sua condição física. A malta está a tentar ajudar, e a desviar "a sua atenção" das "BIGbikes", principalmente por se tratar de uma menina. Mas..... esquecem-se dessa questão de extrema importancia, (a sua condição física). Acima indica que será a sua "primeira btt", mas pode até praticar ciclismo, atletismo, etc... etc... e ter uma melhor preparação física do que qualquer um de nós que cá estamos a opinar :D

...Por isso, antes de mais, tente experimentar as 3 bikes (27,5 será difícil), 26, 27,5, e 29er, dentro da gama que procura. Só depois desse teste deverá seguir para a compra. ;)

Caro camarada "Mach4", quando diz; "Até há bem pouco tempo não ouvia quase ninguém a queixar-se das limitações da roda 26", e "Roda 29" é para mim como andar a fazer passeios de pasteleira no meio do mato", está a ser irónico......... pena (ou não), não sabe o que está a dizer. Mas também não vou "discutir" consigo este assunto, pois o que tenho a dizer sobre as 29er, está algures páginas atrás. ;)

....Mas que diabo, se TUDO tem evoluído (carros, motas, eletrodomésticos etc.. etc....), porque é que nas bikes não pode acontecer o mesmo?!?! Enfim.
 

Medroso#78

Active Member
...."E quanto a isso de todas as 29" serem lindas...bom, poderá ser como as mulheres, e sendo assim gostos não se discutem" Então o que é se está a discutir afinal, o espeto visual, ou as suas vantagens/desvantagens no terreno?!?!?! E quem disse que as 26 são feias?!?! :p

.........É obvio que gostos não se discutem, mas sim partilham-se. ;)
 
Last edited:

Mach3

New Member
Boas,


Mach4. infelizmente não é grande agora, grande é a memória que dele fica para os adeptos, pois infelizmente o Burry Stander morreu, salvo erro em janeiro deste ano num treino!


Cumps,

Mach3
 

bttdina

New Member
Boas!

De facto as bikes ajudam mas nao andam sem as nossas pernas!!!! :) faço algum exercicio sim!

Pelo que tenho lido por aqui, ha vantagens e desvantagens... na loja disseram-me que poderia experimentar e que nao iria querer outra coisa por conforto, sensação de segurante e velcidade que as 29' dão. Mas a verdade é que nao tenho experiencia em btt para poder comparar 26' vs 29' por isso conto com as opinioes aqui do forum!

Esteticamente, e sendo eu "menina", prefiro as 26'!!!
 

abelha2

Active Member
Eu com essa altura e orçamento iria para um 26. São relativamente mais baratas geralmente, e secalhar tendo em conta a estatura não trará assim tantos inconvenientes uma 26.

Também depende do uso que vai dar, se é para participar em competições ou para dar uma volta ao fim de semana...
 

salvador

Member
Olá bttdina, o meu conselho é que tentes ter opinião de que anda de bicicleta (falo de atletas nacionais semi/profissionais) que hoje em dia, através das redes sociais, já não é assim tão difícil..

É que por aqui o que vais ouvir dos "conservadores" é que os profissionais são obrigados pelas marcas, os semi-prof. imitam os pros e os amadores vão atrás das tendências.

Tenta contactar o David Rosa, que apesar de ser homem, tem uma estatura perto da tua (1.65m) e que ao que parece o director da Movefree apontou uma pistola para que ele usasse uma 29er... :)

Se te disserem que tanto te divertes numa 26 ou numa 29, isso é verdade. Agora se queres tirar rendimento, aí há diferenças que deves analisar.

Cumpts
 

abelha2

Active Member
Eu acho "parvo" comparar a utilização de um atleta profissional, que treina (ainda para mais sabendo que uma 29" precisa de força) diariamente, com quem (não sei se é o caso ou não) secalhar usa a bicicleta uma vez por semana para dar uma volta com os amigos.
 

Mach 4

New Member
abelha 2,

Não sabes que o que separa agora os "prós" dos "domingueiros" é o tamanho da roda 29"? - Eu já me apercebi disso á muito.
Quem anda de 29" agora é quem sabe, como o David Rosa, e outros que o querem imitar.
Eu só gostava de ver como andariam as vendas de btt's se não tivesse surgido esta tendência das rodas grandes, e não me venham com evoluções e revoluções tecnológicas pois para mim algo para ser verdadeiramente revolucionário não pode ter contras, apenas prós, coisa que não acontece neste caso das 29er.
 

nmt

Active Member
Como possuidor de uma 26" e de uma 29" de peso e componentes equivalentes apenas tenho a dizer que verdadeiramente é preciso mais força para andar numa 29", mas não se nota por aí além até voltarem a pegar na 26" e repararem que andam mais do que andavam. No entanto, no monte, prefiro de longe utilizar a 29" pelo à vontade, segurança e tracção que sinto, mas pode ser só a falta de um kit de unhas mais afinado...
 

Jocas22

Active Member
esclarecam-me lá uma coisa. Se com as 29er rolamos mais e melhor porque é que as bikes de estrada não evoluem pra rodas maiores?
 

Medroso#78

Active Member
Caros camaradas "jocas22" e "Mach 4", só compra quem quer e ponto. Eu tenho as duas, e se tivesse que ter apenas uma, seria a 29er, disso que ninguém duvide. Agora que há 29er e 29er também é verdade, (tal como nas 26) mas isso já é uma outra questão. Mas vá, não se martirizem, deixem andar quem anda. :cool:

.....Quanto ao não aparecimento de 29er nas de estrada, é pq ainda não chegaram à conclusão de que seja realmente melhor. Se fosse apenas e somente uma questão de aumento de vendas, se calhar até já existiriam, não acham?!?!?!!??!?!?! ;)
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
a minha pergunta não era nada contra as 29, não tenho nada contra as dita, alias nunca as experimentei por isso nem comento se são ou não melhores, nem nunca o fiz. Era apenas uma pergunta de quem tem uma dúvida sincera sem quaisquer 2as intenções. E fi-la porque me parece que faria todo o sentido se é que as 29 rolam mesmo melhor.
 
Top