29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

KLUCA

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Realmente....

Eu também não entendo o porque de tanta complicação das pessoas com a roda 29

Realço que ando com 26 e vou continuar pois simplesmente não me apetece gastar dinheiro tendo em casa mais de uma bike 26. MAs é só por isso

Porque as vantagens das 29 estão á vista de qualquer um menos teimoso pah :)

è claro que no meio disto virão alguns dizer que a 29 é mais confortável , mas se calhar somente porque antes andavam numa 26 de caca :)

Neste momento nas 29 há que ter em conta na escolha da transmissão. Alguma vêm com cassete 32 atrás , e outras de 2 pratos não trazem pratos capazes para a malta continuar a subir onde antes subiam com a 26.

Poderá tambem ser menos ágil claro.... mas a minha BMX também é mais ágil do que a 26 e eu não ando de BMX aí pelos trilhos ...
 

CANSADO

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Bom dia pessoal,
acabei de fazer o meu primeiro teste ás 29er. Não foi bem um teste porque sem ter experimentado uma 29er,
troquei a minha 26 por uma 29er. Tinha a epic s-works de 2011 e troquei pela epic s-works de 2012. São portanto bikes muito semelhantes
quer em geometria quer em peso. Passei de 10,30kg para 10,75kg. Sempre tive FS e fiz questão de manter FS. Isto porque a historia de
uma 29er ser "confortável", nunca a engoli. Acredito que as rodas absorvam algumas irregularidades de 2 ou 3 cm, não mais que isso. Agora
levem-na ali para a serra de Aire e Candeeiros e depois falamos. Quanto ás primeiras sensações, e digo primeiras pois ainda me faltam km para
me fazer melhor á bike, posso afirmar que custa bem mais a puxar nas subidas, perdi agilidade nas descidas mais técnicas, a rolar é preciso puxar
mais pelas pernas, sendo que se vai tambem mais rápido. Não sou nenhum pró, mas falo questão de fazer 3 a 4 treinos por semana fazendo +- 900 km por mês.
Quem não tiver preparado, parece-me que apanha um belo barrete com as 29er. Quem estiver relativamente bem, sem ser obsecado por treinos, penso que tira
algum partido da 29er, sem por isso fazer uma diferença abismal. A descer já era meio destravado, por isso não ganhei muito, a não ser que faça intenção de me
espetar contra qualquer coisa. Em resumo, as minhas sensações foram:
A subir: é preciso mais força
A rolar: é preciso mais força, mas a velocidade é maior
A descer: não ganhei nada
A descer em partes técnias: perdi agilidade, que penso que vou recuperar quando tiver habituado á bike
A transpor obstaculos (pedras/raizes +-15 a 20cm): continua a fazer como fazia na 26, um puxãozinho no guiador, mais força no pedal, tá transposto o obstaculo.
 

Medroso#78

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Boas,

...Mas que pena o nosso camarada "CANSADO" não ter experimentado uma 29er antes de a comprar. Mas que "barreto" (eu refazia JÁ o negócio)!!!!!!!!!! :D
 

CANSADO

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Olá Medroso#78, isto é só a minha primeira análise e foi só em 40km nas calmas. De facto quem ler deve ficar com a ideia que fiz uma má troca. hehe
Não é isso que quero dizer. Para mim o facto de ser necessária mais força não é um problema, treina-se mais um pouco que só faz é bem.
Já quanto as descidas mais técnicas, como disse acredito que quando me habituar á bike, vou recuperar a confiança que tinha quando descia na 26.
Mas de facto julgo que para a maioria dos colegas do btt, não é uma mudança tão significativa que traga os ganhos que muitos apregoam.
 

Racingdoc

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Queria dizer ao companheiro "CANSADO" que é perfeitamente natural a impressão inicial....afinal de contas até aqui pilotava uma das bikes mais fantasticas (na performance e na estética) que conheço ("specialized epic sworks 26er 2011")...tenho uma epic comp carbon 26er 2011 com alguns upgrades (crossmax slr, etc) e não a troco por nenhuma 29er actual (e já experimentei algumas....).....


boas pedaladas....
 
bttlobo.blogspot.pt/2012/08/o-futuro-das-29ers.html#!/2012/08/o-futuro-das-29ers.html


"Em vários artigos já questionamos as 29ers e a necessidade – que muitos nos tentaram fazer crer – que tínhamos de abandonar as boas e velhas 26 e migrar para as big wheels. A pressão foi (é) grande: 26 saíram de muitos catálogos. Lojas não as conseguiam comprar para atender à demanda de clientes. Blogs foram criados só falando de 29ers. Testes foram realizados, e as 29ers pareciam até ter um motor…


Depois de muito analisar, chegamos às nossas conclusões: há um ganho de performance, esse ganho não é representativo para o ciclista comum, e o fit da bike, por ser obviamente diferente, não é adaptável a qualquer biotipo. Nunca tínhamos analisados alguns aspectos, no entanto, que esse excelente artigo do site BikeRumor sobre as 27’5 (650B) trouxe à luz, como a dificuldade de criar uma full suspension de longo curso (130mm ou mais), as conhecidas trail bikes, por causa das peculiaridades de geometria das 29ers.


Obviamente, no quesito fit, para ciclistas não tão altos, a coisa se complica numa 29er. Isto, aliado ao fato da da geometrias caracteristicamente exagerada das 29ers, levou, obviamente, ao padrão intermediário 650B. Porém, se o ganho de performance das 29ers já não era grande coisa, não há muito o que se esperar de uma 27,5 neste particular. A conta então fica toda para o marketing pagar, como bem disse Sam Benedict, do Departamento de Marketing de MTB da Specialized. Mas não estamos falando das 650B aqui, e sim das rodas (realmente) grandes.


Qual o futuro das Rodas 29?


Várias empresas são definitivas ao considerar que o design de uma 29 tem muitas limitações. Continental (pneus), Cannondale/GT, Scott são algumas das empresas que deram declarações nesse sentido, e obviamente – na nossa opinião – essas limitações só agora começam a ser compreendidas.


Da forma como as declarações são feitas – são muitas grandes empresas entrevistadas – dá para sentir que a indústria está meio perdida. Se a 650B for a solução mágica, que permita um design eficiente em trail bikes (coisa que não dá para fazer com a 29er) e algum ganho de performance (representativo) em relação às 26ers, será ótimo para elas.


O que eu vislumbro nessa confusão toda é que o milagre das rodonas não aconteceu, e, pior, com o melhor conhecimento da gemoetria e implicações ergonômicas das mesmas, a indústria se viu na encruzilhada de admitir o erro ou procurar resolver o problema. E no que isso vai dar? Provavelmente numa menor oferta de modelos 29ers no mercado, restringindo-as a bikes de XC com pouco curso ou hardtails, para ciclistas de maior estatura.


Embora a Santa Cruz creia que grande parte da bolha 650B possa ser creditada ao desejo do ciclista ter a “roda mágica”, e assim a necessidade estaria criada, levando a indústria a tentar atender a esta demanda do mercado, não concordamos com esta análise. A indústria está pesquisando, tentando, testando, eventualmente acertando e errando. O que vemos nas reportagens são muitos “SEs”: se isso, se aquilo… muita incerteza.


Curiosamente o boom das 650Bs deu-se depois que Nino Schurter venceu uma etapa do Campeonato Mundial de MTB com um protótipo de uma Scale 27,5, mas, com uma sinceridade chocante, Adrian Montgomery (US Scott Marketing) diz que o fato de Nino ter corrido numa 650B foi simplesmente porque seu Bike Fit não encaixava numa 29er. Não sou eu quem está dizendo: a 29er simplesmente não se encaixa – e não é a melhor escolha – para um dos melhores ciclistas do mundo. É seu principal patrocinador quem o diz:


“Pois é, com certeza, nos últimos anos as rodas grandes tem crescido, mas nunca encaixei perfeitamente numa 29er. A bike para mim é muito grande. Eu não consigo uma posição perfeita, porque o guiador é muito alto e nunca me senti muito bem em uma 29er”.
Nino, no i-mtb.com.


No fim das contas, o que achamos é o mesmo de sempre. Há um mercado real para as 29ers, depois da explosão inicial. Elas vão estar aí por algum ou quem sabe muito tempo, porque é uma bike muito boa, perfeita para ciclistas altos (altos, 1,80 para frente), que desejem algum ganho de performance e tenha pernas para vencer a inércia inicial. Não é uma opção interessante para trilhos técnicos, que exijam agilidade da bike, nem para ciclistas de menor estatura. Pode, ou não, ser uma boa escolha para você. Ah, e, definitivamente, se você não está bem fisicamente, ela não vai resolver o seu problema."
 

JorgeSantos

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Vai um like para o comentário acima. Revejo-me nas mesmas palavras. No entanto a dúvida persistirá até que o mercado queira. Pois para bem ou mal, um negócio que estava estagnado, de um momento para o outro colocou todos os amantes da modalidade a questionar a compra ou não.

Abx

Jorge
 

abelha2

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Revejo-me nas considerações do Cansado e do Nozes.

Ou seja as 29" com uma transmissão adequada podem ser praticamente iguais às 26 nas subidas. Claro que para serem iguais teriam de ter rodas mais leves, pois estão mais longe do eixo. No entanto para quem só vai dar uns passeios ao domingo isso não deve fazer grande diferença.

Quanto ao ter mais tracção, eu classifico isso como maior resistencia ao rolar. Se não tinham tracção suficiente era porque não andavam com os pneus adequados. Quanto à resistencia ao rolar em terreno acidentado, concordo que nas 29 senão for uma suspensão total, exista mais conforto e role melhor.

Ou seja mais uma vez, depois de ler muitos post neste tópico concluo na mesma que todas têm vantagens e desvantagens. E a unica conclusão que tiro é que não nos devemos levar pelo marketing, e sobretudo não devemos ter uma bicicleta de competição para uma volta aos domingos com os amigos, nem uma bike de "volta aos domingos" para competir.

A specialized não teve um ano em que para XC de suspensão total só teve bikes de 29? agora voltaram atrás correcto?

(se estou certo, devem ter aprendido que não se deve impor algo aos clientes, sobretudo num mercado tão aberto, mas sim deixa-los escolher.)
 

Annunaki

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Algumas marcas já deram como extintas em XC e maratonas as 26, chegando a afirmar que as 27,5 não fazem sentido e todo o seu investimento continuará nas 29.

O que a BMC chegou à conclusão em relação à roda 27,5 ou 650b
: We asked a BMC product engineer about 27.5″ bikes and whether we should expect BMC to be introducing any of these to North America. The answer was somewhat of a surprise to us, as it represented something of a dissenting opinion amongst the majority of companies we spoke with at Interbike. The answer was that after extensively testing the wheel size, BMC engineers felt there was too little a difference from 26″ers to 27.5″ers to make it a worthwhile product in the BMC line up. They were committed to 29″ers, and said that the differences in this wheel size, to them, make it worth pursuing new designs for. Of course, their longer travel bikes remain 26 inch wheeled bikes.

O grande Julien Absalon já rendido às 29.

Uma entrevista de Julien Absolon em relação ao novo equipamento na equipa BMC e às 29er: Au niveau du matériel aussi, c’est la grande révolution ! A l’arrivée des Mondiaux, tu parlais du 29 pouces alors que jusqu’à présent tu étais réfractaire !
 Le 29 pouces m’a enchanté. J’ai fait des tests intéressants et la géométrie du vélo me convient parfaitement. Je vais faire une grande partie de la saison en 29 pouces. Après je peux repasser en 26’’ si je le souhaite. Si l’on prend toute les manches de Coupe du monde, je ne vois qu’un seul circuit ou le 26’’ pourrait être plus performant, c’est Albstadt (ouverture du circuit international les 18/19 mai). Le reste de la saison se déroulera avec les grandes roues. J’ai aussi compris certaines choses, et notamment pourquoi je n’arrivais pas à garder ma vitesse en descente. En roulant en 29’’, j’ai compris. Le vélo passe mieux, le vélo ne perd pas de vitesse… J’ai été souvent en galère à cause de ça, notamment sur les derniers Championnats du monde.

Para quem achava que uma Allmountain ou uma Enduro não éra possivel com rodas 29!!

http://www.youtube.com/watch?v=7ud9kssoqo8

Cumprimentos
 

FiCaçador

Elos Rápidos
No meio das opiniões que já foram dadas, vou só corrigir um facto que não está correcto:

Quanto ao ter mais tracção, eu classifico isso como maior resistencia ao rolar. Se não tinham tracção suficiente era porque não andavam com os pneus adequados.
abelha2, tracção classifica o atrito em escorregamento, em que uma superfície escorrega sobre outra. É diferente do atrito de rolamento, em que uma superfície rola sobre a outra.
Isto para dizer que mais tracção não implica maior resistência ao rolar, aqui as 29er têm mesmo vantagem nestes dois aspectos em comparação com uma 26" com pneus iguais.
 

abelha2

Active Member
Mas o que pretendo dizer não é o atrito dinâmico (em escorregamento) mas sim o estático. Ou seja com pneus iguais a 29 tem mais aderência por assim dizer. Daí isso para mim não ser um ponto favorável (não tou a dizer que é desfavorável, mas sim indiferente). Se o atrito numa 26 não era suficiente, é porque os pneus não eram adequados.

Ou seja, é possível obter aderência suficiente com uma 26. Daí não ser uma vantagem nas 29. Aliás provavelmente ao mudar para roda 29, até pode diminuir a largura/piso do pneu
 

Medroso#78

Active Member
...Caro camarada "CANSADO", percebi muito bem o que descreveu. Apenas o quis "picar". Pois eu sou um feliz proprietário de uma "minina" igual à sua. ;)

....."Passei" (mantenho as duas) de uma stumpjumper FSR carbon, para esta epic, notei uma diferença enorme para melhor. Mas é obvio que quem passa de uma bike super leve FS, para uma bike 29er ligeiramente mais pesada, não sentiu a diferênça que eu senti (que foi precisamente o inverso). Por isso mais uma vez digo, 29er, 4 ever. :D

Obs: quando comprei a 29er, sabia perfeitamente que não passaria a andar "o dobro", (e que ninguém pense nisso). Só sei dizer que me dá um gozo do caraças (parece uma mota)!!! :cool:
 

FiCaçador

Elos Rápidos
abelha2, sim neste caso também pode ser atrito estático, mas está relacionado com o dinâmico, vai dar ao mesmo.
A tracção a subir até pode nem ser uma vantagem muito importante, mas em descidas mais técnicas é!
Claro que numa 26" isso também se resolve com uns pneus com maior tracção, mas nesse caso perde-se a rolar. Mantendo o tipo de pneu e aumentando o tamanho da roda não se perde a rolar, antes pelo contrário.
Ou seja, ou tapas os pés ou tapas a cabeça, mas se a manta for maior tapamos mais um pouco de tudo.
É uma pequena e indiscutível vantagem das rodas maiores, já esperava que assim fosse do ponto de vista da análise mecânica da coisa e já confirmei isso mesmo a andar numa 29er.

Também já houve quem questionasse a diferença em conforto.
Uma 29er é efectivamente mais confortável que uma 26" semelhante, devido à menor oscilação do centro das rodas ao percorrer terreno acidentado, e consequente menor oscilação de toda a bicicleta.
 

Annunaki

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Bem! Uma coisa é certa! O Nino Schurter anda de 27,5 e foi campeão no ano passado com a sua roda magica. Mas tem levado uma abada das rodas 29 de Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy e de outras equipas como a Bulls. ;)

Cumprimentos
 

Annunaki

New Member
Sim! de facto!
Mas o Jaroslav Kulhavy ganhou os Olimpicos com uma 29 de SUSPENSÃO total !
Mas há uma coisa que ainda não percebi! Falam em tantas desvantagens, mas eu tenho 25 anos de bicibletas entre os quais 10 de BMX, já experimentei um pouco de tudo e a nivel de Btt nada me fascinou mais que as rodas 29.E não sou o único no mundo! Lembro-me de terem falado tão mál das suspensões à frente, dos travões de disco, e hoje toda a gente chegou à conclusão que só trouxe beneficios.
Ainda não vi problema nenhum em santar, em em arrancar em passar em single traks mais apertados! Pelo contrário tem sido um prazer enorme!! Agora fico espantado em pessoal que anda à 4/5/6 anos falar em tempos de arranque, inercia, atrito, e esquecem-se do verdadeiro prazer que é andar de bicicleta, seja de 29,27,5,26,20!!!!
 
Ola
Experimentei hoje uma roda 29 e a primeira impressão simplesmente e espetacular
1º Ponto de gravidade e mais alto umas sensações tipo passar de um carro para um jeep
2ª Arranque tipo carro turbo (r26) para um carro sem turbo (r29)
3º Andamento livre tipo carro 1.1cc para um 2.0cc
4º Agilidade mota cross (r26) mota de estrada a alta velocidade (r29)
Assim fica a minha opinião no pequeno trajeto que fiz
 
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