29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

HR

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Isto é como em tudo... Eu por ex. tenho variado entre 26 e 29 e ambas no seu "jeito" me agradam. De salientar que são totalmente equivalentes em filosofia e peso, daí não existirem discrepancias excepto no tamanho da roda... mas é como digo: "...é como em tudo..."

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

cayto

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A Gunn-Rita é uma excelente atleta! Também vi essa foto no fb dela, e esse comentário. Sou suspeito mas é um mimo ver essa Merida ;)
 

thor

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Em vinte anos de btt já vi de tudo e pelo caminho foi adquirindo uma bonita colecção de bicicletas desde a velhinha Peugeot rígida em cromoly (agora transformada em singlespeed) até á montra tecnológica da génius ltd em carbono.
Quadros em cromoly, alumínio, carbono, rígidas,hardtail, fulls, BMX, pasteleiras ....Trek, Scott, Specialized, BH ... são o recheio da garagem (não tenho automóvel). Todas as minhas meninas têm comportamentos diferentes umas das outras e retiro também um prazer diferente na condução em trilho delas. A titulo de exemplo a Peugeot em cromoly RIGIDA e singlespeed é brutal nos trilhos mais sinuosos e técnicos, a facilidade na entrada e saida das curvas o poder de arranque a rigidez do conjunto é insuperável, mas..... está limitada a pequenas voltas, a trilhos "lentos", com subidas curtas e não muito agressivo. Com a Spz Enduro com 160 de curso, tudo o que seja a descer, com muito drop, rápido e agressivo é dia de festa, mas....pesa que se farta é terrivel a subir tem algum bonbing que a torna lenta e "desconfortável" em estradão. A genius é a mais polivalente permite atacar trilhos técnicos e sinuosos com a mesma facilidade com que sobe ( o twinlock faz milagres) macia, confortável, extremamente honesta nas descidas, permite erros de condução que nenhuma outra permite, levezinha, ideal para maratonas, mas..... lenta, não é uma hardtail pura nem tem a geometria ideal para descidas com muitos drops.
Podia estar aqui a enumerar as diferentes qualidades e defeitos dos diferentes tipos de quadros, materiais, geometrias, guiadores, selims, etc ,etc que a conclusão seria sempre a mesma, dependendo do tipo de condução dos trilhos do terreno da distancia assim seria a bike a conduzir. Não há bicicletas perfeitas, pode-se gostar mais de uma ou de outra mas perfeita é coisa que não existe.
Tive o privilégio de testar uma Cannondale roda 29 durante um mês perto de 900 Km e encontrei defeitos e virtudes e na minha opinião a roda 26 terá um futuro mais promissor que a 29. O facto de ser mais confortável, superar melhor os as irregularidades ter mais tracção ser mais estável em alta velocidade, não esconde os seus defeitos. Se se tiver menos de 1.70m esqueçam, não há milagres, por mais que o vendedor diga que a geometria é igual ao de uma 26 ...TANGA, para manter a distancia entre eixos aceitável, diminuem a distancia do top tube e aumentam o ângulo da testa (direcção) , baixam a testa do quadro e o eixo pedaleiro, é a eterna questão do cobertor, para tapares a cabeça destapas os pés . O que se ganha em estabilidade pelo tamanho da roda perde-se depois com o ângulo de direcção tornando esta "esquesita"demasiado directa, e esta coisa de diminuir curso de suspensão para baixar a testa , no btt é completamente ilógico ou testas curtíssimas como se vê nalguns quadros que só trazem problemas de rigidez, ou a colocação de guiadores invertidos ???????WTF. Ao baixar o eixo pedaleiro para valores próximo dos de quadro de roda 26 dizem que baixam o centro de gravidade.... QUE TANGA , o ponto de rotação das rodas está pelo menos a 1.5 pol acima do quadro 26 (longe do chão)é como guiar um kart com rodas de um golf e dizer que é a mesma coisa. Em 1999 comprei uma Trek 8900 hardtail para a minha mulher que tem exactamente a mesma geometria da Trek 9.9 de 2011 NÃO HÁ NADA PARA INVENTAR a evolução tem sido nos materiais e nos periféricos .
Fiz o teste drive em trilhos que normalmente utilizo no Monsanto em Sintra e Loures e num passeio perto de Gouveia e a tive a sensação que a bina ficava curta, tenho 1.80m e mesmo assim acho que a roda é grande de mais para mim. Com equipamento de primeira linha a Cannondale Scapel é um mimo a 29 absorve melhor as irregularidades têm uma melhor tracção dá, imensa confiança em trilho muito rápido e em descidas que não tenham curvas muito apertadas , mas, não sobe melhor pelo menos em subidas curtas, tem pouco “disparo”, em trilho sinuoso é exasperantemente molengona, nas curvas em esse têm de se puxar pela frente ela recusasse a deitar . Não é maquina para mim.
 

Annunaki

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O facto é que quem não tem futuro são as 26 que já começaram a desaparecer, qualquer dia já nem pneus em condições há, para não falar das rodas, que alguns fabricantes já deixaram de fazer! Já se chegou à conclusão que as 29 estão para ficar, com as suas características muito próprias, as quais podem não agradar a todos. Claro que isso é compreensível! Há quem goste de rígidas, outros de suspensão total, é tudo uma questão de gosto. Limitações a curvar e coisa e tal, para mim isso é que é uma tanga, qualquer bom rider com um pouco de habituação ultrapassa essas limitações na boa. Aconteceu comigo e aconteceu com Muito boa gente por esse planeta fora. Atenção que limitações, tem todas as rodas, 26,27.5,29.
Comparo esta discussão com o que se passou na altura em apareceram as primeiras suspensões totais. Uns diziam que era uma treta, outros que era o futuro do btt! O facto é que estão cá as duas ainda! Mas o problema das 26 é que foram absorvidas pelas 27,5 e quanto a isso já não há nada a fazer! E as duas que sobram(29,27,5) vão ficar por cá durante muito tempo!
Tenho quase 30 anos de Bicicletas e sempre recebi as novidades com uma mente aberta. Desde os V-Brakes, aos Travões de disco, às suspensões que eu ouvi discussões e discussões sobre tudo o que era novo e revolucionário, o facto é que hoje já não passamos sem elas. Recebi as 29 da mesma maneira, experimentei e fiquei apaixonado, como ficaram milhares de Riders nesse mundo fora. Não é por nada que se criaram blogues, sites,etc, exclusivos a falar das 29ers, porque será??Será que não deixaram uma marca também a essas pessoas que as experimentaram??
 

demorider

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Sera que as 29 estão para ficar como ficaram a uns valentes anos atrás? ah pois foi.. foram extinguidas :fpalm:

As 29 só estão para ficar porque as marcas mandam.. Basta elas começarem a deixar de fabricar que o povo compra o que se fabrica..
Pratico DH mas ando a ver umas meninas de enduro e já experimentei umas rodas 29 de conhecidos em trilhos e a sensação que fiquei é que estava a "guiar" um comboio (dizer que era um camião é pouco) lentas, muito lentas em mudanças repentinas de direcção secalhar até sou eu que sou azelha mas quem seguir o WC de DH vai ver que já andarm uns riders com roda 29 e o resultado foi uma desgraça, pilotos de top 10 a passar para o top 30? pois secalhar eram azelhas.. Eu só troco a roda 26 no dia em que não poder comprar material de roda 26, ate lá 26 all the way... Na pior das hipóteses para as 650b...
 

demorider

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Só para complementar a minha anterior intervenção fui dar uma vista de olhos ao site de uma das maiores marcas do mercado (specialized) e descobri uma coisa interessante.. Ora vejamos por exemplo na gama das enduro no site Português: http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/mountain/enduro
temos 5 bikes roda 29 e 2 roda 26...

Agora vejamos o site dos USA (no site do canada aparece exactamente igual): http://www.specialized.com/us/en/bikes/mountain/enduro
E aqui temos 3 bikes roda 29 e 5 roda 26.. Será que as novidades e modas chegam primeiro a Portugal?

Cada um anda com aquilo que gosta e que lhe serve melhor, agora dizer que as 26 morreram e que já não há material......................
 

fandango

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As modas n chegam primeiro a Portugal ficamos e com o q os americanos já n querem...


eu tenho uma 26 e ando com pessoal de 29 e os q andam a minha frente já andavam quando tinham 26 e os q andam atraz já andavam com 26 por isso n há milagres ;)
 

demorider

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As modas n chegam primeiro a Portugal ficamos e com o q os americanos já n querem...

Pois parece que para os americanos as 29 não são tão milagrosas como para os tugas..

Tenho a certeza que se um atleta como por exemplo o tão falado Nino Schurter ganhe-se umas provas com uma roda 26 e fosse aos meios de comunicação dizer que as 26 é que são boas metade do pessoal que trocou para 29 ia logo a correr trocar para 26.. Sim porque eu sei que as 29 têm vantagens mas tambem sei que houve muito pessoal a trocar só porque alguém ganhou umas provas e disse que as 29 é que estão a dar, ou porque o amigo ou vizinho mudou para 29 e não queria ficar atrás... Há vantagens nas 29 assim como nas outras rodas e há quem esteja a tirar mais rendimento das 29 mas tambem há quem esteja a tirar menos rendimento...

Uma coisa é certa, sem perninhas tanto vale andar de 26, 27,5 ou 29.. Nenhuma delas tem motor nem é milagrosa....
 

fandango

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Imaginem quantos milhões as marcas ganharam com o pessoal a trocar para 29, e agora imaginem quanto vão ganhar se a moda das 29 acabar lol

isto e tudo uma questão de dinheiro nada mais ;) mas só o tempo irá revelar a verdade
 

ernez

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O nino já anda de 27,5 á uns tempos, e não é por isso que o pessoal das 29 mudou, continuam com as 29 e a rolar, e quanto aos tamanhos pequenos nas 29, é pá, para resolveres o problema da testa alta, mete um avanço de 17º negativos.
 

rodinhas chamine

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Boas
Já dei a minha opiniao mas tenho de dizer eu sou extremamente baixo e para muitos como tal é impensavel ter uma 29, mas como so poderia ter alguma coisa a dizer so se experimenta se pois nunca fui muito de ir na conversa de outros e gosto de tirar as minhas conclusoes fui contra muitas opinioes e adquiri uma 29''
Posso dizer que estou a gostar e que a 26'' nao vai acabar pois vai ficar ali no suporte de exposiçao.
O que irei fazer é alterar tambem o avanço para 17º ou mesmo 25º, nao que sinta necessidade mas sim por estetica pois vai baixar me o guiador de forma que fique mais baixo que o selim.
Em conclusao estou a andar o mesmo que andava na 26, e a divertir me mais um pouco a descer e em singles tecnicos pois com a 26 ia sempre meio com ''cagufa'' enquanto agora sinto mais confiança.
 

Annunaki

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Até pode ser moda, marketing, o que se quiser chamar, e opiniões cada um tem a sua, mas que há muito gente que já não trocava, isso há! Como há muita gente que só fala mal por falar, ou porque ainda não conseguiu vender a sua 26 para comprar uma 29! Como acredito que há muita gente que simplesmente não gosta. Agora moda ou não, desapareça ou não, continuarei com 29 até ao fim, até não haver mais um pneu! E se algum dia tiver que voltar às 27,5 (visto que as 26 estão condenadas) vai ser com pouco entusiasmo!
Para referir também que as 29 são sem dúvida lindíssimas!!
 

Jocas22

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já tinha colocado noutro lado: (neste caso as vantagens 26 considerem como desvantagens 29)

29 rola melhor porque a roda é maior, é mais confortável porque os pneus são maiores, é mais fácil ultrapassar os obstáculos, desce melhor porque tem rodas e guiadores maiores. No fundo permite um "flow" maior como gostam os americanos de dizer, mais fácil de adaptar a riders mais altos, mais tracção porque a área de contacto do pneu com o chão é maior.

26 é mais leve, mais ágil em trilhos apertados, aceleração mais rápida, rodas menos frágeis para o mesmo peso (rigidez), mais fácil de adaptar a riders mais baixos. E claro muito mais baratas.

Mas muitas vezes comparam-se 26 com roda 2.10 e menos, guiadores 56mm (até agora era o padrão para as 26) com 29ers com rodas 2.25 e guiadores de 70mm (e mais!!) e depois claro qualquer comparação é um absurdo, principalmente nas descidas

PS: isto são as vantagens/desv que encontrei eu mesmo. Há ainda quem fale que as 29er sobem melhor, sinceramente não dei por isso, são diferentes a subir, exigem outra abordagem, mas melhores, não me parece.
 

ernez

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Não sei porque, mas eu na 29 encontro mais vantagens alem dessas joca, e para mim a mais importante, menor cansaço, nota-se e bem, ao fim de muitos km.
 

Annunaki

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Caro "ernez" tenho exatamente a mesma opinião! E a subir muito mas muito melhor. Mas isso é logico, ao ter maior mumentum, melhor tração, ao ultrapassar melhor os obstáculos naturais consegue-se manter melhor a cadencia sem grandes ressaltos. E em subidas ingremes com raízes, rochas e outros obstáculos?! Sem palavras!
 

ktm excr

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Só umas questõezinhas , pois nem em maratonas participo:cool::
Houve mais 29, ou 26 a participarem em competições, Nacionais e Internacionais no ultimo ano?
Como já li, o Markting dita leis, apontando-se para que a 29 seja um produto dessa lei, e ai surjam todos os atletas da frente montados de 29, então e os outros que não são apoiados e também andam de 29?
Desde qdo se desenvolve e promove um produto, que n tenha garantias de sucesso face ao anterior?
Porquê que quem anda de bicicleta por lazer e pouco percebe de horta, começou na velhinha ou nova 26 e depois de tomar o gostinho de dar ao pedal, após umas idas à terra, apanhar o empenezito e o cagaçito da ordem, ao experimentar a 29 do vizinho, não pensa noutra coisa, atendendo que a 29 do vizinho até é mais feinha do que a dele?:D
Hein? :rolleyes:
Cumprimentos,
 

Annunaki

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Houve mais 29, ou 26 a participarem em competições, Nacionais e Internacionais no ultimo ano?
Afirmativo
Como já li, o Markting dita leis, apontando-se para que a 29 seja um produto dessa lei, e ai surjam todos os atletas da frente montados de 29, então e os outros que não são apoiados e também andam de 29?
Porque experimentaram e ficaram fixados!
Desde qdo se desenvolve e promove um produto, que n tenha garantias de sucesso face ao anterior?
Pela lógica, nunca!
Porquê que quem anda de bicicleta por lazer e pouco percebe de horta, começou na velhinha ou nova 26 e depois de tomar o gostinho de dar ao pedal, após umas idas à terra, apanhar o empenezito e o cagaçito da ordem, ao experimentar a 29 do vizinho, não pensa noutra coisa, atendendo que a 29 do vizinho até é mais feinha do que a dele?
Porque nos deixaram completamente agarrados, pela performance, pelo maior prazer que nos dão em andar de bike. Certo?
 

Jocas22

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obviamente e como disse o que escrevi é a minha opinião, não a de toda a gente.

Quanto ao cansaço é a questão do flow parece-me a mim, obvio que é sempre melhor manter uma cadencia mais estável. Mas não importo de me cansar pessoalmente. Agora tem um outro lado, torna-se menos divertido. Pelo menos para mim.

Cada subida é uma subida, em algumas raízes, torna-se mais complicado a roda maior, é mais difícil levantar a frente pelo peso por exemplo. É mais difícil fazer arranques e mudanças de velocidade. Cada caso é um caso. É a minha opinião.
 

Jocas22

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edit:..... o que queria dizer é que é mais fácil recuperar o andamento perdido, no momento em que se supera o obstáculo a subir. Confesso que não é fácil explicar por palavras o que quero dizer. Não sei se me fiz entender.
 

ktm excr

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:D as questões foram mais no sentido de n generalizarmos o que são as nossas opiniões pessoais pq o consenso nem sempre é possível, cria-se discussão e baralha-se quem n tem qualquer experiência:cool: e como, "contra fatos n há argumentos" (segundo dizem) alguém com melhor conhecimento da coisa que nos explique:).

Por isso, conselho que penso ser unânime, toca a experimentar antes de comprar, depois, comprem:).
Abraço bttistas pois o que isto tem de, "mais melhor bom" é o convivio, com ou sem diferenças de opinião, uns petiscos pelo meio e umas larachas a malta chega a casa bem dispostos.
 
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