29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

SPinto

Member
Claro TLouro!

se não descontinuarem as 26, mantendo-as a par das tecnologias das 29, qual é a dúvida de um quadro ou uma roda ser mais leve... e mais rígido!

Gostei de ver um vídeo neste post de um espanhol a vender as vantagens das 29, mas particularmente adorei quando ele fez um teste com duas bikes (uma 26 e uma 29) com os cranks unidos e deu uma voltas aos cranks para ver qual era a roda que parava primeiro... novidade... foi a 26 pois a inércia da 29 é maior (segundo ele eram o mesmo modelo de roda e pneu). O que o nosso irmão não colocou na equação do marketing foi que para as fazer girar gastou um pouco mais de watts na 29. Segundo o espanhol uma roda de ferro, aí com uns 10 kilos, ainda é melhor que a 29 pois parava de rodar mais tarde:fpalm:

Polegar, rodas da mesma marca a pesar o mesmo 26=29!? o modelo é o mesmo? é que 29" tem mais 3" de material no aro e uns raios maiores... pneus...

A Física é tramada, há cenas que simplesmente não mudam:

-Corpos com massa elevada possuem uma maior inércia.
-Corpos com massa pequena possuem uma menor inércia.

Mas de facto o mais importante disto é um gajo andar com elas... independentemente do tamanho da roda:D
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Compreendo o ponto de vista físico, é um facto e não há muito a fazer, mas...
Se o maior peso e menor rigidez das rodas maiores for um incómodo muito grande, há uma solução nada amiga da carteira para isso: aros em fibra de carbono.
E continuando no tema da rigidez, a largura interior do aro contribui muito mais para a flexão lateral que sentimos na bicicleta do que a rigidez do quadro e das rodas.
Quanto à inercia, é muito importante para quem compete, mas irrelevante para quem só se quer divertir.
 

Ming@s

New Member
Ora ai esta uma bom resposta para quem quer praticar desporto e não ande em campeonatos 29" é de best.

Eu o meu grupo de amigo a andar de bike num grupo de 15 só 5 tem 26"...:)
 

Jorge Gomes

New Member
Se a inércia fosse assim tão irrelevante, o pessoal andava aí todo com rodas de 2kg e pneus de 1kg cada e não se preocupava nada com isso.

Mas na verdade é o contrário que se verifica: o peso das rodas é o que mais influencia a aceleração e o desempenho da bike. Até se costuma dizer por aí que o peso nas rodas é 4x mais importante que o peso estático na bike.
 

CarlosBerg

New Member
Acho que se esta a falar muito da inercia das rodas se é importante ou não, ao nível da física nem tudo o que parece é… Uma roda 26 e outra roda 29, ambas com o mesmo peso, a roda 29 pode acelerar mais rapidamente, parece mentira mas não é, a distribuição de peso influencia mais do que o peso total das rodas, o exterior (pneu, camara de ar, aros) quanto mais pesado menor a aceleração.
Com isto acrescento que o simples facto de uma roda 26 e roda 29 pesarem rigorosamente o mesmo, e estar o peso distribuído de igual forma, a diferença de colocar a roda de 0km/h a 40km/h em apenas 10seg, é apenas preciso mais 0.5Nm na roda 29 e o gasto na roda 26 ser de 17.58w e na roda 29 ser de 17.57w.
Uma boa roda 29 pode ter mais aceleração que uma roda 26, tem a vantagem que para uma mesma velocidade rodar menos, logo menos energia de rotação. Agora depende do que se compara, isto claro a nível da “inercia”.
 

Jorge Gomes

New Member
CarlosBerg: Se é para fazer comparações dessas, convém que elas sejam realistas.
Umas rodas 29 e respectivos pneus nunca pesam o mesmo que um setup 26 equivalente (em termos de gama e preço), nem pouco mais ou menos.
 

CarlosBerg

New Member
“depende do que se compara!”… o meu comentário foi só para justificar que o aumento do raio em rodas semelhantes na “teoria” é muito pouco significativo na força exercida na roda (+0.5Nm), e a diferença de energia que precisas para acelerar uma roda maior nem sempre implica maior gasto de energia, porque para atingir uma certa velocidade ela roda menos, por isso precisa menos energia para atingir a velocidade… tem maior influencia quase a escolha de um bom pneu que pode variar entre (35w-50w em resistência de atrito), do que a diferença que existe no tamanho da roda, mas lá está “depende do que se compara!”…
 

wawando

Member
Por muito que gostemos ou não, o mercado muda e ou se acompanha a mudança ou fica-se com material com mais limitações de oferta.
Veja-se as mudanças: começou-se nos 1x4 chegou aos 3x10 e agora estamos em 1x11. Go figure!
Claro que se pode continuar a discutir o sexo dos anjos, há sempre argumentos válidos. Eu acho que são gays.
 

SPinto

Member
CarlosBerg..."Uma boa roda 29 pode ter mais aceleração que uma roda 26" = Uma roda 29 Ax-lightness Premium pode de ter mais aceleração que uma 26 Mavic
Crossride... de acordo!:D

Já aqui alguém disse que convém comparar coisas iguais...
 

fffaria

Member
Bom, agora que tambem ja faço parte das 29er (depois de falar mal delas, lol) e depois de ja ter dado algumas voltas, só consigo ver vantagens nas 29er, mais equilibrio, menos cansaço, maior controlo em zonas técnicas, sobe muito melhor, enfim, pouca coisa ha a dizer, 29er passa tudo, tambem cortei o guiador e mesmo assim não perdi agilidade, acho até pelo contrario ficou melhor
 

Annunaki

New Member
A nova bike de Gunn-Rita Dahle Flesjå e uma declaração da mesma em relação às 27,5 vs 29er.
"erida Big NINE is my favorite and I will never go back to a 26 inch bike. I prefer the B Nine before the BIG SEVEN. More Comfort, an amazing geometry that gives great flow... and with this size of wheels you can ride most everything you want "
 

commendatore

New Member
"Merida Big NINE is my favorite and I will never go back to a 26 inch bike. I prefer the B Nine before the BIG SEVEN. More Comfort, an amazing geometry that gives great flow... and with this size of wheels you can ride most everything you want "
Ele deve fazer muito All Mountain com essa bicicleta...e Enduro... e até DH
 

ernez

Active Member
ehehehehehehe, e assim se vê ehehehe, o que se vê, ehehehehe, boa, a bicicleta, e é a minha opinião, para mim é impossivel voltar á 26, na semana passada fui dar uma volta na minha 26, e... ina pá, nem pensar nisso é bom, ehehehe, nunca mais.
 
Top