olá cedg,
pelo menos em relação a mim ficaste com uma impressão um pouco errada, eu adoro o btt (quero dizer detesto estradões de terra principalmente a descer ou aquelas rectas intermináveis a subir, e detesto ainda mais alcatrão)...
de resto adoro tudo o que são caminhos, principalmente aqueles técnicos cheios de pedras (não das soltas, mas das grandes tipo calçadas romanas), a minha praia sem duvida são os caminhos técnicos, principalmente subir, adoro subidas técnicas, adora o desafio de tentar subir o que muitos pensam ser impossível...
e com as várias experiencias que já tive, para aquilo que gosto, estes pneus largos que se vêm agora são algo de soberbos para isto, então a subir pedra parece que colam...
e com os mais finos que já tive, também consegues subir, mas já tens que circular com pressões mais altas, o que leva a patinar muitas vezes, fica com a bike mais saltitona, na areia e lama escava mais no terreno, mas sem duvida que em estrada e piso duro levam um pouco, mas apenas um pouco a melhor...
porque em todos os restantes pisos ficam a perder...
agora é como já disse o cubo, temos que encontrar uma boa relação aderencia/velocidade, e estes que falamos o Raceking atrás e o X-king a frente, ainda que as medidas anunciadas pareçam exageradas, se as compares com outras marcas não são assim tão largos...
a continental tem uma maneira esquisita de atribuir medidas, estes X-king 2,4 não são muito diferentes em largura do Rocket ron 2,25 da schwable por exemplo...
cada marca tem a sua maneira...
mas aquilo que eu gosto e acho muito bom, porque se adaptam na perfeição aquilo que eu gosto, podem não ir de encontro ao que tu gostas por exemplo.
cada um tem a sua maneira de rolar, tem o seu peso e a sua bike, e tudo isso não factores que contam...
na minha primeira bike tinha 1,9, depois quando veio a minha Cube, vinham os pneus schwable rapid rob 2.25 que até gostei, mas estes da continental são de uma qualidade muito muito acima. e na minha opinião uns pneus dentro das medidas que tenho, desde que tenham as pressões adequadas, não ficam atrás na performance de pneus mais estreitos...
abraço para ti companheiro!