Tutorial - Escolha de Pneus

Paulino.Sa

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companheiro,

no meu caso, e tem em conta que cada um tem as suas preferências,

tenho em tubless
continental Raceking 2.2 UST (trás)
Continental X-king 2.4 UST (frente)
com pressões não muito altas,

e digo-te uma coisa, o conforto, tracção, controlo que tens no monte é do melhor...

e se procurares, penso que é aqui no forum já tem um tópico sobre isso, em que uma determinada marca fez um estudo onde reuniu alguns atletas a experimentarem vários modelos de pneus com várias pressões, e o resultado foi favorável aos mais largos...

os pneus de menor dimensão, conseguem em alguns terrenos, alcatrão por exemplo, serem mais rápidos mas acabam por perder em quase todos os outros, na areia e lama parecem "facas" a entrar pelo terreno dentro, conforto é quase nenhum, a subir pedra também não são os melhores...

mas repito isto é a minha opinião, e a minha perspectiva sobre o btt é divertimento, o prazer de subir e descer, não pelo melhor tempo (isso para mim é ciclismo não btt) mas sim pelo prazer, pelo emoção, pelo desafio e adrenalina, preferindo o meu conforto e a minha confiança e saber que o que tenho me garante isso tudo...

agora vai haver quem te defenda os mais finos, porque colocam pressões altas e rolam mais rápido e tal, e mais não sei o quê...

eu prefiro o meu conforto, outros em detrimento do conforto optam por soluções que em algumas situação são mais rápidos (noutras não)...

vai com aquilo que te sentes bem, conforto e confiança, que vai rolar neles és tu, não eu nem mais ninguém...

abraço
 

kubo

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Só quero acrescentar mais um ponto ao comentário do Paulinho.Sa; se montares tubeless vai para as versões mais leves que no caso da Conti são as Supersonic e/ou Race Sport. Não vale a pena andares com peso a mais, a não ser que te ponhas a subir/descer sozinho os Himalaias:yeah:
 

kubo

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Sim, definitivamente. Vai com a combinação do Paulinho.Sa que por coincidência ou se calhar não, é também a minha preferida...;)
Neste momento estou ainda a gastar o MK SS 2.4, logo que esteja careca monto o X-King 2.4 RS (ainda não o produzem na versão SS).
Cubo
 

cedg

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Eh pah desculpem lá a minha ignorância...a unica coisa que sei é que o x-king sao uns optimos pneus, mas 2.4? BTT?
 

kubo

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Ora vês! para mim 1.9 são pneus de estrada que para rolarem sem perigo de snake bites precisam no mínimo 3bar.
Cubo
 

kubo

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Claro que sim! mas não estas peleszinhas...
Estas pesam pouco mais que um preservativo XXL;)
Cubo
 

Paulino.Sa

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se 2,4 são para downhill, até podem ser...

a minha combinação anterior era Raceking 2.2 em ambas as rodas, mas farto de apanhar sustos e algumas quedas com este pneu na frente, decidi trocar,
e guardar o da frente para depois gastar atrás. e comprei em 2,4 pois segundo várias opiniões na net o x-king 2.2 é mais fino que o Rk 2.2 e não me agradava
ter o da frente mais fino que o de trás.

mas tenho que me render a evidência, dão um controlo e conforto espectacular,
agora se perco um pouco no alcatrão, ou se pesam mais 100grs, quero lá saber,
preocupa-me sim ter um pneu que me dê segurança e confiança, e que saiba que ele vai fazer o trabalho dele,
que para mim é manter a aderência...
e também pesou o meu peso... 86kg não são brincadeira...

quanto a escolha que fiz, foi com alguma pesquisa e recolha de algumas opiniões, e de facto esta combinação vai 100%
de acordo com aquilo que eu gosto...

e estou como o Cubo, abaixo de 2.0, e mesmo estes, para mim já são pneus de estrada...

abraço,
 

kubo

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Na primeira vez que montei tubeless, comecei por montar um dos MK SS 2.2 já usados a fazer parelha com o RK SS 2.2.
Mas cheguei rapidamente à conclusão (chão) que era preciso equilibrar a capacidade de aderência dos pneus...
Cubo
 

Paulino.Sa

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eu tb cheguei a equacionar os MK, mas esses sim parecia-me de downhill, e fiquei a sensação que ia-me ver grego para os arrastar, daí ter ido para os X-king.
é como dizes, a relação aderência/velocidade tem que se ter em atenção.
eu agora tenho é a pulga de como se portarão os XK atrás... mas como ainda tenho 1 a meio e outro RK novo para gastar não vou experimentar para já...
Paulino
 

kubo

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Os MK I SS 2.4 pesam praticamente o mesmo que os X-King e quer-me parecer que pessoal se assusta mais com os 2.4 marcados no pneu do que propriamente com as características dos mesmos.
Pelo menos nunca tive de os carregar às costas, normalmente vão sempre à minha frente, sossegados, bem comportados montados nas Crest's da NoTubes:cool:
Quanto ao XK atrás, só no inverno ou com piso bastante molhado com os MK II na frente...
Cubo
 

cedg

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Nao sei porque mas estou com uma sensaçao que voçes só fazem descidas ou entao gostam de rolar devagar e na boa. Eu confesso nao conheço ninguem com pneus 2.4 a fazer BTT, nao estou a criticar pode ser é que o meu leque de conheçimentos seja curto. Conheço com 2.1 á frente e 2.0 atrás e era o que ia meter na minha bicicleta mas tenho uns 1.95 e 2.0 e digo te perdi em conforto mas em performance(tanto em velocidade/segurança) nao perdi em nada até pelo contrário.
 

Paulino.Sa

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olá cedg,

pelo menos em relação a mim ficaste com uma impressão um pouco errada, eu adoro o btt (quero dizer detesto estradões de terra principalmente a descer ou aquelas rectas intermináveis a subir, e detesto ainda mais alcatrão)...

de resto adoro tudo o que são caminhos, principalmente aqueles técnicos cheios de pedras (não das soltas, mas das grandes tipo calçadas romanas), a minha praia sem duvida são os caminhos técnicos, principalmente subir, adoro subidas técnicas, adora o desafio de tentar subir o que muitos pensam ser impossível...

e com as várias experiencias que já tive, para aquilo que gosto, estes pneus largos que se vêm agora são algo de soberbos para isto, então a subir pedra parece que colam...
e com os mais finos que já tive, também consegues subir, mas já tens que circular com pressões mais altas, o que leva a patinar muitas vezes, fica com a bike mais saltitona, na areia e lama escava mais no terreno, mas sem duvida que em estrada e piso duro levam um pouco, mas apenas um pouco a melhor...
porque em todos os restantes pisos ficam a perder...

agora é como já disse o cubo, temos que encontrar uma boa relação aderencia/velocidade, e estes que falamos o Raceking atrás e o X-king a frente, ainda que as medidas anunciadas pareçam exageradas, se as compares com outras marcas não são assim tão largos...
a continental tem uma maneira esquisita de atribuir medidas, estes X-king 2,4 não são muito diferentes em largura do Rocket ron 2,25 da schwable por exemplo...
cada marca tem a sua maneira...

mas aquilo que eu gosto e acho muito bom, porque se adaptam na perfeição aquilo que eu gosto, podem não ir de encontro ao que tu gostas por exemplo.
cada um tem a sua maneira de rolar, tem o seu peso e a sua bike, e tudo isso não factores que contam...

na minha primeira bike tinha 1,9, depois quando veio a minha Cube, vinham os pneus schwable rapid rob 2.25 que até gostei, mas estes da continental são de uma qualidade muito muito acima. e na minha opinião uns pneus dentro das medidas que tenho, desde que tenham as pressões adequadas, não ficam atrás na performance de pneus mais estreitos...

abraço para ti companheiro!
 

Akerfeldt

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Que pressoes utilizas normalmente com os Conti?
Os teus sao UST o que te permite baixar ainda mais as pressoes sem descolarem, mas em contrapartida sao mto pesados.
 

cedg

New Member
Paulinho.Sa, sempre aprender. Toda a gente me fala bem dos x-king e só nao meti uns porque eram caros demais. Eu tive um Schwalbe Smart Sam 2.25, e nao conseguia subir nada, a descer realmente eram bons mas tambem só em termos de conforto, porque comparado com os maxxis que tenho 2.0 nao têm nada haver, perdi em conforto ganhei em segurança(por estranho que pareça ou nao). consigo descer com muito mais velocidade e subir coisas que antigamente nao subia.
 

Paulino.Sa

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olá Akerfeldt,

eu não uso nenhuma pressão especifica, é a "dedo"...

eu tento que na roda traseira, comigo em cima o pneu com a pressão suficiente para que o piso fique todo em contacto e as laterais cedam um pouco, e no da frente idem, mas como na frente (na posição sentado) não tem tanto peso a pressão é sempre menor...
eu a dedo no de trás, o polegar consegue deformar o pneu com alguma força, no da frente deforma com ligeira facilidade...
eu sei que é um pouco vago mas com algumas tentativas cada um chega a sua pressão ideal, e o nosso peso influencia obviamente.

eu rolo como um pressão "média", em que o pneu não vai ali rijo a saltitar em todas as pedras, mas sim a absorver grande parte das irregularidades, mas também vai com ar suficiente para não trincar entre as pedras e as jantes...

tenta encontrar essa pressão que te proporcione isso e vais ver a "eficiência", a descer e principalmente a subir, isto em terra/monte/pedra, no alcatrão perdes um pouco mas acredita que não é nada de mais...
mas também se a partida sabes que o percurso vai ser praticamente alcatrão, aí colocas um pouco de mais pressão...

e sim uso o UST, porque na sua construção este tipo de pneu é feito com mais "fios/costuras" (não sei se é bem este o termo) encontras nas páginas dos fabricantes como "TPI", e quanto maior é este numero mais "macio/maleável" se torna o pneu, logo com uma pressão mais "baixa" consegues resultados impressionantes...
os meus por exemplo (UST) tem uma construção de 330Tpi, enquanto o mesmo em versão racesport tem apenas 180Tpi que o torna mais rijo...

e sim podem pesar mais 200 ou 300grs, mas isso quando tens uma bike de 11/12kgs não é nada relevante... principalmente tendo em conta o que me favorece...

vê aqui:
http://www.conti-online.com/generat.../themes/mtb/AllMountain/XKing/XKing24_en.html

espero que me tenha conseguido explicar bem,

Abraço
 
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