Tutorial - Escolha de Pneus

PowerMAx

New Member
Pelo piso que apresentam parecem ter mais aderencia que os continental, e pela pesquisa que fiz no google as reviews que li a opinião é unanime, pneus leves, boa tracção, bastante rolantes, ideial para o tempo que aí vem, não são grande coisa de inverno. Isto é a minha opinião apenas pelo que li e pelo que vejo do rasto que ambos apresentam, o fast track parece-me ser melhor pneu.
 
Uso x-king na minha bike e adorei.
O de trás mudei-o já com mais de 3000 km. O da frente ainda dá muitas cartas.
Bom pneu, agarra bem no monte, na estrada, gosto de travar com ele e bastante rolante.

Infelizmente comprei um par de outra marca que me disseram que era schwalbe, mas infelizmente não é. Fui bem enganado e quando os gastar volto para o X-king.
 

FMCurto

Active Member
Os meus X-King de arame já levam cerca de 1500Km e posso dizer que é uma sensação agridoce :) Rolam muito bem mas mesmo muito bem, mesmo com pressões baixas, mas na versão arame não têm BlackChilli e nota-se no molhado. Defenitivamente o maior ponto contra,escorrega muito na pedra molhada.Têm as laterais muito finas e com pouca pressão pareçe que o pneu baila um bocado mas é uma questão de habituação.Têm outra característica curiosa, há um certo ponto onde ele escorrega mas agarra logo de seguida, muitas vezes o pneu escorregava e quando pensava: já fui! os pitons laterais agarravam e continuava. No geral fico com muito boa impressão,mas quando a chegar a vez de substituir irei experimentar Moutain King a frente e a versão Protection do X-King atrás.
 
Boas noites,

Preciso de comprar um par de pneus e gostava que me dessem uma ajuda.
Costumo andar de terrenos algo inclinados e portanto queria um pneu que me desse segurança a curvar e tracção a subir. Costumo andar em todo o tipo de pisos, desde lama, pedra, terra solta, terra dura, raizes, etc, por isso convinha que tivessem paredes resistentes, independentemente do peso. Têm que ser tubeless.
Estou seriamente a pensar em usar os Continental X king 2.2, mas não sei se serão o melhor pneu para a frente. Também como o FMCurto pensei no mountainking, mas não prenderá muito?

Cumprimentos,
Jorge
 

sabino

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Os speed king são nitidamente pneus de inverno. Tenho 2 na minha bike e são espectaculares na lama, principalmente a trás. Guarda-os para o inverno ou monta só atrás e um desses specialized a frente.
 

ernez

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Pessoal, tenho à frente um pneu Hutchinson Cobra 26x2.0 HARDSKIN tube type, e queria um pneu mais estável à frente, gostava de saber a vossa opinião e modelos, e se seria conveniente passar para 26x2.1, cumprimentos.
 

Deathsharp69

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Boas a todos,

Comprei uma Rockrider 8.0 e aquilo vem com pneus de papel, ou seja, tão a desaparecer depois de 5 voltas no Monsanto.

Tenho "Hutchinson Python Air Light 26x2.00" que estão na outra bicicleta que tenho e ainda tão novos, e o que quero saber é se este Python conseguem ser bons para terrenos Monsanto e outros trilhos parecidos, já andei a ler umas coisas e fiquei indeciso se troco para os Python.

Se não, que pneus aconselham que agarrem bem, é raro andar na estrada, no máximo 1km ou 2km... e estava a pensar nuns 2,15 a 2,20 com boa aderência...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Deathsharp69

Para andar em terreno compacto com tempo seco, os Python são bastante razoáveis.

A grande maioria dos user gosta bastante do Rocket Ron na frente em conjugação com um mais rolante Racing Ralph na traseira.

Na minha opinião, não é a "largura" do pneu que te dá mais aderência; mais importante é a "agressividade" do piso que te permite cravar melhor (ou não) o pneu no terreno.

Deves optar por um pneu mais agressivo da frente e um mais rolante na traseira.

Espero ter ajudado.

Um abraço

ny12xx
 

cedg

New Member
Pneus Kenda, Maxxis ou Schwalbe?

Depois de umas pesquisas acabei por escolher estes pneus para a bicicleta, mas como ainda sao tantos nao sei o que realmente escolher. A escolha como é obvio tende sempre para os mais baratos(que julgo ser os Kenda). Tenho um de arame e quero comprar sem arame, porque tambem quero tirar algum peso. O percurso que faço é 50% estrada e 50% terra(as vezes com trilhos mais complexos e com pedra). As escolhas são:

Frente - Kenda Karma 2.1, Atrás - Kenda Smallblock 2.0
Frente - Maxxis Ignitor 2.1, Atrás - Maxxis Larson TT 2.0
Frente - Schwalbe Rocket Ron 2.1, Atrás - Schwalbe racing ralf 2.0

Gostava de saber a vossa opinião e nao é obrigatorio ser assim, pode haver trocas/conjugaçoes

Obrigado
 

RTC

Super Moderador
Eu vou dar-te a minha opinião.
Se fazes 50/50, nesta altura eu apostava em 2 Small Blocks. Tenho Kendas e recomendo. Bom preço para a qualidade que têm.
 

cedg

New Member
pois...e acho que sao os mais leves de todos. tenho é receio de serem fracos para a frente e nao verem as arvores. é que quando ando em terra é mesmo terra á seria ou melhor, pedras. obrigado. :)
 

RTC

Super Moderador
Eu acho que sao boa escolha. E à frente, ser o Karma ou ser o SM8 é a mesma coisa. Não são os melhores mas são bons. Bem confortáveis na pedra.
 

Pmiguel

New Member
Uso o sm8 atrás e michelin xc dry2 á frente, o sm8 quando o vemos nas imagens ou loja imaginamos logo o seu desempenho,
é um pneu que rola bem mas que tem pouca travagem ou grip em curva, eu ando sempre na arrabida faço todos
os trilhos que por aqui existem sem problemas quer a subir quer a descer, o pneu de trás não é o mais importante á frente é que temos de ter um bom pneu.

bons trilhos
 
RTC, isso é um comentário algo irresponsável, não? Já andaste com algum desses pneus? É que eu andei e se for para uso no norte, SM8 nem para trás serve. Aquilo tem tanta tracção como qualquer pneu no mercado depois de careca.

E dizer que à frente tanto faz esse como o karma é de facto, WOW. Usei o karma e é dos melhores pneus Allround que já andei, é um grande pneu tanto à frente como a trás. Nunca andei com o SM8 à frente mas basta relembrar-me do tempo em que andava com ele e olhar para a disposição dos picos para chegar à conclusão que é um pneu rasco para à frente uma vez que não deve dar segurança absolutamente nenhuma nas curvas. Se for para uso para os lados do alentejo, a rolar, até não digo que seja um mau pneu, mas para qualquer tipo de traçado que inclua raizes ou pedras, ou altas curvas, ou terra solta, ou lama, ou àgua, terra dura escorregadia.

É um bom pneu para um tipo de terreno especifico e um uso especifico, muitos estradões, simples.

Kenda karma, é dos melhores allround que já andei. Usei à frente e atrás durante um ano e meio prai. Duram bastante, paredes resistentes, leves (500g), bons em todos os tipos de situações.

No entanto agora vou meter maxxis e pelos colegas, muitos usam larsen e adoram, por isso parto do principio que será um bom pneu. O Ignitor, também parece ser um muito bom all round. Pela experiência que tive com todos os pneus que já andei, para mim é maxxis e mais nada. Não têm grande peso, não, mas são fiáveis, a melhor performance e durabilidade.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

cedg

New Member
Pois o SM8 só me pareçe mais complicado é á frente pelo que consigo observar nele nas fotos. Eu nunca andei com nenhum destes pneus. Os meus unicos pneus foram o scwalbe smart sam 2.25 e ou sou eu que nao tenho pernas ou aquilo em alcatrao nem mexe(sao ventosas).lol. Alguem sabe o peso dos Smart Sam? já agora gostava de pôr um pneu mais leve do que este. Obrigado desde já pelos comentários.
 

opiorio

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Boas!
Estava a pensar em adquirir um Schwalbe Nobby Nic 2.1 para trás e o Maxxis Ignitor 2.1 para a frente.
O uso é mesmo para todo o tipo de terreno, desde o alcatrao a lama...

Que acham desta configuração?
 

JoãoLopes

New Member
jOrGe.mRNh

Uso 2 SM8 durante o ano inteiro e subscrevo o que diz o RTC. Inclusivé umas das primeiras voltas que fiz com eles foi um Arruda - Montejunto que até dentro do bidon devia haver lama!

São pneus bastante confortáveis (Balão) e não sendo muito bons, safam-se em todos os terrenos. Antes de usar o par Sm8, usei par de karma e karma /sm8. O que tenho notado é que no pneu traseiro o desgaste é rápido.

Edit: Da ultima vez comprei um larsen tt 1.9 e sinceramente devia ter comprado um sm8... Apesar de ter mais travagem, o conforto é uma miséria.
 
Last edited:
João Lopes, se calhar estás a comparar o sm8 e larsen em medidas diferentes.

Esse pneu em lama deve ser um absoluto desastre. Atenção que eu falo em segurança à frente, claro que depende muito do uso que dão à bike. Eu gosto de me divertir a descer e detesto que isso seja limitado por algum componente. Tenho a certeza que ninguém com capacidades técnicas razoáveis desce à mesmo velocidade e com a mesmo segurança com o karma à frente ou com o SM8. Não digo que nas primeiras semanas seja um desastre que pode não ser, mas como os tacos são tão pequenos, ao mínimo desgaste o pneu fica basicamente liso. Para além do mais um pneu que dê segurança a curvar vê-se pelos tacos laterais (como podem ver nuns high roller ou ignitor ou advantage) que no SM8 mínimos.

Mais um vez o senhor que fez a pergunta sobre estes pneus tem que analisar o tipo de caminhos em que costuma andar. Se for mais para distâncias, caminhos rolantes, nada muito técnico não será um mau pneu. Se for para caminhos do género onde eu costumo andar (zona montanhosa não tem grandes caminhos para rolar, é basicamente tudo inclinado e terrenos complicados, lama, raízes, pedra), um pneu desses à frente é suicídio para alguém que se queira largar um bocado nos caminhos e não tenha um controlo da bicicleta fora do normal.

No mínimo diria para colocar um maxxis crossmark à frente. Se reparar já tem uns tacos laterais bem maiores que os SM8 e tem os tacos centrais grandes e juntos para rolar bem. De qualquer das formas também não será o melhor dos pneus para a frente.

Cumps,
jOrGe.mRNh
 

cedg

New Member
Pessoal agradeço na mesma as opinioes porque aprender nao faz mal a ninguem e é por isso que gosto bastante deste forum, por haver ideias divergentes.
De facto o que me aconteçeu foi trocar os meus smart sam 2.25 por uns ignitor 1.95 á frente e uns larsson TT 2.0 atras. Nao tinha grande escolha e como foram dados nao me posso queixar.lol. Á primeira vista o que tenho sao menos 400gramas e pareçe que fiquei com direcçao assistida(ganhei muita agilidade) alem de ganhar muito mais andamento. A verdade é que ainda nao entrei em terra(estou com receio). Qual é a vossa opiniao em relaçao a esta troca?
 

RTC

Super Moderador
Jorge.mrnh,
Se for para usar em pisos secos, seja que tipo for, mantenho tudo o que disse. 2 SM8 são excelentes. Em seco o Karma, embora possa parecer ao olhar para eles, não te oferece mais grip à frente nem mais tracção atrás que o SM8.

Curioso é dizeres que o SM8 serve apenas para estradões!
 
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