Tutorial - Escolha de Pneus

Discussion in 'Estou a pensar em comprar...' started by Pernalonga, 15 March 2009.

  1. Pernalonga

    Pernalonga New Member

    Olá a todos,

    A eleição de uns pneus para a bicicleta é sempre uma das escolhas mais complicadas e pessoais que pode haver. Pois as variáveis são infinitas. Tipo de piso, tipo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo, estado do piso etc, além de que as ofertas existentes no mercado são quase infindáveis.
    Mas existem algumas regras que podem ajudar muito na vossa escolha.
    Para começar, numa bicicleta existe uma distinção entre um pneu dianteiro e um pneu traseiro devido as suas características, por esse motivo existem fabricantes que têm pneus para a frente e pneus para trás, existem outros que o mesmo pneu é bi-direccional, tem sentido de montagem consoante se monta à frente ou atrás, existem outros que apenas indicam o sentido de rotação.

    Quando pedalamos em plano a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta. É a roda traseira que aguenta com cerca de 70% do peso do ciclista, e a que é responsável pelo rolar da bicicleta.

    Quando pedalamos a subir a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta, é a roda traseira que aguenta com cerca de 90% do peso do ciclista e a que é reponsável pelo rolar da bicicleta.

    Quando pedalamos a descer ou durante uma travagem a roda dianteira é a mais solicitada pois é ela que suporta grande parte do peso, é mais solicitada nas travagens e é ela que confere direcção à bicicleta, nesta altura é a roda dianteira que lhe confere toda a segurança e controlo da bicicleta.

    Reparem, se a bicicleta fugir de frente é a morte do artista, dificilmente é controlável e a queda é inevitável. Se a bicicleta fugir de traseira é mais fácil de controlar.
    Por vezes ciclistas mais experientes utilizam a derrapagem da roda traseira para apontar a bicicleta para a curva, a roda da frente é que deve ter sempre estabilidade e aderência suficientes para orientar a bicicleta.

    Resumindo:
    - o pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direcção e capacidade de travagem da bicicleta.
    - o pneu traseiro é o maior responsavel pela tracção, capacidade de rolamento da bicicleta, e ajuda na travagem.

    Então vejamos:
    - Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direccionalidade, que escorregue pouco na travagem, e que tenha boa aderência em curva .
    - Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tracção.

    O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais rasto que o traseiro. Em ultimo caso devem ser os dois iguais.

    A aderência de um pneu pode medir-se de três formas, pelo tipo de borracha, pela sua largura e pelo seu rasto, estes três factores devem ser levados em consideração na nossa escolha.

    Por exemplo, a Continental tem dois pneus que combinados entre si podem ter excelentes resultados: Mountain King e o Race King.

    - O Mountain King, deve ser usado à frente sempre numa medida igual ou acima do traseiro.
    - O Race King, de ser usado atras, numa medida igual ou inferior ao dianteiro.

    Estas duas referências de pneus têm rastos diferentes e pelo menos 3 medidas diferentes, pelo que se podem fazer boas combinações com eles.

    Deve haver sempre um equiíibrio na escolha.

    Na escolha de uns pneus existem ainda algumas características que os fabricantes conferem aos pneus que melhoram as suas prestações e desempenho, como por exemplo:
    - Reforços laterais, por forma a evitar os cortes.
    - Colocação de uma banda de aramida na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos.
    - Diversas combinações de borracha para permitir que o pneu tenha uma maior polivalência.
    - Talão lateral em kevlar, permite reduzir o peso e facilitar a montagem e acondicionamento do pneu.
    - etc.

    Com este tutorial esperamos que a sua escolha de pneus seja facilitada.

    Qualquer dúvida ou sugestão, disponham. Temos aqui um canal de comunicação aberto.

    Obrigado
     
  2. Sobidesce

    Sobidesce New Member

    Bom tutorial! :clap:

    "- Colocação de uma banda de aramida na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos."

    Com isto o pneu irá ser muito mais pesado certo? como é que posso saber se o pneu que uso tem aramida na zona do rasto? tem alguma referencia na descrição do pneu?


    cumprimentos
     
  3. gilbertolopes

    gilbertolopes New Member

    :DMuito bom

    Uma vénia ao autor....E uma tabela de pesos máquina+atleta vs pressão dos pneus frente e atrás?

    Boas pedaladas
     
  4. cris_bugio

    cris_bugio New Member

    Citação desnecessária - Consultar Regras!

    Isso era a cereja no topo do bolo... Mas e não será como nas suspensões, em que acaba por não servir de muito, porque não depende somente do peso? Pela minha (pouca) experiência, deverá depender do estilo de condução e do terreno... mas também do tipo de quadro. Se uma pessoa tem uma bike com suspensão total, mais vale ter os pneus com uma pressão mais elevada. Se tiver uma rígida sem suspensão e usar a mesma pressão alta vai andar aos saltos!

    Se houver alguma tabela desse tipo poderá ser interessante, mas não será com certeza muito precisa... ou eficaz. Na minha opinião, claro.
     
    Last edited by a moderator: 7 May 2010
  5. Mach 4

    Mach 4 New Member

    Eu na minha rigida uso os "clássicos" - Frente > MAXXIS IGNITOR 2.1 / - Trás > MAXXIS TT LARSEN 2.0. Com eles montados a minha bike passou a chamar-se de "Spider Bike". Apenas chamo a atenção que o pneu traseiro "cola" mesmo ao chão, por isso não sei se será o ideal para quem quer rolar muito depressa....
     
  6. Patitos

    Patitos Active Member

    No verão uso Larsen TT 1.9 em ambas as rodas, nos meses mais chuvosos troco o da frente pelo Ignitor
     
  7. Edgar Navalho

    Edgar Navalho New Member

    Boas, eu estou a pensar em por um maxxis larsen tt 2.0 atrás e um maxxis ignitor 2.1 á frente, acham que é uma boa opção para o verão?
     
  8. Tiago6

    Tiago6 New Member

    O ignitor foi o melhor pneu que eu usei...No entanto uso tanto atrás como a frente....
     
  9. Mach 4

    Mach 4 New Member

    No teu caso usava o "Ignitor" 2.1 á frente e atrás durante o tempo mais seco. É o que eu também estou a pensar fazer.
     
  10. Edgar Navalho

    Edgar Navalho New Member

    Boas, afinal mudei as minhas ideias completamente e decidi por dois pneus schwalbe, atrás pus o litlle albert 2.10, e á frente o black jack 2.0.
    Esta escolha foi mais a pensar em maratonas e em preços baixos.
     
  11. Claudio Dias

    Claudio Dias Member

    Eu começei a usar Larsen TT 1.9 nas duas rodas e acho uma maravilha,rola bem,tem tração, na direção também não falha, só á um senão que é em areia solta...Neste inverno montei um Ignitor atrás (que já tinha em casa 2 que usei antes dos TT e não gostei)e safei me bem na lama, mas acho um pneu que "cola" muito ao chão, tem boa tração mas não rola muito bem...Agora estou a precisar de pneus e não sei o que comprar...
     
  12. Eduardojsg

    Eduardojsg New Member

    Olá pessoal!
    Preciso de um pneu para trás, leve, polivalente, e que suba bem. Estou na dúvida entre o brontager xr0 e o mountain race king 2.0.
    Aceitam-se sugestões!
     
    Last edited: 14 May 2010
  13. Brunocec

    Brunocec New Member

    Muito informativo.
    Cumprimentos para o autor.
     
  14. Edgar Navalho

    Edgar Navalho New Member

    E que tal os schwalbe Racing Ralph e o Rocket Ron ?
    Estes parecem-me bons para o caso!
     
  15. Vuck Roger

    Vuck Roger New Member

    Eu utilizei a combinação Nobby Nick 2.0 à frente e Racing Ralph atrás (coclocado no sentido contrário ao rasto do pneu). Esta combinação fez quase 4000 km! só o Racing Ralph é que tive 2.

    De momento estou a utilizar 2 Rocket Ron 1.85 adaptados para tubeless, mas apenas pq a versão Evo tubeless está esgotada. Até ao momento fiz cerca de 800 kms e nada a assinalar, apenas tenho que verificar com mais regularidade a pressão dos pneus. Muito bons, tanto a rolar, como em pisos arenosos.

    De momento estou a utilizá-los numas rodas Mavic Corssmax SLR de 2009, montados numa Taurine com Lefty de carbono.

    Abraços,
    Vuck Roger
     
  16. marinheiros

    marinheiros New Member

    Olá boa tarde pessoal eu acabei de me registar neste forum pois tenho uma duvida. Um amigo deu-me um quadro dual que ja é um pouco antigo e atraz so cabe roda 24. Entao para a frente comprei uma suspensão para por uma roda 26, entao o que tento fazer é, comprar um pneu mais grosso para traz mas não muito grosso tipo 24x2.3 e para a frente um mais fino tipo 26x2.0/2.1. O tipo de pneu que preferia era com cardado, tipo todo-o-terreno. Como ja perceberam não percebo nada de bicicletas e gostava de pedir a vossa opinião. Gostava de saber tambem lojas onde os poderei comprar de forma a relacionar preço qualidade pois não queria despender muito dinheiro nuns pneus so para andar de vez enquando mas contudo queria ter algo fixe. Sou de sesimbra se souberem de algo assim mais perto lisboa ou isso...Podiam-me ajudar?

    Um obrigado

    Cumprimentos
     
  17. Robertoalves

    Robertoalves New Member

    Gostaria de saber o que acham de usar um pneu michelin hot 26x2.5 á frente e um pneu michelin country all terrain 26x2.0 atrás.
    Aguardo pela resposta
    Cumprimentos .
     
  18. fernanrei

    fernanrei New Member

    Nota 8(0-10) para este post.
     
  19. Chico Pinto

    Chico Pinto New Member

    boas.
    olha o robertoalves nao achas que tas a meter um pneu um bocado largo na frente ?? é so uma opiniao
     
  20. Robertoalves

    Robertoalves New Member

    Não sei bem, quero saber opiniões .
    Quero um bom par mas nao muito caro. aguardo pela resposta
    cumprimentos .
     

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