Tutorial - Escolha de Pneus

dksousa

Member
Boas,
eu encomendei um pneu continental vertical 26" 2.3 para a minha specialzied enduro sl 2009 que comprei 2a mao, e outro pneu vai ser dado pela loja onde comprei a bike que vinha com uns pneus em mau estado. O pneu continental vai para frente e o de tras penso que o dono da loja ira me dar um hutchison piranha.
esse pneu e de borracha muito mole?
 

luistdi

Member
drui24,

Da minha experiência, posso dizer que actualmente, na minha bike (FS de 120mm roda 26) em tubeless estou a utilizar o Schwalbe Nobby Nic 2.25 à frente e um Michelin WildGrip'r2 2.1 atrás (bem largo por sinal).

Gosto muito desta combinação porque agarra bem em todas as situações, inclusivamente em lama onde conseguem libertá-la com alguma facilidade. Provavelmente não é um setup muito rolante, mas lá está para mim chega porque costumo fazer trilhos bastantes técnicos e gosto de sentir aderência.

Agora sobre o Michelin em específico, estou muito contente com o pneu e fiquei mais curioso em experimentar as versões com a borracha GUM-X. A versão que tenho montada é a de borracha "normal" em 2.1 e agarra muito bem mesmo! Por isso muito provavelmente, quando o Nobby nic for substituído vou adquirir um igual mas em 2.25 com borracha GUM-X para colocar à frente ;)
 

Exon

New Member
Boas :p
Procuro um pneu que seja eficaz e seguro em trilhos e descidas acentuadas com pedras soltas e areia, mas que ao mesmo tempo seja rápido em estrada e trilhos duros e planos.
Quero algo que não seja muito pesado, seja bom em subidas soltas e curve bem em todo o tipo de terreno. O uso é direccionado para o tempo seco, e no máximo encontra alguma lama mas muito pouca, logo isso não é um problema. Quero algo que escorregue pouco mas ao mesmo tempo role bem.

Deixo aqui imagens de algumas partes dos trilhos para poderem ajudar-me! obrigado :p

 
Pessoal como percebo pouco de bikes gostava que me clarificassem uma dúvida que vocês devem considerar parva:
Eu tenho um aro mach1 26 2.30 disc e gostava de saber se posso colocar um pneu 2.35

Podem tirar-me esta dúvida?
 

luistdi

Member
Exon,

antes de responder à tua pergunta, deves indicar:

- qual o tamanho de jante em que vais colocar o pneu?
- vais colocar em tubeless ou com câmaras de ar?
- bike em que vais montar (geometria)?
- quanto pretendes gastar?

Ainda assim, deixo aqui a minha experiência. Actualmente, na minha bike FS 120mm de roda 26 tenho Schwalbe Nobby Nic Performance 2.25 (à frente) e Michelin WildGrip'r 2 em 2.1 (atrás), e estou muito contente. Rolam bem (tendo em conta os pneus que são: tração e polivalência é o forte deles) e dão-me muita confiança a descer e também nos trilhos mais técnicos.

Agora penso que o que procuras são pneus rolantes (ou seja: bons em terreno seco e que tenham alguma capacidade de trabalhar em tempo húmido e com muito pouca lama). Da minha experiência já utilizei (tudo roda 26):

- Schwalbe Racing Ralph Evo em 2.1 (atrás) - gostei muito do comportamento deles, principalmente quando os montei em tubeless em que consegui descer um bocadinho a pressão dos pneus. Agora, é um pneu que para o meu tipo de "condução" não me inspira muita confiança para o colocar à frente... Atrás, funcionam bem e em situações de "pouca lama" conseguem ter aderência

- Kenda Small Block 8 em 1.95 (atrás) - adorei estes pneus principalmente em terreno seco e alcatrão. Rolam, rolam e rolam. Em termos de aderência em BTT, e apesar de serem a versão 1.95 mais parecem uns 2.1 (as medidas da kenda são sempre "inflacionadas"), e gostei do comportamento deles: não escorregam e conseguem por a potência da pedalada no chão...agora quando apanham lama, não dá mesmo... enchem muito rapidamente e não soltam nada bem a lama. Novamente, também não os colocaria à frente porque o piso tem o cardado pouco agressivo para agarrar nas curvas

- Schwalbe Rocket Ron Evo em 2.1 (versão 2011... atenção que a versão apartir de 2013 teve um "restyling" e é superior face às anteriores)- este é talvez o pneu "rolante" que experimentei e que colocaria à frente. Rola bem, agarra bem e em lama consegue safar-se muito bem. Eventualmente o ponto menos bom é a resistência aos furos porque trata-se de um pneu leve e com paredes laterais finas... para quem quer um pneu mais resistente há sempre a versão SnakeSkin

Boa escolha ;)
 

luistdi

Member
gatobrancoasriscas,

pelo que li no outro tópico que criaste e que foi bloqueado, os pneus que tens actualmente são os Tioga Factory XC 1.95 ... já experimentei esses pneus durante uma semana numa Cannondale SL 2 , e esses pneus são enormeeeeees para 1.95 (se eu costumo dizer que a Kenda é exagerada nas medidas de pneus, a Tioga é ainda mais)... eu diria que esse pneu é equivalente quase a um 2.2 (ou seja entre 53~55mm ETRTO).

De pneus 2.35, o tamanho varia muito de marca para marca. Se reparares, os Schwalbe em 2.1 têm 54mm de ETRTO enquanto que o Maxxis Ignitor ou High Roller (ambos em 2.1) têm 47mm de ETRTO... Agora se tens esses Tioga montados, quase de certeza que conseguirás colocar pneus 2.35... mas que pneus é que estás a pensar em colocar?
 

icenep

Member
O que uso e recomendo:
Verao: Frente: Rocket Ron 2.1
Atras: Racing Ralph 2.1

Inverno: Frente: Nobby Nic 2.25
Atras: Racing Ralph 2.1

tenho pena que a schwalbe não tenha os Racing Ralph 1.9 ou 2.0...assim, até me faz poupar uns trocos :)
 

Exon

New Member
Boa noite,
Vejo que de facto o rocket ron (frente) e o racing ralph (atrás) é uma combinação bastante usada e com excelentes opiniões! Vou ter em conta a mesma, mas antes da minha decisão queria mais algumas opiniões.

Luistdi,
A roda é 26, vou colocar com câmaras de ar (actualmente uso das com liquido selante e zero furos
:)), a bike apenas tem suspensão frontal e relativamente a custos no máximo 80 euros os dois, mas se forem pneus com boa durabilidade e realmente bons para o que quero não me importaria de gastar mais um pouco, mas claro quanto mais barato melhor.

Anteriormente recomendaram-me maxxis crossmark atrás e ignitor a frente, que acham deste combo?
 

icenep

Member
Exon, dos que uso recomendo atras os racing ralph. Para a frente varia entre o rocket ron e o nobby nic. Nobby nic uso mais no inverno, porque agarra melhor. Rocket ron como é mais rolante, é melhor tambem para piso seco. Mas se precisares de muito grip (depende do uso que vais dar), recomendo nobby nic...se preferes mais rolar recomendo rocket ron. Daí eu no inverno usar um e no verao usar o outro... Atras, como disse anteriormente, faça chuva ou faça sol, tá la sempre racing ralph (mas tens pneus mais rolantes para tras, talvez o larssen...so que para mim o racing ralph é mais polivalente, é bom rolador tambem e em piso humido ou lama é na minha opiniao superior ao larssen)
 
Last edited:
Obrigado pela resposta luistdi,
Estava a pensar em montar schwalbe big apple 2.35
Mas pensei melhor e acabei por comprar os schwalbe big bem 2.15
Têm 52,5mm de largura. Acho que serão adequados para o tipo de estrada que faço. Cerca de 80 a 90% em asfalto e de vez em quando posso passar por uns trilhos ligeiros.
 

luistdi

Member
Por 32€ cada um já compras qualquer Schwalbe Evolution numa loja online (salvo seja, porque as versões mais hardcore Magic Mary, etc etc podem fugir um bcd a este preço) tanto o Nobby Nic, como Rocket Ron ou Racing Ralph. Depois tens sempre as versões Performance mas a versão Evolution é de facto superior (e se ponderares no futuro colocar tubeless, são mais fáceis de converter... atenção que os Performance também são "convertíveis", mas requerem mais líquido para selar)

Sobre a combo crossmark atrás e ignitor à frente... a minha opinião é que: o crossmark nunca experimentei mas tenho ouvido que é um óptimo pneu. O Ignitor é um pneu que para mim não é opção..porquê? Porque no Ignitor a Maxxis optou por fazer um pneu "mais estreito", ou seja um Ignitor 2.1 equivale à maioria dos 1.95 das outras marcas ( 47mm de ETRTO ... e não é só o ignitor em que isto acontece, o High Roller sofre da mesma condição... já noutros pneus mais recentes, Ikon etc, isto já não acontece)... e para mim à frente gosto de ter um pneu com volume e que me dê confiança a descer, e 47mm de ETRTO, para mim, é pouco...

Por último, como disse e bem o icenep, o Racing Ralph consegue trabalhar em piso húmido e bem melhor que o Larsen TT... O Larsen TT têm um piso bastante fechado com tacos muito próximos uns dos outros. Isso favorece muito o rolamento mas prejudica a capacidade de expulsar a lama (fica colada). O RR têm um piso muito rolante e espaçado qb para conseguir libertar alguma lama
 

luistdi

Member
gatobrancoasriscas,

Tanto os Big Apple 2.35 como os Big Ben 2.15 conseguirias montar nas tuas jantes. A questão desses pneus é que são pneus "balloon", ou seja são pneus que a Schwalbe desenvolveu para conforto e para rolar. São pneus mais "gordos" nos quais consegues utilizar pressões relativamente baixas (2 bares por exemplo... o que assegura conforto) e rolar com pouca resistência. A desvantagem destes pneus é que são mais altos, e isso afecta a geometria da bike. Como compraste a versão 2.15, penso que não irá afectar muito a geometria porque o pneu tão "gordo" como o 2,35 (este sim, diria que é quase "obeso" XD)... agora a verdade é que estes pneus são aconselhados, preferencialmente, para bikes sem suspensão.
 

Insignia

Active Member
Um pneu que é simplesmente espetacular, Maxxis IKON. Leve, agarra super bem, faz enorme balão(se tens uma 26 passas a ter uma 27,5), rola bem, e por incrivel que pareça safa-se muito bem no inverno.
 

Exon

New Member
De facto o racing ralph para trás parece-me uma excelente opção, não preciso de mais rolante que isso.
Relativamente ao frontal acho que o rocket ron será melhor no meu caso, como outros já disseram.
Como é que este conjunto se aguenta em subidas soltas (areia e pedras)?

Sim , andei a confirmar e encontram-se os pneus por esse preço, no caso do crossmark as opiniões diferem muito o que me faz excluir essa hipótese, o larsen tt pode ser muito rolante mas ao pecar em outros aspectos não serve.

O ikon é dos pneus que melhor ouvi falar até hoje, no entanto são caríssimos, alguém sabe onde adquirir-los por um preço reduzido?
 

luistdi

Member
De facto o racing ralph para trás parece-me uma excelente opção, não preciso de mais rolante que isso.Relativamente ao frontal acho que o rocket ron será melhor no meu caso, como outros já disseram.Como é que este conjunto se aguenta em subidas soltas (areia e pedras)?Sim , andei a confirmar e encontram-se os pneus por esse preço, no caso do crossmark as opiniões diferem muito o que me faz excluir essa hipótese, o larsen tt pode ser muito rolante mas ao pecar em outros aspectos não serve.O ikon é dos pneus que melhor ouvi falar até hoje, no entanto são caríssimos, alguém sabe onde adquirir-los por um preço reduzido?
O Rocket Ron aguentam-se bem mesmo em piso solto e pedras. Já o Racing Ralph não é bem assim, em pedras escorregam um bocado mas tb como é atrás...menos mal. De qualquer das formas, atenção que esta combinação de pneus é rolante também por ser leve (ou seja pouca borracha principalmente nas paredes laterais), logo convém ter cuidado em pisos com pedra porque podem rasgar mais facilmente. Se vais andar nesse tipo de terrenos, (pedragulhos mesmo) se fosse eu optava pela versão SnakeSkin ;)Ahahahaha tb tenho o mesmo problema com os Ikon, gostava mesmo de os experimentar mas tb não sei aonde é que se encontram os Ikon a bom preço (ikon com borracha 3C claro) XD
 

Exon

New Member
Exacto, mas apesar de escorregarem um pouco compensam no rolamento :p
Depende, não vou andar muito em pedregulhos daqueles enormes, mas sim em pedra normal , mais solta, não vejo grande necessidade para SnakeSkin pois os meus pneus actuais não têm paredes reforçadas e zero rasgos.
Mesmo assim , o conjunto dos dois fica a quase 100 euros :( alguém sabe onde arranjar em portugal os pneus o mais barato possível? (não sei se esta pergunta vai de alguma forma contra as regras do forum)

Pois o mínimo que encontro por eles é 53 euros , se não fosse tanto, seriam uns pneus a considerar.
 
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