Exon,
antes de responder à tua pergunta, deves indicar:
- qual o tamanho de jante em que vais colocar o pneu?
- vais colocar em tubeless ou com câmaras de ar?
- bike em que vais montar (geometria)?
- quanto pretendes gastar?
Ainda assim, deixo aqui a minha experiência. Actualmente, na minha bike FS 120mm de roda 26 tenho Schwalbe Nobby Nic Performance 2.25 (à frente) e Michelin WildGrip'r 2 em 2.1 (atrás), e estou muito contente. Rolam bem (tendo em conta os pneus que são: tração e polivalência é o forte deles) e dão-me muita confiança a descer e também nos trilhos mais técnicos.
Agora penso que o que procuras são pneus rolantes (ou seja: bons em terreno seco e que tenham alguma capacidade de trabalhar em tempo húmido e com muito pouca lama). Da minha experiência já utilizei (tudo roda 26):
- Schwalbe Racing Ralph Evo em 2.1 (atrás) - gostei muito do comportamento deles, principalmente quando os montei em tubeless em que consegui descer um bocadinho a pressão dos pneus. Agora, é um pneu que para o meu tipo de "condução" não me inspira muita confiança para o colocar à frente... Atrás, funcionam bem e em situações de "pouca lama" conseguem ter aderência
- Kenda Small Block 8 em 1.95 (atrás) - adorei estes pneus principalmente em terreno seco e alcatrão. Rolam, rolam e rolam. Em termos de aderência em BTT, e apesar de serem a versão 1.95 mais parecem uns 2.1 (as medidas da kenda são sempre "inflacionadas"), e gostei do comportamento deles: não escorregam e conseguem por a potência da pedalada no chão...agora quando apanham lama, não dá mesmo... enchem muito rapidamente e não soltam nada bem a lama. Novamente, também não os colocaria à frente porque o piso tem o cardado pouco agressivo para agarrar nas curvas
- Schwalbe Rocket Ron Evo em 2.1 (versão 2011... atenção que a versão apartir de 2013 teve um "restyling" e é superior face às anteriores)- este é talvez o pneu "rolante" que experimentei e que colocaria à frente. Rola bem, agarra bem e em lama consegue safar-se muito bem. Eventualmente o ponto menos bom é a resistência aos furos porque trata-se de um pneu leve e com paredes laterais finas... para quem quer um pneu mais resistente há sempre a versão SnakeSkin
Boa escolha