Tutorial - Escolha de Pneus

SeteGu

Active Member
Queria evitar pneus muito grandes porque há frente tenho um 2.1 (54mm)... penso que não fez sentido meter um pneu maior atrás...
Pneus polivalentes, para todo o ano e TL Ready:

Schwalbe

Smart Sam - inexplicavelmente não há versão tubless ready nem na versão EVO
Racing Ralp - gasta-se depressa, caro, como se porta no inverno?

Maxxis
Ikon - grande (2.2) e muito caro... durabilidade?
Os restantes creio que ou são UST (pesados) ou praticamente não se encontram versões "TL Ready".

Michelin
Wild Grip´r Advanced 2.0 - leve (495g), relativamente barato, aparentemente bastante duradouro, TL ready mas... como rola? Será muito "trator"? (110 TPI)

Hutchinson
Toro - gasta-se muito depressa
Python 2.0 - não é muito leve (580g) mas parece ter a polivalência e o comportamento que procuro e segundo a bike radar, aparentemente, até dura alguma coisa (127 TPI).

Bontrager
XR3 - grande (2.2) e bastante pesado (605g) mas aparentemente com a polivalência que procuro. (120 TPI)
XR2/4 - ligeiramente mais leves (580g) mas igualmente grandes e menos polivalentes. (120 TPI)

Geax
Barro Moutain TNT - Muito pesado (640g) e apesar de teoricamente ser polivalente (segundo a marca) a bike radar diz para o manter em terreno seco. :confused:

Kenda
Versões TL Ready bastante pesadas (quase sempre superiores a 600g e com poucos modelos "SCT", ou seja, TL Ready)

Continental
X-King - versão TL Ready um pouco pesada (570g) e grande (2.2) e com desgaste rápido
Race King - versão TL Ready ligeiramente mais leve (550g) e igualmente grande (2.2) sendo mais indicado para terreno seco

Há mais alguma marca onde deva procurar?


Os que estão a vermelho são os que estão no topo das minhas prioridades até ao momento:
Vou comprar em loja física mas (para ter uma ideia) em loja online:
Python +/- 35€
Wild Grip´r Advanced +/- 29€.

Resumindo... se os Michelin rolarem relativamente bem devo mesmo ir para estes...
 
Last edited:

R.Mota

New Member
Setegu as versões kevlar da maxxis são todas compativeis com tubelless, digo-te por esperiencia propria (é o que uso) ,são mais leves que os UST e o preço ronda os valores que indicaste.
 

SeteGu

Active Member
R.Mota pelo que vi no site da maxxis há várias tecnologia que permitem o funcionamento como tubless sendo elas a UST, lust e TL Ready mas acredito que as versões "Foldable" até se dêem bem com TL.

De qualquer maneira, os pneus que funcionam bem em tempo "húmido" (indicado no site) e para XC/AM são:
Advantage - Só é relativamente leve (555g) com o duplo composto da Maxxis (o que encarece muito o pneu) e segundo a bike radar: "Work best as a front option paired with a slicker rear in slightly drier conditions"
Medusa - só mesmo para terreno lamacento
Ardent - Medidas grandes e pesadas (mais leve: 645g)
Mobster - pesado (660g)

Depois o High Roller é leve (525/505g) na medida 2.1 (1.85 real) mas ao contrário do que o nome pode parecer indicar (a origem do nome tem a ver com um "jogo de casino" e não com a palavra "rolar") parece que não rola tão bem assim como dá para imaginar pela imagem:
 
Eu o racing ralf uso a versão performance montada em tubless.
Assim como o rocket ron também performance montado em tubeless.
o rocket vai agora para a reforma e foi por estar gasto que nunca me deixou mal.
Na traseira o racing ralf é do melhor... consegue garantir boa tracção e não compromete ao rolar.
 

SeteGu

Active Member
De qualquer das formas... tanto no caso da Schwalbe como no caso da Maxxis, prefiro não ariscar:

"In order to make the tires "Tubeless ready", Schwalbe reduced the inside diameter slightly, thus the tire sits more firmly on the rim."
"The bead received a strengthened rubberizing and has more contact area with the rim making it already sealed without the use of a sealing fluid. Latex liquid is nevertheless necessary, because air can still escape from the lightly rubberized carcass."
http://www.schwalbetires.com/mtb_tl-ready

Já ouvi de casos em que a roda salta do aro... principalmente a baixas pressões.
 
Last edited:

PMAT

Member
Já o disse neste tópico há uns meses atrás, mas volto a reforçar:

Uso Maxxis kevlar (Advantage e Crossmark 2.1) convertidos e ZERO furos, cortes ou algum problema.

O Crossmark já é o segundo que utilizo e é um pneu que dá para utilizar o ano todo. O primeiro fez ~3200kms até ficar gasto!

Podem não ser os mais leves (Advantage ~615g e Crossmark 563g), mas tenho total confiança nos pneus em todas as condições mais agrestes como terrenos com pedra, e selam em 2 minutos!

Recomendo! ;)
 

JoãoLopes

New Member
"Acabei de comprar para trás Larsen TT, já todos sabem o quanto bom são."

Tive a versão 1.9 e para mim dos piores pneus que já usei. :desconfiado:

Continuo a defender, para quem evita lama ao máximo (como eu), Kenda small block 8!
 
Top