Travões hidráulicos XT 2008

nioxys

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sem duvida que sao uns travoes muito bons... ao fim de 2000kms la tive que mudar as pastilhas... so as de traz, as da frente ainda tem um bocado para romper.... descobri que as de traz eram de resina e que as da frente de metal... se calhar dai durar mais....

cumps
 

Titanium Core

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Já agora, que rotores usas, nioxys?

No meu caso, acho que as da frente até devem tar mais comidas que as traseiras, porque tento aconchegar as da frente ao rotor antes de travar numa curva, e acabam por ter mais uso que as traseiras, que apenas são usadas em pleno nas emergências.

E também porque tenho o mau vício de acabar sempre as descidas com uma égua em andamento...

As minhas têm muito mais que 2000km, pois quando deixei de usar o conta-km iam em 2019...e desmontei-o em março de 2008!

Abraços e boas pedaladas!
 

simaooliveira

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Viva!

Rolei numa scott genius twenty (bike test) o fds passado que vem com os travões xt e discos xt de 180 à frente e atrás.

Só para mencionar que gostei imenso dos travões: potentes e progressivos. Inclusive nas descidas mais a "picar", quando eram precisos lá estavam eles prontos a parrar a bike num instante.

Até breve
 

oliana

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Os travões xt que tenho são de 2007.Muito fáceis de dosear mas se quisermos dar mais força.....
São potentes pois comigo com os meus 72 kg em qualquer descida chega um dedo para segurar a bike.Dá a impressão de serem esponjosos a quem os esperimenta a primeira vez. Para mim é apenas impressão. Em trilhos compridos nunca notei grandes alterações de comportamento devido ao aquecimento das pastilhas e dos discos. As minhas pastilhas já vão com 2500 km.
Para os trilhos que precorro na serra da Arrábida só posso estar contente.
Os xt de 2008 ainda não tive oportunide de experimentar em andamento.Mas parecem menos progressivos pelo tacto da manete.As minhas manetas são dual lever.
Gostava de ver mais opiniões aqui sobre a diferença entre as duas versões ,2007 e 2008.Para futuras escolhas.
 

Kramalheira

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boas,

Depois de ler este artigo, chego a uma conclusão... todos estão contentes com os travões XT excepto eu.

Tenho uns travões iguais, e só tenho coisas más a dizer, estou mesmo a ponderar voltar aos meus bons V-Brakes com calços Kool Stop (Os melhores que já tive).

Quando montei os travões, estava muito entusiasmado pois ia ter finalmente travões de disco (e uns dos melhores segundo me disseram).

Inicialmente, associei a não travagem ao facto de estarem novos e ainda não estarem acamados, estava mal habituado aos V-Brakes e na 3ª curva fiquei sem travões e fiquei abraçado a uma azinheira.

O que eu noto, é que os travões têm um problema de sobre-aquecimento, pois nas primeiras travagens ainda abranda, mas depois da 3ª travagem, chego a encostar o travão ao volante e nada.

Já cheguei ao ponto de ter de parar a meio de uma maratona (indo contra umas moitas), de forma a que os mesmos arrefecem um pouco para poder continuar a descida.

Já vou no meu 2º disco, e 3º jogo de pastilhas, está um pouco melhor mas mesmo assim, tenho uns abrandadores e não travões.

Incluvivé já tentei fazer descidas incremes, as quais com os v-brakes, travando com mais força chegava a bloquear a roda e com os XT, não consigo fazer as descidas pois a bike vai sempre a embalar.

Tenho que resolver o problema, pois vai começar uma nova época de raids e maratonas, e não posso participar assim.

Alguém tem sugestões? Ideias?
Já sofreram do mesmo?


Boas pedaladas
 

nmb

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partilho a opinião do pratoni. se inclusive consegues encostar a manete ao guiador, isso é ar no sistema. se já os sangraste, podem ter ficado mal sangrados. eu nem sei que pastilhas tenho mas mesmo em descidas mais agressivas nunca tive falta de travão e aquecimento dos mesmos. o quecimento que falas aposto que é do ar no óleo e não da pastilha no disco.
 

Kramalheira

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Esqueci-me de referir isso, também já tentei sangrar, e ficou exactamente na mesma.

Mas quando eu digo que a manete encosta ao volante, isso deve-se à força excessiva que faço, pois por vezes fico com as mãos doridas.. :grrr:

Outros sintomas - barulho das pastilhas nos orifícios do disco tipo frrrrrr.

Quanto mais travo/aquece, o travão fica com menos curso, e a travar cada vez mais acima. :shock:
 

nmb

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mas foste tu que o sangraste? pode não ter ficado bem feito.

eu há pouco ajustei o curso do de trás devido ao desgaste da pastilha. aquilo é impossivel de encostar ao guiador sem ter a roda totalmente bloqueada!

o da frente tb me faz o tal frrrrr mas disseram-me que é do disco ser maior na frente e devido aos furos ;)
 
o meu da frente apanhou oleo, mas mesmo assim continuou a travar bem,lcaro que era preciso mais força.
eu a ti mandava o travão a garantia,porque não estou a ver um v-brake a travar mais que um xt
 

elv1s

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Uma pergunta.. quanto é que pesas, e qual o diametro dos discos?

Se calhar há por aí uma combinação incompativel.

Experimenta discos de maior diametro e pastilhas novas que não estejam contaminadas com óleo.
 

Kramalheira

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tenho 1,70 e peso 67 Kilos, não sou muito pesado :D

actualmente tenho um disco de 160, mas realmente já me aconselharam colocar 1 maior.

e penso que não seja contaminação com óleo pois estas pastilhas são novas (3 par que tenho)
 

nmb

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verifica a cena do sangramento. a mim também me aconselharam por 180mm na frente e foi o que fiz. peso e meço sensivelmente o mesmo que tu e vindo de uns vbrake magura hidráulicos que travavam bem, estes estão acima.
 

jmrgb

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Como o nmb diz, se a manete chega mais facilmente ao guiador quando os travoes estao quentes, tens ar no sistema.

Se isso nao e o caso (a maneta continua com actuacao rija, tu e que fazes mais forca), e tendo em conta que vais no terceiro par de pastilhas, tu deves ter oleo nos discos. Limpa-os com alcool 95% volume (ou la perto), e troca por pastilhas novas (se tiveres oleo nos discos, ja esta nas pastilhas novas a esta hora). Alternativamente, poe-as no forno uns 15 minutos e depois lixa-as um pouco.

O barulho nos discos e normal, e dos furos.

Para te dar uma referencia (nao sei se conheces), mas fiz os trilhos de downhill de Sintra na minha semi-rigida de cross country com discos de 160mm (sao BB7). Tive que ir mais agarrado aos travoes que o normal, dado nao conhecer o trilho e aquilo nao ser apropriado para bicicletas de XC. Mas mesmo assim, nao sobreaqueci os discos.

Tendo em conta o que tu pesas (um pouco menos que eu), discos de 160mm devem chegar. Nao estou a imaginar que terreno e que andas a fazer em maratonas que seja assim tao exigente em termos de travoes.

Ja agora, como e que travas? Vais sempre a travar pouco sem largar? Se fazes isto, e normal que sobreaquecam. O correcto e travar mais forte e largar completamente o travao por um bocado, para dar tempo para o sistema arrefecer. Ao inicio eu nao largava os travoes e eles andavam a sobreaquecer facilmente. Quando me chamaram a atencao para este aspecto e eu perdi o medo de ganhar velocidade, nunca mais tive problemas com discos de 160mm.
 

Kramalheira

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O meu tipo de travagem, depende também do terreno, mas em norma só travo nas curvas, a não ser que seja uma descida muito increme.

Para terem uma ideia, se for em estrada, caso ultrapasse os 40km/h numa descida, já é impossível travar, tem uma travagem muito boa nos primeiros 2/3 segundos e depois puf..... Adeus travões.

Isto mesmo se tiver 20 min. sem travar.

Todas as soluções que me falaram, eu já tentei. só me falta mudar o disco para 180.


Boas pedaladas
 

jmrgb

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Podes mudar para 180, mal nao faz, mas sinceramente duvido que o teu problema seja o disco de 160.

Tira as pastilhas e ve em que estado estao os vedantes dos pistoes. Se houver humidade nessa zona tens ai uma fuga que te esta a fazer perder poder de travagem e a contaminar os discos com oleo (o que ainda piora mais a coisa).
 

joperi

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Boas

Necessitava de uma informação os Xt comprados na ACTION SPORTS já vem completos, montados e purgados, prontos para montar na Bike?

Boas pedaladas
 

Titanium Core

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Neste sábado passado fui ao tapete novamente. Consegui "ejectar-me" mas a bike foi a dar mortais por cima de calhaus até parar no chão, morta!

Não foi nada de grave, pois eu nem ia a abrir (fui até a praia ver o mar, ia nas calmas e houve 1 saltinho que correu mail, ali numa zona de terra entre a Parede e a praia de Carcavelos).

Quando fui examinar os estragos, reparei que fiquei com uma manete ainda mais riscada do que estava antes, resultado de outra queda. Os logos Deore e XT em relevo quase desapareceram na totalidade e tive medo de ter dado origem a fugas de óleo na manete.

Felizmente, foi mais uma prova da robustez e qualidade de construcção japonesa. Estão perfeitos!!!

Continuo mega-satisfeito com a aquisição. e já la vai 1 ano!

Abraços e boas pedaladas!
 
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