Travões hidráulicos XT 2008

Titanium Core

New Member
Viva!

Sábado passado montei uns XT2008 na minha burra, e tal como já foi referido por outros users neste forum, também eu fiquei decepcionado com a sua prestação. Achei-os moles e esponjosos, e a manetes tinham simplesmente demasiado curso.

À partida sabia que esta "fraca" performance não se devia a um mau sangramento, portanto atribuí-a ao simples facto de serem novos em folha e ainda não terem a rodagem feita (pastilhas por acamar, rotores virgens, etc) e decidi continuar com o meu andamento normal. Estreei-os nos trilhos de Freeride do Jamor.

A verdade é que passadas 4 ou 5 descidas, a diferença era já notória e apesar de ainda ter demasiado curso nas manetes para meu gosto, a diferença na potência de travagem era brutal. Nesta altura senti-me tentado a explorar as regulações das manetes (Free Stroke e Lever Reach), mas como não tinha os manuais à mão, nem tão pouco Internet para consultar fabricante e foruns, deixei-me estar quieto...

Já em casa, apliquei-me a estudar os manuais que os acompanham, e mais importantemente, os foruns da especialidade (nomeadamente o sub-tópico BRAKE TIME dos foruns do MTBR.com, na minha opinião um dos melhores sítios para se consultar em caso de dúvida!) e fui testando na prática os resultados das afinações.

E o que aprendi foi o seguinte:

O Lever Reach - regulaçao no corpo da própria manete na forma de botão rotativo - ajusta a proximidade da manete ao guiador, sem interferir com o curso total que é necessário para travar. Ou seja, quanto mais aproximarmos a manete, mais ela se vai chegar ao guiador para conseguirmos a potência total. Se a deixarmos completamente distendida, temos a sensação que o travão fica menos esponjoso mas isto é uma ilusão, porque o que muda realmente é o ângulo em que a manete fica no fim do seu curso e a distância ao guiador, parecendo que se movimentou menos. Na minha experiência pessoal, descobri que prefiro deixá-la o máximo afastada, por razões que irei descrever na parte do Free Stroke.

O Free Stroke - regulação da relação curso da manete/distância percorrida pelos pistons - ajusta verdadairamente o "feeling" do travão, mexendo directamente com o movimento que os pistons fazem relativamente ao apertar da manete. Pelo que pude compreender, é aqui que surgem as vantagens da tecnologia Servo Wave. Ao desapertarmos o parafuso Free Stroke, reparamos que a manete se aproxima ligeiramente do guiador (à semelhança do ajuste Lever Reach, mas não tão acentuado) e reparamos que o "feeling" da manete perde alguma suavidade no seu movimento (nos foruns há quem descreva esta sensação como que se houvesse até areia no eixo da manete, e eu concordo), mas ao mesmo tempo a manete chega ao ponto máximo de travagem com um curso mais pequeno. Chega mesmo a aproximar-se daquela sensação de "On - Off" dos Avid, por exemplo.

Feitas estas experiências e ajustes, cheguei a algumas conclusões que passo a descrever:

No meu caso pessoal (peso 82kg, tenho uma rígida e faço sobretudo Freeride ligeiro, saltos e passeios ali pelo paredão de Carcavelos), acho que o ideal é o Lever Reach fechado, ou seja, a manete completamente distendida, e o Free Stroke com 2 voltas completas, o que aproxima cerca de 5mm a manete do guiador, e lhe dá uma firmeza no toque muito agradável, mas sem nunca chegar à tal sensação de prisão ou "areia" no eixo, nem aquele "ligado - desligado" de outras marcas. Modulação ideal e potência inalterada. Por outras palavras, PERFECT!!!

Vale a pena salientar que estou a usá-los com os rotores XT2008 de 203mm, frente e trás, e que como todos sabemos o diâmetro do rotor influencia directamente o comportamento dos travões.

Estéticamente (e agora entramos no campo do subjectivo) agradam-me bastantem especialmente a tampa em alumínio do orifício por onde entra o piston, e o design dos discos. Se bem que os travões hidráulicos da nova linha SLX da Shimano ainda me apelem mais!

Pontos negativos

- Penso que em travões desta gama seria lógico incluir um terminal de cabo tipo "banjo" como é utilizado noutras marcas. Não penso que será por aqui que "o gato irá às filhoses", mas o terminal destes XT parece-me algo frágil em comparação a outros.

- Penso também que a Shimano esteve mal em incluir parafusos com cabeça Phillips, quer na afinação do Free Stroke, quer na tampa do êmbolo da manete. Faz-me um bocado de comichão imaginar aqueles parafusos algum dia ficarem com a cabeça moída. Sinceramente acho que a velha cabeça sextavada é ideal nestes casos

Foi uma das melhores compras que já fiz, e com este post espero ter ajudado outros que estejam indecisos entre esta e outras opções.

Boas pedaladas!
 

emparlace

Member
Boas, eu montei uns na semana passada e ainda só tiva a oportunidade de dar uma pequena volta com eles, como tal ainda não tenho opinião formada.
No primeiro impacto fiquei surpreendido com a travagem, mas antes usava v-brakes :oops:
Espero nas próximas voltas fazer um teste mais a sério, se bem que o meu andamento não dá para os explorar como deve ser...
Bem o quie importa mesmo é que eles travem quando é necessário. E mái nada...
 

Kitos

New Member
Boas tenho uns com discos 185/160 e estou muito contente. Não mexi na afinação de alcance das pastilhas mas eu gosto do feeling mais doseavel. Ainda para mais os travões são lindos :mrgreen:. Tambem notei que com os travões molhados não chia tanto como os antigos XT. :wink:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
No inicio os meus nao travavam nada, ainda por cima sendo de 160 frente e traz. Com tempo e quilometros a coisa foi melhorando, e de que maneira. A modulaçao e muito boa, precionamos um pouco e ate parece que sao fracos, mas carregamos mais e a roda da frente ate chega a bloquear. Adoro. A titulo de referencia, peso 82kg e estao montados na Zaskar SS.
:wink:
 

Titanium Core

New Member
Essa modulação vem do Servo Wave, que se traduz no eixo da manete se encontrar numa calha em "L".

Na segunda metade do curso a força que exercemos na manete é desmultiplicada como na relações pedaleiro/K7. Na primeira metade do curso da manete, as pastilhas aproximam-se mais rapidamente mas com menos força da superfície do rotor, e assim que o eixo da manete entra na segunda metade do curso, o ângulo muda e a força exercida pelo êmbolo na manete é maior, mas como a velocidade de aproximação diminui, a travagem conserva a potência intacta mas sem ser brusca.

Pelo que li, esta ideia já vem de alguns modelos de V-Brake mas aplicada no contexto hidráulico funciona ainda melhor.

No entanto acho que o eixo da manete devia estar selado do exterior, e não exposto como está. Observei isto quando tinha as manetes na mão antes de as montar, e não concordo 100% com a escolha de Design da Shimano. É possível ver o rolamento que eles usam para movimentar o eixo na calha (esta abertura está na parte de baixo da manete, e tem o formato de um "L"), e apesar de tudo ainda estar limpo nas minhas, é-me relativamente fácil imaginar areia, pós, água e impurezas a entrarem e ficarem alojadas por ali. Quem tiver uns e ainda não tiver reparado nisto, facilmente chega a esta conclusão apenas observando o funcionar do eixo.

Tirando isto e a questão dos parafusos Phillips, acho que os engenheiros e designers da Shimano acertaram em cheio! Juntamente com os Hayes Stroker (pelo que tenho lido), estes XT e os futuros SLX são boas notícias no mundo do BTT.

Boas pedaladas
 

ad@gio

New Member
:p Amigo nelsonasp isto é que é ser rapido, bem haja...
Eu ainda estou a pensar se vou comprar uns xt 08 ou uns xtr 2007 ....claro a diferença de peso deve rondar as 100gr e mais uns aerios na qualidade de travagem acho que devem estar ela por ela
 

o5car

Member
Titanium Core said:
Tirando isto e a questão dos parafusos Phillips, acho que os engenheiros e designers da Shimano acertaram em cheio! Juntamente com os Hayes Stroker (pelo que tenho lido), estes XT e os futuros SLX são boas notícias no mundo do BTT.

O pormenor dos parafusos phillips no "deposito" de óleo, é normal, acontece na maior parte dos travões, até nas motas, tem a ver com a altura do parafuso, com um sextavada interior, a cabeça do parafuso tem q ter uma determinada altura, ou seja, alta. Por exemplo na Avid, colocaram tipo torx, o q torna as estrias ligeriamente mais resistentes em relação ao phillips, mas não eficaz!!


adgio said:
:p Amigo nelsonasp isto é que é ser rapido, bem haja...
Eu ainda estou a pensar se vou comprar uns xt 08 ou uns xtr 2007 ....claro a diferença de peso deve rondar as 100gr e mais uns aerios na qualidade de travagem acho que devem estar ela por ela

Eu iria sem qq dúvida para os XT! em relação a potencia de travagem, o parecer do pessoal q já experimentou os dois, dá uma larga vantagem aos XT.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Os rotores que uso com os meus XT 08 são uns tektro que já tinhas dos travões anteriores e estou a pensar adquirir uns rotores XTR...

O que acham deste conjunto?? Travões XT 08 e rotores XTR 07???

Abraço
 

Turbolento

New Member
Também estou a pensar comprar uns XT 2008 para uma das minhas bikes!
Espero é que a travagem deles não seja muito esponjosa até porque eu tenho uns Formula Oro K18 noutra bike e eles são muito fixes!!
 

ad@gio

New Member
:rotfl: bom hoje pesei uns travoes hidraulicos deore bl-m485 para a frente 300gr o traseiro 318gr (manete tubo pinça com pastilhas) preço total 90 aerios agora é que fiquei mais indeciso eheheheheh

:stop: ok a potencia de travagem não tem nada a ver mas para quem procure bom e baratinho é uma exelente opção e o peso está muito bom
 

Turbolento

New Member
Eu encomendei ontem os meus XT 2008 na FIZZ. :D

Espero que não demorem muito a chegar, e que não tragam nenhum problema!
 

Turbolento

New Member
C@_M@LL said:
BOAS TURBULENTO...

Ja viste no action com discos, preço 90 aereos ... :roll: :roll:

Não vi!
Mas como tenho discos de 160 da Tektro em principio vou mantelos!
Na Fizz só os travões já com portes ficaram a 150€.
 

Tomac98S

New Member
Boas,

eu tenho um par de manetes XT de 2008 que uso com uns pistons do modelo anterior.

Tenho que admitir que não sabia que a manete tinha regulação... :oops:

Como n tenho manual, alguém me pode indicar como e onde faço as duas regulações aqui mencionadas?

Cumprimentos,
 

jfarinha

New Member
Re: Travões hidráulicos XT 2008

Não inclui os rotores nem parafusos de fixação da pinça ao quadro...

Os 150€ é para o par de travões (frente e trás), não é cada um...

Na action é 89€ (cada um), mas sem rotor também... o rotor XT custa 10€ (160mm).
 

Calvin

Member
Viva
Tenho os XT 2008 montados na Bianchi 7400. Funcionam às mil maravilhas, mas foram montados pelo técnico da minha bike.
Brevemente vão passar (todo o material XT 2008) para o meu novo avião: Trek Fuel E X 7
 
Top