Travões hidráulicos XT 2008

FReis

Member
Boas,

Montei estes travões, com os discos também XT de 6 furos, embora tivesse antes uns discos Avid G2 Clean Sweep.
Troquei os discos pelos Xt por pensei que pudesse haver problemas de incompatibilidade, mas por aquilo que pesquisei, não as haverá, e os Avid serão talvez melhores, pelo menos mais leves.
Entre uns e outros, quais acham melhor opção?

Obrigado
 

Kramalheira

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à pouco tempo consegui por os meus travões XT a travar - coloquei umas pastilhas BBB e ficou a travar até que....

ao fazer uma descida um pouco maior ou mais acentuada, os travões aquecem e zás... começam a babar oleo junto à manete.

O que faz que após uma maratona ou +- 150Km tenha que mandar sangrar os travões porque estes vão perdendo curso à medida que o oleo vai saindo.

Acham que posso envia-los para a garantia ou mando arranjar??
 

Kamoes

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Boas,

parece que afinal há gente com problemas nos XT...

o meu caso nao consigo distingir bem, mas parece ser um problema também. :mrgreen:

Vou contar a história:

Ia eu num passeio com amigos na serra do socorro, e apanhámos um bocado sempre a descer que vai dar á estrada,mas sem buracos nem calhaus nem nada, era um estradao a descer... eu como ainda eramos uns quantos fui sempre a travar desde lá de cima até cá abaixo, sempre a controlar a travagem ao de leve para nao haverem problemas.

depois chegámos cá abaixo... começaram todos: ÉH cheira a fumo!!

quando fui a olhar para o travao de trás o disco tava a deitar fumo...
depois pronto falámos no assunto e disseram-me que o travao perdia óleo..
Apesar disso continuaram a travar sem faltas de potÊncia, nao notei problema nenhum em parar a bike.

mas o estranho é que notei depois uma falta de curso na manete e que estava com um comportamento diferente, mas muito pouco, e depois disso já andei e nunca mais notei nada, o travao tem-se mantido sem alteração nenhuma...

continua a travar bem, só o tacto da manete é que mudou na altura, mas apartir daí nunca mais se alterou...

falaram lá em cima nos retentores da pinça ou uma coisa do género, será isso?Tou a pensar levá-los a uma loja aqui na zona para verem o que se passa, mas nunca mais tive problemas com eles excepto isso :oops:

De referir que estou satisfeito com os travoes, nao perdem força de travagem, nao sobreaquecem os discos, travam bem e as manetes sao LINDASSSSS!!! :mrgreen:

Abraço,

Marco Camoes.
 

nmb

Member
Kamoes,

o que te aconteceu foi sobreaquecimento dos travões de trás. Nunca se deve manter o travão pressionado nem de leve. Nem num carro e na bike é a mesma. Aqueceu o disco, pastilhas e óleo. Se o óleo aqueceu muito, perdeu inclusive a sua eficácia. dai o tacto estar diferente. É questão de mudares o óleo e sangrar tudo de novo ;) eu sei que as manetes são lindas mas tens de as largar de vez em quando :mrgreen:
 

Kamoes

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obrigado pela resposta nmb, entao quando poder levo a bike á loja para eles me sangrarem o bicho...mas e as pastilhas? estarão boas? A semana passada desmontei os discos e limpei-os com alcool...

Pois mas eu largo as manetes :mrgreen:

Só que naquela descida andei um bocado sempre a travar ao de leve para manter a velocidade e distância para o que ia á minha frente, tanto que nao notei falta nenhuma de travao depois disso...

o problema secalhar foi ter feito alguns 700m com os dedos nas manetes...

Tirando isso costumo travar sempre como recomendam, deixar o travão e ir travando mais a fundo quando é preciso, para ele nao aquecer.. mas isso é muita experiencia com os travoes antigos shimano de cabo :mrgreen:
 

Titanium Core

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Eu também reparo nesse "endurecimento" em descidas mais longas e agrestes. No entanto não me faz a mais pequena comichão.

Já aconteceu várias vezes, e passados uns segundos volta sempre ao normal. É um fenómeno que eu descreveria como o oposto do "brake fade".

Abraços e boas pedaladas!
 

nioxys

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depois de algum tempo a travar bem e com alguma potencia tambem sinto as manetes duras mas continua a travar na mesma bem... quanto a perder oleo nunca aconteceu...


cumps
 

Kamoes

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Boas pessoal,

Como eu nao percebo nada de travões visto que os XT sao os meus primeiros travoes hidraulicos venho aqui perguntar se eles podem perder óleo se a pecinha que é usada para sangrar os travoes, aquela parte na bomba onde se mete o tubo para o óleo sair estiver aberta.
Aquilo tem uma "rolha" em borracha e quando cheguei a casa vi que essa tampinha estava fora da bomba, também notei a andar que o travão tinha perdido força e ganho curso na manete, o que indica falta de óleo no sistema.

É possível ele perder óleo em andamento com o travar? Sei que para o óleo sair quando se sangra temos que apertar a manete, daí a minha pergunta se com a tampa fora e ao travar ele perde óleo.

Porque se o travão está estragado tenho de o mandar para reparaçao, e tenho prova daqui a um tempinho e nao posso ficar sem eles.
Se for só da treta da tampa ter saído só tenho de mandar sangrar o travão, o que me demora no máximo 1 dia na loja.

Abraço,

Marco Camoes.
 

jmrgb

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A tampa de borracha e so para nao entrar porcaria. Desde que a valvula (parafuso) esteja fechada, nao ha problema.

O facto de a manete estar a ganhar curso provavelmente significa que tens ar no sistema, e precisas de sangrar melhor. Aqui tens 2 opcoes. Ou pagas para te fazerem, e ficas sem garantias que te facam um bom servico, ou arranjas as instrucoes no site da shimano e fazes tu mesmo. O kit para sangrar e barato e facil de arranjar. E so um tubinho de borracha e uma garrafa com oleo. So precisas de uma chave philips para abrir o reservatorio da manete e de uma chave de bocas para abrir a valvula para sangrar na pinca.
 

Kamoes

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obrigado jmrgb,

mas entao como é que entrou ar no sistema se ele dantes nao fazia isso?

o único problema que tive com os travoes foi numa descida o disco começar a deitar fumo e o tacto do travao depois disso ter ficado diferente(já expliquei na página anterior). agora mais isto... :evil:

calha-me cada uma ....

Cumprimentos.
 

jmrgb

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Eu nao sou propriamente um especialista em travoes hidraulicos. Outros foristas saber-te-ao dar uma resposta melhor. Mas sangrar os travoes nao e uma coisa que se faca uma vez na vida. De tempos a tempos e necessario voltar a fazer (normalmente nao mais que 1 vez por ano).

O tacto ficar diferente nao implica necessariamente que tenha ar no sistema. Embora teoricamente os pistoes se ajustem de modo a que o tacto seja o mesmo a medida que as pastilhas se vao gastando, na pratica nunca fica exactamente igual. Se o teu problema e o curso da manete ate as pastilhas tocarem no travao ter aumentado, mas depois do contacto inicial a manete tem um tacto rijo e nao esponjoso, entao nao tens ar no sistema. Tens e pouco oleo no reservatorio. A parte de cima do reservatorio e de borracha (bladder em ingles, nao faco ideia como lhe chamem isso em portugues), para permitir a contraccao e expansao do reservatorio. Mas se quando as pastilhas estavam novas, o reservatorio nao ficou bem cheio, agora com as pastilhas mais gastas pode nao haver oleo suficiente para os pistoes se ajustarem. Assim eles ficam mais retraidos e o curso de manete necessario para eles tocarem nos discos aumenta. O facto de a manete estar mais proxima do guiador quando as pastilhas contactam o disco pode dar a sensacao de perda de poder, porque ja nao consegues fazer muita forca com a mao quase fechada.

Resumindo, ve se o tacto depois do contacto e esponjoso ou nao. Se nao for, so precisas de fazer reset aos pistoes e encher o reservatorio. Curiosamente, tive que fazer isso ontem nos meus. Se o tacto for esponjoso, tens que sangrar.

Mas se desconfias que tens fuga no sistema, deve ser facil de detectar. Com o po qualquer fuga de oleo fica bem visivel.
 

Kamoes

Active Member
os meus travões ficaram realmente esponjosos, já tinha notado que o tacto nao era tão rijo como o do travão da frente... mesmo a manete tendo mais curso, a travagem nao tem aquele limite que tinha dantes, tendo eu ainda que travar mais um bocadinho para ter o mesmo efeito que tinha dantes.

de notar que nao consigo quase bloquear a roda de trás como fazia dantes.

Vou sangrar os travões quarta-feira á tarde com um amigo que percebe disso.

vamos ver se é soluçao para este problema.espero bem que sim.

O óleo pode perder "propriedades" que tinha em novo quando está muito tempo parado? os meus travões foram comprados pela net, e nao sei há quanto tempo estavam parados com óleo no armazém.

tive aquele problema de deitarem fumo uma vez numa descida e desde aí nunca mais ficaram bons.

a culpa pode ser do óleo nao é?

Abraço e obrigado.

Marco Camoes.
 

jmrgb

New Member
Nao, o oleo noa se estraga por estar parado. O oleo DOT absorve agua, mas o mineral, que e o que os Shimano usam, nao.

Se nao consegues bloquear a roda de tras, entao isso esta mesmo mau.

Quando falas em fumo, significa que viste mesmo fumo a sair das pincas? Ou foi so cheiro?

E que fumo mesmo, parece ser oleo a queimar nos discos. Os selos dos pistoes podem ter cedido, deixando passar oleo, gerando o fumo, e o curso extra da manete. A falta de poder tambem encaixa bem, porque o oleo teria contaminado as pastilhas e os travoes. Pede ao teu amigo para retirar as pastilhas e verificar por humidade em redor dos pistoes. E quando abrires o reservatorio na manete, ve o nivel do oleo. E suposto estar cheio ou muito perto disso.
 

Kamoes

Active Member
Boas,

além do cheiro a fumo via-se mesmo fumo a sair dos travões...

Os travões vão amanha à loja porque não os posso sangrar agora...vou depois pedir na loja para verem se os travões estão bons ou não.

os travões fazem-me falta para este sábado e depois... só que...vamos ver se tão bons ou nao :evil:
enfim calha-me cada uma...

Abraço,

Marco Camoes.
 

Kramalheira

New Member
Depois de mudar de discos, pastilhas, e afins!!!

Após sangrar inúmeras vezes, e nada.... resolvi mandar o travão de volta, como está dentro da garantia, pode ser que tenha direito a um novo pois este da forma que está não dá!!!

Este Fim de semana tive que apontar a uma moita, para poder parar...

Ainda esta semana irei ter noticias do travão
 

nioxys

New Member
alguem que me tire uma duvida.


os vossos travoes tambem rompe mais a pastilha do lado direito do que da esquerda?... ainda agora a pastilha do lado direito ja esta gasta enquanto que da esquerda esta a meio


cumps
 

Kramalheira

New Member
Já chegaram os meus novos XT, pode experimentar logo em prova :mrgreen:... Realmente são muito bons para subir, porque para descer.... enfim são como os anteriores, mas estes não perdem óleo.

Ou eu sou muito exigente como aquilo ou realmente não valem nada.

Só travam os primeiros 100 Metros, depois de aquecer esqueçam.... numa rampa a pique, não consegui parar a bicicleta e lá fui eu....
 

Kramalheira

New Member
O que eu tenho agora são os de 2009- vieram da garantia porque os anteriores perdiam o óleo todo em 2 ou 3 descidas.

Em termos de assistência e garantia tudo 5 *.

Eu ainda vou andar mais uns quilómetros com eles assim pode ser que vá ao sitio, pois não estava com vontade de comprar outros.

Uma coisa que eu noto, é que à medida que aquecem, vão perdendo curso e travam cada vez mais acima, chegando a uma altura que as pastilhas ficam a roçar no disco, voltando ao "normal" passado 2/3 minutos sem se travar.

Existe Alguém que também aconteça isso ou é só comigo?

Em travagens Momentâneas até travam (como os meus anteriores), aquilo com um toque abranda logo, agora em descidas exigentes e/ou longas não à forma de parar a bicicleta. Por um lado é bom - não à quem me segure a descer :mrgreen: é sempre a fundo.

Mas uma coisa é certa existem muitas descidas que fazia com confiança com os meus V-brakes e que com os XT nem me atrevo pois é queda certa
 
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