Transporte de bicicletas

Navid Imani

New Member
Não há (infelizmente) ambiguidade nenhuma em relação ao transporte de bicicletas na traseira do veículo. Num veículo ligeiro não se pode ultrapassar o comprimento total do veículo em mais de 45 cm, o que torna a utilização dos suportes traseiros (mesmo as que vem com luzes e matricula para bola de reboque) proibidas em mais de 95% dos casos na via publica (há um ou outro veículo 5 portas hatchback que tem o vidro traseiro tão inclinado que por vezes é possível colocar um suporte traseiro meio deitado que não ultrapassa os contornos lateriais do veículo, não tapa as luzes nem a matricula, e a bicicleta não ultrapassa os 45 cm para trás do veículo ...mas há muitos poucos veículos nessa situação).

Quanto a segurança, nos City Crash que a ADAC (AutoClube Alemão) efectuou em 2005, com suportes de tejadilho e para a traseira do veículo, houve algumas marcas de suportes de Tejadilho que tiveram resultados fenomenais (por exemplo a Thule ProRide e a Atera Giro AF), enquanto que quase todos os suportes traseiros sofreram danos. Os modelos para bola de reboque tem tendencia para danos elevados na zona de fixação com a bola de reboque em sí, mas não largaram as bicicletas.
Abraços,

Navid "Fura-KungFu"
 

PGMNV

New Member
A meu ver:

Suportes de tejadilho:

Prós:

1- Uma aparente maior segurança em caso de colisão.
2- Não tapa nenhum elemento na traseira do carro (luzes ou mátricula).
3- Fica contido nas medidas do carro.

Contras:

1- Esquecer-se que as bicicletas estão em cima.
2- Mais sujeito as forças mecánicas e da natureza.
3- Maior dificuldade de colocação das bicicletas.
4- Em caso de má manipulação, é queda de bicicleta certa.
5- Mais sujeito a desgaste de material, devido ao ponto 2.

Suportes traseiros:

Prós:

1- Nunca se esquece que as bicicletas estão atrás.
2- Menos sujeito forças mecánicas e da natureza.
3- Maior facilidade de colocação das bicicletas.
4- Não é tão fácil perder uma bicicleta de um suporte traseiro.
5- Não é sujeito a tanto desgaste de material.

Contras:


1- Uma aparente maior insegurança em caso de colisão.
2- Tapa elementos na traseira do carro (luzes ou mátricula)
3- Ultrapassa os contornos do veicúlo.

Agora pergunto eu, já alguém reparou que todos os carros pequenos (106, Smart, cinquecento) todos eles têm a mátricula no para-choques!?!??!?!
Sabem porquê???? Para se poder usar suportes traseiros sem se tapar a mátricula (legais em quase todos os países da UE).

Já se perguntaram, porque não pode transportar um objecto que passe os contornos de um veículo, mas todas os carros e carrinhas de caixa aberta os ultrapassam!?!??! Qual é a lógica????

Já ando há uns aninhos, já vi bicicletas esborrachadas em entradas de garagem.
Já tive uma bicicleta a saltar de um suporte de tejadilho.
Já vi um suporte partir por fádiga de material e a bicicleta cair.

NUNCA tive problemas com o meu suporte traseiro, já fiz 155 km, com a bicicleta completamente solta e chegou ao destino sem ter mexido 1mm, e o meu já têm 14 anos.

Pergunto, seram feitas as leis por pessoas que percebem do assunto, ou são feitas para dar a ganhar algum, a alguns!?!??!
 

Navid Imani

New Member
Os suportes de bicicleta para a traseira e para bola de reboque são permitidas na maioria dos países Europeus, por isso não há duvida que a lei cá é bastante invulgar ..... mas é a lei em vigor, gostemos ou não.

Quanto a suportes traseiros, há uns belos anos atrás (antes da lei actual), tinha uns no meu carro que não tapavam nem as luzes nem a matricula, mas um dia a voltar de Grandola, oiço um ruído, vejo o carro atras de mim a fazer máximos e aterrorizado verifico que uma das cintas tinha se soltado e as 2 bicicletas iam todo de lado ! Lá conseguiu encostar antes que acontecesse alguma tragedia. Depois apercebi-me do erro que tinha cometido: Tinha apertado as cintas ao máximo antes de colocar as bicicletas, mas com o peso adicional das 2 bicicletas, uma das cintas tinha adquirido folga e eu não tinha reparado nisso. Claro que fiquei com o carro todo riscado mas felizmente parei a tempo de evitar uma possivel tragedia para quem vinha atrás na autoestrada !

Ou seja, tanto os suportes de tejadilho como os traseiros ou de reboque estão sujeitos a acidentes graves
se não houver atenção na colocação das bicicletas.

Abraços,
Navid "Fura-KungFu"
 
H

HRib

Guest
Melhor escolha para transportar as bikes???

Carissimos,

tenho andado numa indecisão em relação á escolha do sistema a adoptar para transportar a bicicleta.

apesar de os considerar mais praticos e ate mais economicos,
pelo que tenho lido, os sistemas utilizados para transporte de bicicletas na traseira e na bola de reboque dos automoveis levantam varias questoes ao nivel da legalidade e incompatibilidades com o codigo da estrada, estranho é serem faceis de encontrar á venda e ate publicitados pelas grandes superficies comerciais da especialidade.

Os suportes de tejadilho acho que não são tão praticos mas penso que não levantam grandes problemas, a não ser a grande disparidade de precos que se encontra no mercado.

Gostaria portanto de saber a vossa opiniao sobre os diversos sistemas e qual a marca mais aconselhavel, tendo em conta a relação preço/qualidade.


Cumprimentos,

HRib
 

Navid Imani

New Member
Se procuras suportes de bicicleta, escolhe uma que de alguma forma facilite a colocação da bicicleta para não ser um martirio cada vez que queres ir pedalar, e de preferencia uma que já esteja de acordo com as normas CITY CRASH. Muitas vezes o barato sai muito caro. As recomendações vão para um dos seguintes modelos: ATERA GIRO AF, MONTBLANC DISCOVERY ou THULE PRORIDE (podes ver as diferentes características em: http://www.futuraline.pt/suportesbike.htm .

Quanto as barras transversais necessárias para a colocação dos suportes, convem que sejam práticas para tirar e por e que tambem oferecam o máximo de segurança possível. De nada serve ter o melhor suporte de bicicleta montada em barras que não inspiram muita confiança ;-)

Boa escolha !

Abraço,
Navid "Fura-KungFu"
 
Olá
A minha experiência é bastante grande em numero de kms percorridos com bicicletas no tejadilho do carro, tenho umas barras e suporte ATERA GIRO AF e nunca tive qualquer problema e por vezes as velocidades dadas (isto não se diz) são altas e constantes tanto em auto estradas como em estradas secundárias cheias de buracos e não há dificuldade nehuma em colocar a biccileta no suporte só acrescentei mais duas cintas de aperto nas rodas para evitar o tremer da roda de resto ***** só ás vezes nas areas de serviço é que causam dificuldade devido aos toldos.
 
Ola,

O que te posso dizer é uqe na minha opinião deverias comprar umas barras para o tejadilho e uns suportes. De preferência que as barras não sejam da marca do carro, pois se algum dia trocares de carro, ficarias sem as barras.
Eu tenho um VW Golf V e tenho umas barras Atera e uns suportes Montblanc Discoverye estou bastante contente. A bicicleta é facilima de colocar e quase que não se nota em andamento, e olha que por vezes a velocidade até é bastante alta... :s :s
 
Boas tardes,

Estou seriamente a pensa comprar um suporte para andar com as bicicletas no carro.
O suporte para atrelados não tenho e por isso só poderei optar pelas barras ou os de mala. Estava com ideia de comprar um daqueles de mala por causa do preço e de poder estar sempre de olho no suporte. O que preocupa é que como também posso transportar a minha bike de DH aquilo de certeza que passa a largura do veiculo.
De preferência não quereria gastar mais de 100€ mas se tiver que ser.
Uso uma carrinha Opel Corsa A de 92.

Apesar de saber que o que pergunto já deve ter sido respondido dezenas de vezes no fórum pedia a vossa ajuda pois as leis estão sempre a mudar e gostaria de me basear no mais recente.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

MiguelLemos

New Member
Olá. Eu tenho dois thule pro 591 com barras e apoios thule a cerca de dois anos, e até agora sem problemas. Hoje quando fui á inspeção com o meu carro, Um Opel Corsa C, para meu espanto diz-me o inspector: "Não pode andar com essa tralha aqui em cima, voçê vem com isso???" e eu espantado disse: " pensei que podia, porque não ultrapassa as medidas do carro nem em comprimento nem em largura..." Ele disse que era caso para chumbar na inspecção. Isto foi hoje ... Já alguém teve o mesmo problema, não se pode mesmo andar com as barras e suportes??? Abraço e boas voltas
 

claudio

New Member
No meu caso, possuo um 206 com 10 anos e desde sempre teve barras e suportes (a ultima insp foi o mês passado) e nunca foi levantado esse problema.
Acho que esse 'inspector' quis mostrar que tem poder de influência na decisão mas está errado.
O que respondeste está certo e é o que diz no código. se quiseres confirmar é só pesquisar na net e ler o documento.

Cumps
 

tacnunes

New Member
Venho reavivar este tópico.

Estou a pensar comprar um carro novo e um problema que irei ter será certamente o transporte da bicicleta. O modelo que estou a pensar comprar será um cc (Renault Megane cc, Peugeot 307/308 cc ou VW Eos).

Como para estes carros o transporte no tejadilho está fora de questão como funciona legalmente? Existe excepção à lei para transporte na traseira?

Agradeço a vossa ajuda no esclarecimento desta dúvida.
 

tacnunes

New Member
Power ranger o problema é mesmo os modelos serem "convertible" e calculo que nem tenham os apoios para fixar as barras no tejadilho ou mesmo que os tenhas não será prático porque teria de por e tirar sempre que quisesse abrir/fechar a capota.

Daí a minha dúvida ser se, para veículos que não permitem o transporte de bicicletas no tejadilho, se mantem as regras de transporte atrás (nomeadamente os 45cm de comprimento max etc) ou se existem alternativas.

Não será isto que me vai impedir de comprar o carro mas fico a saber se qd quiser levar a bicicleta se terá de ser noutro carro.
 

Kumbaiala

New Member
Já muito se escreveu sobre este assunto no forumbtt e parece-me que é difícil chegar-se a uma conclusão pois i) as próprias autoridades não sabem como compatibilizar as novas directivas europeias com a velha legislação portuguesa e ii) a legislação portuguesa e tão desfasada do resto da legislação europeia que ninguém parece querer aceitar as actuais normas. De facto parece-me existir recentemente uma maior tolerância/aceitação das chamadas Unidades Técnicas (os suportes de bola de reboque, que não são atrelados). Neste caso as informações do utilizador Navid parecem-me úteis: "há agora que ter em consideração o Decreto Lei 16º/2010 de 12 de Março bem como o Novo Regulamento Comunitário (UE) Nº 371/2010 da Comissão de 16 de Abril de 2010 , que definem as homologação EC a nível de "Unidades Técnicas" . Os suportes para bola de reboque não são considerados reboques visto não terem rodas. Podem sim ser homologados na categoria de Unidade Técnica para extensão de carga e obviamente que nem todos os suportes para bola de reboque tem a homologação EC. Se o suporte não tiver ficha eléctrica de 13 pinos (ou seja não tenha luz de marcha-atrás ou farol de nevoeiro) podem ter a certeza que não consegue a homologação EC. As unidades técnicas Thule G5 ( agora substituído pelo mais moderno Thule G6 LED), Thule EuroClick G2, Atera Strada Sport ou DL, e Atera EVO tem a homologação EC de acordo com as normas Comunitárias. Não basta ter ficha de 13 pinos e as luzes todas para se conseguir a homologação EC para extensão de carga (há mais critérios de segurança envolvidos). Mesmo que se tenha uma unidade técnica com homologação EC, não é por sí só suficiente para se poder utilizar em qualquer viatura. Se a bola de reboque com ficha eléctrica de 13 pinos em sí não tiver homologada com indicação da carga suspensa máxima para além da rebocável, então de nada serve ter uma unidade técnica com homologação EC. Se as bicicletas ultrapassarem a largura da viatura, então mais uma vez estaremos a violar a lei em vigor em Portugal ."

Para mim as Unidades Técnicas têm duas desvantagens: i) não eliminam o problema da largura (que julgo que pode ser contornado com uma autorização especial do IMTT); ii) o custo total é muito elevado, devendo o suporte+bola de reboque homologado e sinalizações ascender a valores superiores a 500 Euros.
 

tacnunes

New Member
Kumbaiala, obrigado pela descrição.

Não me parece realmente viável optar por essa solução. O que me parece, do que também já estive a ler, é que será mais fácil não me por a inventar e se quiser transportar a bicicleta levá-la no carro de algum companheiro de viagem que tenha barras no tejadilho.

Obrigado pela ajuda!
 

jol8485

New Member
Colocas um gancho amovível e compras um suporte de gancho. Com as bicicletas montadas não podes exceder a largura do carro (com espelhos) e os 45cm na retaguarda.
Recomendo a montagem do gancho de origem para vir já no livrete, senão tens de alterá-lo para incluir essa informação.
 
Top