Transporte de bicicletas

José Carlos

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Como não sabia muito bem se havia de colocar esta questão no tópico sobre os suportes,
ou num dos relacionados com o código da estrada, resolvi abrir um novo :mrgreen:

O que eu queria saber, era se há novidades em relação áqueles suportes traseiros para colocar nos carros. Tipo isto:
1331.jpg

Sempre é proibido, nao é.... pode ou não pode ultrapassar os limites do carro...
têm que se montar luzes suplementares, não têm....etc... Como é que é ?

Será que nós vamos continuar a ser o pais onde se cometem as maiores atrocidades ao volante,
onde morre mais gente por ano nas estradas, mas onde as leis que sejam PROIBIR, brotem
das cabecinhas dos nossos legisladores com maior frequência?

Em quase toda a europa este tipo de suporte é permitido, mas cá....alguém sabe alguma coisa?
Há documentacao sobre isto? Se descobrirem coloquem aqui, assim podemos imprimir,
para esfreagar na cara de algum agente da (des)autoridade, daqueles barrigudos,
que decida embirrar com as bikes.

Sim, porque, para algumas pessoas, a prática de desporto é vista como uma ofensa.
Lá vêm os comentários tacanhos: "O alentejo tem lá tanta terra para cavar...."
ou "Deviam era trabalhar a sério, logo viam se tinham vontade de andar ai a pedalar ao frio e à chuva...."
Ah! Se levarem tenis com bicos por baixo, uma camisola da seleção e uma bola, ja são uns heróis.

Bem, desabafo a parte, se alguém souber de alguma coisa relativa a minha questão...qual era mesmo!?....
Ah! Dos suportes traseiros, coloque aqui para a malta ficar a saber. Vou também procurar.
 

Bytes

Member
Na ausencia de regulamentação especifica para o transportes de
bicicletas, aplica-se o regulamento geral, nomeadamente não exceder
as dimensões das viaturas e tapar luzes e matriculas.

Acho que é rídiculo pois é muito mais perigoso ir com elas no tejadilho

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

Bull

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Ois...

Exactamente isso.

A proibição entra em vigor desde que ultrapassadas as medidas da viatura, seja na largura ou no comprimento.

O que acho ridiculo é que se possam levar atrelados enormes, rulotes desmedidas, autênticos iates, barcos de pesca, de borracha e afins, onde quase o carro nem se mexe !! :shock: ...
já todos viram, com certeza, carros com espelhos retrovisores enormes por causa das medidas do que levam atrás !!! :shock: ISSO NÂO È PROIBIDO ?!?!? :x

Depois disto, não se possa levar uma bike porque ultrapassa as medidas uns centimetros na largura da viatura, e que por acaso até vai mais segura que no tejadilho.... :? :shock:

Meus amigos continuamos em Portugal lembram-se !?

PS: ÁH!! mas atenção apesar de proibido estes suportes vendem-se em Portugal !!! E mais ainda estão Homologados. lolololol

AbraçUs :wink:
 

x-act

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Encontrei isto no site da DGV http://www.dgv.pt


V34 - Transporte de mercadorias

Bicicletas

Bicicletas, em automóveis ligeiros de caixa fechada, deve ser efectuado
sobre o tejadilho do veículo ou na retaguarda do veículo em suporte próprio,
desde que não exceda as dimensões constantes do número anterior, ou seja as
dimensões que constam da alínea b) do art.º 25.º do RAET salvaguardando a
correcta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da
matrícula (art.º 56.º n.º3 alínea g)

Excepção

Nos casos anteriormente referidos os limites de carga devem ser sinalizados
com o painel P1 ou com luzes delimitadoras.


Ao que parece desde que não exceda os limites do carro e não afecte, luzes... matricula...

cumprimentos :wink:
 

Bull

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Ois...

1.2-Transporte na retaguarda do automóvel:

A bicicleta é colocada num suporte preso à bagageira do automóvel.

Em relação a este assunto a lei diz o seguinte: Nos termos da alínea g) do nº 3 do artº56 do Código da Estrada Revisto, tratando-se de veículos de passageiros ou mistos, a carga não deve ser transportada de modo a que ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvaguardando a correcta identificação dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula. Quem infringir o disposto nos n.º 3 do art.º 56 do CE, é sancionado com a coima de 10.000$00 a 50.000$00. O n.º 4 define o que são contornos envolventes do veículo, considerando estes os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos, quer em largura, quer em comprimento.

thule_mala.jpg


A colocação de uma bicicleta na retaguarda, de um veículo de passageiros ou de um misto, mesmo que não ultrapasse os contornes envolventes em relação à largura do veículo, ultrapassa por certo em relação ao comprimento deste. O transporte da bicicleta, em acessório adequado, sobre o tejadilho do veículo, está conforme o disposto no referido art.º 56, na medida em que não ultrapassa os contornos envolventes do veículo e não interfere na sinalização, na iluminação, nem na identificação do veículo.

Bom pessoal tudo o que se segue é possível e legal !!!!

Eden_exterior.jpg


22319.jpg


a_segu44.jpg


reboqu55.gif


serie_36.jpg


Modeadores desculpem as imagens.... mas valem amis que mil palavras.

AbraçUs :wink:
 

x-act

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eu penso que o menos grave aqui é o "ultrapassar as medidas do carro", 10 cm's, para cada lado é "normal", isso é o menos... um dos problemas é as luzes de identificação do veiculo... isso sim é mais perigoso... pq quem vem atras deixa de ter visão completa sobre a traseira de um carro que transporta bicicletas na traseira... mas em solução a isto era montar um kit de luzes no suporte de maneira que o carro ficasse visivel...

é a minha opinião... :wink:

cumps
 

Gugul

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Já apanharam, ou conhecem quem tenha apanhado multa por levar as bikes atras?

É que o meu bogas com 2 bikes em cima, anda menos, gasta mais e curva pior!

Tenho um corsa c, alguém usa o acessorio para levar as bikes atrás num carro igual?
 

OBiklas

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Já apanharam, ou conhecem quem tenha apanhado multa por levar as bikes atras?

É que o meu bogas com 2 bikes em cima, anda menos, gasta mais e curva pior!

Tenho um corsa c, alguém usa o acessorio para levar as bikes atrás num carro igual?

é fácil, se já tiveres um suporte para a traseira, usa-o até te apanharem porque comprar barras e suporte sempre fica mais caro! e ás vezes podes ter sorte e nunca te madarem parar :lol:

Mas infelizmente estamos numa país governado por inuteís que de certeza que não sabem o que é uma bicicleta e se sabem têm sempre aquele motorista com um carro xpto que podem transportar a sua cabra de monte para onde quiserem!


Boas Pedaladas
 

Gugul

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ajesus said:
tive 1 corsa desses pouco mais de uma decada e nunca fui multado pelo facto

Deves tar a falar do Corsa A ou B, pois o C saiu em 2000. :lol:

Lá para Outubro já temos o Corsa D :roll:
 

PedroPadinha

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Boas! eu para levar uma mala grande com equipamento/ferramentas/roupa, a minha bicicleta e mais de 2/3/4 amigos para as maratonas e afins, prefiro optar por um atrelado a irmos em 2/3 carros diferentes, ate porque poupamos bastante(gasosa dividida), e para ser sincero penso que é muito mais simples e viavel, e podemos ir todos a conviver na boa.

Então o meu pai e eu andamos á procura em imensas empresas que fazem atrelados, e conclusão sempre que falavamos em "atrelados para bicicletas" torciam o nariz..

Ora, sendo assim o meu pai e outro amigo "just for fun" decidiram construir um atrelado por eles mesmos,pois têm conhecimentos que dão muito jeito, em algumas semanas montaram e aqui esta ele:

img42285jw.jpg


img42339yt.jpg


img42255gq.jpg


Quero referir que o equipamento é todo novo, suspensão, rodas etc, comprado a uma empresa em Lisboa. Os suportes foram feitos á pressão pois era para a maratona de mafra, e faltavam 3 dias ;) poranto é possivel fazer muito melhor, eramos apenas 3, mas o atrelado é enorme, é possivel levar 4 bicicletas e ainda malas, por exemplo aquela azul era onde levavamos tudo, fizemos 100km com o atrelado, sem problemas. Peço desculpa pela desarrumação ;)

Estamos a pensar em fazer um pequeno negócio disto, já que talvez exista mercado, mas não soluções, ou muito poucas, o que acham? gostava de opiniões

Entretanto se houveram interessados ou quererem saber mais informações :

Atrelados@hotmail.com
 

nfh

Member
E se repararem não é só em Portugal que é proibído transportar carga para além dos limites do veículo (está numa das alíneas).
 

lpsferreira

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Esta foi a resposta dada pela DGV à questão que lhes coloquei sobre o transporte de bikes atrás:

"Em resposta ao seu pedido de esclarecimento, informa-se que, de acordo com o estabelecido nas alíneas c) e g) do n.º 3 do artigo 56.º a carga transportada nos veículos destinados ao transporte de passageiros ou mistos, não pode reduzir a visibilidade do condutor, nem ultrapassar os contornos envolventes do veículo, tendo que ficar salvaguardada a correcta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula.

Deste modo, as bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no tejadilho dos veículos. No entanto, tendo em conta o previsto na b) do n.º 1 do artigo 25.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito, aprovado pela Portaria n.º 387/99, de 26 de Maio, se não excederem a largura do veículo, não taparem a matricula, bem como os dispositivos de identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação do veículo, nem ultrapassarem 450 mm para a retaguarda, além do contorno envolvente do veículo, excepcionalmente, podem ser transportadas à retaguarda desde que respeitem estas condições."
 

nfh

Member
Ah, muito bem, então temos um regulamento especial que aprova alguns suportes desses. Isto é capaz de ser uma boa notícia para todos aqueles que preferem optar por esses suportes.
Em todo o caso fico na dúvida se é praticável transportar uma bicicleta obedecendo a essas condições, pois ou o carro tem um perfil em baixo muito saído, ou então a bicicleta ultrapassa quase sempre esses limites (posso estar enganado, mas um guiador terá quase de certeza 45cm de largura).
 

bikelab

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Pois caro ou barato eu acho que seguro e prático é mesmo em cima do tejadilho.
Será mais pratico andar com um atrelado hand made ?!?!? e não esqueçam que a bola de reboque tambem tem legislação a proibir o uso sem o devido reboque acoplado. E instalar a dita bola tb custa os euros que mais facilmente gastaria nuns barracuda ou thule 991.
 
Xure said:
Boas!

Quanto ao suporte para a traseira do carro, não te sei dizer ao certo se é legal usar em Portugal, para mim isso ainda não ficou claro.
É claro para mim que na eventualidade de te baterem por trás no carro, com a bike colocada neste tipo de suportes, ela, (a bike) não ficará em muito bom estado. Suponho que os seguros não vão cobrir este tipo de estragos e como tal na minha opinião, não é uma hipotese a ter em conta.
Quanto à instabilidade que os suportes de tejadilho possam provocar num carro, tudo depende da velocidade, que deve ser reduzida, (no maximo 120 km/h), depende dos ventos cruzados, e muito cuidado com os cones de ar dos camiões. Ai sim quando vais atrás de uma camião e o começas a ultrapassar, a transição entre vento nulo do cone de ar e o vento normal, faz com que a bike abane bastante, devendo por isso evitar andar atrás de camiões. Eu verifico isso sempre por ter tecto de abrir no carro. E o meu carro que até nem é instavel, oscila bastante nessas situações principalmente em auto estrada, e mesmo usando o suporte da thule proride.
Eu desde que li este topico do bigfoot, em viagens mais longas uso cintas e amarro o guiador da bike directamente ao suporte do carro em duas laçadas. Mesmo confiando nos suportes que tenho, e usando os mesmos como ditam as instruções e nunca ultrapassando os 120 km/h, fico bem mais descansado.

Abraço

EDIT
Ps- Esta minha resposta era para uma duvida de um companheiro que entretanto desapareceu. :nsei:
Na medida em que está fora do contexto do post, podem apagar se quiserem.
 
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