[Teste/Análise] TREK Fuel 90

andrextr

Active Member
VIDEO DE TESTE:
http://www.youtube.com/watch_video?v=Fb_qHymSMGc
http://www.youtube.com/watch?v=Fb_qHymSMGc


TREK FUEL 90 - 2006

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QUADRO: 17,5 " , 44,5 cm
SUSPENSAO: RockShox Recon 351 U-Turn 85-130mm, Motion Control, rebound, compression e LockOut
AMORTECEDOR: RockShox Ario 2.2 com Lockout e rebound

WHEELS: Shimano M585 disc hubs; Bontrager Ranger alloy rims
TIRES: Bontrager Jones ACX, folding, 26x2.2"

SHIFTERS: Shimano LX
FRONT DERAILLEUR : Shimano LX
REAR DERAILLEUR : Shimano XT
CRANKSET : Shimano LX 44/32/22
CASSETTE : Sram PG950 11-34, 9 speed

SADDLE : Bontrager Race Lux Basic
SEATPOST : Bontrager Race
HANDLEBARS : Bontrager Race, 31.8mm
STEM : Bontrager Race, 7 degree, 31.8mm
HEADSET : Cane Creek S-3 w/cartridge bearings, sealed
BRAKESET : Shimano LX, hydraulic disc, 6" rotors
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Até agora, está tudo OK, as mudanças saltam como manteiga, os travões LX ainda nao acamaram completamente, mas ja se começou a notar um aumento do poder de travagem nos 10Km que já fiz com a bike, o amortecimento traseiro é porreiro, nao bombeia quando pedalo, e amortece nos pequenos impactos..

A suspensao da frente para mim é a peça que eu mais gosto na bike, com 85-130mm de curso regulável, e com mais outros ajustes, a Recon oferece uma boa prestação! Finalmente, sei o que é uma suspensao decente!

Em relaçao ao quadro, este apresenta uns acabamentos interessantes, e tem uma estética, a meu ver, muito favorecida.
Os pneus aderem bastante ao terreno,muito em causa por serem de borracha um pouco mole...
Os pedais sao de plataforma com encaixe.
O volante sobre-elevado fornece uma conduçao confortavel.
As manetes do travao LX tem um look muito bem concebido a meu ver.. As pinças de disco tambem sao porreiras em estética

Quando a bike estiver com mais rodagem irei completar a "analise", por enquanto fiquem-se com as Fotos:

TREK FUEL 90
trekfuel903wc.jpg


Rocker link
trekfuel90ario7tg.jpg


RockShox Recon 351 U-turn
trekfuel90recon7el.jpg


Trek Fuel 90
trekfuel9026ox.jpg


Bons Rides :)
 

satch

New Member
Parabéns André!

Tens aí uma excelente bicla!!

Esse quadro está muito bonito... Aliás os quadros de côr prateada são todos lindos!! :mrgreen:

PS:A minha ES6 também é prateada... :mrgreen:
 

Xpectro

New Member
Boas

Bela máquina sem duvida... muito bonita e deveras que me parece ser uma bicla muito bem conseguida.
Quanto á suspensão sem dúvida excelente eu tenho uma rock shox recon igual e é muito boa.

Boa sorte para ti a para a bike, diverte te por esses trilhos fora.
 

andrextr

Active Member
Boas, vim agora dum passeio de final de tarde..Foram apenas 20 km pelos eucaliptais aqui da zona de Torres Vedras... Primeira coisa a apontar, o selim! Ao fim de uma hora e pouco em cima da dele, já se sente um pouco de desconforto (se bem que eu passei em cima de todos os buracos sentado para testar o amortecedor).. Seja como for, o selim é um pouco desconfortavel..

Pela positiva destacaram-se os travoes Deore LX que estão a superar as minhas espectativas! Acho que ja abandonei a ideia de colocar um rotor maior à frente! Ainda com poucas travagens, mas ja se sente um aumento significativo no poder de desaceleraçao! Nao é muito dificil de por o pneu da frente a derrapar no alcatrão, sentado normalmente!!

Em subidas curtas e ingremes a bike é melhor do que a minha semirigida antiga! Consigo subir coisas com grande inclinaçao e sem muito balanço, melhor do que com a XtC! Nota-se bastante mais tracçao, grande parte devido aos pneus 2.2

A suspensao da frente é espectacular!..O amortecedor tambem nao se porta nada mal, e com 20Km de andamento e alguns buracos, só usei metade do curso!

A transmissao está super afinada, nao falhou nenhuma!

Até agora, tudo muito bom! A bike é mais fixe do que eu pensava, dá muito mais prazer disfrutar dos trilhos! Tanto a subir, como a desceeeeer!!!

Bons rides :) Mais tarde irei por mais fotos :)
 

andrextr

Active Member
Em primeiro lugar, queria agradecer aos elogios aqui do pessoal do forum!

Em segundo, acho que o meu amortecedor tem demasiada pressão! O dono da loja onde eu comprei a bike é muito virado para o XC racing, pelo que ele meteu demasiada pressao no amortecedor..Pelo menos nao bombeia nada, mas acho que está um pouco duro de mais! Sim, isto porque o SAG é praticamente nulo quando eu coloco-me em cima da bike! Tipico duma Giant NRS :s

Mas pronto, como eu nao tenho bomba de ar, nao vo tar a mecher por enquanto! Com o tempo ele vai esvaziando, e até la pode ser que eu compre uma bombazita de ar, que dá geito!
 

netwolf

New Member
Sim senhor, grande bike.

Eu tenho uma Fuel 80, já é uma grande bike.

Espero que rodes muito na tua bela bike.
Boa sorte.

Um abraço.
Artur
 

andrextr

Active Member
Uma vez que o SAG era completamente nulo, ou seja, o amortecedor estava rijo demais, decidi ir com o dedo e carregar na palheta do pipo do ar!... Conclusao, so um pequeno toque serviu para esvaziar o amortecedor a pontos de so com o meu peso em cima da bike metade do curso se esgotar... Resultado, peguei na bomba de encher os pneus da bike de estrada e fiquei com um amortecedor com a pressão correcta, com um SAG fixe!! :lol:

Eheheh, portanto, as bombas pros amortecedores de 50€ sao grande treta...a de encher pneus tambem serve :D

Amanha vou exprimentar a maquina, e depois logo vos conto mais detalhes, mas uma coisa é certa, o amortecimento agora está muito mais suave! Dantes parecia uma semi-rigida, amortecia pouco...Talvez fosse esse o motivo de eu ter chegado a casa a rasca do rabo, uma vez que passei em todos os buracos sentados para testar o amortecedor.. LoL :shock:

Bons Rides :)
 
Somos sem dúvida um povo único... :wink:

300 contos por uma bicicleta e depois, como bom português, não compras uma bomba para o amorteçedor porque é caro... :lol: :mrgreen:

Já agora qual é o curso da suspensão traseira ?
 

Aztec

New Member
A bike parece ser bem fixe....good choice :wink:
Agora...só estão aí fotos dela no alcatrão...o que é isso pá???? :twisted:
Toca a meter fotos da máquina em acção!

Cumprimentos
 

andrextr

Active Member
Eheh, a bike na terra suja-se de pó!... Nao, mas eu hei de por umas fotos em acçao, o problema é que a makina digital é daquelas com objectiva e nao da mesmo geito nenhum levar isso po mato!..

A bomba de ar é cara para a sua funçao! Alem disso se a bomba dos pneus serve, nao sei porque hei de tar a gastar mais 50€

Eu ainda nao sei ao certo quanto é que é o curso traseiro, porque nao diz em lado nenhum, mas penso que seja de 100mm! Pelo que se trata de uma bike XC / All Mountain
 

castroma

New Member
Viva.

André antes demais parabéns pelo maquinão! A bike é sem duvida muito bonita e bem acabada como é apanágio na TREK.

Em relação á bomba de amortecedor não te iludas que e desenrascas com uma dos pneus, se quizeres dar pelo menos 75% da capacidade máxima do teu amortecedor traseiro a bomba de pneus não te safa...

Por algum motivo existem ambas no mercado :)

Boas pedaladas na nova bike e estima-a bem!

Cumps

Castroma
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
com a bomba dos pneus :?: :?: :?:

por 35 € já compras uma bomba específica... e não penses que consegues afinar a pressão do amortecedor/suspenção sem ela :!: (mesmo com ela por vezes é dificil, pois escapa um pouco de ar quando se tira... e no amortecedor a pressão necessária é muito superior ao que uma bomba dos pneus consegue debitar)

é daqueles investimentos que se deve fazer... ou ter um amigo a quem recorrer para por tudo na pressão certa (não é preciso estar a ver a pressão todas as saídas...)

bem... e a máquina é bonita :wink:
 

andrextr

Active Member
Ir, eu dei 50€ na altura pela bomba dos pneus.. a bomba é fixe e veda bem! Enchi o amortecedor com duas bombadas, quando tirei a bomba saiu um pouco de ar obviamente, mas quando me sentei em cima da bike, aquilo nao tinha SAG (ou seja, o amortecedor nao mechia com o meu peso) o que fiz foi dar pequenissimos toques na palheta do pipo do amortecedor de maneira a esvaziar um pouco mais... Com 5 toques consegui ter um SAG porreiro! E ja testei a bike e aquilo tá ao meu gosto, nao ta vazio de mais nem ta duro de mais...Tá 5 estrelas e 3 cometas :)

Isso da pressão "certa" é só pa ter uma ideia, o que conta é o SAG... E é para isso que serve o O-ring do amortecedor...para medir o SAG :) .. A partir do momento que aquilo tenha entre 10 a 20% de SAG, tá fino!

Boas pedaladas!
 

Phalhas

New Member
Boas.
Não gosto muito de me manifestar neste tipo de situações, mas aqui vai.

Caro andrextr, se por acaso um dia deres cabo do amortecedor, depois o que dirás??

Claro que consegues colocar ar no amortecedor com uma bomba normal, mas estás a colocar demasiada pressão e não o "afinas", mas a bike é tua, já te disseram que não o deves fazer, mas tu achas, que como resultou, não precisas de uma bomba para o amortecedor...Ok...faz como entenderes...


Abraço
Rui
 

laropas

New Member
São 40€ ... rodas e suspensões .....

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andrextr

Active Member
Tipo, houve alguem que disse que a bomba dos pneus nao tinha pressão sufeciente para encher um amortecedor, outros já dizem que tem pressão a mais! ......

A pressao maxima do amortecedor é de 17,2 bar! Mas isto é pressao máxima no estado estático, porque quando voces mandam uma porrada num buraco a pressao gerada no amortecedor consegue ser muito maior, por isso é que ele amortece!!....E nao é por isso que rebenta!

Alem disso a bomba dos pneus tem um barometro até aos 10bar, a agulha quando chegou até ai, eu dei mais uma bombada e retirei a mangueira... Resultado, a bike amortecia a descer o passeio, apenas estava um pouco dura (tal e qual como vinha da loja) , retirei um pouco de ar e ficou mais suave, e com o SAG correcto!

Epá OK, tudo bem, ei sei que não é a bomba "indicada" pela marca...Mas quem nao tem cão caça com gato...Ainda por cima isto nao é para tar sempre a encher, enche-se uma vez de longe a longe quando esvaziar! Agora sinceramente, acho que não vale apena sermos tão picuinhas com as coisas, sejamos um pouco realistas!

Pronto, seja como for, respeito as opinioes dos outros, mas sinceramente acho que isto tá a ficar off-topic!
 

Phalhas

New Member
Sim sem dúvida estamo-nos a desviar do tema do tópico...


Eu apenas queria dizer mais "pressão"...em termos de quantidade de ar que não é controlado ( não controlas a "pressão")
Mas :back2topic: tens uma grande bike, em tempos pensei nela, quando ainda sonhava, apenas, som as suspensões totais, ainda era em azul o meu sonho era mesmo a Fuel 95.

Boas pedaladas, e vai sempre postando novidades.

Abraço
 

andrextr

Active Member
Phalhas: ja percebi o que querias dizer..OK! Eu fui agora reteficar uma coisa, e afinal a bomba (para meu espanto) tem no manometro até 16 Bar de pressao!! Por isso é que na altura me custou 50€!! :lol:
Acho que serve perfeitamente para o meu caso, nao é tao rigorosa a medir a pressao, mas pouco importa se tem 10,5 ou 10,6 bar :roll:

OK, eu vou tentar postar mais novidades! Agora vou-me estriar com a bike este domingo no passeio dos Bombeiros de Torres Vedras! Pode ser que consiga arranjar umas fotos pa postar...Nao sei!

Portem-se bem :wink:
 
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