Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
Sim, neste momento estou a usar algo parecido mas é mais dar meio uso a uma corrente na cassete SLX que era nova... para depois acabar de gastar nesta cassete se acamar bem...

De qualquer modo... quer em cassetes ou pratos... quando já não acamam uma corrente nova, só quer dizer uma coisa... LIXO!!!

Mas pronto... vamos ver como se porta amanhã... se portar bem vai para Poios assim no Domingo, senão volto a meter a SLX e pronto... :) que felizmente o São Pedro parece estar a dar tréguas e a seco tanto se sobe com 28 como com 32.. por isso amanhã assim que chegar a casa da volta de treino/teste já saberei.
 

tinric

Super Moderador
Ora bem..

Depois de 39km de teste :) posso dizer que a cassete está perfeita :) eheheh

Afinal basta uma corrente já com uns 1000 km ou assim que começar a entrar a chave 0.75 e ainda tenho cassete...

Para já vai andar assim...

Safamo-nos de boa hoje :) saimos às 7:30... às 9:30 mais ou menos já estavamos em casa... logo a seguir caiu uma trovoada que até só de ver fazia doer :) bolas de gelo com cerca de 1 cm de diametro... só de imaginar levar com aquilo em cima :)
 

tinric

Super Moderador
:D isso é garantido...

Só a ideia de ver lá escrito XTR um dia destes até me dá arrepios :)

Experimentei numa subidita meter a 32... dá a parecer que aquilo assim sobe paredes de tão leve...


Agora não tenho 9 mudanças.. tenho 8 + 1 (que o 32 é mesmo só para casos excepcionais... não me quero habituar a ele :) )
 

Giantfreerider

New Member
Eu assim que os meus pedais chegarem aos 12000kms, mando vir uma prenda para eles...uns eixos em Ti! :)
Tenho é que ver bem, se depois os eixos não dão cabo dos pedais (vindos os eixos da China, não sei até que ponto serão bem maquinados...)
 
D

danielkezia

Guest
Eu estava a falar ter duas correntes e ir alternando entre elas. Tipo 200klm's cada uma!
 

tinric

Super Moderador
Sim Daniel, eu compreendi... quando disse que estava a usar algo parecido com isso é mais no sentido de fazer cerca de 1000 com cada corrente para a poder depois usar na cassete que uso agora... pois depois do mal estar feito já não há remédio... :)

O truque das duas ou mesmo mais correntes é muito prático pois acaba por nunca fazer com que a cassete deixe de acamar ao meter uma cassete nova...

Suponhamos que por norma fazemos 3 correntes por cassete... em vez de comprar uma... usar até ao fim, outra.. e outra... se comprarmos logo 3 e de (não diria 200 em 200 mas 400 ou 500) formos alternando as correntes... a cassete vai acamar sempre...

Senão veja-se... a minha cassete em uso actual a sram 990 não acamou nenhuma de 2 correntes novas que testei... mas esta com 1500 km caiu que nem ginjas...

se em vez de lhe ter gasto uma corrente toda tivesse alternando entre duas ou 3... agora ainda me aceitaria uma nova...

o maior desgaste das cassetes e pratos é provocado pelas correntes demasiado "esticadas" (já em fim de vida) que fazem com que os elos não "casem" tão bem nos dentes.

Na próxima cassete irei usar esse método mais uma vez, mas desta, em vez de ser aos 1000km farei aos 500 ou menos...

Neste caso uso uma corrente nova numa cassete até a esticar para usar na outra cassete... ou seja estou a usar um pouco o contrário... duas cassetes para uma corrente :) eheheh

Abraço
 

elv1s

Member
Pensa assim, o desgaste nem sempre é linear com os kms percorridos. Uma ferramenta para medir o desgaste fica em menos de 10€. É ir medindo o desgaste semanalmente, não custa nada, é rápido e evita destruição prematura dos componentes que normalmente ficam mais caros: pratos e cassetes.
 

tinric

Super Moderador
Sim eu sei e tenho e uso :)

A questão é que já aconteceu em menos de 1000 km uma corrente dar o berro... e quando a medi... já foi tarde :)
 

tinric

Super Moderador
Hoje foi por aqui...

29042012_001.jpg


29042012.jpg


POIOS 2012 muito bom.
 

tinric

Super Moderador
Vem aí um pequeno emagrecimento e uma engorda tremenda :)

Mas tenho a dizer que a engorda na cassete por exemplo valeu o seu peso x10 pois no passeio excelente deste domingo em POIOS... onde algumas "pequenas" e "curtinhas" inclinações.. que quando um gajo pensava que não podia ser mais a subir e ainda mais inclinado... lá vinha uma curva seguida de mais...

agora é pedalar a "época" fora que a "época" de upgrades... desta é que está mesmo a fechar a torneira...

Tenho que salientar que a minha bike é uma máquina... :) nunca me deixou ficar mal até hoje... nunca me deixou a pé em volta nenhuma e tem-se portado lindamente.

Por isso e já que bateu no ponto que era o objectivo da balança... e dado que não e bike de cuidados tratos...

Se a aposta já era na fiabilidade, agora que tenho testados e aprovados todos os componentes que lhe meti...

Tinha apenas os pedais... que desde que meti na ideia que tinha que os trocar... já se sabe... e vai aumentar quase 100gr

E a caixa da direcção que não estou 100% satisfeito com ela... mas na proxima vez que a abrir já vou ver se compreendo o que se passa.

Basicamente ao virar a 90 graus fica presa... já compreendi que é por causa dos "casquilhos" conicos que encaixam nos rolamentos, quer inferior, quer superior, serem de plastico... se ficar pouco apertada fica com folga... se apertar como deve ser faz isso...

Vou ver se lhe monto uns de aluminio a ver se resolve... caso contrário... será eventualmente este o último componente a ser trocado (sem ser os componentes de desgaste) nos proximos loooooooooooongos tempos.

Agora é fazer-lhe outros 16 mil... e aí pensar noutra revisão assim geral :)
 

tinric

Super Moderador
epah... isso é que era...

um colega do nosso clube estava agora a apresentar a ideia de dar a volta à peninsula ibérica... 4mil deles... deverá ser brutal... mas como ainda me falta muito para a reforma... se é que quando lá chegarmos ainda houver reformas...

terá que se sonhar tipo com euro milhoes ou assim para poder fazer uma coisa dessas...
 

tinric

Super Moderador
Boas Phalhas... lé bonita, boa e leve ela é... mas demora muuito t€mpo a montar e eu ando com pouco tempo :)

Mas deixa que eu sei de quem tem uma igualzinha a essa para vender, um dia destes ainda mando um bitaite para ficar com ela :)

Deixa montar agora os pedais, depois vêm os sapatos... depois eventualmente cassete e correntes... e depois... devo pensar nisso...

Mas para já ainda falta algum tempo para isso :)

Abraço
 

tinric

Super Moderador
Bem pessoal...

O ataque às gramas abrandou... mas não está esquecido, assim como o ataque ao aço :)

Por isso:

Antes
IMG_1346.jpg

IMG_1342.jpg


Depois:
IMG_1340.jpg




Não está muito mau :) Ritchey 4Axis 90mm 107gr

Vêm aí mais uns quantos parecidos ... mas o SUB8.5 foi definitivamente afastado pelo que até peço à moderação (se algum de vós espreitar aqui o meu tópico) para voltar a mudar o titulo para "Stumpy HT ALU Sub9"

Explico porquê...

A cassete SLX pesava 220gr.... esta Sram pesa 272.. por muito que meta uma XT a seguir... será sempre na casa das 260gr... por isso ( + 40gr)
Nos pneus meti 90ml de liquido contra 40 ou 50 que tinha na pesagem das fotos de SUb8.5 (+ 90gr)
Nos pedais tirei os EXUSTAR PM25 com eixo Ti com 218 gr para os XTR que lá vêm com pelo menos (+ 90gr)

Agora retirei 12gr aos parafusos do avanço.. (ainda assim brutal, pensava que seria menos)

Vou tirar outro tanto ou talvêz mais nos dos travões... o que de qualquer forma se torna insignificante perante o que foi acrescentado...

E como agora depois do passeio de Domingo a bom ritmo e da prova deste que lá vem já deu para ver que com este set de pratos... cassete 11-28 fica na prateleira... não faço questões de recuperar as 40 gr da cassete....

Nos pneus (liquido) nem se pondera

Nos pedais.. a não ser que os XTR se portem muito mal... serão para durar... por isso 310gr de pedais... são quase 100gr a mais...

Estará na casa dos 8790/8800 gr...

Pelo que o SUB8.5 ... foi bom ir lá espreitar... fui dar uma voltinha na rua com ela assim... e pronto... é possivel e relativamente facil voltar a por lá... mas se faço questões disso!? ... Não! :)

Sub9 é muito bom :)

Abraço e boas pedaladas.
 
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daSilva15

New Member
PALAVRAS SÀBIAS amigo TinRic ;)
ja conseguiste o que querias, agora vai ser mais um modo de te entreter :D
mas essa reduçao no Avanço, foi brutal...
 

tinric

Super Moderador
Obrigado my friend

Sabemos que não se pode ter tudo... e se queremos a bike super fiável a longo tempo temos que sacrificar algumas gramas

São opções...

Agora é a chuva que todos queriam é que anda aqui a estragar as ideias ao pessoal... ela é muito necessária... mas podia ter chovido na altura dela...


Mas pronto... treina-se menos e anda-se mais na lama...

E por falar nisso.. é verdade... se o ralph modelo antigo (o agora rapid rob) era bom... o novo é MAGNIFICO...

provavelmente o melhor pneu do mundo... agora vamos ver o que dura (né daSilva?) concordo contigo... é mesmo um grande pneu...

acho que acertamos na escolha e na altura da colocação pelo tempo que lá vem... porta-se bem em todo o lado nestas condições até hoje :)

Abraço
 
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