Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
Boas
Esta é a minha máquina:
stumpye.jpg


Tenho-a desde Agosto de 2007 e ainda gosto tanto dela como antes (claro que se fosse o novo stumpy carbono gostava ainda mais, mas não me queixo)

Então estou a levar a cabo um projecto sub10 máquina sub70 piloto com uma carteira muito pequena.
A máquina está com pouco mais de 11 Kg e o piloto de 75 já passou a 73 :)
Como o orçamento é muito limitado e tenho obrigatóriamente que trocar algumas peças que apresentam desgaste.
Venho deste modo perguntar a todos, dos seguintes componentes, o que aconselham para tentar ganhar o Kg que procuro.

Cassete: (tenho deore) estou em dúvida entre XT ou SLX
Pedais: (tenho uns shimano PD-M505) estou entre os M540 ou os XT (ou outros) o que sugerem?
O prato de 32 é só trocar por outro e o movimento pedaleiro xt igual
A minha roda de traz com pneu de arame (barato) para desenrascar um corte num outro e acabou por ficar e camara com slime pesa quase 3Kg.
As rodas sao as crosstrail (mas isso não pode ser trocado para já)
Por isso pedia ideias e ajuda para cassete, pedais, pneu trz... e mais qualquer coisa em conta para uma carteira pequena.

De resto tenho a FOX RL90
Pedaleiro XT
Travões juicy 7
Mudanças Lx (frt) X0 (trz) manipulos X9
Corrente Xt
Selim, espigão, avanço, guiador... É tudo de origem excepto as rodas que troquei logo em loja quando comprei.

Abraço e obrigado por toda a ajuda que queiram dar.
 
Last edited:

Giantfreerider

New Member
Ora bem, com cerca de 130euros comprava:
- Pedais exustar pm-25 (têm o mesmo sistema de encaixe da shimano e pesam 280gramas por 50euros);
- Cassete, se te sentes com força, ia para uma slx de 28 dentes, que pesa 240gramas e anda pelos 35 euros;
- Pneus, kenda karma para a frente e small block 8 para trás, cerca de 30euros o par (o par costuma ficar abaio de 1kg...);
- Depois comprava liquido notubes, que anda na casa dos 14euros e convertia os pneus para tubeless.

É a minha opinião!;)
Cumps

P.S. Não deve é chegar ao quilo que desejas tirar...mas dependendo do peso dos teus pneus, deve ficar próximo das 700gramas de redução de peso.
 
Boas!
Podes também com coisas simples tirar algum peso...isso eu fiz:
- tirar as tampas dos manipulos
- trocar os punhos por uns mais leves (bontrager)
- se tiver cornos, esperimenta tira-los

Um abraço.
 

pimentoski

New Member
das sugestões do giantfreerider acrescento o seguinte:

- nos pedais é verdade, o exustar são leves mas pelos vistos os rolamentos vão acabar por avariar... devem durar um ano se só andares ao fim-de-semana (pelo que tenho lido, não tenho nenhuns). Se quiseres shimano não tiras quase peso nenhum e os 540 são iguais aos XT, não vale a pena comprar os XT...
- cassete, se não tens andamento para 28 dentes podes comprar a XT por volta de 50 euros e pesa 261 gramas, também podes converter a tua pedaleira em 2x9 com 26-40 ou 28-42 da specialite, em relação aos pratos de origem tiras 100 gramas.
- pneus/liquido, as tuas rodas sendo tubeless podes aproveitar para tirar peso, muitas pessoas usam os karma e os small block, não os conheço por isso não posso comentar

acrescento:

- uns upgrades KCNC e tiras também muito peso nomeadamente no avanço, espigão e volante.
- o selim se o trocares por um SLR ou mesmo um da Specialized deves tirar 100 gramas talvez
- outra sugestão é trocares os discos, esses parecem os originais da avid, metes uns ashima de 160/140
 

TeXaS

Member
Boas. De tudo o que foi dito acho que so ha mais o selim a indicar, parece-me pesado! Se mudares tsmbém, avanço, espigão e guiador por uns KCNC também ganhas umas boas gramas!

Pimentoski, ao mudar a pedaleira para 2X9 e a cassete abaixo dos 32 dentes não vai haver problema com os esticadores?

Abraço
 

Kamoes

Active Member
Amigo, aconselho a trocar o espigão e o selim... só aí vão umas boas gramas! Esse espigão pesa chumbo. :mrgreen:

Depois guiador e avanço.
...

Mas como isto ainda envolve uns bons €€'s.. eu punha os pneus em Tubeless.

Que pneus tem a bike?

Abraço ;)
 

pimentoski

New Member
Texas passar para 2x9 com cassete abaixo de 32 (normalmente é 28) é preciso ter muita pedalada, porque com 26-40 à frente por exemplo e só com 28 atrás algumas subidas ficam muito complicadas. Mas tecnicamente não há problema, na pior das hipóteses só tinhas de tirar alguns elos para a corrente ficar com a medida certa. Mas o aconselhado para 26-40 é cassete 11-32, e para 28-42 é cassete de 11-34. Depois depende da força que tens nas pernas...
 

TeXaS

Member
Sim isso eu sei, so estava a ver porque pensei que podia haver problemas com o trabalhar dos desviadores!
E como quero tirar peso na minha resolvi perguntar como funcionava, mas vou so para ja meter uma cassete xt 32 com o tempo se me for sentindo inspirado trato de redudiz mudanças!:p


Sorry :eek:fftopic:

Abraço
 

tinric

Super Moderador
Ora bem, com cerca de 130euros comprava:
- Pedais exustar pm-25 (têm o mesmo sistema de encaixe da shimano e pesam 280gramas por 50euros);
- Cassete, se te sentes com força, ia para uma slx de 28 dentes, que pesa 240gramas e anda pelos 35 euros;
- Pneus, kenda karma para a frente e small block 8 para trás, cerca de 30euros o par (o par costuma ficar abaio de 1kg...);
- Depois comprava liquido notubes, que anda na casa dos 14euros e convertia os pneus para tubeless.

É a minha opinião!;)
Cumps

P.S. Não deve é chegar ao quilo que desejas tirar...mas dependendo do peso dos teus pneus, deve ficar próximo das 700gramas de redução de peso.


Boas.
Sim o orçamento andará mais ou menos por esses valores (no máximo) os pedais como tenho os 505 que segundo consta pesam 415 gr os 540 (350 gr) na casa do moesmo preço iria para os pm-25 sim que ainda sao 70 gramas se ou seja so nos pedais seria 135 gr.
A cassete em principio estaria no mesmo 11-34 (estou fraquinho para 28 dentes apenas :))
Os pneus agrada-me bastante o da frente, o de trz.. seria de experimentar (acho-o com pouco rasto, mas o pneu que mais gostei até hoje foi o high roller e também não tinha assim um rasto muito alto e achei-o muito bom (duram é pouco)
Converter a tubless é uma ideia, mas teria que trocar os dois pneus já e para já, cassete, movimento pedaleiro e prato de 32 são a prioridade.

Já agora aproveito para informar, a bike com terra e tudo esta com 11,2 Kg, a roda de trz completa (2,5 kg), a da frente completa (1,5 kg) creio que a maior redução de peso passará mesmo pelas rodas...
 

tinric

Super Moderador
Boas!
Podes também com coisas simples tirar algum peso...isso eu fiz:
- tirar as tampas dos manipulos
- trocar os punhos por uns mais leves (bontrager)
- se tiver cornos, esperimenta tira-los

Um abraço.

Boas,
que tampas dos manipulos falas?
punhos, sim, também uma ideia (quanto se poderia ganhar em peso nos punhos, será que justifica? Estou a tentar reduzir de 11 para 10 kg...)
os avanços do volante, não tenho
 

tinric

Super Moderador
das sugestões do giantfreerider acrescento o seguinte:

- nos pedais é verdade, o exustar são leves mas pelos vistos os rolamentos vão acabar por avariar... devem durar um ano se só andares ao fim-de-semana (pelo que tenho lido, não tenho nenhuns). Se quiseres shimano não tiras quase peso nenhum e os 540 são iguais aos XT, não vale a pena comprar os XT...
- cassete, se não tens andamento para 28 dentes podes comprar a XT por volta de 50 euros e pesa 261 gramas, também podes converter a tua pedaleira em 2x9 com 26-40 ou 28-42 da specialite, em relação aos pratos de origem tiras 100 gramas.
- pneus/liquido, as tuas rodas sendo tubeless podes aproveitar para tirar peso, muitas pessoas usam os karma e os small block, não os conheço por isso não posso comentar

acrescento:

- uns upgrades KCNC e tiras também muito peso nomeadamente no avanço, espigão e volante.
- o selim se o trocares por um SLR ou mesmo um da Specialized deves tirar 100 gramas talvez
- outra sugestão é trocares os discos, esses parecem os originais da avid, metes uns ashima de 160/140

Boas,

nos pedais já fico com dúvida outra vez, é que os velhinhos 505 têm 10 mil km em cima e ainda estão lá para as curvas... (pesam que se fartam, mas mudar de pedais de 6 em 6 meses... não me parece ... seriam os 540 sim, pois os xt so são mais bonitos...)
a cassete sim ou SLX ou XT conforme o orçamento total pois sao só 30 gramas de diferença e uns 15 euros e pelo que tenho lido não há assim muita diferença entre elas, mas desconheço a diferença na prática
Os pratos... para já ainda tenho que ir ao 22 de vez em quando ... quando for lá menos vezes troca-se para dois, mas tenho por aqui umas subidas lixadas... :)
O tubeless parece ideia generalizada, terei que a levar em consideração... os proximos pneus serão tubeless garantidamente (nem que seja só para ver a diferença)
O teu acrescento, sim senhor a ter em conta, mas mais à frente. Quantas gramas se ganhariam na troca dos discos? Os meus sao os origem avid sim.

Abraço e obrigado.
 

tinric

Super Moderador
Amigo, aconselho a trocar o espigão e o selim... só aí vão umas boas gramas! Esse espigão pesa chumbo. :mrgreen:

Depois guiador e avanço.
...

Mas como isto ainda envolve uns bons €€'s.. eu punha os pneus em Tubeless.

Que pneus tem a bike?

Abraço ;)

Sim o espigão sei que pesa, mas 100 euros por um espigão... para já está fora de questão (que espigão bom e barato se sugere?) O banco também, mas isso para outras nupcias.
Os pneus à frente é o de origem da specialized (fast trak lk 2.0) o de trz é um cancro qualquer que comprei na loja que estava aberta quando rebentei o outro e acabou por ficar (made in china CHENG SHIN TIRE 1.95 (nao podia se mais made in china :) mas gosto de como se comporta... deve é pesar um Kg :)

Abraço e obrigado
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Isso dos Exustar é treta!

Eu tenho uns com um ano, e até agora, 0 problemas!

No início do Inverno passado abri-os e troquei-lhes a massa que tinham dentro.
Daqui a pouco tempo irei fazer outra vez a mesma coisa.

Até agora 5*!
 

tinric

Super Moderador
Só uma questão, eu tenho discos avid origem 160/160, para meter 140 atras tenho que mudar o apoio da bomba ou o que tem que se mudar?
Já agora que discos se aconselham? Peso e euros??

Outra coisa das cassetes 11-34 para 11-32 o que se ganha, além de mais um bocadinho de musculo na perna? :)

Obrigado
 

tinric

Super Moderador
Isso dos Exustar é treta!

Eu tenho uns com um ano, e até agora, 0 problemas!

No início do Inverno passado abri-os e troquei-lhes a massa que tinham dentro.
Daqui a pouco tempo irei fazer outra vez a mesma coisa.

Até agora 5*!

Então entre os Shimano 540 350 gr 46eur ou esses que segundo consta rondam os 50 euros... aconselhas esses?

Gracias
 

Kamoes

Active Member
Os exustar.

São mais leves, mais finos e muito mais bonitos.

Shimano faz pedais bons e muito fiáveis... não importa o peso... mas sem serem os XTR, são todos feios!

Abraço ;)
 

Giantfreerider

New Member
Eu conheço colegas que usam os exustar e até agora não tiveram problemas... mas que os shimano são os verdadeiros tanques de guerra, lá isso são!;)
Quanto ao apoio para o disco de 140mm atrás....o apoio é o mesmo que se utiliza para a frente, ou seja o apoio de 160mm para a frente, serve de apoio para trás para discos de 140mm.
E por fim, quando dizia para converter para tubeless, era mesmo converter as jantes (mas parece que as suas já são tubeless) e comprar o liquido notubes para converter uns pneus novos normais em tubeless!;)
Cumps
 

pimentoski

New Member
os discos originais 160mm se forem iguais aos meus pesam 117 gramas cada, os ashima pesam 82 e 70 gramas aproximadamente. e custam cerca de 15 euros cada...

link sobre os exustar: http://www.forumbtt.net/showthread.php/18462-Pedais-Exustar-PM25?highlight=exustar

outro link: http://www.forumbtt.net/showthread....s-Exustar-pm25-com-Folga/page2?highlight=pm25

giro que um user no tópico de cima diz que os pedais são bons, no outro pede ajuda porque tem folga... não percebo.

outro: http://www.forumbtt.net/showthread....-quais-comprar?p=497080&viewfull=1#post497080
 
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