Confirma-se que os travões X0 "parece" que trazem pouco óleo de origem e as pastilhas de origem são leves (têm as "chapas" de aluminio) mas parecem manteiga...
Ao fim de 2500km certos... as pastilhas já foram e mesmo no fim de meter novas achei que a afinação do afastamento das pastilhas ao disco devia dar para ficar mais próximo.
Explico,... no máximo de afastamento podia apertar a manete até bater no punho que nem sequer tocavam as pastilhas no disco. No mais próximo possivel, onde já devia ficar a roçar " digo eu" ainda dava bastante folga de travagem...
Então foi acrescentado oleo e alem de parecer que os travões ficaram mais "duros" e "secos" já tenho afinação como deve ser.
As pastilhas.. tenho usado sempre organicas... mas à frente antigamente usava as metálicas e em principio voltarei a usar... perde-se o "poder quase travar a fundo com o da frente em segurança" pois ficará mais brusco... mas com este set de pastilhas jagwire organicas e disco ashima 160 para fazer éguas tenho que fazer por isso... e gosto que o travão da frente fique com "brusquidade" suficiente para se for a fundo e travar "como deve ser" faça égua "progressiva" e controlável, claro.
Então, ao fim de 2500 km o que tenho a dizer destes travões X0, além de serem os melhores, em todos os sentidos, que já experimentei... têm muita margem de manobra para tudo e mais alguma coisa. São leves quanto baste.
Agora com os parafusos titanio que lá vêm para eles, o par, já com todos os parafusos e adaptador IS/PM 140 traseiro ficarão abaixo das 450gr
O tacto e dimensão das manetes nas mãos é excelente
Em comparação com os XTR por exemplo, são menos bruscos, diria que as manetes dos XTR são mais "confortáveis" e dá mais vontade de usar... mas estes X0 têm qualquer coisa eu não sei bem explicar...
Se os recomendaria!? Ainda à 2 semanas teria duvidas entre recomendar X0, XTR ou R1 (estes últimos nunca experimentei), pelos motivos que refiro acima quanto à afinação.
Mas hoje sim...
Se os voltaria a comprar em comparação com os outros!? Sim.
Além de travarem como deve ser... conseguimos segurança e ao mesmo tempo controlar a travagem com potencia e sem fazer derrapar as rodas.
Amanhã derradeiro teste ao homem e máquina... vamos ver como nos portamos... mas meto mais fichas na máquina que no piloto
Abraço e boas pedaladas.
EDIT: Duas fotos do "treino" de hoje