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tinric

Super Moderador
Obrigado pessoal

Tenho andado com o tópico mais "calmo" que o t€mpo está de chuva :)

Mas em principio ando aqui em negociações com o pai natal, ainda não sei se estrará uma SID (mas para isso terei ainda que vender a minha fox... e não sei)

Em principio virá um X9 para a frente que os X0 estão muito caros e o meu velhinho LX agora com muita lama e afins... às vezes tenho que "empurrar" o manipulo das mudanças com a palma da mão... já o desmontei, limpei e lubrifiquei todo, mas acho que já está a dar as últimas...


Quanto à roda (cubo da frente) agora já com 500km em cima, parece-me aprovadissimo.

Já a roda detrás foi um raio à vida no sabado e ao tentar dar um jeito para andar no domingo, parti outro... noto agora que se esacapou algum liquido dos pneus para dentro do aro e as cabeças dos raios das crostraill estão "coladas" ao raio, assim.. ao tentar rodar algumas simplesmente partem logo junto à cabeça... tenho tirado alguns para meter um bocadinho de oleo... pois já vi que desde que se escapou um bocado de liquido quando no aro, junto à valvula amolgou um bocadinho por dentro e tinha perdas de ar (e pelos vistos mais liquido que o que eu pensava por ali...)


Os cotonetes é mesmo assim.. temos que nos desenrascar :)

E funciona... mas já ando a "inventar" um sistema com afinação para prender às escoras e ir apertando para afina mesmo ao mm :)

Abraço e boas pedaladas
 

tinric

Super Moderador
Não sendo novidade pois alguns já sabiam... venho apresentar o ultimo upgrade foi uma grande surpresa a nivel de peso...

Só tenho a dizer isto:

Antes:
18122011002v.jpg


Depois:
dsc08730y.jpg


Antes:
18122011.jpg


Depois:
dsc08728w.jpg


Com fitas pois as anteriores tinham "fitas" definitivas e sem valvulas nem chavetas... (468 gr a menos... é muita fruta)


Levaram logo uma manutenção 0km para ver o funcionamento ...
dsc08765i.jpg

dsc08767b.jpg

dsc08761j.jpg

dsc08760ch.jpg

dsc08770a.jpg

dsc08775m.jpg



Resultado final
dsc08808l.jpg

dsc08809y.jpg


Estimam-se 9417 gr... tendo levado 80 gr de liquido por roda.. prefiro a mais que a menos :)

Fotos na balança logo que for possivel, que em principio ainda antes do fim de semana leva outro upgrade, mas será de funcionamento... no máximo tirará umas 5 ou 6 gr.

A ver vamos.

Aros ZTR+A2Z+SAPIM LASER

Digam ai de vossa justiça.
 
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klaser

Well-Known Member
E mais uma perguntinha tinric,tb comprei umas alpine mas com novatec,devo receber essa semana, é fácil nesses aros encher pneus normais de kevlar ?
 

huppy

Member
Ainda estão umas boas rodas sem duvida!
Mas atendendo ao que aconteceu as CrossTrail achas que essas vão aguentar muito tempo?

Abraço
 

tinric

Super Moderador
Boas a todos

obrigado pelos coments

encher os pneus... :) uso sempre o mesmo "truque" ... meto ajax em toda a volta do pneu na parte que vai encaixar no aro... entra facil e seca rápido... até agora tem funcionado 5 estrelas

lembrei-me de meter o pneu todo e ao meter ainda se via um bocadinho da fita amarela do aro... dei 3 bombadas com a bomba de mão vertical... encheu :) dei mais duas ou três bombadas... tack, tack, tack... pneu no sitio, cheio sem liquido...

como dos dois pneus desmontados tinha liquido para um... no da frente meti logo o liquido... 3 bombadas... cheio... mais 4 ou 5 ... tack, tack... no sitio e vedado...

Achei a parede mais baixa e com menos "rebordo" que as trail pensei que fosse dar mais trabalho a encaixar e vedar... muito pelo contrário... it's the evolution :)

hoje de manhã tinha o de trás despejado ( o que não tinha levado liquido ) dei 4 vezes bomba ficou cheio... ao fim da tarde quando cheguei do trabalho, dei mais umas bombadas, montei na bike e fui até a casa do meu "sócio" onde temos o liquido... abri uns cm do pneu... levou duas seringas e meia de notubes... e vim para casa montado nela :)

Nunca me tinha sido tão facil encher pneus convertidos... tá bem que eles já estavam montados assim nas outras rodas... e já tinham levado liquido... mas impéc.


Quanto à resistencia huppy.... só o tempo o dirá... mas também te digo... na bike anterior e na minha "juventude" mais rebelde tinha uma rockshox duke que mais tarde deu origem a às pike e umas crossland... nunca tive problemas...

Depois passei para uma fox e umas trail... e digo-te o peso diminuiu, mas a minha "brutidade" a andar também... provavemete a resistencia também diminuiria, mas não acho que isso seja verdade...

A nivel de problemas não considero que tenha sido da minha forma de andar ou de alguma fragilidade do material... são coisas que podem acontecer, se fosse nos primeiros dias diria que seria de uma das duas coisas... mas assim, como nada dura para sempre... o tempo o dirá... não a vendi por alguma falta de confiança ou qualquer motivo que não a redução de peso...

Claro que quase meio kg a menos me deixa algo "desconfiado" nos primeiros tempos.. mas peso 67-69kg, "sei andar" relativamente bem no meio dos obstáculos ao ponto de achar que se calhar sofre menos o material nas minhas mãos do que em algumas que se pensa o contrário mas depois são 80 ou 90 kg de força bruta sempre a bater em todo o lado, se me faço entender..

Por exemplo a minha fox da última vez que veio da fox, com retentores, oleo tudo mudado... vinha "pior" que quando para lá foi, eu acho..

Desta vez parece-me que vem melhor que nova a nivel de funcionamento... e se não a vender entretanto vou ficar com ela para mais uns km...

Agora é ver dos travões, e suspensão e se tudo correr como espero vamos para sub9...

O resto o tempo o dirá... como em tudo na vida :)

(desculpem o testamento)

Depois posto analise... se bem que me pareceu numa primeira abordagem que estas ródas têm muito mais rigides e que a pedalada "rende" mais... e contráriamente ao que pensei ao testar com elas na mão... rolam e rolam...

Serão estreadas este sábado na nossa volta de natal pelo PNSAC... confesso que vou um bocado a medo... mas se as podium aguentam com gajos no limite do seu peso... estas não hão-de aguentar comigo :) ?!?!

Quando é que lá vamos outra vez, huppy? :)
 

tinric

Super Moderador
por esquecimento no anterior, daSilva, rotativos, não obrigado... os 2 pratos para já também não...

apenas se ponderam um x0 para o lugar do juicy7 e uma durin race ou uma sid para o lugar da fox ( e devo arrempender-me depois desta última mudança) mas irá só por si assim para sub9 pelas minhas contas...

mas agora quero mete-la em cima da balança para ver o real que isto do excel mesmo com fundamento real... nem sempre bate certo...

se bem que na minha balança labrisca :) já acusa sub 9... como ela rouba 200gr aos 5 kg... o excel não poderá andar muito longe da realidade..

Abraço
 
Belas gramas que foram retiradas! ;)

Porém, os relatos que oiço em relação aos a2z não são os mais animadores... Agrada-me o facto de ter 5 linguetes (ao contrário dos 3 dos Novatec), mas tenho muitas dúvidas da sua colocação no próprio eixo e não no cepo...
 

tinric

Super Moderador
isso é como tudo..

vi umas fotos de um novatec desfeito, com os linguetes todos partidos e o cepo numa miséria... mas a questão é.. como é que aconteceu!? o que se fez ou não se fez para acontecer assim?
 
Boas penso que com o teu peso nao terás problemas nenhum com as rodas, conseguiste tirar um bom peso á bike e ficou muito bem. depois com o tempo seco e outra configuraçao de pneus talvez tires mais algum peso.

Cumps
 

tinric

Super Moderador
Problemas posso ter..

Basta considerar que no outro dia por sorte ao tirar a suspa para mandar à direcção me lembrei de ver como estavam os rolamentos da caixa..

O de baixo, simplesmente não rodava.. sorte a de ter muita massa à volta que talvez tenha evitado mandar a caixa à vida... demontei, limpei com wd40 até brilhar e andar soltinho, limpei bem, sequei, meti massa nova, fechei... e está novo.


Desengane-se quem pensa que as coisas duram para sempre, e mais ... sem manutenção :)

Mas com isto tudo... só escrevo, escrevo... e não pedalo nada :)

Amanhã já dou uma voltinha pequena (uns 20 ou 30 km) que é para fazer o aquecimento para sabado :) que ai sim.. será a estreia oficial ... depois lá para Domingo ou 2ª logo faço uma analise das rodas e se se sentiu a redução de peso na bike :)
 

PenduluM

New Member
Boas tinric, posso saber que fita usaste para converter esses Alpine?

Quanto á suspa Durin all the way! Eu tenho SID neste momento e não recomendo a ninguem, depois de vir de uma Magura parece que ando de forqueta...
 

tinric

Super Moderador
lol eu gosto das suspas mais duras e secas, logo talvêz me adaptasse às sid... mas isso ainda se está para ver, pela suspa se calhar espero por uma sid2012 se for para a sid, que dizem já trazer a ponte entre braços mais larga.. que as de 2009 a 2011 dizem que algumas por vezes empenam..

a fita já vinha, como comprei em loja fisica só me preocupei em chegar lá, deixar o guito e trazer as rodas e a factura (pois é de loja de conhecido) nem perguntei se já vinham assim de fábrica.. acho que sim pois os raios dão direito a autoculante no aro e tudo.. é uma montagem que já vem assim...

de qualquer modo é uma fita amarela, não é a da joe´s isso sei (não sei se será notubes)
 

PenduluM

New Member
A questão não é a SID ser dura ou seca, eu usava a minha Magura com muito mais pressão do que a indicada para o meu peso pois tambem não gosto da pedalar em pé a ter a suspensao sempre a bombear. A questão é que a SID seja com que pressão for tem metade da sensibilidade da Durin, com a SID 50% das irregularidades que a Magura ia absorver dão direito a pancada na guiador.

Muitas das vezes ando com a SID bloqueada pois andar bloqueado ou não acaba por não ser grande diferença...

Eu não me adapto ao funcionamento da SID, pode ser problema meu, mas nas pressões que gosto de utilizar a SID é uma autentica forqueta!
 

daSilva15

New Member
tambem nao é bem assim PenduluM, pois eu tenho uma SID e embora nao tenha Magura, estou farto de andar em muitas, e todas as maguras sao muito esponjosas é verdade, quanto a leitura, a SID é mais seca a ler o terreno, mas para competiçao penso a SID ganhar em relaçao a magura, pois torna-se esponjosa de mais..
Mas TINRIC nao te aconselho a SID, a minha com cerca de 1ano e pouco, ja está a perder cor nas bainhas.. enfim... a minha marzochi de 2004 todos os dias anda, e está como no dia que a comprei!
se fosse a ti MANITOU ou entao a MAGURA!
 

tinric

Super Moderador
Obrigado pelos coments.. mas olha.. agora até estou mais inclinado para trocar os travões primeiro.. não é que eles precisem ser trocados, mas meti na cabeça que isto chega a sub9... agora é ver o peso real... e ver o que sai primeiro... deixa ver como corre ai o Natal :) e depois é pedir ai ao pessoal para ir à secção das vendas dar uma ajuda a despachar o que falta trocar :) eheheh

Mas a suspensão vem tão afinadinha agora da revisão... e curiosamente.. acusou 1635 com aranha.. quando na pesagem anterior pesava 1674 :) emagreceu umas 40 belas gramas :) eheheh
 
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