Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
Fui fazer uma rodagem para a estreia das rodas para amanhã... (30km"zecos")

a primeira impressão é que são mais rijas, menos torção lateral diria... embalam bem e de resto... saí um bocado a medo... mas ao chegar a casa já nem me lembrava delas...

tive agora foi um pequeno dissabor... tinha o desviador da frente na caixa do correio.. vou para o ir montar... tive o cuidado de perguntar antes de comprar se era 34.9 e cabo de puxar por cima... dizem-me que sim.. e afinal é de puxar por baixo... só me calham é duques ...
 

klaser

Well-Known Member
Ganda aza tinric...Eu hoje fui dar uma voltinha,no regresso abro a caixa de correio e tinha um aviso da transportadora a dizer q não tinha ninguém em casa...ahhh !! Toca a ligar e descobrir o motorista,ele ainda tava em Guimarães,consegui "caçá-lo" num restaurante..abriu a carrinha e lá tava a caixa com as minhas rodas...Fiz a encomenda em outra loja de um pneu,do líquido notubes e da fita amarela,ainda não chegou nem deve chegar,não vai ser desta que monto as rodas....
Pra fazer como tu,revisão aos 0kms,tentei abrir o cubo com 2 chaves allen 5,super fácil,e não é que aquilo não abre de jeito nenhum ?
Agora no Natal é ficar a olhar pra elas,não são tão leves como as tuas devido aos novatec,ficaram em 1380g o par....
 

tinric

Super Moderador
Bem bom.. eu por mim esperava que elas até achava que as minhas iriam acusar mais de 1400.. quando as pesei até fiquei parvo...

mas 1330 ou 1380 também não é por ai... também andei 2 dias a olhar para elas :) eheheh depois damos mais valor :)

não sei se nos novatec não é preciso depois uma chave 10 tambem ou se era nos antigo a2z... estes é só puxar :) esquisito mas ya...

Agora ainda por cima parece-me que deixei escapar um outro negocio do desviador... agora fico a "olhar" para ele... há com cada um..
 

tinric

Super Moderador
Bem pessoal depois de uma boa dose de estreadela :)

agora com 163 km as rodas estão impecaveis

ia no grupo um colega com umas iguais que diz terem já mais de um ano e zero problemas... mas ao fim estava a dizer que assim não devem durar muito.. nem estas nem nenhumas :) não compreendi o que ele queria dizer :) duram pois :)

abraços Boas Festas e Feliz Natal a todos.
 

tinric

Super Moderador
Boas


as ZTR ALPINE não são tubeless de "origem" levam fitas para ficarem tubeless
as minhas já vinham montadas com uma fita amarela que julgo ser da notubes... outras levam uns kits da joes ou da notubes que é um kit de borracha já com a valvula incluida e tudo,...

as minhas diria que vêm "de fábrica" assim

foi so meter o pneu e mesmo sem liquido nenhum (para experimentar) vedou e aguentou horas...
 

klaser

Well-Known Member
Pois é tinric..eu montei semana passada as minhas alpine ZTR e fiquei realmente surpreso com a facilidade de encher um pneu comum de kevlar nesses aros..Era um Kenda Karma e outro SM8...Foi só meter o compressor e encheu,tac tac,pneus no sítio e sem líquido aquilo se aguentava um bom tempo...Depois claro,abre o pneu,toca a meter líquido e de novo foi na hora encher...A "espuma" que fez foi pouca,alguma no talão do pneu,nas bordas nenhuma,esperava mais poros num pneu kevlar comum,até meti 80ml em cada pneu esperando que deitasse mais fora....
Deixei os pneu a "descansar" 1 dia,agitei,mudei de lado,nada de perdas de ar...No final do trabalho,vou ver os pneus e tão lá rijos,mas percebo uma tremenda asneira que fiz,não sei como montei o SB8 no sentido contrário !!Pensei,pneu seladinho e agora vou lixar tudo,nem compressor em casa tenho,ganda burro...
Mas as coisas tem de ser feitas direitas,lá abri o pneu,saquei o liquido com uma seringa,inverti o sentido,voltei a meter o líquido...Sem compressor,se ao menos tivesse uma bomba de pé,é que a de mão não dá pensei eu,ao mesmo tempo que ia metendo a mesma no pipo,em desespero...Umas bombadas e aquilo encheu,tac-tac,pneu no sítio,com uma reles bomba de mão !!
Respondendo ao costaricardo,eu diria mais,os aros ZTR não são tubeless de raiz,mas são fabricados para trabalhar tubeless com as fitas e mais,aí o mais importante,acho que são os únicos aros que o fabricante já os faz com o objectivo de serem montados pneus normais convertidos(há pneus não recomendados),devido ao desenho do mesmo.Eu tinha certa desconfiança em aros e pneus convertidos,mas esses ZTR dão muita confiança. Quinta-feira fui treinar sozinho para estrear ar rodas e nem câmara levei de tanto q tava a confiar (mas não façam isso) e ontem fiz uma volta a sério,cheia de descidas com pedras,primeira vez a usar esse sistema e não tive receio por nenhum minuto..
E o resultado de tirar peso numa zona assim tão crítica,como é a exterior das rodas,nota-se muito bem.
Desculpa ocupar esse espaço.
 

pimentoski

New Member
ZTR quer dizer Zero Tube Rim, em português "Aro com zero câmaras de ar", os aros estão preparados e tem flancos para serem usados em tubeless mas claro que é preciso a famosa fita porque por uma questão de peso (e maior compatibilidade dos raios) as ZTR tem os aros furados...

Por isso algumas rodas quando são convertidas com a fita podem não ter um resultado tão bom como as ZTR que foram desenhadas para serem tubeless depois da fita.
 

klaser

Well-Known Member
Acrescento; Quando instalei as fitas (original fita amarela notubes),fiquei com um pouco de receio,pois ela não é tão maleável como as power tape que andam por aí e tampouco tem a cola muito forte...mesmo a puxar com força,é normal na parte funda do aro (meio) aquilo não ficar bem "espalmado" no aro.Mas fiz o que recomendam e eu passo a rocomendar: antes da aplicar a fita,com uma lixa bem fina lixar o aro todo onde vai levar a fita para preparar a superfície,e limpar bem com álcool ou outro desengordurante,deixar secar bem...Depois,eu montei os pneus com câmara e deixei estar por 1 dia,talvez não seja necessário tanto tempo (falam em 30min) mas o resultado foi a fita ficar toda uniforme colada ao aro,o que só com a mão é impossível...
 

tinric

Super Moderador
klaser... que nunca mais faças isso ... :) pedir desculpa por "ocupar" aqui o espaço ... :) este espaço não é meu... é nosso e só tenho que agradecer o contributo que todos têm dado a este "meu" tópico como a todo o forum....

em breve... espero que muito em breve... muitas novidades.. leves novidades... mais leves :)

As minhas rodinhas, agora com uns 250km... cada vez gosto mais delas... aquilo sente-se mas sente-se bem o peso...

Exactamente uma mesma voltinha de 100km que sobe Figueiros, Montejunto... da última vez à umas semanas com as trail...
subi em 1ª, 2ª, ontem com as novas... 4ª, 5ª e sem grande esforço (diria que menos até que no outro dia e não tenho treinado nada)

Impec.. mesmo.

abraço e bom ano a todos já agora...
 

tinric

Super Moderador
Neste momento a minha aluminica está mais leve que nunca :)

mas só tem montado o espigão e selim, movimento pedaleiro e caixas de direcção :)

dado que vêm ai uns componentes novos :D acabei por desmontar o pouco que já faltava para limpar tudo ao pormenor para depois ir à forca (balança :))

noto que as roldanas já estão a dar o berro... mais coisa menos coisa lá para o fim do inverno tenho que investir numas novas... mas também e por culpa das lavagens à pressão naquela zona para tirar o lixo maior... os rolamentos estão todos "f..." e de volta e na volta tenho que os abrir "lavar" com wd40, limpar, secar meter massa nova... mas pronto

os pedais PM25 estão já com uma folga relativamente considerável. Não se sente em andamento mas já têm... ando a pensar, depois de ter "roubado" uma boa ideia ao Nozes... antes de os mandar à vida deles, comprar um par de rolamentos 10x15x4 e mandar os eixos a um torneiro desgastar o sitio onde não tem rolamento para dar para meter um destes... o restante fica a servir de batente e presumo que a funcionar será uma opção a considerar (terei só que ver se não fica fino ou fraco demais o eixo.. salvo erro acho que serão apenas 2mm a menos se tanto..)

o movimento do lado sem os pratos tende sempre a ganhar mais lixo por isso desta vez e dado que o outro estava impec... só abri, limpei e lubrifiquei o do lado esquerdo

de resto foi o mesmo para a caixa da direcção e rolamentos... ficou tudo limpinho e lubrificado.

O desviador de tras foi todo limpo ao pormenor também.... e o da frente saltou fora ... vem lá um novo para substituição :) qual será!? eheheh (finalmente)

As rodas têm neste momento uns 250km estão como seria de esperar impec e levezinhas :) muito

O "cockpit" só tem os manipulos das mudanças... pois é os travões também vêm a caminho :)

A suspensão também foi dar uma volta e vem ai outra...

Com isto tenho todos os rolamentos limpos e lubrificados e de boa saúde ... e vêm aí os componentes para susbstituição dos poucos que restavam dos de origem :)


Não é novidade para alguns, mas deixo um bocadinho a curiosidade no que lá vem... (não sendo dificil adivinhar)

Desviador frente ?
Travões ?
Suspensão ?

Levou as rodas o mês passado... :D vou ficar com uma bike nova

Já agora alguém arrisca aí nos 3 componentes? que ainda ficam de origem no quadro :) eheheh ?!

E no peso final? que vou conseguir com isto... nem eu tenho a certeza (ando num intervalo de quase 200 gr... como é que pode??)
 

tinric

Super Moderador
Já agora uma ajuda para se alquem quiser mandar um palpite :) ela estava com uns 9450gr (relativamente estimadas ao trocar para as rodas novas)
 
Boas eu apostaria numa sid ou magura.
E talvez fique com menos de 200 gr nesses componentes arriscaria as 9200 gr no fim das trocas todas.

Cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
Pois assim não é lá muito fácil agora que penso nisso... se bem que alguns já sabem o que aí vem ...

Suspensão antiga (1674 gr) -> nova (? 1460 gr ?)
Travões antigos (600 gr) -> novos (420 gr ?)
Deviador frt antigo (160 gr) -> novo (140 gr)

Os pesos antigos são reais os novos são os apresentados pelo fabricante...

(Espero não apanhar nenhuma desilução na balança :) eheheh)
 

tinric

Super Moderador
Ora bem

Agora está assim...

04012012.jpg


Andei a investigar a folga dos pedais e a possivel solução mas parece-me dificil e arriscado...

Passo a explicar a ver se alguem tem conhecimento ou alguma ideia..

O eixo do pedal tem 12mm.. para caber um rolamento tem que ser desbastado para 10mm
o eixo é oco por dentro até exactamente onde acabaria esse desbaste (que serviria de batente para o rolamento)
O buraco por dentro do eixo tem 6mm
o que daria apenas uma "anilha" de 2mm de espessura exactamente onde acaba o oco do pedal e o desbaste para caber um rolamento...

A mim parece-me muito arriscado e o mais certo é acabar por ceder e partir o eixo...

o que acham?

04012012010v.jpg


Uma foto dos eixos... (pois não me lembro quem .. andava a pensar em meter os de titanio para reduzir peso... fica o peso)

Ando aqui a estudar outra solução para tirar a folga com umas anilhas de borracha duras e massa... seria algo a durar uns 100 a 200 km com o efeito pretendido mas dado que uma caixa de anilhas custa 1€ e trás umas 20... daria para muitas utilizações...

Até me posso surpreender e durar uns 300 ou 400 mas não me parece...

Ideias!?!? ...
 

tinric

Super Moderador
Sério!? Já com mais de um ano?
Opáh isso seria bom :) ...

Obrigado ai pela dica.. amanhã já vou investigar isso...

(o menos bom seria ter que os mandar certamente e esperar por uns (o que seria muito bom) mas não tenho outros :S mas isso logo se via...)

é que gosto deles e do peso/preço não é mau
04012012008.jpg
 
Top